Igaracy

Igaracy-PB
banner

Bem-vindo a Igaracy!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Igaracy, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Igaracy, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 313m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.987 habitantes. A área total de Igaracy é de 184,5km², e sua densidade demográfica é de 32,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Igaracy-PB é 58775-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Igaracy

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1804, o Sr. Antonio Soares Brasileiro, o primeiro homem civilizado a chegar e fixar moradia com sua família nesta terra e consequentemente, organiza com civilidade os primeiros migrantes, já que se trata de homem de índole política, cultural e social, originário de São José do Egito, Estado do Pernambuco que veio morar no alto grande do Sítio Várzea do Saco, depois morou no Sítio Lagoa Seca, às margens do Riacho do Boqueirão, explorando também às margens do Riacho dos Cochos - daí porque ficou como fundador de Boqueirão dos Cochos. Suas principais atividades econômicas foram; agricultura, pecuária e artesanato.
Em 1840, houve uma grande epidemia com muitas vítimas fatais, causadas pela cólera e febre bubônica, tornando-se inesquecível para a população local. Antonio Brasileiro - que também foi afetado, em proporção menor --, sendo de boa formação religiosa, fez uma promessa pedindo a intercessão de Maria Santíssima junto ao seu filho Jesus, em favor do povo, para que desse um remédio em prol da vida. Sua intenção foi de construir uma capela e mandar esculpir uma imagem em sua honra e venerá-la com o título de Nossa Senhora dos Remédios (Padroeira do Município).
Em 1860, Antonio Brasileiro construiu a primeira capela do lugar feita de taipa. Colocou a imagem confeccionada em gesso, com o título de Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, pois segundo ele, ela deu o melhor remédio, que é seu filho Jesus, e assim pagou sua promessa.
Por ironia do destino e para felicidade das famílias locais, apareceu ali o Padre José Diniz, fugitivo dos cangaceiros do Rio Grande do Norte. Próximo ao povoado, o reverendo tomou como abrigo um pé de cajarana, a beira da estrada do Sítio Cardoso - que na época dava acesso a Itaporanga. Por isso até hoje, apesar de não mais existir aquele pé de cajarana, ficou o local conhecido por a cajarana do padre, entre o povoado e uma palmeira ali existente.
Quando os moradores identificaram como um sacerdote aquela ancião, foi grande a alegria e logo o chamaram para abençoar a recém construída capela e em seguida, ele celebra a primeira missa nela.
No ano de 1964, Antonio Brasileiro, já velhinho e doente, assim como já havia se passado, sofreu novo desgosto dos chefes políticos de Piancó. Sendo ele de personalidade forte, disse para a família e a população local que as águas de Piancó não beberia mais. E deixando todos instalados no lugar que ele fundou, foi residir em Itaporanga, onde veio a falecer no mesmo ano.
Depois de muitas famílias ali já instaladas, finalmente em 1899 - tardiamente para os colonos - a vila de Boqueirão dos Cochos é reconhecida pelas autoridades do município de Piancó.
Em 1900 foi o aufere João Brasileiro o criador e proprietário de uma beneficiadora de algodão, chamada bulandeira, que a princípio era impulsionada braçal por escravos, depois a boi a vapor e posteriormente a motor.
Em 1917, nasceu Sebastião Clóvis Brasileiro, quem mais tarde tornou-se um dos maiores líderes políticos do local no século XX. Foi o primeiro prefeito, quando esse distrito tornou-se município em 1962, cuja emancipação deve-se de modo especial a ele.
De 1939 a 1943 foi um período de debate cívico e democrático, espécie de um plebiscito popular para dar um novo nome ao distrito. Entre várias propostas, como por exemplo, Igarapeba, foram todas recusadas. Foi deixado com o Padre Manoel Otaviano a incumbência da escolha.
Em 1946 houve eleição municipal e Igaracy apresentou Edgar Brasileiro como candidato a prefeito em oposição à oligarquia política da família Leite de Piancó, mas foi derrotado por pequena margem de votos.
No ano de 1954, a pedido do povo de Igaracy e de outros distritos pertencentes a Piancó, o Sr. Sebastião Clóvis Brasileiro lançou-se candidato a prefeitura de Piancó contra o Dr. Djalma Leite, candidato da situação.A disputa foi acirrada e Clóvis estava ganhando na contagem dos votos. Djalma vendo a iminente derrota, conseguiu através de advogados, anular algumas urnas do reduto eleitoral do adversário, exigindo nova votação para essas. Novamente sentindo o perigo, apela para que os votos fossem apurados no Tribunal do Estado. No trajeto das urnas, foi colocado em duas urnas uma solução química que corroeu as chapas votadas. O Tribunal decidiu então dar por ganho Djalma Leite. Uma vez derrotado na disputa jurídica, Clóvis reuniu seu povo e lhes disse que não descansaria enquanto não conquistasse a emancipação de Igaracy. Foi o início de uma luta cuja vitória veio só sete anos depois com a emancipação municipal. Ela se deu pela Lei nº 2.631 de 22 de dezembro de 1961 e sua instalação oficial ocorreu em 26 de outubro de 1962, com a posse do seu primeiro prefeito eleito Sebastião Clóvis Brasileiro.

