Galante

Galante-PB
banner

Bem-vindo a Galante!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Galante e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Galante.

Informações de Galante

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Civilização do Açúcar - Caminhos dos Engenhos


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Galante é um dos 6 distritos de Campina Grande, na Paraíba. Se localiza no extremo leste do município.
Situa-se no planalto do Borborema, em uma região de superfície de ondulações suaves e médias, com altitudes em torno de 605m.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A vegetação já foi de floresta, porém é hoje dominada pela agricultura e o capim. Galante, situada no sopé da Serra do Bodopitá e com uma paisagem que encanta pelo bucolismo.

Clima 

Tropical com estação seca.
Os meses mais quentes são de outubro a março e as maiores pluviosidades ocorrem no período de abril a agosto.   

Temperatura Média

24,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Ao Sul com a Serra de Fagundes, ao Norte com a fazenda Tatu de Baixo, ao Leste com o Surrão e a Oeste com a propriedade Tatu de Cima.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

120 km

Outras:

12 km de Campina Grande

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Turismo

O açude José Rodrigues, a Fazenda Santana, o Restaurante Casa de Cumpadi onde encontra passeio Ecológico, Tirolesa, passeio de Cavalo e Carroça, entre outras atrações e muita comida regional, entre outros pontos.

Estação Ferroviária

Great Western do Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
GALANTE
(antiga ÁLVARO MACHADO)
Município de Campina Grande, PB
Ramal de Campina Grande - km 203 (1960)   PB-3575
Inauguração: 02.10.1907
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
Histórico da Linha: O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordete Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Hoje este ramal é um dos mais movimentados, em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado nos anos 1980.
 
A Estação: A estação de Galante foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O trecho da linha saía de Itabaiana para Campina Grande, e o distrito de Galante foi contemplado com este benefício. Desta estação partiu a locomotiva nº 3, que inaugurou no mesmo dia da de Galante a estação ferroviária de Campina Grande. Este ramal ligando a cidade de Itabaiana até Campina Grande possibilitou a ligação desta estação até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal produto, o algodão. A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por volta de 1960 e depois retomou seu nome, está desativada desde 1997, pela RFFSA. Durante o mês de junho, ocorre o famoso passeio junino trem do forró. Esta atração consiste em trens de passageiros sair da velha estação de Campina Grande até a estação de Galante, que fica no distrito do mesmo nome, viagem esta animada por forrozeiros, atraindo um grande número de turistas para este passeio ferroviário. O prédio da estação está hoje descaracterizado, tendo recebido um puxadinho na parte oposta à plataforma, claramente identificado no desenho e na foto de 2007, abaixo. O conjunto compreende aproximadamente 440 m² de área coberta abriga ndo bilheteria, residência do agente, caixa d’água e galpão para abrigar equipamentos e operários da CFN responsável pela manutenção da linha, cozinha e banheiros/vestiários. No centro da cidade de Galante, a estação esta localizada num platô que permite visualizar o vale e ao fundo a Pedra de Santo Antônio, no município vizinho de Fagundes.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O lugar recebe seus maior público durante o Maior São João do Mundo, quando é operacionado o Trem do Forró, famosa travessia de trem pelas serras do agreste rumo a galante. 

 Junho

- Ponto forte no mês de Junho, onde realiza-se p passeio do Trem do Forró entre Campina Grande e Galante, considerada a maior festa do calendário nacional. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - DISTRITO DE GALANTE

E-mail:

Telefones: (83) 3310-6233 / 6230 - Fax: (83) 3310-6238

Sites: http://campinagrande.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

- Estação Rodoviária – (83) 3337 3001
      
- Aeroporto de Campina Grande – (83) 3331-1149  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3321-4598 / 4033   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (83) 2102-3100 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR-(Criança Desaparecida):  100

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Galante

eta cidade maravilhosa!!! lugar de ferias total!!! conhecer essa cidade deve ser maravilhosa
Por: lidiane

eu sou de galante . amo este lugar . o que tem de melhor e o s joão
Por: maria jose mendes

eu nasci em galante e meus pais moram ai não veijo a hora de chegar o são joão para eu e dançar forro
Por: maria jose mendes

o melhor forró do mundo se brinca em galante e o melhor atendimento,é na barraca do adriano francisco filhos de biu de natal
Por: eulalia maria lima

meus pais são dessa linda cidade.apesar q hj moramos em salvador. adoro esse lugar lindo de pessoas lindas e hospitaleiras. em outras palavras Galante é um pedacinho do paraíso. suas paisagem bucoilicas nos convida a adorar a natureza. amo galante.
Por: vivian

Olá, Pelas fotos, percebe-se que o local é maravilhoso e envolvente. Estarei em breve para conhecer e deliciar-me com este paraíso. Até breve Auxiliadora
Por: Auxiliadora Oliveira

