Melgaço

Melgaço-PA
banner

Bem-vindo a Melgaço!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Melgaço, informações e fotos da maravilhosa Melgaço. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Melgaço, recomendadas por internautas.

A cidade de Melgaço, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 12m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.019 habitantes. A área total de Melgaço é de 6.804,6km², e sua densidade demográfica é de 2,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Melgaço-PA é 68490-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Melgaço

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a divisão, a Província do Pará, em Termos e Comarcas, em 1833, nas sessões do Conselho do Governo de 10 a 17 de maio, a vila de Melgaço constituiu Termo de mesmo nome, lhe pertencendo os territórios da vila de Portel, rebaixada para freguesia e aumentando, a jurisdição e a extensão do Município. Nessa ocasião, Melgaço era formado, também, por áreas de Breves.
Em 1843, Portel foi restaurado como vila, pela Lei nº 110, de 25 de setembro, Melgaço perdeu o território daquele município. Com a Resolução nº 200, de 25 de outubro de 1851, perdeu o predicamento de vila e passou a fazer parte da freguesia dos Breves, que havia recebido categoria de vila. Porém, o município não foi extinto, de fato, o que aconteceu com a suspensão da Comarca, em 1854.
Até a restauração do Município, em 1856, por meio da Lei nº 280, de 29 de agosto, Melgaço permaneceu como capela da freguesia dos Breves, sendo instalado em 12 de outubro de 1857. O Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, incorporou Melgaço aos territórios de Curralinho e Breves. O Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, Melgaço foi incorporado a Portel.
Em 1931, pelo Decreto nº 399, de 20 de junho, Melgaço, como integrante de Portel, junto com Curralinho, é anexado a Breves, situação que permaneceu mesmo quando Portel foi desanexado de Breves, em 1933. Em 31 de outubro de 1938, com o Decreto-Lei nº 3.131, que fixou a divisão territorial do Estado, Melgaço constava como distrito de Portel.
Na divisão territorial, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, que determinou a divisão territorial para o período 1944-1948, Melgaço ainda permaneceu como distrito de Portel, juntamente com o distrito-sede. O município restabeleceu sua autonomia pela Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961. Além do distrito-sede, o Município possui, atualmente, o distrito de Areias. 

Significado do Nome

A fundação da aldeia de Maricuru, também chamada Guaricuru e Aricuru, pelo Padre Antônio Vieira, em data posterior a 1653, deve-se à existência de Melgaço. Com a expulsão dos jesuítas, a aldeia foi elevada à condição de vila, pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, por ocasião da viagem que fez ao rio Negro, no dia 23 de janeiro de 1758, com o nome de Melgaço, de origem portuguesa.

Aniversário da Cidade

11 de Novembro 

Gentílico

melgacense

População

24.789 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Melgaço é uma cidade muito bonita com gente humilde e trabalhadora.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Marajó 

Limites

Portel, Breves, Bagre, Gurupá e Porto de Moz.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

248 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Científica Ferreira Pena

Está localizada na zona rural de Melgaço, em um rio denominado Curuá, afluente do rio Caxiuanã.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Festival de Quadrilhas
 
 Julho

- Festival de Verão 

 Agosto

- Festival de Folclore
 
 Setembro

- Festividade de São Miguel Arcanjo (Padroeiro) 

 Novermbro
 
- Semana da Arte  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA UNICIPAL DE MELGAÇO

E-mail:

Telefones:  (91) 3637-1228

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3637-1121

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Melgaço

Moro no cidade de Luziania no entorno de Brasilia, sou filho dessa linda cidade,se eu for falar tudo o que tem bom e lindo em melgaço,vou passar muito tempo falando por isso vou resumir,a belza natural da região,o povo é muito hospitaleiro e o nosso maior patimonio que é a floresta Nacional de caixiuanã,ou seja melgaço é maximo
Por: Miguel Farias de Lima

vivo em Melgaço, sou professor de geografia e estou no lugar a 17 anos, Melgaço é uma cidade muito bela, sua natureza é fantástica e tem um povo maravilhoso, nossa cultura é afroindígena e temos uma grande riquesa histórica como a Igreja Matriz construido no século XVII, o semitério que guarda as sepulturas dos intendentes portugueses que dominaram a regiao e um grande sítio arqueológico que retrata a existencia dos indígenas pre-colombianos e os nheengaíbas encontrados pelo Pe. Antonio Vieira durante o processo de colonização religiosa da Amazônia.
Por: Helio Pena Baia

tenho um amigo q mora em melgaço,não conheço a cidade ,mas tenho curiosidade de conhecer,talvez nas minhas ferias eu apareça por lá.e mato a saudade deste velho amigo
Por: luciana peixoto

