Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Picuí?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Picuí

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística do Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras penetrações para colonização de Picuí ocorreram entre 1704 e 1706. Neste período, quando o Presidente da Província da Paraíba era Fernando Barros Vasconcelos. No dia 26 de dezembro de 1704, dona Isabel da Câmara, Capitão Antônio de Mendonça Machado, Alferes Pedro de Mendonça Vasconcelos e Antônio Machado requereram e obtiveram, por sesmaria, três léguas de terras (18 quilômetros), no riacho chamado Pucuhy.
Posteriormente, no inicio do século XIX, outras famílias que vinham dos estados vizinhos requereram e obtiveram sesmarias nesta região, onde implantaram propriedades e algumas fazendas de gado. Entre elas, Conde D’Ávila, Joaquim José da Costa, Capitão Antônio de Mendonça Machado, Lázaro José Estrela, João Ferreira de Farias, Maximiano José da Costa, Antônio Ferreira de Macedo, Estevão José da Rocha e Vicente Ferreira de Macedo.
No ano de 1856, o Nordeste brasileiro foi cenário de uma terrível epidemia de cólera-morbo, que matou milhares de pessoas. Os moradores da região, assustados com a mortandade e liderados pelo Coronel José Ferreira de Macedo, decidiram recorrer ao Mártir São Sebastião. Juntos, fizeram uma promessa ao santo. Em seguida, após constatarem que não havia mais o surto da doença, começaram a construir a capela de São Sebastião, atualmente elevada a matriz de São Sebastião, padroeiro do município.
Paralelamente à construção da capela, o Coronel edificou a primeira casa do povoado, conhecida como “A Venda Grande”. Por isso, o Coronel José Ferreira de Macedo é considerado o autêntico fundador de Picuí. No dia 3 de setembro de 1857, o Padre Francisco de Holanda Chacon, de Areia, celebrou a primeira missa, e, em volta da capela, surgiu o povoado de São Sebastião do Triunfo.
Em 1874, por meio da Lei Provincial nº 597 de 26 de novembro, foi criado o Distrito de Paz da Povoação de São Sebastião do Triunfo. Em seguida, o distrito passou a chamar-se apenas de Triunfo. Mas em 1888, quando a povoação foi elevada à categoria de vila pela Lei Provincial nº 876 de 27 de novembro, o nome passou a ser Picuhy.
O município de Picuí foi criado pelo Decreto nº 323, de 27 de janeiro de 1902, sendo instalado no dia 9 de março. A Lei Estadual nº 212 de 29 de outubro de 1904 mudou a sede do município de Cuité para Picuí. Em 18 de março de 1924, Picuí passou a município, por meio da Lei Estadual nº 599.
Ao longo do século XX, diversos municípios se desmembraram de Picuí, a exemplo de Cuité/Barra de Santa Rosa (1936), Nova Floresta (1959), Pedra Lavrada (1959), Cubatí (1959) Frei Martinho (1961) e Baraúna (1996). Atualmente, o município de Picuí está formado por dois distritos: Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões.
Picuí se situa na mesorregião da Borborema, na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, com uma área de 734,1 qiolômetros quadrados, a uma altitude de 439 metros acima do nível do mar, com latitude (S) 6º31`19 e longitude (W. Gr) 36º20`14. Limita-se, ao norte, com os municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel (RN); ao Sul, com os municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira (PB); ao Leste, com os municípios de Nova Floresta, Cuité e Baraúna (PB); e ao Oeste, com o município de Frei Martinho (PB) e o município de Carnaúba dos Dantas (RN).

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

18 de Março

Gentílico

picuiense

População

17.987 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade festiva e animada. Passe momentos agradáveis em Picuí.

Clima 

semi-árido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Borborema

Limites

Ao Norte, com os municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel (RN); ao Sul, com os municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira (PB); ao Leste, com os municípios de Nova Floresta, Cuité e Baraúna (PB); e ao Oeste, com o município de Frei Martinho (PB) e o município de Carnaúba dos Dantas (RN).

Acesso Rodoviário

A BR 104 / PB 137 (vindo do sentido Campina Grande, através de Barra de Santa Rosa); a BR 230 / PB 177 (vindo do sentido Campina Grande, através de Soledade/Nova Palmeira); a PB 151 (não asfaltada), vindo de Nova Floresta; e a continuação da PB 151 que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte, tendo Carnaúba dos Dantas (RN) como cidade mais próxima.

