Jacareacanga

Jacareacanga-PA
banner

Bem-vindo a Jacareacanga!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jacareacanga, fotos, informações, os principais hotéis de Jacareacanga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jacareacanga, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 70m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.776 habitantes. A área total de Jacareacanga é de 53.531,5km², e sua densidade demográfica é de 0,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jacareacanga-PA é 68195-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jacareacanga

Roteiros do Brasil

Região


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A emancipação política do Município de Jacareacanga decorreu como resultado de um longo processo de mobilização dos oradores, concretizando uma antiga aspiração da comunidade que tinha um anseio muito grande no atendimento de suas necessidades básicas.
A ascensão de Jacareacanga à categoria de Município, correspondeu as expectativas de promover o desenvolvimento daquela localidade. Segundo depoimento de líderes locais, o sentimento de separação foi se tornando algo bastante visível, considerando as condições de isolamento que aquela região estava submetida e, principalmente, a ausência de administração local, fazendo crescer a insatisfação e pressão popular em busca da autonomia político-administrativa. Ressalte-se que as distâncias consideráveis em relação ao Município-Mãe (Itaituba) colocavam dificuldades na resolução dos problemas, além da interferência política desfavorável ao desenvolvimento de Jacareacanga.
O processo de emancipação contou com a participação do vereador de Itaituba Luiz Fernando Sadek dos Santos, que conjuntamente com antigos moradores, começaram a discutir amplamente a questão com vários segmentos da população, culminando com a criação da comissão pró-emancipação política do distrito municipal de Jacareacanga. Sob a presidência de Sebastião Lopes Pimenta, a referida comissão estabeleceu uma programação visando prestar esclarecimentos sobre o andamento do processo, no sentido de aprofundar uma reflexão sobre a importância da participação popular, tendo em vista o referendum (plebiscito) e, posteriormente, a escolha da representação política, através de eleições municipais.
Juntamente com a ata de criação da comissão pró-emancipação e um abaixo-assinado com 150 assinaturas de eleitores residentes na área, o Deputado Vilson Schuber dirigiu representação à Assembléia Legislativa, solicitando pedido de emancipação da vila de Jacareacanga, processando-se em seguida as formalidades legais pela Comissão de Divisão Administrativa, presidida pelo Deputado Nicias Ribeiro, também relator do processo, que ao final, julgou procedente o pleito em questão, na medida em que preenchia os requisitos exigidos pela lei, requerendo que a Assembléia Legislativa autorizasse a realização do plebiscito.
Realizado no dia 28 de abril de 1991, a manifestação popular registrou um comparecimento de mais de 70% dos eleitores aptos para votar, sendo favoráveis à emancipação 98% desse total, atendendo o dispositivo constitucional, previsto no artigo 19 da lei complementar estadual nº 001/90, de 18 de janeiro de 1990.
Através da Lei Estadual nº 5.591, de 13 de dezembro de 1991, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado, ficou criado oficialmente o Município de Jacareacanga. No dia 3 de outubro de 1992, Rauliem de Oliveira Queiroz, foi eleito o primeiro Prefeito do Município de Jacareacanga.
Cerca de 60% do Município de Jacareacanga encontra-se delimitado por áreas indígenas, através dos grupos Sai Cinza, Mundurucânia, Kayabi e Munduruku. É importante salientar que os índios tiveram influência marcante na história do Município de Jacareacanga.
O Município de Jacareacanga possui além do distrito sede, vários núcleos populacionais de expressão: São José, Porto Rico, Sai Cinza< Mamãe Anã, São Martinho, Primavera e Missão Cururu. 

