Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Óbidos?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Óbidos

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Tapajós

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Óbidos é uma das cidades paraenses tidas como irmã de Portugal. No continente europeu existe, também, um lugar conhecido como Vila de Óbidos, a 95 km de Lisboa. Além da herança do nome, a cidade de Óbidos do Pará herdou tradições dos colonizadores portugueses. As ruas estreitas e ladeirosas, as mercearias de esquina e os amplos sobrados e casarios que datam do século XVII, XVIII, XIX e XX são alguns dos retratos de Portugal em plena Amazônia. A cidade, está localizada na parte mais estreita e profunda do Rio Amazonas.
As ruas de Óbidos é uma recordação do passado. Cada um de seus monumentos conta um pouco da história da cidade, fundada por volta de 1697. O Forte Pauxis, símbolo da fundação do município, é um desses prédios históricos. Exatamente onde existia uma tribo de índios Pauxis, foi erguido o forte que pode ser avistado por aqueles que chegam de barco à cidade. O ponto era estratégico para a consolidação do domínio português na Amazônia, pois é ali a parte mais estreita do Rio Amazonas (1,8 km) e mais profunda também (cerca de 75 m).
A partir da construção do forte, qualquer embarcação que por lá passasse era intimada a parar, para a cobrança do dízimo, devido à Coroa Real Portuguesa. Do Forte Pauxis é possível ainda avistar a Serra da Escama, onde foi erguida a Fortaleza Gurjão, construída para guarnecer e defender a região dos invasores. Além do fator histórico, a serra, com sua floresta ainda intocada, é uma excelente opção para os amantes de aventura.
Outro importante símbolo de valor histórico para o município é o Quartel do Exército onde serviu o tenente, Leônidas Cardoso, pai do ex-presidente, Fernado Henrique Cardoso, após o movimento do Tenentismo.  Sua construção em 1909 e foi tombada em 1998 pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
A Igreja de Nossa Senhora de Sant´Ana é outro marco da colonização religiosa portuguesa em Óbidos. Por influência dos religiosos dos Capuchos da Piedade, irmandade vinda da cidade do Porto para catequizar os índios Pauxis, a santa foi escolhida como protetora da região e para ela foi erguida uma igreja em fevereiro de 1827. Também para homenageá-la é realizado, todos os anos, no segundo domingo do mês de julho, o Círio de Sant´Ana. O evento reúne centenas de romeiros da cidade e de municípios vizinhos.
A Capela do Bom Jesus, erguida na parte mais alta da cidade, nasceu de uma promessa dos obidenses e foi testemunha de um dos episódios históricos mais importantes da Amazônia: a Cabanagem, movimento ocorrido entre 1831 e 1840, deixando milhares de mortos. Os cabanos chegaram na cidade depois de tomar Santarém, Monte Alegre e Alenquer, cidades vizinhas ao município. Em Óbidos, eles tiveram permissão de desembarcar depois de se anunciarem como amigos, porém, na calada da noite, tomaram o Forte e se apossaram de armas. Houve saques e assassinatos. Sob o comando do Padre Raimundo Sanches de Brito e de seu irmão, também religioso, Antônio Manuel Sanches de Brito, os rebeldes foram expulsos. Como promessa, os obidenses decidiram erguer a capela para que a cidade fosse poupada de novos ataques cabanos.
Os casarios no estilo português, também estão no histórico da cidade, alguns localizados nas esquinas, servem de comércio, outros mantidos como residências. Por causa de suas edificações de origem lusitana, a região é considerada a mais aportuguesada na linha do Equador.
A história de Óbidos está nas ruas, em painéis espalhados por prédios históricos. É o Museu Contextual, uma idéia da Secretaria Executiva de Cultura do Estado, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Pará. Na fachada dos principais monumentos da cidade há um painel com informações que narram a importância de cada um deles. São relatos sobre a construção, os proprietários e seus moradores, além de outros fatos relevantes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Março

Gentílico

obidense

População

49.254 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município histórico e porto fluvial da margem esquerda do Rio Amazonas, Óbidos está localizado na chamada Garganta do Rio Amazonas, local onde o Rio se estreita (1.500m) e se aprofunda (93m). POssui razoável infra-estrutura e um grande potencial para o turismo. O núcleo urbano está plantado sobre uma colina, local onde foram construidas duas fortalezas para proteger o interior da Amazônia. Em Óbidos saboreia-se o Tucunaré, peixe típico da regiãi, que é feito das mais diferentes maneiras. A base da economia local é a fibra de juta, a castanha-do-pará e a pesca. A Cidade possui um porto fluvial onde atracam grandes navios para o escoamento da produção da região. Sua padroeira é NOssa Senhora de SantAna

Clima 

Equatorial, quente e úmido

Temperatura Média

27,9° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belém: Transporte aéreo, com duração média de 3 horas e escala em Macapá

Localização

Município do Baixo Amazonas no Estado do Pará

Limites

Alenquer, Almerim, Oriximiná, Juruti, Santarém e Suriname (Guiana Holandesa)

Acesso Rodoviário

 
 
Distâncias:

Da Capital:

780 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As principais atrações locais são as construções do século XVII, destacando-se o Forte Pauxís (1697) restaurado e a Fortaleza Gurjão que se encontra em ruínas; também tem centenas de construção antigas residenciais e comerciais de arquitetura colonial portuguesa no centro da cidade, Óbidos é conhecida como a mais portuguesa das cidades do estado do Pará; outras atrações são os igarapés de águas cristalinas como Curuçambá e a pesca esportiva no Mamaurú.
Atualmente Óbidos tem como seu principal evento turístico o carnaval, a festa dura mais de uma semana, e é conhecida como Carnapauxis; a cada ano tem crescido de forma espetacular com blocos organizados que saem as ruas com mais de 10 mil foliões, saiba mais clicando no link Carnapauxis.

Principais Pontos Turísticos

Casarões do Porto

Contruções do séc. XIX

Forte Pauxís/ Forte de Óbidos

Construção de 1697, encontra-se restaurado. Oferece vista panorâmica do Rio Amazonas
Localização: Praça Coracy Nunes

Fortaleza Gurjão

Construção do séc.XVII, encontra-se em ruínas.
Localização: Alto da Serra da Escama

Quartel da Cidade

Contrução de 1909

Antiga Casa do Major José da Gama Bentes

Construção de 1870, atualmente abriga a Prefeitura Municipal de Óbidos
Localização: Rua Deputado Raimundo Chaves

Câmara Municipal de Óbidos

Construção do século XVLL, era uma residência particular.
Localização: Rua Deputado Raimundo Chaves

Igreja Matriz de Óbidos

Construção de 1827

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÓBIDOS

E-mail:

Telefones: (93) 3547-3044 

Sites: http://www.obidos.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: cartorioferreiraobidos@hotmail.com

Telefones: (93) 3547-1308

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opçőes de hotéis em Óbidos e pousadas em Óbidos para visitar Óbidos.

Promova a cidade de Óbidos no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!