Picuí

Picuí-PB
banner

Bem-vindo a Picuí!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Picuí, informações e fotos da maravilhosa Picuí. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Picuí, recomendadas por internautas.

Informações de Picuí

Roteiros do Brasil

Região Turística do Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras penetrações para colonização de Picuí ocorreram entre 1704 e 1706. Neste período, quando o Presidente da Província da Paraíba era Fernando Barros Vasconcelos. No dia 26 de dezembro de 1704, dona Isabel da Câmara, Capitão Antônio de Mendonça Machado, Alferes Pedro de Mendonça Vasconcelos e Antônio Machado requereram e obtiveram, por sesmaria, três léguas de terras (18 quilômetros), no riacho chamado Pucuhy.
Posteriormente, no inicio do século XIX, outras famílias que vinham dos estados vizinhos requereram e obtiveram sesmarias nesta região, onde implantaram propriedades e algumas fazendas de gado. Entre elas, Conde D’Ávila, Joaquim José da Costa, Capitão Antônio de Mendonça Machado, Lázaro José Estrela, João Ferreira de Farias, Maximiano José da Costa, Antônio Ferreira de Macedo, Estevão José da Rocha e Vicente Ferreira de Macedo.
No ano de 1856, o Nordeste brasileiro foi cenário de uma terrível epidemia de cólera-morbo, que matou milhares de pessoas. Os moradores da região, assustados com a mortandade e liderados pelo Coronel José Ferreira de Macedo, decidiram recorrer ao Mártir São Sebastião. Juntos, fizeram uma promessa ao santo. Em seguida, após constatarem que não havia mais o surto da doença, começaram a construir a capela de São Sebastião, atualmente elevada a matriz de São Sebastião, padroeiro do município.
Paralelamente à construção da capela, o Coronel edificou a primeira casa do povoado, conhecida como “A Venda Grande”. Por isso, o Coronel José Ferreira de Macedo é considerado o autêntico fundador de Picuí. No dia 3 de setembro de 1857, o Padre Francisco de Holanda Chacon, de Areia, celebrou a primeira missa, e, em volta da capela, surgiu o povoado de São Sebastião do Triunfo.
Em 1874, por meio da Lei Provincial nº 597 de 26 de novembro, foi criado o Distrito de Paz da Povoação de São Sebastião do Triunfo. Em seguida, o distrito passou a chamar-se apenas de Triunfo. Mas em 1888, quando a povoação foi elevada à categoria de vila pela Lei Provincial nº 876 de 27 de novembro, o nome passou a ser Picuhy.
O município de Picuí foi criado pelo Decreto nº 323, de 27 de janeiro de 1902, sendo instalado no dia 9 de março. A Lei Estadual nº 212 de 29 de outubro de 1904 mudou a sede do município de Cuité para Picuí. Em 18 de março de 1924, Picuí passou a município, por meio da Lei Estadual nº 599.
Ao longo do século XX, diversos municípios se desmembraram de Picuí, a exemplo de Cuité/Barra de Santa Rosa (1936), Nova Floresta (1959), Pedra Lavrada (1959), Cubatí (1959) Frei Martinho (1961) e Baraúna (1996). Atualmente, o município de Picuí está formado por dois distritos: Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões.
Picuí se situa na mesorregião da Borborema, na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, com uma área de 734,1 qiolômetros quadrados, a uma altitude de 439 metros acima do nível do mar, com latitude (S) 6º31`19 e longitude (W. Gr) 36º20`14. Limita-se, ao norte, com os municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel (RN); ao Sul, com os municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira (PB); ao Leste, com os municípios de Nova Floresta, Cuité e Baraúna (PB); e ao Oeste, com o município de Frei Martinho (PB) e o município de Carnaúba dos Dantas (RN).

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

18 de Março

Gentílico

picuiense

População

17.987 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade festiva e animada. Passe momentos agradáveis em Picuí.

Clima 

semi-árido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Borborema

Limites

Ao Norte, com os municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel (RN); ao Sul, com os municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira (PB); ao Leste, com os municípios de Nova Floresta, Cuité e Baraúna (PB); e ao Oeste, com o município de Frei Martinho (PB) e o município de Carnaúba dos Dantas (RN).

Acesso Rodoviário

A BR 104 / PB 137 (vindo do sentido Campina Grande, através de Barra de Santa Rosa); a BR 230 / PB 177 (vindo do sentido Campina Grande, através de Soledade/Nova Palmeira); a PB 151 (não asfaltada), vindo de Nova Floresta; e a continuação da PB 151 que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte, tendo Carnaúba dos Dantas (RN) como cidade mais próxima.

