Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Jacareacanga?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Jacareacanga

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A emancipação política do Município de Jacareacanga decorreu como resultado de um longo processo de mobilização dos oradores, concretizando uma antiga aspiração da comunidade que tinha um anseio muito grande no atendimento de suas necessidades básicas.
A ascensão de Jacareacanga à categoria de Município, correspondeu as expectativas de promover o desenvolvimento daquela localidade. Segundo depoimento de líderes locais, o sentimento de separação foi se tornando algo bastante visível, considerando as condições de isolamento que aquela região estava submetida e, principalmente, a ausência de administração local, fazendo crescer a insatisfação e pressão popular em busca da autonomia político-administrativa. Ressalte-se que as distâncias consideráveis em relação ao Município-Mãe (Itaituba) colocavam dificuldades na resolução dos problemas, além da interferência política desfavorável ao desenvolvimento de Jacareacanga.
O processo de emancipação contou com a participação do vereador de Itaituba Luiz Fernando Sadek dos Santos, que conjuntamente com antigos moradores, começaram a discutir amplamente a questão com vários segmentos da população, culminando com a criação da comissão pró-emancipação política do distrito municipal de Jacareacanga. Sob a presidência de Sebastião Lopes Pimenta, a referida comissão estabeleceu uma programação visando prestar esclarecimentos sobre o andamento do processo, no sentido de aprofundar uma reflexão sobre a importância da participação popular, tendo em vista o referendum (plebiscito) e, posteriormente, a escolha da representação política, através de eleições municipais.
Juntamente com a ata de criação da comissão pró-emancipação e um abaixo-assinado com 150 assinaturas de eleitores residentes na área, o Deputado Vilson Schuber dirigiu representação à Assembléia Legislativa, solicitando pedido de emancipação da vila de Jacareacanga, processando-se em seguida as formalidades legais pela Comissão de Divisão Administrativa, presidida pelo Deputado Nicias Ribeiro, também relator do processo, que ao final, julgou procedente o pleito em questão, na medida em que preenchia os requisitos exigidos pela lei, requerendo que a Assembléia Legislativa autorizasse a realização do plebiscito.
Realizado no dia 28 de abril de 1991, a manifestação popular registrou um comparecimento de mais de 70% dos eleitores aptos para votar, sendo favoráveis à emancipação 98% desse total, atendendo o dispositivo constitucional, previsto no artigo 19 da lei complementar estadual nº 001/90, de 18 de janeiro de 1990.
Através da Lei Estadual nº 5.591, de 13 de dezembro de 1991, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado, ficou criado oficialmente o Município de Jacareacanga. No dia 3 de outubro de 1992, Rauliem de Oliveira Queiroz, foi eleito o primeiro Prefeito do Município de Jacareacanga.
Cerca de 60% do Município de Jacareacanga encontra-se delimitado por áreas indígenas, através dos grupos Sai Cinza, Mundurucânia, Kayabi e Munduruku. É importante salientar que os índios tiveram influência marcante na história do Município de Jacareacanga.
O Município de Jacareacanga possui além do distrito sede, vários núcleos populacionais de expressão: São José, Porto Rico, Sai Cinza< Mamãe Anã, São Martinho, Primavera e Missão Cururu. 

Significado do Nome

Seu nome é proveniente da língua tupi e significa "cabeça de jacaré", através da junção dos termos îakaré ("jacaré") e akanga ("cabeça")

Aniversário da Cidade

13 de Dezembro

Gentílico


População

14.040 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Paraense

Limites

Itaituba, Novo Progresso, Apiacás e Maués

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

1.154 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA

E-mail:

Telefones: (93) 3542-1390

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: silsadeck@hotmail.com

Telefones: (93) 3542-1123

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Jacareacanga e pousadas em Jacareacanga para visitar Jacareacanga.

Promova a cidade de Jacareacanga no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!