Castanhal

Castanhal-PA
banner

Bem-vindo a Castanhal!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Castanhal, fotos, informações, os principais hotéis de Castanhal, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Castanhal, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1932. A localidade está em uma altitude de 41m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 127.634 habitantes. A área total de Castanhal é de 1.029,4km², e sua densidade demográfica é de 123,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Castanhal-PA é 68740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Castanhal

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O desenvolvimento do Núcleo de Castanhal começou mesmo a partir do momento em que o Governo decidiu dar início à execução do tão discutido e até mesmo desacredita­do por alguns homens da Província, Projeto de construção da ferrovia que ligaria Belém e Bragança, cuja obra conforme a região passou a ser chamada de Estrada de Ferro de Bragança.
Em 1885, os trilhos chegaram à localidade de ITAQUI às proximidades de APEU, graças ao incansável trabalho desen­volvido por um dos heróis que para essa promissora terra se deslocara como parte integrante da imigração nordestina o coronel ANTONIO DE SOUZA LEAL, a quem o Governo confiara o comando de tão importante obra.
Levando-se em consideração alguns dos problemas que afetara a Província como, por exemplo, a falta de verbas, a epi­demia da febre amarela que se propagava por toda a região esta última, principalmente fizeram com que o Governo, suspendesse por tempo indeterminado a referida obra. Mesmo assim, sua paralisação não impediu o crescimento do núcleo, pois tanto o comércio como a sua agricultura mesmo rude e com toda essa crise, se desenvolviam aceleradamente isto, a proporção que aumentava o número de famílias as quais se fixavam na esperança de que os trilhos chegassem a esse lo­cal ou mesmo a conclusão total da estrada. Muitas dessas famílias, é claro, se refugiaram com medo da doença que se alastrava para as demais, preferiram correr o grande risco alimen­tando as esperanças de dias melhores.
Esse crescimento acelerado mesmo acompanhado dos maus momentos fez com que o então Núcleo, levasse pouco tempo para se transformar na próspera Vila.
A chegada dos trilhos, que muitos já não acreditavam mais, deu um impulso espetacular para esse acontecimento. Portanto, 76 anos depois da Proclamação da Adesão do Pará à Independência do Brasil e cinco meses antes da Proclamação da República, o Núcleo de Castanhal, por força da Lei nº. 646, de 06-06-1899, passou a categoria de Vila. Sua instalação solene só deu-se a 15-08-1901, justamente na data comemorativa a Adesão do Pará à Independência, como também, já no regime Republicano.
Em 1902, o então Governador Dr. AUGUSTO MONTENEGRO, certamente visando controlar melhor a produção da re­gião, achou que o melhor meio seria centralizar tudo e para isso, dividiu a área pertencente a Castanhal, em sete colônias: “José de Alencar” que corresponde hoje ao (centro da cidade), Anita Garibaldi, Ianetama, Iracema, Inhangapi, Antonio Baena e Marapanim. Mas, isso ainda não satisfazia o desejo do en­tão governo para ele, precisaria mais um pouco de mão-de-obra a fim de elevar a referida produção. Com esse objetivo, em 1903, foi firmado um acordo com o governo da Espanha que permitiu a vinda de famílias espanholas para dar melhor desenvolvimento à agricultura local. Essas famílias receberiam em troca toda a assistência técnica e material.
Tal iniciativa, não surtiu efeito, pois os espanhóis não se adaptaram as condições climáticas da região e com isso, voltaram ao seu país.
Mesmo diante de todas essas tentativas as quais sem êxito porque antes, se teve o exemplo dos americanos que também não se adaptaram ao clima e de outros povos que não tiveram sorte em suas aventuras no então núcleo. Castanhal continuava dando a prova de que teria condições de progredir com o esforço de sua própria gente, constituída sem dúvida em sua maioria, por aqueles que mesmo abatidos pelo sofrimento de uma terrível seca, se sujeitaram às condições lhes impostas, aceitaram o grande desafio e tudo deu certo, quando nessa promissora terra chegaram e confirmaram o título de verdadeiros heróis; referimo-nos aos Imigrantes nordestinos, os autênticos responsáveis por tudo que Castanhal hoje representa.
Eis alguns dos mais antigos que escolhemos como sím­bolos principais desse grande feito: Coronel Leal, Tenente Alfre­do Marques, Pompílio Jucá, Padre Luiz Leitão, Honório Bandeira, Miguel Florêncio, Francisco P. de Lima, Angelo Custódio, Joaquim Pismel, Pedro Leão Cardoso, João Coelho, Eufrasino Andrade Chagas Pereira. Esses, portanto, simbolizaram aproximadamente três centenas de nordestinos que ao chegarem a Castanhal (ain­da Núcleo), de princípio, encontraram bastante dificuldades para recomeçarem suas vidas. No entanto, com muito amor e dedicação a nova terra descoberta, garra e persistência, con­seguiram vencer todos os obstáculos dando início assim a um trabalho magnífico, que consumiu pouco tempo para surtir seu efeito.
Esse trabalho perfeito resultou na incorporação do então território de Castanhal, ao município de Belém, através da lei nº. 957, de 01-11-1905.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

