Belém

Belém-PB
banner

Bem-vindo a Belém!

banner

As melhores pousadas em Belém podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Belém

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Gengibre. Este era o nome do pequeno povoado, no formato de uma cruz, que deu origem a cidade de Belém, no final do século XIX, onde se amontoou as primeiras residências e casebres, ao lado da estrada de barro que fazia a ligação entre as localidades mais próximas. Essa denominação, possivelmente, era por causa da grande quantidade dessa planta na região.
Ainda no final do século XIX, chegou a Gengibre o imigrante José Pereira. Ele edificou um pequeno hotel que servia de hospedaria para os transeuntes que passavam em direção às feiras dos povoados vizinhos. Esse comerciante foi quem ergueu a primeira capela. Além de José Pereira, Antônio da Cunha Rego, José Tomaz Pedrosa, João Fernandes Madruga e Antônio Targino Pessoa são lembrados como os primeiros moradores (colonizadores) deste município.
Conforme certidão datada de janeiro/1935, de Joel Baptista da Fonseca, tabellião e official do Registro de Imóveis do Termo de Guarabira, o Padre José Tavares Bezerra doou, em 1871, uma parte das terras para a Capela Nossa Senhora da Conceição do povoado de Belém. A construção da nova Igreja, com a mesma nomenclatura, teve início em 1914, sob a responsabilidade do senhor José Pereira. A inauguração ocorreu em 24 de fevereiro de 1934.
Entre os anos 1917/1918, o comerciante José Pereira convidou os frades capuchinhos (Frei Herculano e Frei Martinho) para realizar as Santas Missões. Depois de observar a realidade local, os missionários alertaram, durante as pregações, que havia muita briga e confusão entre os habitantes. Sugeriram, então, a mudança do nome de Gengibre, que é uma planta ardente, por outro mais suave. Acreditavam que isso ajudaria a mudar o comportamento agressivo das pessoas.
A partir daí surgiu Belém, que significa “casa de pão”, nome manso e pacífico que faz referência à cidade onde Jesus Cristo nasceu. Alguns também fazem analogia à figura de Jesus, pelo fato da localização ser bem próxima a uma serra chamada de Pedra do Cordeiro.
Nas divisões administrativas do Brasil, em 1937, a cidade figurou como Distrito de Caiçara, tendo sido modificada, anos depois, para Belém de Guarabira. Com o decreto lei estadual 520 de 31 de dezembro de 1943, que estabeleceu o partilhamento administrativo para o qüinqüênio 1944-48, Belém ganhou o nome de Curimataú. Esta mudança permaneceu até 1949, quando por meio da lei 318 de 7 de janeiro, fixou-se a divisão (1946-53), tendo passado novamente a se chamar Belém de Caiçara.
Até 1944 Belém era apenas um distrito de Caiçara, sem muita importância, contando somente com as ruas do Sossego, Paraguai, Gameleira e da Empresa, que se cruzavam entre si, formando a configuração de uma cruz. Em 1945, com o surgimento da estrada ligando João Pessoa/Natal, a localidade foi adquirindo relevância, por se tornar base de apoio para viajantes. A conseqüência disso foi o surgimento de inúmeras casas comerciais, postos de gasolina, hotéis, etc.
No governo de José Américo de Almeida (1954), devido a grande seca que assolava a região, Belém foi agraciada com verbas emergenciais para a construção do açude tribofe. No ano de 1955, o mesmo governante instalou o grupo escolar Felinto Elísio. A feira livre do município, realizada sempre as segundas-feiras, foi criada no princípio de existência do povoado e permanece até hoje com extenso movimento, que consegue atrair populares de toda região.

Gentílico

Belenense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Setembro

População:

17.083 habitantes.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical quente e úmido

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Bananeiras (15 km), Caiçara (8 km), Lagoa de Dentro (13 km), Borborema (18 km), Serra da Raiz (6 km), Sertãozinho (10 km) e Pirpirituba (11,5km).  