Distâncias:

Da Capital:

175 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativo Natural

O município de Picuí tem um imenso potencial turístico. O atrativo turístico do município é formado pela beleza natural da cidade, graças a sua particular geografia, somada aos eventos tradicionais, ao artesanato, a gastronomia, a rica diversidade histórico-cultural através dos sítios arqueológicos com suas inscrições rupestres; a música e as artes, além da hospitalidade e da simpatia do picuiense.

Sítios Arqueológicos Vale Encantado

Localizado no sítio Rio do Pedro, a 6 Km da cidade, este sítio arqueológico apresenta inscrições nas paredes do poço, cachoeira em tempos de chuva, que segue o riacho. As gravuras estão distribuídas em 5 painéis. Os painéis estão em bom estado de conservação embora, tenha pichações próximas e sobre algumas gravuras. O “Vale Encantado” pode ser considerado o maior sítio arqueológico do município, em virtude do número de painéis e das formas emblemáticas.

Sítio Arqueológico Abrigo do Poço
 
Cinco gravuras, em bom estado de conservação e superfície rochosa lisa, compõem o “Abrigo do Poço” na comunidade Conceição. Esse painel não é profundo e está abrigado por blocos abatidos, num vale de rio.

Atrativo Histórico Cemitério Indígena

Na Fazenda Malhada de Dentro, mais precisamente na vertente do riacho “Cachoeira do Mulungu”, numa área de aproximadamente 400 m, existente um cemitério indígena a céu aberto com montículos de quartzo amontoados.

Vale Encantado

Localizado no sítio Rio do Pedro, a 6 Km da cidade, este sítio arqueológico apresenta inscrições nas paredes do poço, cachoeira em tempos de chuva, que segue o riacho. As gravuras estão distribuídas em 5 painéis. Os painéis estão em bom estado de conservação embora, tenha pichações próximas e sobre algumas gravuras. O “Vale Encantado” pode ser considerado o maior sítio arqueológico do município, em virtude do número de painéis e das formas emblemáticas.
 
Sítio Pedra do Tubiba

O painel da Pedra do Tubiba no Sítio Volta encontra-se em estado de conservação razoável com desgaste natural e acentuado. Também de superfície lisa, as gravuras bem próximas ao chão, apresentam contornos pintados de vermelho. A maioria dos traços é vertical. Algumas representações são emblemáticas, a exemplo das Emas, podemos citar também as muitas fileiras de figuras geométricas.

Sítio Cachoeira do Saco do Campo

Esse sítio apresenta 3 painéis bem definidos com gravuras e símbolos bem semelhantes aos da Pedra do Ingá. As gravuras são contornadas com pigmentos vermelhos e laranja. Além dos 3 painéis existem outros símbolos isolados.

Cachoeira das Pinturas
 
Também conhecido “Riacho das Pinturas” este sítio fica localizado na Fazenda Cacimba das Pedras. Apenas um painel com gravuras pouco profundas e contornadas com pigmento vermelho, forma a Cachoeira das Pinturas. No entanto, podemos encontrar algumas figuras isoladas não contornadas e inda menos profundas.

Sítio Pocinhos
 
Localizado na comunidade do mesmo nome, o sítio arqueológico “Pocinhos” tem um painel pintado e gravado com figuras de lagarto, por exemplo, além de símbolos geométricos pintados na cor vermelha.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Folclore - Filarmônica - O município possui uma filarmônica, a Coronel Antonio Xavier, fundada em 1906, tem sua sede localizada a rua Capitão Jose de Barros e é composta por 01 maestro e 29 músicos. A Companhia Teatral Sementes do Amanhã, fundada no dia 11 de janeiro de 1989.

- Existem no município sete grupos de dança:

Quadrilha Fogo na Roupa – Bairro Monte Santo
Quadrilha Arrasta Pé - Bairro São José
Quadrilha Me chama que eu vou – Bairro Pedro SalustinoQuadrilha dos Idosos Mistura Gostosa
Quadrilha Infantil Pingo de Gente
Companhia de Dança “Guerreiros do Sol”Garotos do Futuro do Programa AABB Comunidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICUÍ

E-mail:

Telefones: (83) 3371-2126

Sites: http://www.picui.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (83) 3371-2193