E um lugar muito bom para morar, as pessoa coheci umas as outras sao muito sempaticas.
Por: edson

morar em galante ou quem sabe passar umas ferias la e muito bam sou filho de galante , moro na bahia , mas meu s. joão e natal nunca passo fora de la amo minha terra e essas gente maravilhosas na sua proxina ferias de um pulinho la vc não vai se arrepender.
Por: sensey everaldo banzay

conheco sim é uma cidade muito linda, o povo são todos legais
Por: wanderley

sou de galante mais no momento estou morando em sao paulo mais adoro aminha terra e sempre que eu posso eu mato minha saudade vendo as fotos da minha cidade ou seja do meu distrito um abraço atoudos de galante
Por: jose antonio

galante e um lugar formidavel morei ai 16anos hoje moro em carpina pe. mas sempre que posso retorno la para ver os amigos de infanci e muito gostoso galante es maravilhoso
Por: isaias santos silva

galante lugar maravilhozo pra curtir o sao joao 2010
Por: kelly

galante ñ é bom é ótimo!!!!!!!! vem vistar GALNTE CTY creio q ñ se arrependerão!!!!!! Pois a festa do são joão q tem aki é muito bom!!!! Só vc vindo pra cá pra perceber!!!!!! venham!!!!
Por: Matheus

ola. sou de galante moro em braslilia galante é tudo de bom tenho soudade minha familia estão todos ai me cinto realizada de ter nascido em galante minha terra que eu tanto amo espero que estejam todos bem . parabes galante.
Por: rivami gonçalves de araujo

este lugar e o meu ,sou filho desta terra.é o lugar mais lindo da face da terra.
Por: josevaldo

sou um filhode galante e morro no rio de janeiro e nunca me esqueci da minha terra sou louco pela minha paraiba. amo a tods dai um bjs grande para todos
Por: severino do ramo lins

Conheço muito galante, nasci neste distrito, hoje moro em Pernambuco mais meu coração esta aí.
Por: Nair Zoraya Viana Correia de Souza

Faz muito tempo que passei um São Jõao em Galante. E se não puder ir mais, também nunca me esquecerei. Tinha sanfoneiro em todos os bares. Foi o melhor São João de mInha vida.
Por: Jamile

Eu sou Galante, já visitei galante (familiares), logo conheço galante e vivo em galante (linha galante). Ainda assim, fico lisonjeado por terem nominado a cidade com nosso sobrenome. abraço
Por: galante

se voçênão conhece galante, precisa conhecer galante é simplesmente formidavel. moro em carpina pe.
Por: isaias santos silva

galante é muito diversificado perincipalmente no são joão com comidas etc. mas não se limita a isso tem a barragem josá rodrigues que todo fim de semena esta lotado valeu?.........
Por: mauricio

galante é tudo de bom tem otimos bares com as cervejinhas mais geladas e durante o mes de junho tem o trem do forró.são joão de galante é otimoooooooo muitooooooooooooo forró
Por: anacláudia

NASCI EM MINAS E MORO EM BRASILIA HA 51 ANOS. SOU CONHECIDO POR GALANTE POIS TRABALHO NA ÁREA MILITAR. TENHO VONTADE DE CONHECER A CIDADE QUE TEM O MEU SOBRENOME E CONHECER A ORIGEM DO NOME. UM ABRAÇO.
Por: LUIZ CLAUDIO GALANTE LIMA

boa tarde para tds ai de galante ,bom falar de galante sera um prazer .pois nasci ai.e sinto muita saudades ,galante e uma cidadizinha muito traquilha com com sua beleza modesta .sua beleza simples encanta qualquer ser humano.la e um lugar ideal para quem quer cortir alguns dias de ferias ,visitem que naon iram se arrepender.um gd abraco.
Por: vera lucia barbosa da silva

Sou filho natural de Galante, tambem, minha esposa Professora Neide, somos primos... EDVALDO.
Por: Edavaldo Bezerra de Melo

galante e tudo de bom moro no rio de janeiro mais vou todo ano para o melhor s joão do mundo
Por: maria jose da silva mendes

galante é muito bo m inclusive a barragem que é uma das maiores do nordeste do brail é show
Por: mauricio lin

óla amigos deste lugar maravilhoso chamado galante o meu pai e filho desta terra se chama joão guedes ele e ir.de genezio que vende bala ai na porta do mercado municipal eu ja morei em fagundes atual mente moro no rio sempre que posso vo ai a familia de minha mãe e de fagundes dos barbosa ir. de Edimilson do josa sou primo do Roberto que trabalha na cagepa ai em gualante fico felis em saber que mesmo destante posso matar um pouco da saudade desta terra maravilhosa que o nosso Deus abençõe a todo!
Por: Ronaldo Barbosa Soares

galante lugar maravilhoso estarei ai no são joão braços fiqen com deus
Por: eliomar macedo

Galante, a melhor cidade da Paraiba,tranquila, calma e hospitaleira,com belas paisagens, ver o Açude da estação e ovir o apito do tren e uma das maravilhas de Galante. Visite galante! Jose Nunes Marques Belem Para Brasil
Por: jose nunes marques

o são de galante e bem interessante o passeio de trem e bem pitoresco e e gostoso de se devertir. A cidade e bem interessante
Por: severino ramos

Estive em Galante no dia 19/06/2011.. Adoreii a cidade!! Lindaaaaaa d+++.. Espero voltar em breve ..
Por: Rayanna Andrade

muito lindo o lugar,adorei gostaria muito de conhecer,,,,,,,
Por: suerlan

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Galante

Envie seu comentário sobre Galante