Melgaço cidade maravilhosa!!!!!! de bons amigos ! sempre acolhedore de pessoas amadas. sempre Melgaço Pará
Por: Jerffeson Santos de Souza

Estive em Melgaço para dar aula como professor da FACETE, e fiquei maravilhado com a hospitalidade desse povo, quem sabe um dia a gente volte a se encontrar, Um grande abraço a todos!
Por: Ocimar Dias dos Santos

melgaço terra querida foi deus que ti fez linda mavilhosa tu e minha vida meu sonho.eu jamais fou de exqueçe eu sou filho desa terra sou melgaçemse de coraçao tiamor muito melgaço
Por: vlinglesse alves andrade

Melgaço é uma cidade que nunca irei esquecer,pois foi la que começei a ver as coisas mais bela que tem na face desta terra. Melgaço a cidade mais linda do etado do pará.
Por: Adriel ferreira de sousa

Sou professro de Geografia, no Fundamental e Médio. Nasci aqui etenho rewenciado o crescimento urbano que esta cidade passou após a década de 9o do séc. passado e mais a partir do ano 2005. É o lugar ideal par quem procura sossego; as pessoas são alegres e para curtir uma boa festa temos o Espaço de Eventos Culturais Canto Amazônico. Há uma pequena praia na frente da cidade, boa para tomar banho e curitr o sol
Por: Manoel Moreira

Acredito que não tem adjetivos para caracterizar esta cidade que tem na beleza de seu povo e de sua cultura suas características mais proeminentes. Quem visita Melgaço, sempre volta, principalmente na festividade de São Miguel Arcanjo em setembro, pois nesse período nossa querida cidade atrai uma grande multidão de várias cidades do Pará e do Brasil. O grande patrimônio de Melgaço é seu povo hospitaleiro, amigo e generoso. Além disso, temos um grande patrimônio cultural que remontam do período colonial. Ademais, você se diverte a noite toda sem se preoupar com problemas de violência. Por tudo isso, amo imensamente esta simples e pacata cidade.
Por: LINO SILVA DE SOUZA

Meu nome é Lino Silva de Souza, sou formado em História, moro em Melgaço desde que nasci. Quem visita esta simples e pacata cidade, sempre volta para rever os amigos e, os que passam algum tempo nunca mais vão embora. As vezes, tem pessoas que criticam ou falam mal de nossa cidade, pois nao conhecem a verdadeira historia do seu povo, sofrido e lutador que apesar de todas as dificuldades nao desiste de lutar pelos seus sonhos e ideais.
Por: Lino Silva de Souza

bem aventureiro!!!!!!!!!!!!!!!! bem divertido---- beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssss melgaço-pará!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: ANA PAULA

Estou em Melgaço desdde meu nascimento, quando criança sentia votande de deixá-la, contundo crescir e hoje não consigo me imaginar morando distante desse lindo lugar. Os rios, a floresta, os pássaros, o anoitecer e o amanhecer, são vistas incasáveis de serem admiradas, que juntamente com a tranquilidade em suas ruas, de seus moradores, é um lugar ideal para quem gosta de viver em constante contato com a natureza. Aos finais de semana, a Praia do Jambeiro proporciona a seus visitantes um gostoso banho em suas águas límpidas e cristalinas.
Por: Lucinaldo Ribeiro Moreira

olá, me chamo Jerusa, nasci e cresci nessa linda cidade.Tenho orgulho por ser minha cidade natal e pelas pessoas humildes, talentosas que moram lá e que também fazem parte da minha história,orgulho pelo colégio Tancredo Neves no qual estudei e pela beleza que ela tem.Melgaço é pequena,mas tem coração de mãe.Visite-nos ! ela é inesquecível.
Por: ´Jerusa M. Fernandes