Acesso Rodoviário

 

Distâncias da
Capital

83 km

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro/ Dezembro

- A tradição de festejar o mês de junho é bem velha. Há mais de dois mil anos, os povos antigos da Europa já celebravam nesta época do ano o início das colheitas. Fogueiras, danças e muita comida sempre fizeram parte destes rituais. No Brasil, a data é comemorada desde 1583. O costume foi trazido para cá pelos portugueses e espanhóis, ainda como uma forma de agradecer pelas colheitas, mas também como uma maneira de homenagear os santos do mês de junho. O Dia de Santo Antônio, 13 de junho, costuma marcar o início dos festejos. Também são homenageados São João, no dia 24/6, e São Pedro, no dia 29/6.
Aos poucos, outros elementos foram introduzidos nas festas juninas. A quadrilha, por exemplo, chegou ao Brasil no século 19, trazida pela corte portuguesa. O costume de acender uma fogueira, por sua vez, vem de uma lenda: Santa Isabel, grávida de São João, era prima de Maria, mãe de Jesus. Ela estava morando nas montanhas e, para poder avisar Maria quando seu filho nascesse, combinou de acender uma fogueira. Desde então, a prática virou costume e é realizada no dia 23 de junho.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3261-1202

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA VARA ÚNICA

E-mail:

Telefones: (83) 3261-2400

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.famup.com.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

Comentários de Belém

Morei muitos anos em Belém, meu avô era o carteiro desta linda cidade , se chamava João Berlarmino dos Santos e minha Vó se chamava Anália e era costureira moravamos na rua da Igreja, e tenho muita vontade de voltar ai movamente , estudei no grupo e sinto muita saudades deste lindo lugar que pretendo um dia voltar a visitar .
Por: Tania Maria Lima

nasci em Belem e amo esta linda cidade conheco todos os cantos e recantos de Belém, lembro do antigo park 2000 em frente a Bas;ilica de Nazaré isso em meados dos anos 80 e hoje longe de voce há quase vinte anos minha querida Belém e vendo-a assim linda formosa e próspera que saudade me da, mas näo chores porque eu voltarei porque simplesmente preciso de ti TE AMO MINHA QUERIDA BELEM DO PARA
Por: marcelo do japao

estou em Portumbro as minhas idas ao sitio dos meus tios onde a natureza e todo seu manacial de frutas saocooisgal ha vinte e sete anos e sempre que me lembro desta cidade so me vem a memoria os tempos em que dancei as quadrilhas que era lindo as pragens do 7 de sete
Por: noemia ferreira alves

O Q TEM DE BOM E O BAR DA FAFA . PRACA,E A IGREJA.
Por: AGNALDO PEREIRA DE LIMA

Nasci na no sitio angelim e vivi minha infancia na cidade de belem desfrutei das maravilhas existentes nessa cidade.acho muito interessante as touradas e o bar do amigo Marcelo que fica na praça Santo Antonio estou no Rio de Janeiro sempre que posso visito essa cidade a qual acho maravilhosa
Por: AGNALDO PEREIRA DE LIMA

Eu amooooooo esta linda cidade, apesar de ñ tem muito pra onde ir, ela é muito movimentada por haver um bar lá praça santo antonio o churrasquinho de lá é muito bom! sem falar na epoca do mês de junho que é qaundo ocorre o maior são pedro da Paraiba onde são 4 dias de muito forró e apresentações de quadrilhas da cidade e da região eu mesma faço parte da quadrilha que representa a cidade que se chama " Estação Xodó" sem duvidas é a melhor. mil beijos e te espero aqui para te apresentar com muito orgulho minha maravilhosa cidade. TE AMO BELÉM-PB
Por: Efigênia Rosa Fautino

gostaria de ver fotos do sitio de manipeba lugar em que passei minha infancia com meus primos filhos do falecido Juli ernesto pois sinto muitas saudade desde lugar onde fui muito feliz e espero um dia poder matar estas saudades
Por: Noemia Ferreira Alves

ESTIVE NESTA CIDADE NO CARNAVAL DE 2009, ACHEI UMA CIDADE MARAVILHOSA, AS PESSOAS MUITOS HOSPITALEIRAS. TALVEZ EU VOLTE NA FESTA DE SÃO PEDRO,
Por: BETO

não só comheço,como vivi toda minha infãncia nesse,maravilhoso lugar que um dia ainda sonho em voltar a morar ai.
Por: erineuma de carvalho santos