Distâncias:

Da Capital:

175 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativo Natural

O município de Picuí tem um imenso potencial turístico. O atrativo turístico do município é formado pela beleza natural da cidade, graças a sua particular geografia, somada aos eventos tradicionais, ao artesanato, a gastronomia, a rica diversidade histórico-cultural através dos sítios arqueológicos com suas inscrições rupestres; a música e as artes, além da hospitalidade e da simpatia do picuiense.

Sítios Arqueológicos Vale Encantado

Localizado no sítio Rio do Pedro, a 6 Km da cidade, este sítio arqueológico apresenta inscrições nas paredes do poço, cachoeira em tempos de chuva, que segue o riacho. As gravuras estão distribuídas em 5 painéis. Os painéis estão em bom estado de conservação embora, tenha pichações próximas e sobre algumas gravuras. O “Vale Encantado” pode ser considerado o maior sítio arqueológico do município, em virtude do número de painéis e das formas emblemáticas.

Sítio Arqueológico Abrigo do Poço
 
Cinco gravuras, em bom estado de conservação e superfície rochosa lisa, compõem o “Abrigo do Poço” na comunidade Conceição. Esse painel não é profundo e está abrigado por blocos abatidos, num vale de rio.

Atrativo Histórico Cemitério Indígena

Na Fazenda Malhada de Dentro, mais precisamente na vertente do riacho “Cachoeira do Mulungu”, numa área de aproximadamente 400 m, existente um cemitério indígena a céu aberto com montículos de quartzo amontoados.

Vale Encantado

Localizado no sítio Rio do Pedro, a 6 Km da cidade, este sítio arqueológico apresenta inscrições nas paredes do poço, cachoeira em tempos de chuva, que segue o riacho. As gravuras estão distribuídas em 5 painéis. Os painéis estão em bom estado de conservação embora, tenha pichações próximas e sobre algumas gravuras. O “Vale Encantado” pode ser considerado o maior sítio arqueológico do município, em virtude do número de painéis e das formas emblemáticas.
 
Sítio Pedra do Tubiba

O painel da Pedra do Tubiba no Sítio Volta encontra-se em estado de conservação razoável com desgaste natural e acentuado. Também de superfície lisa, as gravuras bem próximas ao chão, apresentam contornos pintados de vermelho. A maioria dos traços é vertical. Algumas representações são emblemáticas, a exemplo das Emas, podemos citar também as muitas fileiras de figuras geométricas.

Sítio Cachoeira do Saco do Campo

Esse sítio apresenta 3 painéis bem definidos com gravuras e símbolos bem semelhantes aos da Pedra do Ingá. As gravuras são contornadas com pigmentos vermelhos e laranja. Além dos 3 painéis existem outros símbolos isolados.

Cachoeira das Pinturas
 
Também conhecido “Riacho das Pinturas” este sítio fica localizado na Fazenda Cacimba das Pedras. Apenas um painel com gravuras pouco profundas e contornadas com pigmento vermelho, forma a Cachoeira das Pinturas. No entanto, podemos encontrar algumas figuras isoladas não contornadas e inda menos profundas.

Sítio Pocinhos
 
Localizado na comunidade do mesmo nome, o sítio arqueológico “Pocinhos” tem um painel pintado e gravado com figuras de lagarto, por exemplo, além de símbolos geométricos pintados na cor vermelha.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Folclore - Filarmônica - O município possui uma filarmônica, a Coronel Antonio Xavier, fundada em 1906, tem sua sede localizada a rua Capitão Jose de Barros e é composta por 01 maestro e 29 músicos. A Companhia Teatral Sementes do Amanhã, fundada no dia 11 de janeiro de 1989.

- Existem no município sete grupos de dança:

Quadrilha Fogo na Roupa – Bairro Monte Santo
Quadrilha Arrasta Pé - Bairro São José
Quadrilha Me chama que eu vou – Bairro Pedro SalustinoQuadrilha dos Idosos Mistura Gostosa
Quadrilha Infantil Pingo de Gente
Companhia de Dança “Guerreiros do Sol”Garotos do Futuro do Programa AABB Comunidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICUÍ

E-mail:

Telefones: (83) 3371-2126

Sites: http://www.picui.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (83) 3371-2193

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 


Conheça nossas opções de hotéis em Picuí e pousadas em Picuí para visitar Picuí.

Promova a cidade de Picuí no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!