Itupiranga

Itupiranga-PA
banner

Bem-vindo a Itupiranga!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itupiranga, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itupiranga, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 89m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.539 habitantes. A área total de Itupiranga é de 7.914,6km², e sua densidade demográfica é de 3,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itupiranga-PA é 68580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itupiranga

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município se originou da povoação de Lago Vermelho, fundada por volta de 1896, por extratores de caucho, vindos do Estado de Goiás. Inicialmente, pertencia ao município de Baião. Em 1915, foi desanexado, passando a fazer parte do novo Município de Marabá. Com a Lei nº 8, de 31 de outubro de 1935, Itupiranga apresentou-se como distrito de Marabá.
No Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabeleceu a divisão territorial do Estado, a vigorar no quinquênio 1939-1943, Itupiranga continuou a fazer parte de Marabá como distrito. A mesma divisão continuou para o quinquênio 1944-1948, fixada pelo Decreto-Lei nº 4.505, de dezembro de 1943.
Em 31 de dezembro de 1947, por meio da Lei nº 62, os distritos de Itupiranga e Jacundá foram desanexados de Marabá para formarem o Município de Itupiranga, instalado em 14 de julho de 1948.
Gentil Bittencourt Cohen foi eleito como primeiro prefeito do Município. Com o disposto na Lei nº 158, de 31 de dezembro de 1948, era formado dos distritos de Itupiranga e Jacundá. Em 29 de dezembro de 1961, pela Lei nº 2.460, Jacundá foi elevado à categoria de Município, sendo, portanto, seu território desanexado de Itupiranga. Atualmente, Itupiranga é constituído somente do distrito-sede.

Significado do Nome

O nome Itupiranga é de origem tupi, significa Lago Vermelho ou Cachoeira Vermelha.

Aniversário da Cidade

14 de julho 

Gentílico

itupiranguense

População

51.258 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Localiza-se a uma latitude 05º0805 sul e a uma longitude 49º1936 oeste, estando a uma altitude de 89 metros. Sua população estimada em 2004 era de 60 814 habitantes.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste Paraense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

418 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril

- Festival do Peixe - Um realização da Prefeitura Municipal e Colônia Z44

- Leilão Comercial - Realização de JC Leilões

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUPIRANGA

E-mail:

Telefones: (94) 3333-1109

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (94) 3333-1132

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itupiranga

oi sou conselheiro tutelar de Imperatriz-ma quero o telefone do conselho tutelar da cidade de vcs Ok, brigado
Por: Frederico

Tive a oportunidade e o prazer de conhecer essa perola chamada Itupiranga e fiquei apaixonado pela sua diversidade, espero no próximo ano e de preferência de férias retornar e levar comingo alguns amigos aqui do Rio de Janeiro.
Por: Willian de Torso

Essa cidade é linda!!! Passei minha infância lá;vivi momentos marcantes que levo comigo até hoje;Suas ruas,praças,vilas e praias fizeram parte da minha vida.E é sempro bom retornar á esse lugar.
Por: odilene Arantes

Olá! Me criei em Itupiranga e amo esta cidade, hj não estou mais residindo lá, mais procuro estar informada sobre minha cidade, encontrei aqui as fotos da maravilhosa praia do Macaco! Onde ja me diverti muito e tem um pôr do Sol lindo! É concertesa uma otima cidade para curti as férias...
Por: Erica

É uma cidade muito boa e tem suas caracteristicas marcantes, como visitar a praia do macaco em julho é tudo de bom!!!
Por: Lenice Vasconcelo da Silva

Eu amo minha cidade de coração; venha conheser tambem nossa linda cidade,estamos esperamdo vcs.
Por: Anny kellys dos Santos Araujo.

bom,eu já morei ai e confesso eis um lugar maravilho para se curti umas férias,e o melhor época é no mês de julho.e uma das maravilhas é praia do macaco...estou com saldads itup!!!! aqui quem fala é o WAGNER de parauapebasfuiii...
Por: wagner leite

eu conheci itupiranga apraia do macaco a lagoa eoutros mais atrativos
Por: silas tornado

a cidade de itupiranga e uma das cidades mas boa do estado do para,e um locau traquilo bom para passa as ferias,curti uma praia e umas baladas
Por: kleber

Já morei em Itupiranga e aquele peixinho frito na beira do rio é ótimo!
Por: Edna salomão

eu gosto muito de itupirnaga sonho de mora la um dia
Por: solange

as praia e festa de tudo que acontece porai de bom
Por: solange

UAAAAL IRADO SUPER LEGAL MORO AQUI DESDE QUE NASCI E TENHO MUITO AMOR POR MINHA CIDADE
Por: mariel

Amoo esta cidade sou Nasci ai mas atualmente estou morando em Goiania Estudando mas sempre quando entro de Feria é pra Itupiranga que vou pois não tem lugar melhor para curtir tem as melhores praias da região e anivesario da cidade de é tradição dia 14 de Julho, festejo santo antonio e outras maravilhas que so vc indo pra conhecer e não esuqecer nunca mais.
Por: Letícia Milhomem Viana

cidade maravilhosa , de beleza exuberante com seus lindos pedrais, lagos e rio cidade acolhedora...enfim é a minha cidade da qual tenho muitas saudades
Por: evaldo morais

poow ai tem tudo de bom ai e omelhor lugar pra passar as ferias eu vou pra air
Por: denisssouzada silva