melgaço, nao tenho palavras para dizer o que sinto por melgaço, é inesplicavel.melgaço é a dádiva do marajó.o povo de melgaço é o mais feliz, simpatico, acolhedor e criativo do pará.uma cidade que quando vc chega, nao quer mais voltar, terra de um povo forte, guerreiro e hospitaleiro, dignos de morar neste chao.denominada a "cidade floresta".uma cidade onde canta os japiins, onde nasce o sol na ilha da maracanã todos os dias, um horizote fantastico e espetacular.um lugar em que a vida parece ser longa e eterna.melgaço é inesquecivel, é linda e maravilhosa, me orgulho de melgaço, tenho muito orgulho de dizer que melgaço é a turquesa do pará.como cantou francisco de oliveira souza por isso melgaço aceite; nosso amor e respeito profundo; que de teus filhos o conceito te faço; o municipio mais nobre do mundo. tiamo melgaço!minha terra querida!
Por: wacsom de souza alves

Sou professor de biologia, atuo no ensino fundamental. Hoje, inspiro um dos ares mais puro do imenso pará. pois Vivo cercado pelos mais isuberantes ecossistemas do estado, onde, apesar da grande exploração desordenada da fauna e flora, ainda é possivel desfrutar de uma das mais lindas paisagem florestal do arquipélago do marajó;sem se falar da grande hospitalidade oferecida pelos fatores fisicos e biológico desta linda cidade floresta denominada Melgaço.
Por: Gedielson Brasil da Silva

conheci a cidade de melgaço no ano de 2003 quando fui destacado para trabalhar no município. no início achei que não me acostumaria nem a trabalhar na localidade por achar muito pacata, mas com o passar do tempo, além de conhecer melhor o local fiz várias amizades muito importantes para mim e que fez com que eu me apaixonasse pela cidade e decidisse morar nesta cidade tão maravilhosa. hoje tenho família constituida e casa no local onde vivo dentro da mais completa tranquilidade, já que a cidade oferece esse benefício tão difícil nos dias de hoje para os visitantes que conhecem a cidade, além de que a poluição é quase zero, a alimentação é sadia. pois podemos comprar alimentos frescos no dia-a-dia, sem falar na hospitalidade, nos serviços, nas festividades, e no festival de verão no mês de julho, onde acontecem várias programações durante o mês, onde os visitantes podem se divertir com total segurança. e no mês de setembro acontece a festividade do padroeiro da cidade SÃO MIGUEL ARCANJO. hoje já me considero e me sinto um cidadão Melgacense. QUEM TIVER VONTADE DE CONHECER MELGAÇO, NÃO PENSE DUAS VEZES, VOE NÃO VAI SE ARREPENDDER, ISSO EU GARANTO.
Por: CARLOS ALBERTO DOMINGUES DAS MERCÊS NETO

Melgaço,cidade morena,alegre,onde ainda se pode viver feliz longe dos problemas do mundo globalizado.Nosso povo é lutador e acolhedor sempre objetiva os valores humanos antes de tudo;nossa cultura,assim como a do resto do estado é rica,colorida e diversificada-nasci e morrerei neste paraíso natural do meu marajó...bjos.
Por: jefferson de souza pacheco

E mais uma vez estou eu aqui para expressa minha admiração por esta linda cidade de Megaço. Agora estamos quase todos de férias, é o XIX Festival de Verão, realizado na Praia do Jambeiro. Assim, principalmente, aos finais de semana somos atraidos pelas belezas desse lugar, pois é ideal para um o´timo e gostoso banho, acompanhado de um chopp e um peixe frito com feijão e um pouquinho de tucupi com pimenta. Ésimplesmente maravilhoso. E pra quem gosta de música como eu há também shows com bandas tocando ao vivo. É demais, e você aí que está lendo este texto pode vir e verás que é exatamente do jeito que estou descrevendo. Portanto, até qualquer dia na Praia do Jambeiro.
Por: LUCINALDO RIBEIRO MOREIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Melgaço
Fundação:
1961
Altitude:
12m
População:
16.019 habitantes
Área:
6.804,6km²
Densidade Demográfica:
2,35hab/km²
CEP:
68490-000

Envie seu comentário sobre Melgaço