Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Hidrelétrica Tucuruí?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Hidrelétrica Tucuruí

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Usina hidrelétrica de Tucuruí é uma usina hidrelétrica brasileira localizada a 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí. Foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km. Por volta de 1957, começaram os primeiros estudos para a construção de uma hidrelétrica e assim aproveitar o potencial do rio Tocantins. Esses estudos iniciais continuaram pela década de sessenta. Mas os trabalhos para a construção da hidrelétrica só foram intensificados na década seguinte.
Foi concebida segundo as estratégias estabelecidas pela política do Governo Federal para o desenvolvimento da região Norte, a partir da década de 60, em busca do crescimento econômico da região. Seu objetivo foi o de atender o mercado de energia elétrica polarizado por Belém e as elevadas cargas que seriam instaladas em decorrência da implantação de empreendimentos eletrointensivos, tendo como base o complexo alumínio-alumina. A linha de transmissão entre Presidente Dutra (Maranhão) e Boa Esperança (Piauí), promoveu a interligação com a região Nordeste.
A construção da Vila Permanente para abrigar os operários, engenheiros e demais funcionários da obra foi executada juntamente com um aeroporto moderno, um porto fluvial e um grande hospital para atender a todas as pessoas da região, funcionários da obra ou não.
As vilas da Eletronorte, verdadeiros condomínios fechados, são o primeiro mundo encravado na Amazônia com água e esgoto tratados, ruas pavimentadas, supermercados, escolas de diversos níveis, inclusive escolas técnicas, e creches.
O seu vertedor é o maior do mundo com sua vazão de projeto calculada para a enchente decamilenar de 110.000 m3/s, pode , no limite dar passagem à vazão de até 120.000 m3/s. Esta vazão só será igualada pelo vertedor da Usina de Três Gargantas na China. Tanto o projeto civil como a construção foram totalmente realizados por firmas brasileiras, o Consórcio Projetista Engevix-Themag e a Construtora Camargo Corrêa.

Significado do Nome

O nome Tucuruí é de origem Tupi, língua das várias tribos indígenas que ainda habitam a região. Para alguns autores o vocábulo viria de: Tucuruí - gafanhoto e Y - rio; assim, Tucuruí + y seria rios dos gafanhotos. Mas alguns autores, como Danúzio Pompeu, consideram essa uma interpretação equivocada. Fundamentado numa obra de Luiz Caldas Tibiriça, Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi, o verbete Tucuruí viria de Tycu - roy - líquido frio, gelado. De acordo com autor, essa definição seria mais aceitável, porque nas imediações da cidade, os rios e os igarapés são de águas frívolas.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Foi com o advento da obra da hidrelétrica que fez-se a reforma agrária às margens do lago da hidrelétrica, onde foram construídas estradas vicinais e assentados milhares de pequenos agricultores. A inundação de vários povoados pelo lago da hidrelétrica obrigou a Eletronorte a construir dois povoados com infra-estrutura urbana: Novo Repartimento na porção sudoeste e Breu Branco a leste, emancipados de Tucuruí em 31 de dezembro de 1992.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Rio Tocantins no estado do Pará 

Limites

Breu Branco, Novo Repartimento

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Lago

No lago formado pela represa de Tucuruí- 10 vezes maior que a baia de Guanabara, com uma profundidade média de 73 metros - um dos bons pesqueiros é também de uma beleza indescritível. Neste local,  onde o Rio Tocantins inundou a cidade de  Jacundá, a caixa dágua permaneceu incólume, como testemunha ocular da pujança dessa represa e marco da memória de toda a história da cidade submersa. O grande lago, formado pelo Rio Tocantins, começa a juzante da cidade de Marabá e tem seus vertedouros na cidade de Tucuruí, onde aciona as turbinas de uma das maiores hidrelétricas do mundo.

Acesso

Pode-se chegar ao lago por vários municípios que ficam a sua margem, sendo os mais importantes os de Marabá e Tucuruí, com linhas aéreas e terrestres em conexão com qualquer capital do Brasil.

Peixes

Embora a espécie mais procurada seja o Tucunaré, habitam as águas da represa a Piranha Preta, Jacundá, Apaiarí e Aruanã e mais os peixes de couro como Barbado, Paraíba, Pirarara e Surubim.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/pilares/geracao/estados/tucurui/index.html

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Tucuru%C3%AD

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Hidrelétrica Tucuruí e pousadas em Hidrelétrica Tucuruí para visitar Hidrelétrica Tucuruí.

Promova a cidade de Hidrelétrica Tucuruí no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!