Baía da Traição

Baía da Traição-PB
banner

Bem-vindo a Baía da Traição!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Baía da Traição e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Baía da Traição.


A Baía da Traição é um dos locais mais procurados para quem procura tranquilidade e agito ao mesmo tempo no estado da Paraíba. Pois é: a vila que antes era habitada unicamente por pescadores conta com atrativos para todos os públicos: são praias praticamente desérticas, muitas falésias embelezando os arredores das praias, mangues, rios, recifes e até mesmo algumas tribos indígenas.

Uma curiosidade interessante do local: o nome, Baía da Traição, foi dado por conta de uma emboscada que ocorreu contra os primeiros portugueses que tentaram habitar a região, lá no século XVI!

Mesmo com o passar dos anos e desenvolvimento da vila, a Baía da Traição continua extremamente preservada: os cenários extremamente rústicos e um estilo de vida simples e bem típico dos moradores de aldeias ainda habitam a região.

Falando em aldeias, aí está um grande atrativo da região: é possível conhecer uma série delas, como é o caso de Galego, São Francisco, Traçoeira e São Miguel. Para conhecer as aldeias é necessário ir até o Centro de Cultura e Apoio ao Turista e agendar a sua visita.

Certamente a praia com maior infraestrutura para receber os turistas é a mesma praia que dá o nome à vila, ou seja, a praia da Traição. As areias são mais escuras e as águas bem calmas. A região conta com um recife nas proximidades, responsável ainda por abrigar o Farol da Traição.

Para os que procuram por maior agito, um destaque vai para a praia de Tanguá, onde está também a aldeia Galego, habitada pelos índios potiguaras.

A praia de Coqueirinho, por sua vez, conta com muitos coqueiros, com águas bem mansas e com barqueiros para realizar passeios até a Barra de Mamanguape.

Também afastada do centro está a Praia do Forte, com uma vista panorâmica única para a Baía da Traição. A lagoa Encantada, por sua vez, está localizada em Cardonas, um dos grandes atrativos para quem adora vegetação presentada, e águas quase transparentes de tão cristalinas, que ainda permitem o banho. O acesso à lagoa pode ser realizado por meio de trilhas de cerca de uma hora caminhando.

Informações de Baía da Traição

Roteiros do Brasil

Região Turística do Litoral

"Terra do Surf Nordestino"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Um dos municípios mais antigos da Paraíba, foi o primeiro lugar do Estado onde os Europeus fincaram seus pés.
Em 1585 Martim Leitão chegou ao local com 200 homens e encontrou uma feitoria e um forte construído pelos franceses que lá viviam, houve combate entre eles e os Portugueses ganharam. 
Após a vitória dos portugueses, levantaram uma povoação Potiguar e foi distrito de Mamanguape. Seu primeiro nome foi Baía de Acergitibiró. 
Baía da Traição foi elevada a categoria de Freguesia em 1762, em homenagem a São Miguel. 
A independência administrativa foi conquistada por meio da Lei 2.748 de 02 de janeiro 1962 e a instalação oficial do município foi em 18 de novembro do mesmo ano.  

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

02 de Janeiro

Gentílico

baianense ou baiense

População

 

8.007 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O litoral da Baia da Traição é um dos mais belos do nordeste, tendo a configuração de meia-lua, onde se destacam praias sinuosas, falésias multicoloridas, dunas e uma linha de arrecifes, formando um conjunto harmonioso de rara beleza paisagística.

 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Paraibana

Limites

Oceano Atlântico os municípios de Mataraca (21,5 km), Rio Tinto (23 km) e Marcação (13 km).

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

 

77 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

 

Igreja de São Miguel 
 
Construída no século XVI pelos Jesuítas.
 
Ruínas do Forte 
 
Encontram-se canhões trazidos pelos portugueses, localizados na Praia do Forte, em Aldeia Potiguar. 
 
Aldeias: Galego, São Francisco, São Miguel e Tracoeira
 
Locais onde se encontram variado artesanato indígena.
 
Aldeia Cumaru 
 
Pântano de Jacarés. 

