Esperança

Esperança-PB
banner

Bem-vindo a Esperança!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Esperança, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Esperança.

Informações de Esperança

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Os índios Cariris foram os primeiros habitantes a chegarem na região. Com a aproximação dos colonos que serviam-se da água potável então existente num reservatório no local, obrigou os índios a abandonarem suas terras, mudando-se para o interior. O depósito de água recebeu o nome de Tanque do Araça e próximo a ele foi construída a primeira casa que se tem notícia, cujo proprietário era o Marinheiro português Barbosa. O frei Venâncio foi o primeiro missionário a chegar naquela região e rezar a primeira missa. Sob sua orientação foi erguida a primeira capela em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho. Muitas casas foram construídas dando origem a cidade. Esperança teve também o nome de Banabuiê, mas o nome Esperança foi iniciativa do padre Ibiapina. Sua Emancipação Política se deu em 01 de dezembro de 1925.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de dezembro

Gentílico

esperancense

População

31.095 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Se você está a fim de sair de casa neste final de semana e curtir um passeio diferente, que tal passar pela cidade de Esperança? Lá, você vai poder conhecer o que existe de mais original em termos de artesanato, que são as bonecas de pano, conhecidas internacionalmente.

A produção fica na comunidade de Riacho Fundo. Já no distrito de Massabielle, você vai se encantar com os trabalhos confecionados em sisal. De volta pela cidade, passe pelo Clube Campestre. Lá, sinta preguiça no corpo e estire as pernas. Afinal, ninguém é de ferro. Se gostou do passeio, volte outras vezes.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Algodão de Jandaíra (23 km), Alagoa Nova (12,5km), São Sebastião de Lagoa de Roça (7,5 km), Montadas (12,5 km), Areial (5 km), Pocinhos (23 km) e Remígio (10 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

146 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativo

Um monumento criado em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construído sobre um lajedo há mais de 80 anos. Conta a história que a cidade atravessava um grande epidemia de cólera. A primeira dama do município na época, dona Esther Rodrigues, preocupada com o problema, fez uma promessa, foi atendida e mandou construir a capela. O lajedo comporta ainda o Tanque do Araçá, um reservatório d´água que deu início ao povoamento da cidade. Hoje, a capelinha, como é conhecida, é um local de meditação e de encontro para os moradores e turistas.

Artesanato  
 
As artesãs de Esperança recebem encomendas do exterior para fabricação de bonecas de pano muito comercializadas na Europa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERANÇA

E-mail:

Telefones: (83) 3361-3801 / 3802

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3361-2244

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Esperança

Nasci na cidadede Esperança ,mas não a conheço.Meus familiares moram na rua Trav 7 de Abril e outros moram na Serra do Algodão.Não conheço porque moro em SP à 36 anos e nunca fui passeiar por ai.Aqui moram meus familiares que sempre vão visitar os familiares e a cidade também.Gostaria muito que tivesse fotos da Cidade de Esperança para que daqui os familiares que a conhecem matassem um pouco da saudade,inclusive EU que sempre fico procurando ,como neste site e no Wikipédia fotos e noticias de Esperança.Meus tios já voltaram para ai à uns 4anos e recentemente um primo foi de vez para Esperança, isto quer dizer que a Cidade está melhorando e recebendo os seus filhos com braços abertos.Obrigado e nos mandem mais fotos da Cidade de Esperança, que isto só aumenta o turismo da Cidade.
Por: luiz F. Lima

Visitei em 1994, tem boa estrutura e as paisagens são bonitas, vale a pena visitar de novo, se Deus quiser, e com saúde, voltarei em breve, talvez nesse ano de 2009 ou 2010.
Por: Celso de Souza Alves

Saudades de momentos maravilhosos que passei aí. Abraços a todos que fazem parte da família do Sr. Alexandre e D. Nevinha, não os esqueci e guardo saudades enoemes. Esperança, cidade linda! Abraços!!!!
Por: suely Chaves

amo esta cidade e jamais esquecerei dos momentos felizes que nela passei,espernça sempre terei de retorna,pos sei que minha cidade sempre estara de braços abertos para me acolher,tiamei,tiamo e sempre vou tiamar,pode me esperar que um dia eu voutarei.
Por: jose cicero dos santos(dé preto)

sou esperancense, moro aqui desde quando nasci. esperança é uma cidade que tem tudo pea se tornar a mais importante cidade do brejo paraibano, devido a grandes influências de empresas principalmente do ramo atacadista e certa influência do certo industrial. bem esperança é uma linda cidade pacata e está passando por uma fase transitoria, ou seja, veremos uma nova esperança mais desenvolvida e além, próspera.
Por: fagt

morei em esperança 16 anos! uma cidade maravilhosa!!! com o comércio super desenvolvido para uma cidade pequena de interior!!! é uma cidade ótima!! amoooooo esperança!!
Por: vanessa duarte costa