Conheci e gostei muito, pretendo visitar mais vezes...
Por: Sergio Zolensky

Venha deliciar-se de saborosos pratos tícipos da região como o tradicional Tucunaré e Pirarucú. Você encontrar essas e outras delícias, no Restaurante e Pizzaria Toka, Localizado as margens do Rio Tocantins.
Por: Rosane Karina Damascena Lima

Nasci eu na cidade de Itupiranga no ano de 1990. Ela esta no meu coração. Terra adorada, es terra feliz... Amo Itupiranga!!!
Por: jonisfran barbosa lima

adoro essa cidade nâo só conheço como ja morei,e minha familia mora quase todos ai.
Por: faulheb

É UMA CIDADE LINDA GOSTEI TANTO QUE JA SEI ONDE PASSA AS PROXIMAS FERIAS!
Por: aline vieira

simplesmente nao tenho o que comentar sobre esta cidade abençoada pelos deuses. simplesmente tenho saudades
Por: Professor Jaí clemilton

não conheço itupiranga, mas minha Irmã Odete de Freitas e familia estão ai pastoriando o campo missionário, tendo como pastor: Josias Roberto de Freitas das assembleia de Deus de itupiranga, beijo minha irmã em todos aí. Neuza
Por: Neuza da Silva

Moro em Goiânia-Go; e conheço Itupiranga-Pa; Itupiranga tem várias razões para sempre voltarmos; a Praia dos Macacos, a beira do Rio onde podemos tomar uma cerveja e comer peixe, a festa doa dia 14 de Julho e o festejo; e existe pessoas maravilhosas, como a Sra. Maria Deusa e a professora Leia.
Por: João Neto Gomes de Melo

gostei muito de rever um pouco dessa linda cidade,espero um dia poder visita-la e matar a saudade, não só da cidade como também dos meus familiares, em especial da minha guerida prima jane kelly, um abraço a todos com a intencidade da minha saudade.
Por: julio gonçalves

minha cidade natal la onde todos curtem a vontade tomam todas as cachaças e tem muita mulher bonita!pra c degustar!!! a melhor cidade do universo!! ammmo muito minha terra
Por: leandro mutirâo

uma cidade muito rica em belezas naturais fazendo do municipio um lugar muito bonito e visitado do estado do paraá
Por: edilane macedo de paula

Itupiranga é uma cidade pequena que atraí pessoas das regiões m0as próximas e até mesmo as bem de longe que gostam de um ambiente calmo com a família,amigos.etc...venha e conheça esta cidade.Você vai adoraaaaaaa!!!!!!!!!
Por: Angelina Rodrigues Castro

EU NASCI E ME CRIEI EM ITUPIRANGA,HOJE MORO EM CAMPINAS SP MAIS VOU SEMPRE EM ITUPIRANGA,POIS MINHA FAMILIA MORA LA,ADORO IR NA EPOCA DAS PRAIAS,POIS SAO LINDAS...
Por: ivete alves pimentel

Nao sou natural da cidade de itupiranga mas e tao boa e aconchegante q me sinto naturalizada , e para quem nao conhece aconselho vim conhecer essa cidade de lindas praias, e pessoas maravilhosas, moro em goiania mas em julho so da itupiranga!!!!!!!!!!!
Por: Ana Claudia Barbie

Olá, nasci nesta pequena cidade, assim como meus pais e alguns irmãos. Moram ainda alguns parentes, tbm nascidos lá. Sai muito pequena, mais sempre a visito, mesmo que a serviço. Vale a pena visitar esse pequeno pedaço do País, principalmente nos períodos de férias. Em julho, além das praias e peixes vc pode curtir o festejo de Santo Antonio que é muito badalado, quando a cidade recebe filhos em férias, quanto boa quantidade amigos de seus filhos e pessoas interessadas em lazer saudável. Vale a pena.
Por: Etelvina O de Carvalho

Fui em itupiranga e nunnca vi praia mas divertida e alegre que aquela...reconmendo a todos que querem decansar e curti uma praia linda que visiti itupiranga...forte abraçooo
Por: ANTONY

não conheço pessoalmente, mas conheço atraves do site, vi lugares lindos. Pretendo conhecer brevemente. Abel Figueiredo-pa
Por: Jerusa

ESSA É UMA MARAVILHOSA CIDADE ESTOU COM MUITAS SAUDADES,MORO EM ARAGUATINS MAIS EM BREVE IREI AI,UAAAAAAAAA!!!!!!!!
Por: dyessica

