Pilões

Pilões-PB
banner

Bem-vindo a Pilões!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Pilões e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Pilões.

Informações de Pilões

Roteiros do Brasil

Região Turística do Brejo
 


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização de Pilões sofreu muitas influências da penetração comercial exercida por Mamanguape. Não se sabe ao certo quem lançou o marco desse povoado. Segundo a tradição, teriam sido os membros das famílias Aroubas e Abreu, mas nada se pode comprovar. 
Em 1818, surgiram os primeiros nomes registrados pela história como pioneiros da colonização daquela comunidade: João Crisóstomo, José Leandro Correia, Rufo Correia Lima, Antônio José da Cunha, sendo quase todos procedentes de Mamanguape. 
A Corografia de Beaurepaire Roham, de 1860, versando sobre areia, dava Pilões com o seu distrito já possuindo uma capela que teria sido a sua primeira construção. Padre Ibiapina mais tarde deu consistência à capela, tornado-a matriz da freguesia, que foi criada em 1876.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

pilonense

População

6.978 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vários ciclos distintos já se sobrepuseram, através da história, em Pilões, tendo a agricultura como a principal atividade econômica. O primeiro deles foi o da cana-de-açúcar no final do século XIX e quase totalidade do século XX. O ciclo do café - menos significativo - teve lugar na economia de Pilões nas primeiras décadas do século passado, época em que a região do Brejo foi importante produtor dessa cultura.

Clima 

Tropical chuvoso

Temperatura Média

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano 

Limites

Serraria (7,5 km), Areia (20 km), Cuitegi (12 km) e Pilõezinhos (10 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

87 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.piloes.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3276-1037

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pilões

Tive a oportunidade de conhecer a linda igreja da cidade de pilões onde minha prima casou a um ano atras e tenho muita vontade de retornar a essa cidade p rever a cachoeira maravilhosa que nela há.... adorei pilões e com certeza recomendarei a meus amigos turistas que visitem pois vale muito a a pena... apesar de ser uma cidade do interior, era muito bom que houvesse mais bares com estilos diversificados ( em geral) atrativos diferentes na cidade.... mas com tudo... essa cidade é linda... preserven-na...
Por: Thaysa Bezerra de Farias

Ir a Pilões é como está no Paraiso terreno, alem da s belezas naturais as quais nos deslumbramos, às pessoas são maravilhosas e muito hospitaleiras!!!! Não deixem de conhecer esse maravilhoso município!!
Por: José Vicente Filho

A cidade de Pilões é tudo o que se pode dizer em materia de belezas naturais e preservação do meio ambiente, além de um clima extreemamente agradável.
Por: Lindoaldo

Me considero filho de Pilões, apenas nasci em Guarabira e morei em Pilões ate os três anos, hoje moro em Alagoa Grande, já tenho 25 anos, já trabalhei em Pilões, e posso afirmar que...não existe lugar mais receptivo e acolhedor do que minha terrinha!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Edson Gabriel de Melo

oi piloeseu tenho orgulho deter nascido nessacidade maravilhosa te amo piloes paraiba eu estou no rio ha 14anos mais amo minha cidade piloes pb thau beijos para todos um abracoss
Por: severino quirino da silva

cidade onde a minha mãe se cassounos anos de l945 na igreja matriz e onde fui batizado,na epoca era terra dos senhores de engenho de cana de açuca e rapadura nos anos 50 do século passado,onde tinha a usina tanque do coronel pimentel,onde meu pai trabalhou na palha da cana,hoje vir uma reportagem na globo dizendo ser a cidade das flores;perto de cuitegi,onde nascir.
Por: severino nascimento de abreu

conheço sim piloes,é uma cidade fantastica muito linda,só as cachoeiras são maravilhosas,e a floriculta é maguinifica.
Por: deize

conheço pilões é minha terra, e onde moro. É uma cidade agradável e muinto boa pra se viver temos cachoeiras, rios, aventuras, e muinto mais.
Por: ato

Eu nasci em Pilões depois vinhe mará no Rio de janeiro. Gostaria muito de ver alguas fotos do centro Pilões
Por: antonio c. m. de lima

sou natural dessa cidade, hoje eu casei e moro em itaobim minas gerais, estou morrendo de saudades de piloes, mas, se deus quizer em 2011 votarei p/ um visita sou filha de pedro galdino um beijo.....
Por: neta galdino

nasci em piloes e moro em ipua sp desde entao nao voltei me orguho muito de ter nascido em lugar mrvilhoso como a regiao de pioes
Por: jose antonio da silva

pilões cidade que nunca esquecí, pois foi aí que eu nasci,pois e aí que está as minhas raizes,por isso eu amo essa cidade,ainda sonho em um dia ainda voltar a morar em minha minha querida e encatadora CIDADE DE PILOÕES.
Por: cicero simao pereira

O que falar da minha cidade Natal,nasci em pilões em 1948,filha de Mnuel Raimundo de Moura e ailza Izabel de Moura, não lembro muito, moro no rio de janeiro desde 1973.Tenho vontade de voltar para ver como está agora, minha amada mãe está viajjo para lá no incio do ano ainda não voltou. Deve ser porque amou a cidade.
Por: Vilma de Moura

conheço pilões a30anos atrás ainda não era cidade,tomei banho na barragem na época tinha 15 anos namorava com um rapaz de pilões.sou de são joão do rio do peixe mais moro a 13 anos em são paulo e ainda não voltei a terrinha,mais breve irei revela sinto saudades...um grande abraço ao povo paraibano e de pilões .19 02 2011
Por: maria cleopatra.mareco de brito

ESTA CIDA E MINHA TERRA natal..SEMPRE FOI UMA CIDADE VERDE .DE UM BREJO MARAVILHOSO.MUITOS CANAVIAL..ENGENHO DE FAZER RASPADURA..E UZINA DE FAZER AÇUCAR.COMO uzina santa maria
Por: jaidete duarte a silva

Morei em Pilões na minha juventude. Nesta época de São João não da pra esquecer o FORRÓ de BIDILICA, ZÉ PIQUENO DE BOA FÉ COM SEU FOLE NO ZÉ PEREIRA DO CARNAVAL. QUEM MOROU LÁ OS MAIS ANTIGOS SABE DO QUE ESTOU FALADO, O côCO DE RODA DE PALMEIRA, TUDO ISSO SÃO BOAS LEMBRANÇAS QUE TENHO DE PILÕES.
Por: MARISIO DE SOUSA RAMALHO

Entre as sete maravilha do mundo.............................................................
Por: Amando lima

Meu nome é Tota nascido em pilões moro no Rio de Janeiro á 21 anos, em 2009 passei o aniversário de pilões ai. e foi inesquecível, mi orgulho de se pilonense beijos. Tota, Filho de Jeraldo Ilário e Zefinha Ilário !
Por: Tota

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pilões

Envie seu comentário sobre Pilões

banner