EU, MORREI NO SITIO MULATINHA,HOJE ESTOU EM SAÕ PAULO,FAZ 2 ANOS Q MINHA MÃE MORRA EM ESPERANÇA;UMA DAS RECORDAÇÕES BOAS ERA AS FESTA,ESTOU MUITO ANSIOSO. POR VOU VISITAR MINHA CIDADE E MINHA QUERIDA MÃE AGORA EM DEZEMBRO
Por: ADAILTON DE LIMA GONÇALVES

adoro minha terra moro em sao paulo sinto muita saldade
Por: FRANCILEIDE GALDINO DOS SANTOS

esperança e tudo de bom um dia eu voltarei la se deus quizer
Por: adriano da silva

ADORO ESPERANÇA. COMO E GRANDE O MEU AMOR POR VC ESPERANÇA TERRA AMADA
Por: HELENILDO

sou esperansence e tenho orgulho desa cidade moro em sp mas em junho estarei visitando
Por: jean fabio xavier

REMINISCÊNCIAS pdn-Pb. Revivo aqui, mais uma vez, silente, Reminiscências d’épocas antigas: Dos pastoris, pastoras, de cantigas, Nas noites frias de luar crescente. Revivo aqui à noite, a seresta, Improvisada de forma simplista: Um violão, uma voz, mais nada à vista, Pulsavam corações, fazendo a festa. Revivo aqui, os blocos coloridos Dos carnavais... - o “bel” bloco de “Novo”- “Zé Bilingué” fazendo brinde ao povo, Com evolução de passos incontidos. ... “Batutas do Samba”, escola afamada, Pela coreografia e som de “agito”, Com “Zé Cadôbra” entoando o apito, E mestre “Danda” atento à batucada. E “Domingos”, travestido de donzela: Saia curta, de baton, que irreverência! Que passando mui gentil, e com decência, Divertia a quem assistia da janela. São mais lembranças; no momento, espero, Ter resgatado “um pouco” da cidade, E terminar lembrando, com saudade, Da macha rancho de “A Boneca Léro”. “Uma homenagem aos saudosos personagens (in memoriam), festejos e carnavais da cidade de Esperança - Pb, da década de 60.”
Por: pdn

É sempre bom estar lembrando de Esperança! Das festejos de São João e das festas da padroeira que já se foram! Das serenatas nas madrugadas frias, dos pastoris de Vitória Régia e Cia, (Pequenina, mas grande Vitória!), das retretas, à noite, após a missa, das peladas à tarde, na lateral do Colégio Diocesano, dos amigos da época: Pedro Paulo, João Leal, Beinha(in memóriam), Zé Luiz e outros, tudo são amáveis lembranças! Indeléveis recordações! Abaixo, um Acróstico à minha terra. Se puder poste-o em forma de verso! ACRÓSTICO (A Esperança-Pb.) pdn-Pb. E is-me aqui de novo, em teu seio amigo, S ublime mãe fecunda, farta de bonança, Pináculo do meu templo, canto do abrigo, Estrela cintilante, astro de “ESPERANÇA!” Ressurjo sempre altivo, trazendo comigo, Amor de sentimento, fruto da lembrança... Nunca me fartando desse amor antigo, Cidade enternecida, fonte de pujança! A Deus confesso sempre, com felicidade: Amanhecer contigo é, pois, sentir saudade, Me faz rememorar os tempos de rapaz... Amada terra minha, obra do divino! Ditoso “Lírio Verde...” (assim cantou Silvino...) Aqui revivo os tempos que não voltam mais.
Por: PDN

nasci em esperança moro no rio de janeiro mais omeu sonho e voutar para a minha querida cidade amo minha cidade ok
Por: marcone araujo vieira

esta é minha cidade que nasci,numca esquecerei dela.amo minha terra esperança és meu único lugar que me sinto totalmente feliz,sou massabielle.
Por: carlos alexandre

minha querida terra natal que nunca irei esquecer te amo esperança!!!!!!!!!!!!!!!
Por: carlos alexandre

