Pirpirituba

Pirpirituba-PB
banner

Bem-vindo a Pirpirituba!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pirpirituba, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pirpirituba. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pirpirituba para programar a sua viagem.

A cidade de Pirpirituba, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 99m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.672 habitantes. A área total de Pirpirituba é de 83,0km², e sua densidade demográfica é de 128,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirpirituba-PB é 58213-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirpirituba

Roteiros do Brasil

Região Turística do Brejo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os índios potiguares foram os primeiros habitantes do local onde atualmente se encontra o município de Pirpirituba. 
Foi também uma das primeiras regiões da Paraíba a receber a presença do homem civilizado. Elias Herckman, então governador holandês da capitania, a frente de numerosa tropa, esteve em 1641 na serra da Copaoba, que se situa na região em busca de ouro ali existente. Os primeiros núcleos surgiram com as fazendas de gado.  

Significado do Nome

Pirpirituba quer dizer, em tupi-guarani, onde nasce o juncó, planta abundante na região. 

Aniversário da Cidade

04 de Dezembro

Gentílico

pirpiritubense

População

10.391 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha passar um final de semana na cidade de Pirpirituba. A natureza é exuberante!

Clima 

Quente e seco

Temperatura Média

24° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Com os municípios de Borborema (15 km), Pilõezinhos (12 km), Serraria (17 km), Guarabira (9 km), Araçagi (15 km), Sertãozinho (7,5 km), Belém (11,5 km) e Bananeiras (16 km).

Acesso Rodoviário

PB 055 e BR 230

Distâncias:

Da Capital:

79 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Roncador

Para quem é adepto do ecoturismo deve conhecer a cachoeira do Roncador, situada nos limites territorial de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema. A cachoeira fica no pé de uma serra e tem aproximadamente 30 metros de altura e várias quedas dágua.
A cachoeira do Roncador tranformou-se em ponto de esportes radicais como o montanhismo, o rapel, trekkers e tirolesa, mas não só de esportes vive a cachoeira, o lugar também acolhe o turista que vem em busca de tranqüilidade, pois os visitantes podem desfrutar dos banhos nas piscinas naturais que se formam entre as rochas, é uma maneira de fugir do stress das grandes cidades.
Mesmo recebendo diversos turistas o lugar ainda permanece conservado, com sua vegetação exuberante, no lugar não existe pousadas o único meio de hospedagem é o acampamento.

Área de Lazer

Há locais particulares que recebem turistas, um fica localizado na zona urbano, que é o Espaço Lazer e dois na zona rural, a Área de Lazer Novo Horizonte, localizado no sítio Baixa do Carro e a Fonte Cristalina, localizada no sítio Castanha Velha.

Serra da Jurema

Outro ponto turístico bastante freqüentado é a Serra da Jurema, possui belas paisagens e vegetação típica, o visitante tem a oportunidade de ver do alto, os municípios de Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Bregatuba: Festa de caráter irreverente, que vem atraindo muitos turistas, é uma comemoração bastante popular e conta com artistas do gênero.

- São João: como toda cidade nordestina, o São João é bastante comemorado em Pirpirituba, os habitantes festejam a festa com quadrilhas, banda e comidas típicas. A festa começa uma semana antes do São João, mas é mesmo no dia do Santo que as pessoas comemoram com grande alegria esta tradicional festa, que em Pirpirituba tem como slogan Em Pirpirituba o São João Pega Fogo.

 Janeiro

- Festa de São Sebastião - realizada próximo ao dia vinte. Apesar do santo ser co-padroeiro da cidade, as pessoas festejam com muita devoção, nessa época o município recebe muitos turistas que vêm conferir as festividades religiosas e profanas.

 Abril

- Micatuba - é o carnaval fora de época da cidade, festejado por três dias no mês, é considerado um dos melhores da região, A festa começou em fevereiro de 1995 e conta com diversos blocos, entre eles o do fundador O bloco do Dida. As crianças não ficam de fora, no domingo elas se divertem nos blocos Didinha e Galerinha. Existe também o bloco da saudade, que resgata os velhos carnavais, com bonecos gigantes e orquestra de frevo.

 Outubro

07 - Festa de Nossa Senhora do Rosário - Festa da padroeira da cidade, as pessoas comemoram com procissões, há presença de parque de diversões e bandas regionais.

 Dezembro

04 - Emancipação Políticam - A festa acontece em praça pública. Durante todo o dia há diversas comemorações. Tais como, o hasteamento da bandeira, missa solene em ação de graças, competições esportivas, apresentação da banda musical e tendo o seu ponto alto o show de calouros, onde muitas pessoas lotam o pátio da Igreja Matriz. Festa da Confraternização Universal: Após a Missa da Passagem de Ano, milhares de pessoas se reúnem em praça pública para dançarem ao som das bandas regionais é considerado o segundo maior evento da cidade. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRPIRITUBA

E-mail:

Telefones: (83) 3211-7401

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pirpirituba

conheço!nasci ai,morei pouco tempo retornei depois de 15 anos e amo essa cidade.Sempre digo que quando mim aposentar comprarei uma casa ai.beijos em todos!
Por: Marcia Gomes da Silva

Olá,sou de Pirpirituba, estive em maio/2008, e a cidade está de MAU A PIOR , É VERGONHOSO ESTE LUGAR, ESPERO QUE COM ESTA NOVA ADMINISTRAÇAO,A CIDADE VOLTE A VIVER.DESCULPE O COMENTARIO, MAS NAO CONSIGO DESCREVER , OUTRAS PALAVRAS SE NAO A VERGONHA DE TER IDO DE FERIAS EM " CASA " E A CIDADE CADA VEZ PIOR, GOSTARIA MUITO DE NAS PROXIMAS FERIAS CONSIGA REVERTER ESTE QUADRO EM RELAÇAO A CIDADE DE PIRPIRITUBA. UM ABRAÇO MARIA DO CARMO (SANTOS-SP)
Por: MARIA DO CARMO DE PONTES MAIA