Artesanato

É um dos mais bonitos do Estado, nota-se o filé e o bordado labirinto, que se destacam pela sua perfeição. Há poucas décadas, eram famosas as redes tapuaramas, tecidas a mão, que eram de grande aceitação no mercado brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, pela sua beleza e durabilidade. Atualmente, são raras as pessoas que se dedicam a este trabalho artesanal.
Convêm ressaltar o artesanato de carpintaria naval, elaborado por exímios artesãos, considerados os melhores do Nordeste, senão do Brasil. Dentre estes, merece especial destaque o Sr. João Damião de Oliveira – recentemente falecido – considerado o melhor da região, e responsável pela preservação e divulgação do referido artesanato.

Farol


A Baia da Traição tem sua costa protegida por uma linha de arrecifes (“as pedras”) que lhe dá características originais de rara beleza.
Em 1923, foi inaugurado o Farol da Baía da Traição – o segundo da Paraíba – nas proximidades da Feiticeira, com o objetivo de defender as embarcações de possíveis acidentes, junto aos arrecifes existentes naquela praia.
O farol da Traição é uma linda armação de forma quadrangular de concreto armado, cor branca, com uma altitude de 12 metros e um alcance geográfico (luz) de 12 milhas, com lampejo branco de 06 segundos.

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAÍA DA TRAIÇÃO

 

E-mail:

 

Telefones: (83) 3296-1250  

 

Sites:

 

SUB-PREFEITURA:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

 

E-mail:

 

Telefones: (83) 3296-1369

 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

 

HOSPITAIS:

 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 

OUTROS:

 

E-mails e telefones:

 

Sites: http://pt.wikipedia.org

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Baía da Traição

meu pai era natural da cidade de origem indigena.dos 8 aos 12 anos morei aí.inclui-se nas melhores lenbranças da minha infãncia se não as melhores.saudades...tenho planos de visita-la em férias.Cidade maravilhosa ,povo maravilhoso....gostaria de mais informações e contatos
Por: gilvania nogueira dos santos

OLA EU SOU DO RIO DE JANEIRO CONCERTESA AINDA EU IREI CONHECER ESTE LUGAR EU MORO EM PADRE MIGUEL UM ABRAÇO PARA TODOS QUE CURTI ESSE PARAISO VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: NILSON RICARDO DOS REIS

Olá!! Ehh sempre estou visitando a Baia da Traição, adoro esse lugar! só gostaria de saber a programação de fim de ano.. queiria muito a Banda garota Assanhada ai na festa na Baia essa banda e de Campina Grande otima banda... Obrigada!
Por: Uyara

Oláaaaaa.... Passei o Reveillon ai na Baia da Traição na Pousada Alto Astral... Ameiii..! Dona Rosa um amor de pessoa.. acho que vou Carnaval pra la.... Owww... Cidade Booa!!!
Por: Uyara

eu conheço desde pequeno,pois meu avò foi quem controiu a maioria das casas,ele se chama seu braz e tenho muito orgulho de conhecer e de sempre estar porai adora baia,é a melhor praia do mundo....
Por: bruno barbosa

Estive em contato com um cidadão que morou neste local, o qual me relatou as belezas e a tranquilidade desta cidade, espero visitar em 2010. Um forte abraço
Por: emerson jose s rocha

Em breve teremos uma empresa de turismo, criada por indios (em andamento/fase final), afim de desenvolver o turismo sustentável e ecológico da região, para que os visitantes possam conhecer e desfrutar das inúmeras belezas e da história desta terra. Terá sede na cidade de Baia da Traição.
Por: Nathan Galdino da Silva

~moro aqui em são paulo mas sou da aldeia cumaru sempre qui dar faço uma visita ai.essa praia e tudo de bom.
Por: joao joaquim da costa filho