Nasci em Campina Grande, as minhas origens são de Esperança e Remigio, sinto muita saudade dos meus familiáres e dessa cidade Esperança a quem trago guardada no peito grandes recordações, em breve estarei ai, hoje estou distante, moro em Porto Velho RO.
Por: JOSE REGINALDO GOMES

eu francisco lopes estive em esperanca aos uns oitos anos atraz de passagem e nao esqueci pretendo morar nesta cidade se deus quizer
Por: francisco lopes de oliveira neto

è a melhor cidade do mundo... Realmente vale a pena sair um pouco de São Paulo e ir para esse paraiso Maravilhoso... Ana Paula
Por: ANA PAULA SANTOS DA SILVA

cidade linda maravilhoca un abraço p tds minha familia e afamilia melo farias
Por: hosmilda faeias

saudades da cidade dos meus pais hoje moro em brasilia adorava ir á passeio la saudades dos meus primos ninha alberto ademir ziu dora paizinha dete beijos do seu primo robson
Por: robson kleber

Ameiii ; Conheçee LINDA ESPERANÇA , Quero Voltaa assim que puderr
Por: Fágna

meus pais são de Esperança toda,parte da minha familia ainda morra lá,fui ainda pequena vizitar meua avós más gostaria muito de voltar,uma coisa que gosto muito de lá é um pão com erva doce,todos meus tios quando vão traz para mim,morro em SP más tenho muito carinho pela Cidade pois lá tenho pessoas queridas que amo de paixão
Por: Ana Carla Fernandes Diniz

eu moro em sao paulo :mais adoro esperanca lugar sucegado,tranquilo otimo de se viver um dia vou morar ai se deus quiser
Por: luciana de oliveira

nao conheco esperanca mais pelo que eu pude ver das fotos e uma cidade maravilhosa tranquila e e isso que eu estou procurando amei esperanca em breve estarei ai beijjjjjjjjjjjjjjos lu
Por: luciana de oliveira

isso e que e cidade de se viver .em breve esperanca tera uma nova esperancense de coracao amo voces paraibanos beijosssssss lu
Por: luciana de oliveira jesus

estou longe da minha terra querida a mais ou menos 17 anos, morro em uma ilha maravilhosa ilhabela estado de sao paulo,mais jamais esquecerei minha origem beijos.......marilene filha de joca do bicho.
Por: marilene clementino

EU SOU DO SITIO LAGOA DE PEDRA MUNICIPIO DE ESPERANÇA MORO EM SÃO PAULO A 10 ANOS E SEMPRE QUE POSSO VOU A ESPERANÇA VISITAR A MINHA FAMILIA E RECOMENDO ESSA CIDADE É MARAVILHOSA NÃO FICAMOS PRESO NO TRANSITO É UMA CIDADE SEM VIOLÊNCIA AS PESSOAS SÃO SUPER HUMILDES E ACOLHEDORAS A CIDADE É MARAVILHOSA A FESTA DE SÃO JOÃO NO MES DE JUNHO É UMA DAS MELHORES DO MUNDO EM FIM EU AMO ESSSA CIDADE E RECOMENDO PARA UMAS FÉRIAS É UMA MARAVILHA.
Por: ANA CRISTINA DE ANDRADE

Olá! nasci em são paulo mas morei até meus 17 anos em Esperança,hoje tenho 29 anos e moro no Rio, vou voltar a morar lá...Estou muito ansiosa e muitofeliz.Beeeeijos. VANUSA
Por: Vanusa

tenho orgulho de ser de esperança pb sou do sitio timbauba moro em osasco sp
Por: dinarth roncalle

sou nacida em esperanca mais morro no rio janeiro tenho muita sudade da minha cidade onde nacie.
Por: francinete correa

sou de esperança,adoro esta cidade,a trinta anos vivo fora sempre apareço ai .... nao da pra esqueçer tenho raizes ai e mtos amigos.............
Por: gabriel santos

minha filha mora nessa cidade eu vou passear td ano bjs ana clara bjs ana luiza vovo te ama muito!!!
Por: hmilda farias

esta cidade tem una feira maravilhosa uns restaurante muito bom as padaria com muitas coisa gostosa n podemos esquerçer da igreja matriz . bjs p tds pb
Por: hosmilda farias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Esperança

Envie seu comentário sobre Esperança

banner