Significado do Nome

Ele por sua vez sugeriu o nome Igaracy. Trata-se de uma índia filha do cacique Piancó que foi assassinada pelo próprio pai porque, gostando de um jovem índio da tribo de Coremas, engravidou-se no intuito de se casar com ele. O povo aprovou a proposta e em 1943 oficializou-se o distrito de Igaracy, município de Piancó (conforme Decreto Lei nº 520 de 31 de dezembro de 1943).

Aniversário da Cidade


Gentílico

igaraciense

População

6.156 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Piancó (25 km), Itaporanga (13 km), Aguiar (10 km) e Coremas (29 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

362 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Açude Público

Construido pelo Governo Estadual na década de 1980, localizado no riacho dos cochos neste município, é uma das principais atrações turísticas. Nesta época, são centenas de pessoas de Igaracy e de outras cidades a procura de lazer naquela localidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

- Quermesse realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Padroeira do município) no último sábado do mês todos os anos.

 Junho

- São João de Rua, sempre nos meses de Junho

 Outubro

- Festa da Padroeira.

 Dezembro

22 - Emancipação Política

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARACY

E-mail:

Telefones: (83) 3480-1079 / 1060

Sites: http://www.igaracy.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3480-1031

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Igaracy

oi eu nasci ecreci em igaracy meus pai mora ai a cidade que nunca vou me esquecer sou filha de valdomiro bento dos santos que e primo de ze vierra fas 7 anos que nao vejo eles eu moro em piracicaba do estado de sao paulo eu faço muita propaganda de igaracy um grande abraço
Por: lucicleide bento viana

TO A PROCURA DE PARENTES DAI DA CIDADE MEUS PAIS SAIRAM DA UNS 50ANOS ATRAS SOU FILHO DE ANTONIO EUGENIO LEITE E REGINA FELIX DOS SANTOS MEU PAI E PARENTE DA FAMILIA LEITE SE VCS CONHECE A FAMILIA LEITE QUE TEM UM IRMAO QUE SAIU DAI UNS 50 ANOS ATRAS E O NOME DELE E ANTONIO EUGENIO LEITE FAVOR ENTRAR ENCONTATO NO MEU MSN OU ME LIGAR NO FONE DD 12 31334411 OBG . MORO NO INTERIOR DE SAO PAULO CIDADE DE GUARATINGUETA PERTO DA CIDADE DE APARECIDA DO NORTE ATT APARECIDO EUGENIO DOS SANTOS LEITE
Por: APARECIDO EUGENIO DOS SANTOS LEITE

A cidade de igaracy é uma cidade linda... apesar de ser pequena mais é muito bom... no sertão da paraiba tbem existe coisas boas... paisagens naturais vida livre e sossegada parabéns igaracy que futuramente vc cresca + e+.
Por: jaciara

Lembro dessa cidade quando pequeno,meu pai era delegado ..eu so tinha cinco aninhos hj ..restao lembranças..tudo isto em 1969 por ai...
Por: erilando pinheiro coutinho

esta foto do açude sangrando nos lembra os velhos tempos com muita saúdades.
Por: antonio neto

A mais ou meno 15 anos, não visito Igaracy. Essa cidade marcou muito a minha vida. Apesar de não ter nascido nesta cidade, eu a levo em meu coração, aonde quer que eu vá. Nesta cidadezinha, eu vive os melhores momentos da minha vida. Conheci pessoas interessantes, amigos que até hoje não esqueci e nem vou esquecer. E, o que me faz feliz hoje, é a certeza que em breve vou estar por lá, revendo todos aqueles que de uma forma ou de outra, marcaram a minha vida. A todos os meus amigos envio-lhes o meu carinho e admiração por todos. A esta cidade, os meus cumprimentos pelo cresci mento e desenvolvimento social e político. E, meus amigos, estou chegando. Abraços para: DJANILDO, ZÉ PRETO, NILTÃO, TICA E BASTIÃO, MARCOS(MANOEL DO TRATOR E SUA FAMÍLIA) TIO JOÃO ROSA E FAMÍLIA, TIO NONATO E FAMÍLIA,MARLEIDE, MANUELA AMÂNCIO E FAMÍLIA, EXPEDITO MARIANO E FAMÍLIA, WALTER, GIL DE ANTONIO DE NEGA, WALCIR, GEORGE E JORGE, BAÍCA E FAMÍLIA, MARCINHA, LEUDO, O PREFEITO CELINHO,FLÁVIO,WELLINGTON. E, se esqueci alguém na lista, eu não esqueci em meu coração. MEUS QUERIDOS AMIGOS E MINHA QUERIDA IGARACY, ATÉ BREVE. CLAUDIO. SÃO PAULO, O4 DE MAIO DE 2.009.
Por: Claudio Gomes.