OLá eu sempre passo no local qd vou de férias para casa do meu pai. Amo a cidade mais não conheço. Pretendo conheçe-la logo masi ! Obrigada
Por: Maria Quitéria Das Neves

Sim, conheço! É minha cidade querida, da qual sinto muitas saudades, e, sinceramente, teho muita vontade de voltar a morar nessa Terra que tanto amo!
Por: ligia Marques da Silva

essa cidade é uma das mais bonita da paraiba é a cidade que tem uma igreja muito bonita, uma bela paisagem que é a cachoeira do roncador (nem todas cidades não tem)
Por: vagner batista

na área de lazer tem o roncador e as piscinas presisamos melhorar a educação e gerar empregos para que os moradores não prescise sair para outras cidades em busca de empregos.
Por: roberto da silva

Umas das melhores cidades interiorana para se visitar final de semana! " VISITE PIRPIRITUBA"
Por: Fábio Sales

Essa cidade é maravilhosa pelos seus encantos de recursos naturais, pois sendo uma cidade pequena tem muito oque atrair com suas belaza como a cachoera do roncador, serra da jurema e etc...Sem falar que tem muita mulher bonita. Pirpirituba essa cidade me conquistouuu.
Por: brunno

estou morando em sao jose dos campos(SP) tenho muito saudade ja faz 15 anos que nao vou ai os meus pais moram ai so que nao sobra dinheiro pra gente viajar.mas neste final de ano estou planejando e vai dar tudo certo
Por: adao americo soares de oliveira

eu conheço essa cidade sou natural de belem e tive na cachoeira do roncador final do ano passado é um lugar belisimo par se vizitar um lugar onde a natureza prevalece lindo local
Por: jose da luz barbosa de lima

Morei na Serra da Jurema quando ainda era criança.Tenho muita vontade de reencontrar o pessoal de lá.
Por: inês emidio barbosa

Pirpirituba eu te amo, nao esqueço de minhas festas que eu fazia em:1991beijos para todos dessa cidade maravilhosa. estou no Rio de Janeiro.
Por: julio cesar dos santos

amo pirpiritubae amo todos que moram là.Estou no RJ,mais nao esqueço de pirpirituba jamais.beijos dona MazèAlves te amo.
Por: julio cesar dos santos

Morei oito anos, em Pirpirituba quando eu era criança.Amava este lugar, mais meus pais se mudaram para outro lugar, e lavou eu.em 2008 estive bem pertinho dai, mas infelizmente não deu para rever as belezas dessa cidade, a cachoeira do Roncador, e outras belezas naturas, creio que devo ter alguns primos neste lugar.espero em muito breve passeia nessa bela terra, abraço para todos .
Por: maria da luz lira cantalice

Boa noite a todos, sou filho dessa terra maravilhosa tenho muito orgulho de ser paraibano, sou filho de juvenal e terezinha, deixo um forte abraço a todos vcs receba um forte abraço do nosso Cristo Redentor. RJ
Por: A. marcos batista

linda cidade , da minha infância tenho saudades , e deixei saudades by : Girlene ;]
Por: girlene

pirpirituba e uma cidade maravilhosa , uma cidade pacata, onde todo mundo conhece todo mundo, uma otima cidade pra viver... morei ai por dois anos e tenho muito orgulho dessa cidade,,,ass;gerald ;GOVERNADOR VALADADES,,,,
Por: geraldo alves

silva morei em pipirituba quamdo criança hoje estor morado em são paulo tenho 75anos sinto muita sausandes desta terra moravilhosa da cachoira do rocador subia estas pedras corredor para a cachoera lembro do meu primo sekilo jose seu pai meu tio Luisgomes tiluca quer tempor bom.
Por: serverino maia

adoro essa cidade, moro desde que nasci.. espero que cada dia e cresça mas i mas....
Por: adailton

cidade ospitalera gos tomuito de moranela estol no mato grosso mais minha familia mora todas em pirpirituba
Por: andre pereirada silva

Pirpirituba Como falar de ti? Busco em simples palavras para te descrever. Orgulho daqueles que o tempo levou, mas que ficou gravado na memória de vosso povo e escrito nas páginas de nossa história. Não importa se és pequenina o que vale para nosso tão amado povo, são as vossas riquezas não de ouro ou prata e sim de conquistas e desafios vencidos. Esplêndida em teus encantos, nas minúsculas casas que formas as tuas ruas, no céu azul e da grandiosa proteção da Virgem do Rosário que abençoa e protege a cada filho que nasceu ou que habita neste tão sublime chão. Assim é minha grande CIDADE PIRPIRITUBA!
Por: Theo

LUGAR EXELENTE SEU POVO AS PISSINAS PUBLICAS,A CACHOEIRA DO RONCADOR E PRINCIPALMENTE A PAZ E SECEGO...
Por: JOAO

EU SOU DE FORTALECA E FUI A PASSEIO PARA PIRPIRITUBA GOSTEI E AMEI E QUEM NAO FOI E BOM IR PORQUE E LINDO PRINCIPALMENTE A CACHOEIRA DO ROCARDOR NAO DEIXE DE IR VAO AMAR EU RETORNAREI...
Por: carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirpirituba
Fundação:
1953
Altitude:
99m
População:
10.672 habitantes
Área:
83,0km²
Densidade Demográfica:
128,58hab/km²
CEP:
58213-000

Envie seu comentário sobre Pirpirituba

banner