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Picuí

Que saudade desta terra maravilhosa, onde finquei meu coração. Eu amo a minha terra,porque e minha terra. Saudades das minhas colegas, das vaquejadas e de tudo que ai é emcontrado, a carne de sol maravilhosa, tudo nessa cidade e Mara. Bjos p/ tdos.
Por: Iris de melo Lino machado

estou descobrindo Picuí mais em breve estarei fazendo parte da população de Picuí gostaria de saber mais como por exemplo qual a população estimada da cidade e tambem gostaria de ver fotos da cidade saber se tem faculdade ai pois se der tudo certo vou fixar residência ai um abraço
Por: Raimundo Aildo Santos de Lima

Saudades são sentimentos passageiros, mas que podem nos deixar com uma profunda dor no peito, é isso que sinto quando vejo como essa cidade ta linda, logo logo estarei ai, para matar minha saudade e comer dessa comida maravilhosa, parabéns ao Prefeito ( Rubéns ) pelo belissimo trabalho,que continui pos minha Cidade PICUI merece. Bjos a todos.
Por: Iris de melo Lino machado/Goiânia Go

Picui é uma cidade muito hospitaleira, tem duas tradicionais datas festivas. Em janeiro tem a festa de São Sebastião, em novembro tem a festa da carne de sol.
Por: valdir Macedo

nao sou picuiense ,mas tenho orgulho de morar aqui é a cidade mais linda ,que a 35 anos me acolheu.parabéns picui minha terra de coração
Por: elisete senna

eu amo a cidade de picui morei aí até os meus 17 anos,sinto saudades desta linda cidade.
Por: ivaneide s. de macedo

O melhor de Picuí é a segurança pública. Cidade pacata e ordeira, com excelentes profissionais e muito calma na festividade da carne de sol, voltarei em breve com certeza. A delegacia de polícia está excelente e os policias civis são atenciosos, calmos e preparados. Salve a Paraíba.
Por: renato broguetti

picui cidade linda terra da carne de sol quem ta dentro ñ quer sai que ta fora que pelo menos visitar por isso deicho meu abraço pratodos que vive la ,eu so tinha 5anos quando sai de la mais ate eu quero voltar.beijos para todos que moram ou ja moraram..........
Por: cristiano filho de picui

picui terra mavilhosa naõ porque e minha terra matal mais amo de coraçaõ otimo lugar para passa ferias naõ deixo de ir.
Por: anacelia

picui cidade linda, grandes lenbrnças vele apena fazer um visita
Por: Sinval Florencio de Oliveira

Adoro picui! não tem cidade melhor, todos comprovam a beleza que é.E quem disser que estou mentindo, é porque nunca foi a Picuí,ou nunca soube aproveitar a vida.É impossivel for ém Picuí e nao comprar nada,pricipalmente na feira.
Por: tchaiane

se conheço picui? adoro essa cidade, morei durante 18 anos..amo de paixao essa cidade maravilhosa..
Por: vitoria araujo soares

minha maravilhosa cidade picui terra felipe thiago gomes
Por: paulo jorge

eu nasci em picui pois na mimha opiniao e a cidade mais limda do mumdo mesmo na mimha adolecencia eu caregava agua no galao mais as coisas foi melhoramdo de um geito primeiro lugar us braços de deus feis com que ficasse assim i assim para sempre sera vamos sempre pedi mais tambem agradecer a esse todo poderoso amem esse e u meu cometario fique todos com jesus cristo
Por: jose marcelino dos santos popular zuza

Tenho o maior prazer de minha vida, conhecer essa terra de renome.Pois namorei uma jovem dai e me apaixonei pela sua cidade e o seu povo
Por: Danubio Jose da Costa

PARA MIM É A MELHOR CIDADE DE SE MORAR. SOU NATURAL DE PICUI POR ISTO SOU SUSPEITO DE FALAR DE MINHA ATERRA. MAIS TEM UMA FRASE QUE É ASSIM. MINHA TERRA É A MAIS BONITA DO MUNDO PORQUE É A MINHA TERRA. VISITE PICUI - VISITE OS SITIOS ARQUEOLÓGICO DE PICUI, TEMOS MAIS DE 13 SITIOS, PROCURE A EQUIPE TRILHAS NA CAATINGA PARA VOCE CONHECER AS BELEZAS NATURAIS DE NOSSO MUNICIPIO. SEJA BEM VINDO A TERRA DA CARNE DE SOL.
Por: EDSON CALADO

Picuí, minha cidade natal o melhor lugar do Brasil ou quem sabe do mundo. Nasci, cresci, vivi momentos felizes e maravilhosos em Picuí, mais quis o destino que viesse pra capital, sou feliz aqui, mais sinto saudades da minha terra, da familia e dos amigos, enfim da cidade acolhedora, da cidade sorriso do curimataú. Beijos pra todos os picuienses. Vitória Régia.
Por: Vitória Régia Cândido de Souto Cordeiro.