Significado do Nome

Seu nome é proveniente da língua tupi e significa "cabeça de jacaré", através da junção dos termos îakaré ("jacaré") e akanga ("cabeça")

Aniversário da Cidade

13 de Dezembro

Gentílico


População

14.040 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Paraense

Limites

Itaituba, Novo Progresso, Apiacás e Maués

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

1.154 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA

E-mail:

Telefones: (93) 3542-1390

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (93) 3542-1123

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jacareacanga

infelizmente não conheço, mas gostaria muito de conhecer, pois tenho um tio nessa cidade inclusive ja foi vereador algumas vezes, conhecido como Dico, o nome é Raimundo Bernardo da Fonseca, mas também não conheço meu tio, quem conhece é meu irmão Juvenal, pois ele já morou aí. Gostaria de saber alguma notícia do meu tio e da cidade tbm. Um abraço a todos que receberem o meu email.
Por: Inez Fonseca Rodrigues

jacreacanga tem aproximadamente 8.000 indios da etinia munduruku e uma base ´´´aera emuintas belezas naturais venha conhecer jacareacanga
Por: Antonio Raimundo

estive ai nesta cidade em 1980 estava no quartel eu fiquei morando ai no aeroporto conheci muitas gente boa ai comi muitas macaxeiras ai conheci o seu ze comevivo um garimpeiro nao me recordo muito das pessoas faz muito tempo de umaita ate ai demoramos 5dias tenho muitas saudades do povo dai hoje acidade esta mais bonita um abçao para todo povo de jacare acanga
Por: Alirio de oliveira

Oi! sou de Itatituba-PA E gostaria de pedir a vcs mais fotos da cidade e tbm fotos das igrejas evangelicas q há.. bjsjsjs ate mais :)
Por: Josiene Ferreira Pacheco

ja morei e trabalhei em jacareacanga, e uma cidade pequena mais muito tranquila,tenho muitas saudades de jacareacanga, é um lugar maravilhoso
Por: bruno sousa lima

Mesmo sendo uma cidade pequena, onde brancos e indios convivem harmoniosamente, Jacareacanga reúne o que há de melhor nas pessoas em meio a belezas naturtais belissimas, como praias, pescas, faiscagem de ouro além da riquissima cultura dos Munduruku os caçadores de cabeças de antigamente que deixa um rastro de belas historias de suas vidas adornarem nossas imaginações. Vale muito a pena conhecer Jacareacanga - A Esmeraldo do Tapajós
Por: Walter Tertulino

morei em jacaré acanga e trabalhei muito tempo em uma oficina de carro onde saie p/ o mundo mas elevado gostei do lugar sinto saudades do povo acolhedor.
Por: orismar cardoso costa

Eu sou de Santarém , mais já moro há 11 anos em Jacareacanga, trabalho como Enfermeira e assim que me formei fui trabalhar lá. È um minucipio cheio de riquezas naturais e pessoas muito hospitaleiras. Vale apena conhecer.
Por: DANIELLY RIBEIRO

Servi como sargento meteorologista neste destacamento em 1970, não tinha absolutamente nada alem de uma vila de garimpeiros. Recebemos naquela época os primeiros agrimensores e picadeiros para darem inicio a transamazonica. Na sala do aeroporto fiz um desenho do simbolo da FAB (uma asa) não sei se ainda exite. gostaria muito de reve-la. Nadei muito naqueles igarapés. sinto Muita saudades
Por: josé santelmo de oliveira

Trabalhei em Jacaréacanga, é um encanto quem conheci já mais esqueci.Sinto-me previlégiada por ter conhecido não só a cidade mais outras localidades nesse municipio maravilhoso.
Por: Fátima de jesus Barbosa

Trabalhei em Jacaréacanga, é um encanto quem conheci já mais esqueci.Sinto-me previlégiada por ter conhecido não só a cidade mais outras localidades nesse municipio maravilhoso.
Por: Fátima de jesus Barbosa

Nosa idos de 1972, Jacareacanga me recebeu como quem recebe de volta um ente querido que um dia partiu. Naquele tempo t udo era muito difícil. Despreparado para enfrentar os desafios da Tr transamazônica, sobrevivi graças ao coração enorme e o espírito hospitaleiro desse povo. Apesar das dificuldades, fui muito feliz em Jacareacanga. Hoje sinto saudades e sonho um dia aí voltar para rever os amigos. Um grande abaraço. Gandhi
Por: Gandhi Soares