Em 1986, em uma tarde de sábado, conheci na praia do meio em Natal-RN, uma linda jovem de Belém, que era cunhada de um colega meu de trabalho, me apaixonei por ela e quase nos casamos. Tudo foi muito lindo e maravilhoso em quanto durou. A pesar de não ter me casado com a linda jovem, ainda voltarei um dia para ver a minha encantadora Belém.
Por: G. GOMES DA COSTA

vç precisa conhecer essa maravilhosa cidade, cheia de encantos e belezas naturais,eu amo belém.
Por: everaldo bernardo

sinto muita saudade de belem cidade onde passei minha infancia e um pouco da minha juventude queria muito poder me comunicar com minhas amigas sonia cidinha bjos belem
Por: lenize da silva dos anjos

adoro o meu lugar nao vejo a hora de ir embora pro meu lugar moror em natal mais tenho fe em deus q ate o fim do mes estou ai adoroooooooooooooo
Por: severina ferreira de lima

Nunca esperei conhecer uma cidade tão maravilhosa que nem esta, estive ai e adorei suas tradições. Voltarei em breve! Beijos para todos de Belem e meus familiares.
Por: jessica vicente

eu moreu na , rua Flavio Ribeiro ,durante dez anos ,hoje eu mora no rio de janeiro mas não esqueça da minha cidade, que eu tanto gosto. em janeiro eu estarei ai, se deus quizer
Por: maria da penha dos santos

quando eu chegar, em belem, eu vou me perder. essa cidade tá lindam quando eu sai dair ha 29anos atrás era muito pequena; os meus colegassão- Rosilane do seu gilberto,berg de farmácia,os meus professres foram, nenem, Eva de Bineu, tarcisio. a saudosa Maria Rocha. eu vou ai se deus permitir un abraço pra belem sua moradora que não esquece tchau beijos
Por: maria da penha dos santos

gostaria muito de conhecer essa linda cidade, ainda nao tive oportuniaddes, por condiçoes financeiras..moro em americana no estado de sao paulo e um dia REALIZAREI MEU SONHO DE CONHECER ESSA LINDA CIDADE....
Por: Ana Patricia de Matos

É uma cidade muito bonita,inclusive ja morei nela é uma cidade ospedeira...
Por: Maria do Rosario

estive nesta cidade e achei muito bonita, o povo é hospitaleiro, visitei a pedra do cordeiro, onde pode se ver e cidade lá de cima, mando abraço ao povo de Belem.
Por: noberto

E se conheço, não há no mundo melhor festa Junina como Belém desde 97 que marco presença na cidade seja no calor ou frio estou lá com amigos e famílias, e disposta a dançar muito Forró.Aos governantes da cidade fica meu conselho nunca deixem acabar o que vocês tem de mais precioso que é o essa festa que acolhem a todos que chegam e que com certeza se despedindo e já pensando em voltar. Para mim Belém sempre será motivo de alegria não só no são pedro e sempre que eu estiver afim de me divertir. a cidade de Belém deixo o meu eterno AMORRRRRRRRRRRR beijinhossssss
Por: Mesange v. silva

Belém, cidade boa der viver. fui criado nesta cidade, que saudades tenho de rever os amigos, do sãoa pedro que é dimais, de se encontrar com todos aos domingos na praça central... hoje moro em Boa vista rr. tenho calma pos sei que logo estarei ai tirando umas ferias e matando minha grande saudade desta cidade maravilhosa.,...
Por: Hisraufre emiliano da costa

Minha min fala q belem e bonita,ela e filha da ir, minha avo foi criada na casa de lurdes cru z, nos nao chegam os, a comhecela, q era alzira, minha m ae e rosario,adora mos ela e mae e amiga,meu pai deu s,levou,mas minha mae e tudo,junto com meus tios, bre ve, iremos comhec er,belem, minha mae fas mas de 20 anos q saiu dair, mainha fala muito do j.pedro,tarcisio meu pai comheceu este senhor,quan do ia a belem,deze jo,tudo de bom aos belenenses,
Por: Allisom pa. Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Belém

Envie seu comentário sobre Belém

banner