Minha cidade natal adoro,vou sempre que posso para o festival da Carne de Sol, e adoro visitar a igreja de São Sebastião pois é muito linda.
Por: Josivânia

Quem vai uma vez a esta cidade maravilhosa,sempre volta como diz quem bebe a agua da Maricota uma vez volta a beber.
Por: josaurea/ferrugem

tenho o maior orgulho desta cidade, onde eu nacie,no bairro cavalo morto, onde hoje se chama, bairro limeira,eu tenho orgulho de ser picuiense,abraço do jonas.
Por: jonas vugo neno

Vivi em Picui entre os anos de 1957 a 1961, voltei várias vezes e vi o crescimento da cidade.
Por: RUI OSORIO GENUINO

é bom morar nesta cidade , sou filho desta terra ha 40 anos , o que tenho de agradeçe, é por tudo que ela me deu.
Por: rossini

adoro picui ,pos e acidade onde nasci.atualmente moro aqui no rn,+senpre que posso vou a picui,mado um abrasço a meus parentes tota dos motores´´minhas tias e meus primos.......................
Por: marcio santos.

a festa da carne de sol sem duvida uma das melhores da Paraiba
Por: Sabrine de souza araujo

a cidade de picui e muito bonita pois eu gostei muito dela e a cidade mais linda
Por: francinete

Olá ...tudo bém?Boa tarde! Eu tenho muita vontade de conhercer essa cidade;não só ela e muitas outras.Obrigado
Por: marcos cavalcante

oi gente ai de picui estou no rio de janeiro mas amo minha cidade bjs
Por: francinaldo

Cidade maravilhosa to com saudades de todos.... Que Deus continue Abençoado todos que nesta cidade vive maravilhosamente....
Por: Sebastião Péricles de Medeiros

sou picuience estou morando em macapa ap estou com muita saudade dessa terra linda abençoada por deus gostaria de ver as fotos dos eventos 2010 que sao sao joao sao pedro e etc.
Por: preto candoia

picuí foi a cidade de onde nasci,mas moro em brasília, mesmo assim nao me esqueço de picuí que é a minha cidade maravilhosa.
Por: jordania lira melo

nasci e cresci em picuí, eta terrinha boa?moro em joao pessoa a vinte anos, mais ninguem esquece picui de sao sebastiao.AMO PICUI.
Por: tonimaria cunha

Sou picuiense há muito tempo não visito a cidade, acompanho seu desenvolvimento sócio/econômico através do portal online. Brevemente farei uma visita, para conferir in loco o quanto esta desenvolvida esta maravilhosa cidade.
Por: Divaldo Jose Bezerra

Clima ameno em pleno sertão. Comida fresca, natural e regional. Paz, tranquilidade. Preços bastante convidativos.
Por: Gerson Barros Leal de Freitas

NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE MARAVILHOSA!!AMO DE PAIXÃO MINHA TERRA..,AOS VISITANTES VÁ CONHECER OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS,AS FESTAS QUE SÃO TANTAS, PROCUREM EDSON CALADO SABE TUDO SOBRE NOSSA CIDADE POVO ACOLHEDOR TUDO DE BOM É IR A PICUÍ,.QUEM FOR PASSEAR LÁ, NÃO QUER VOLTAR. NUNCA MAIS ESQUECE.
Por: IAPONIRA MACEDO SANTOS

sou de picuí, amo minha terra e toda sua natureza. quem conhece não esquece ..
Por: iraguaci de cássia santos

essa é sim uma cidade maravilhosa pois eu já fui la e recomendo
Por: jaris

adorei conhecer picui,passei 8 meses lá,adoraria poder voltar,fiz otimas amizades por la.conheça voce tambem.
Por: vera

Eu amo porque e uma terra acolhedora as comidas sao maravilhosa as festas sao o maximo moro em outro lugar mas nao deixo de pensar nela
Por: Amanda filha da terra

o de melhor de picui são as festas são sebastião e são joão e da carne de sol , sou de picui mas moro em c.g. um abraço pra todos
Por: fabio cunha

essa é aminha ciadade, como cresceu! estar linda! espero em breve estar ai . com certeza o progresso ghegou ai fico muito feliz por ver essas maravilhas.bjsss oicui.
Por: damianamaria da conceição

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Picuí

Envie seu comentário sobre Picuí

banner