Sou um cidadão privilegiado por que morei em Jacareacanga, fiz parte da história do municipio na 1º pleitp de Raulien Queiroz, fui o Sec. de Finanças e tenho o meu nome na música do hino oficial do municipio. A canção de Jacareacanga foi escrita por mim e o Panelada Preto. A saudade é grande, hoje estou distante mas no meu coração tem um pouco deste povo acolhedor, a cidade cresceu está bonita e muito em breve confiando no poder de Deus irei abraça-los os varios amigos que deixei, sempre lembro das pescarias que faziamos com Cesar, Ednaldo, Vandelmo e Sr, Pedro da Maria Emilia. Vou parar por aqui, breve estaréi com o Sr. Zeca tocando o nosso violão. Saudadesssssssss.
Por: Jeová da Hora

Eu conheço muito bem esta cidade, morei um tempão aí, a minha família todinho moram perto dessta cidade. Obrigado pela atenção! Bom dia ok!!
Por: Dinacildo Kirixi Munduruku

eu sou de jacareacanja mais moro 10 anos em santarem tenho orgulhor da minha cidade natal jag
Por: fabio teles cordeiro

olá pessoa eu já visitei é um lugar , todos gostaria de conhecer maravilhoso..
Por: kenedy

e com muito orgulho que deixo essa mensagen,pois foi onde nasci e passei alguns momentos bons da minha vida ,por isso desejo um feliz natal e um prospero ano novo, p/todos
Por: detimar cardoso do nascimento

Eu moro aqui des de quand eu nasci,bom aqui é muito legal pra quem gosta de descansar,tem praias,tem garapés,é bom saia com os familiares..Eu gosto muito da qui eu fui p stm pra itb,pro apuí mas meu cantinhi memso é aqui sou filha da qui sou jacareacanguense com orgulho,sou feliz d+
Por: Irene Cristine

Sou de Itaituba -pa e morei seis meses em jacareacanga, logo no inicio nao gostei da ideia so que depois que conheci o povo de jacare, me animei e um povo hospitaleiro e muito amigo,o tempo que vivi lá foi muito satisfatorio afinal,a mulher que me apaixonei(Lidyonete Lemos) e de jcr e estamos noivos e em breve nus casaremos, sou muito grato a Deus e a jacareacanga por essa fase nas nossas vidas... visite jacareacanga vc vai gostar . ANDRE MENDES ITAITUBA-PA
Por: andre mendes

jacareacanga é uma cidade de multiplas variedades e valores,é um dos municipio q o seu maior destaque na epoca ainda no inicio de sua criação foi na area garimpeira mesmo pq até hj ainda predomina ,claro que com menos intensidade.hj nos encontramos em um novo tempo o da sociedade,da inclusão social,da parceria entre governos:municipio e estado,na verdade estamos tds nacionalmente agregado a atualidade em aspectos diversos,o municipio hj a sua mior fonte garantida e participativa é do governo municipal.venha vc tbm conhecer essa cidade q é rica em diversas culturas a qual predomina é a indigena,somos um só povo p sermos amigos d tds e conviver em uma só harmonia.faça uma visita vc tbm em nossas comunidades e aldeias de nosso municipio q serás tds m b recepcionados c boas vindas.sou natural de jacareacanga e amo essa cidade!a tds jacareacanguenses e visitantes muitas felicidades hj e sempre!
Por: gerley silva

conheco jacareacanga minha terra natal,quando estava em manaus ia por la ,e uma cidade especial para mim ;vai demorar um pouco ir a minha cidade por que tou morando na costa rica na cidade de aljuela,+ quando for ao brasil irei a minha cidade querida.valeu!
Por: idalecio freire braga filho

as fotos da cidade, chamam bastante atencão.pelas pisagens,e a cultura dos mesmos.
Por: josimario

ja visitei,minha familia se mudarão pra jca a uns 5anos atraz.e no final do ano estarei viajando para visita-los.
Por: josimario

Jacareacanga tem as mais belas praias do oeste do Pará as margens do Rio Tapajós nasceu nosso rincão a pricesa que é orgulho de todos nós.
Por: Vera

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jacareacanga
Fundação:
1993
Altitude:
70m
População:
22.776 habitantes
Área:
53.531,5km²
Densidade Demográfica:
0,43hab/km²
CEP:
68195-000

Envie seu comentário sobre Jacareacanga

banner