Eu, apesar de muito tempo longe de Igaracy, não consigo esquececer essa cidade linda, que tanto significa para mim. Em Igaracy, eu vivi os melhores momentos de minha vida. Foi nesta cidade, que eu conheci pessoas interessantes e amigos de verdade. São praticamente 15 anos afastado desta cidade e de meus amigos e parentes. Mas, no próximo ano (2010) estarei por lá, juntamente com todos que foram importantes para mim. Sem contar que estarei no lugar que sou feliz por inteiro. Igaracy que tanto me fascina e me faz sonhar. Aos meus amigos, só para citar alguns: Macos de Manoel do trator, Zé Preto e Niltão, ambos, meus primos, Jorge e George de Baíca, Flávio, Walter, Leudo, Gil de Antonio de nega, Bastião e Tica, Marcinha, Marleide, Manuela Amâncio, Expedito, Djanildo, a todos o meu abraço e até breve. Igaracy, minha querida cidade, até breve. E, se eu não citei alguns nomes, esses eu não esqueci, estão todos em meu coração. Claudio Gomes.
Por: Claudio Gomes.

oi fui viajar para igaracy em maio e amei , eu meu filho e meu marido estamos com saudade dai beijo igaracy
Por: michele

gostei muito muito de passar minhas ferias em igaracy, e nunca vou esquecer, da cidade que sempre amarei.fazia 4 anos que nao tinha saido de igaracy ,juro nunca esqueci do meu lugar, lugar de pessoas hospitaleiras de gente boa,pessoas legais ate demais. um grande abraco para todos que fazem essa cidade ser feliz.
Por: larrir gefferson

sou de Igaracy moro em sampa ;meus pais ainda mora lá. é uma cidade maravilhosa
Por: euzeni

moro no pará mais parentes em ygaracy e uma cidade muito bonita
Por: jose edinaldo gomes

Ola,sou tbm de igaracy,faz dez anos q nao a visito,e acho q nao vou tao cedo rsrsr mais a cidade ta crescendo ,saudade dos meus amigos...welber,vanessa chaves,janaina,andresa,corrinha,minha prima ARIUSKA...tanta gente bonita....minha tia Socorro Barros....um beijo Igaracy!!!!!!!!!!!
Por: Sandra Baroos

Dando asas a imaginação e voltando ao tempo, começo a lembrar quando criança nas noites de lua cheia quando ainda nao tinhamos energia eletrica bricavamos de todas e qualquer brincadeiras sem pensarmos no dia seguinte o que viria, se as 07.00 horas no serviço ou compromisso a cumprir, isso mesmo não existia obrigações serias a nao ser buscar uma carga dágua no jumento preto que tinhamos, ou até mesmo buscar uma carga de lenha que na época nao existia fogão a gás, lembra disto? vc que é do meu tempo? Valderi filho de Assis Joaquim, Vanduir de Bras Florentino, Raimundo de Bras(caboré) enfim todos aquele que abrilhantava as ruas empoeiradas daquela pequena cidade que crescia com o prefeito Cloves brasileiro, depois João Costa...É muita saudade. Lembro tambem das minhas professoras(mestre) do saber, de d.chicola costa do seu portugues polido, dos SSSS, de um ingles com tanta precisão e clareza explicado por Toinha Batista, sem falar nas provas que eu era exaltado por Izaltina...São tantas saudades. Minha familia Antonio verissimo e Geracina já falecidos, tenho irmã ainda Kelminha, paulo verissimo e Larry, e outros que não se encontram ai. Beijos a todos
Por: francisco ( chico veissimo)

Minha cidade natal.É muito bom ver a evolução da cidade...
Por: Elianeide/Itaquaquecetuba SP

eu amo essa cidade chamada igaracy. onde eu me criei e se deus quiser vou viver la ate os ultimos dias da minha vida.
Por: kelvin

meu essa cidade é muito louca sou natural dessa cidade maravilhosa a qual jamais esquecei. um abraço fiquem com Deus
Por: Leandro bento da silva

gostei das fotos da cidade,parabens.amei o grande açude lindo,lindo,lindo
Por: maria do socorro da silva

Sou filha da terra, Tenho um grande amor por ela, e saudades, Cresci nela e tive que sair para estudar, mas nunca me esqueço dela. Terra acolhedora e festiva.
Por: Francisca Marta

oi pessoal de igaracy como vai voçes ai.moro em sâo paulo desde 1997 ja faz muito tempo que nâo vou ai tenho muita saudades das pessoas que conheco sâo meus pais cicero e maria do socorro e amigos que milto tico rafinha sosinha e ramon e todos meus familiares um grande abraco para todos de igaracy.evaldo
Por: edvaldo rodrigues

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Igaracy
Fundação:
1961
Altitude:
313m
População:
5.987 habitantes
Área:
184,5km²
Densidade Demográfica:
32,45hab/km²
CEP:
58775-000

Envie seu comentário sobre Igaracy