Sim Conheço sim e um lindo lugar Bem Acolhedor goteii muito dai
Por: elyon

tive o prazer de conhecer esse lugar abencoado por DEUS. marcado por caracteristicas tropicais com praias exuberantes ainda habitadas por tribos indigenas os "Potiguaras" algumas ainda resiste a convivencia com o homem branco. tive a sorte de conhecer algmas tribos. aqui deixo toda minha admiracao pela cidade e pelo esse estado q tanto amo.
Por: vivian

genteeeeee falando sério,se vcs querem paraiso,tranquilidade,sossego venha conhecer baía da traição!!!
Por: odenise

AMO ESSA PRAIA. ELA E LINDA; SAUDADES. JA FUI MUITO AI E VOLTAREI NOVAMENTE .O CARNAVAL AI E NOTA 10.
Por: ADRIANA DE SOUZA

Um lugar perfeito para curtir um feriadão, sem esquecer de respeirtar e cuidar da natureza
Por: inez

sou da aldeia cumaru moro aqui em sao paulo mas assim que poço vou air amo essa cidade
Por: joao joaquim da c .f.

Falar da Baía da Traição é um orgulho do paraibano, é uma dos lugares melhores que tem para brincar o carnaval e tbm veraniar.
Por: REGINA CELLI

Terra amada! Sou natural de BT! Atualmente estou morando no Rio de Janeiro, mas estou sempre ligado as noticias da minha terra. Alguem tem que fazer um site só com noticias da baia. Valeu!!!
Por: jackson gomes da silva

NÃO SÓ CONHEÇO, COMO, TENHO CASA DE VERANEIO. É UMA PRAIA DESLUMBRANTE. NA 1ª VEZ QUE FUI EM 1991, ME APAIXONEI PELAS PRAIAS E A VISTA LÁ DE CIMA DA FALÉSIA DA PRAIA DO FORTE É MARAVILHOSA.
Por: janaina porto

NÃO SÓ CONHEÇO, COMO, TENHO CASA DE VERANEIO. É UMA PRAIA DESLUMBRANTE. NA 1ª VEZ QUE FUI EM 1991, ME APAIXONEI PELAS PRAIAS E A VISTA LÁ DE CIMA DA FALÉSIA DA PRAIA DO FORTE É MARAVILHOSA.
Por: janaina porto

ADORO A BAIA DA TRAIÇAO ... CIDADE LINDA , MARAVILHOSA E LIMPA !!! a MELHOR PRAIA DO LITORAL PARAIBANO !!!!! AMO DE PAIXAO
Por: ZIENE

Conheço bastante essa linda cidade...Adoro o carnaval.
Por: PRISCILA ALBUQUERQUE

moro em brasilia e gostaria muito poder conhecer baia da traição, me pareceu muito bonito p fotos
Por: ponte

Baía da Traição é uma cidade linda, não existe cidade que se compare a ela principalmente por causas das praias e dos índios que são os Potiguaras não é porque sou descendente que estou falando isto mais somos bem receptivos, hoje não moro mais na Baía mais pretendo voltar logo, saudades enorme dessa cidade maravilhosa.
Por: Dayane

Adoro a Baia da Traição linda, gosto de sua praias seus artesanatos de sua história, quem não conhece esse lugar lindo precisa conhecer, maravilhosa.
Por: Monica

Amo essa praia!!! Desde pequena frequento Baia da traição,hoje tenho filhos e essa preferencia continua em alta! Baia da traição é tudooooo de bom!
Por: Rosane Almeida

nossa senhora melhor lugar da praiba para passa carnaval é na baia da traição lugar lindo maravilhoso eu fui adorei tudo sou do rio de janeiro pretendo volta lá com a galera do rio.
Por: tatiana coneiçâo de oliveira silva

Estou esperando minha aposentadoria para mudar para Baia da Traição. Isso vai acontecer em 2014.
Por: Sidney Araujo

amo este lugar.Estou morando em Recife perto do mar mas nenhuma praia tem a beleza nativa da baia da traiçao.Saudades.
Por: luciene felipe

Meu Deus, isso é o paraiso. Estive aí 3 vezes. É muito lindo, mas muito lindo mesmo
Por: Oneida rabello

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baía da Traição

Envie seu comentário sobre Baía da Traição

banner