Olá Galera! Tenho o prazer de comentar sobre o meu lugar; Nascido aqui mesmo em Itupiranga, em 1988, Sou muito feliz! Amo o meu cantinho paraense, sua tranquilidade, enfim... Amo Itupiranga o meu Lugar! Venha conhecer e ser feliz também!!! Fuuuuuuuui!!!!
Por: Edeílton S. de Lima

Itupirangan é uma cidade maravilhosa ela uma das minhas lembraças mais feliz de minha vida é o lugar que me fez e faz feliz jamas esquecerei dela.Esto visitando esta cidade maravihlosa em janeiro se Deus permiti estarei abraçando o amor e o calor das maravilha e dos meus parenti que mara nela, um abraço á todos até em brevi.
Por: maria elma pereira da silva

Itupiranga cidade maravilhosa, quando falo esse nome meu coração se estrassalha por não estar no lugar que tanto gosto. lembraças de pescaria o famoso tucunaé, falando em tucunaré um abraço deuza do mafioso o melhor peixe da praia do macaco vá e descrub. um abraço.
Por: Elton Dias tec. enf. do trabalho paraupebas-Pa

Tô morrendo de saudades de Itupiranga, morei lá em 1975 tinha 10 anos de idade, nasci em São Paulo e agora estou morando em Manaus, já estou com 45 anos fazem 35 anos que guardo lindas lembranças no coração. Depois de tudo que li e ví aqui, vou fazer de tudo para passar minhas próximas férias lá.
Por: Vladimir Nunes

Conheci algumas pessoas de itupiranga e me falaram das maravilhas que e esta cidade e resolvi pesquisar e realmente e linda.quero conhecer.abraços.
Por: Ronni de andrade silva

passei dois meses em itupiranga adorei. foi no ano de 1994, no mes de julho, amei e me apaixonei lá...
Por: edna de souza cruz

passei dois meses em itupiranga adorei. foi no ano de 1994, no mes de julho, amei e me apaixonei lá...gostaria de saber sobre uma pessoa que conheci Elisvan Pereira Brito.
Por: edna de souza cruz

cidade que tanto amo tem tudo de bom pricipalmente a pesca que tanto gosto fme espere no verão.
Por: elton

essa cidade e maravilhosa gostei e espero voltar outras vezes
Por: carlos andre pessoa

essa cidade e uma nasci ai e morro de saudades dai uma maravilha
Por: dianna

Itupiranga é uma cidade maravilhosa! Apesar de pequena, é muito bonita! quem conhece itupiranga nunk+ esquece.
Por: Brenda

OI eu noa moro em Itupiranga mais já morei e ja faz mais de 20 anos qe sai dessa cidade qe só tenho boa lenbranças e muita saudade dessas parias maravilhosas pas pessoas qe mora ai mais logo logo vo matar essa saudade eu moro muito longem em boa vista roraima meu pai mora ai um forte abraço para todos! Valew...
Por: Roberto alves

Aniversário de Itupiranga, um show de alegria, veraneio o melhor do sul e sudeste do Brasil, belas praias encantam quem visita esta cidade.
Por: LUIS CARLOS

como sinto saudades de minha terra natal,que Deus abençõe todos vcs q aí estão.
Por: vanusa alves simoes

Nossa q saudad...Morei um bom tempo nesse lindo paraiso conheci pessoas maravilhosas como "Mauro, Claudia, Graça " mas que perdi contato...em breve retorno para matar saudades ...
Por: Thirza

cidade maravilhosa,há 6 anos que não disfruto essa beleza de praia.tenho confiança que ela vai melhorar um dia.estou sempre ligada nas noticia dessa cidade.há,tenho saudade pois sou dai.
Por: eliene giba

gostaria de comentar sobre uma das coisas boas dentre muitas que essa cidade tem,é a praticidade que si tem p/ encontra o que precisa, ou seja lazer e negócios sem precisar si delogar p/ longe,que pena que moro muito longe, ITZ.MA quero deixar aqui um forte abraço p/ minha tia Edina primos e primas em especial a minha queida prima kuely,valeu.
Por: julio gonçalves

Hunnn,Itupiranga,adorei o ultimo fim de semana 03/07/11,abertura do veraneio,levei uma amiga pra conhecer,ela aaaadooorooou,mas também,quem não gosta daquele amanhecer,sem falar na beleza rara do por-do-sol que so a praia do macaco tem,eu visitei e recomendo
Por: Paullo Haniery

Meu nome é Paullo Haniery,esse ultimo fim de semana 03 /07 /11,foi tudo de bom,moro em jacundá,mas não resisti relembrar,e deixar de ver um por-do-sol q so a praia do macaco pode oferecer,levei uma amiga,essa adorou e prometemos voltar,eu visitei,e recomendo...
Por: Paullo Haniery

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itupiranga
Fundação:
1947
Altitude:
89m
População:
29.539 habitantes
Área:
7.914,6km²
Densidade Demográfica:
3,73hab/km²
CEP:
68580-000

Envie seu comentário sobre Itupiranga