28 de Janeiro

Gentílico

castanhalense

População

173.096 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São comercializados os produtos agropecuários excedentes produzidos no Município de Castanhal.

Clima 

Equatorial

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belém

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 316 

Distâncias:

Da Capital:

65 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Monumento Cristo Redentor

É um dos mais belos pontos turisticos da cidade de castanhal, localizado na Av. Major Wilson, bairro do Cristo.

Praias

Sem falar das praias belíssimas do Pará, duas localizam-se na estrada de Curuçá, região metropolitana próxima à Castanhal, que são Marudá e Crispim. Mais a principal praia dos turistas paraense é Salinas que segue pela BR-316.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  - O Círio fluvial na agrovila de Macapazinho (Distrito de Castanhal) é um dos principais eventos religiosos da cidade, onde a cada ano, mais e mais pessoas participam desta festividade.

- Há também o círio do Apeú (uma vila Castanhalense) uma festividade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, o percurso é feito da Igreja Matriz de Castanhal até a igreja da vila do Apeú.

 Setembro

- É realizada também na cidade a Expofac, a feira agropecuária, realizada todo o mês. A feira vem atraindo vários investidores agrícolas, e trazendo também mais desenvolvimento a cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL

E-mail:

Telefones: (91) 3721-1445 / 1634 / 1990

Sites: http://www.castanhal.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3721-1989

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Castanhal

oi meu nome é beto,vugo recruta eu moro em salinas mais suo apaixonado pela minha cidade modelo onde fui criado e tenho orgulho de ser castanhalense.
Por: roberto silva

caramba eu que nunca pensei em visitar castanhal . agora quero me mudar pra castanhal a localidade de castanhal é simplesmente maravilhosa. as poessoas tudo.lugar bom de se viver. mais brevemente irei mudar para a localidade d castanhal.
Por: marcos

mais q cidade linda!gostaria de ve fotos atuais da cidade.
Por: carlos augusto pereira alves

morei nesta linda cidade adorei hoje mra ai minha familia de consereracao.
Por: solange

Moro em Maceió Alagoas,a minha esposa morou lá 22anos e tem muita saudade das comidas,igarapés,etc...estamos nos organizando para irmos em castanhal em dezembro.
Por: Hamilton de castro azevedo júnio

Olá! Só conheço Castanhal por fotos e desde então tenho que dizer que me pareça ser sim uma cidade linda...Em breve terei uma oportunidade de conhece-la melhor...Estou me programando ainda para sair de Brasília nas minhas férias e ir conhece-la...Um abraço especial a uma Castanhalense q mora em meu coração, sendo essa mesma chamada Carine...Beijos!
Por: Mari

Castanhal é um lugar maravilhoso de morra com muito orgulho dgo com todas as palavras que sou desta cidade ospitaleira, de pessoas gentis de agradavel clima. Castanhal cidade modelo. Castanhal é o meu lugar. Castanhal terra de boa gente.
Por: Suzany Chagas Rodrigues

ja morei ai adorei quando estava casada mais moram ai familia do meu ex marido .acho esta cidade muito bonita ano que vem irei ai .beijos a todos de castanhal.
Por: solange maria alves

SOU CEARENCE DE LAVRAS DA MANGABEIRAS. DEPOIS DE 50 ANOS VOLTEI A CASTANHAL, PARA REVER MINHA FAMILIA, E ADOREI O PASSEIO EM CASTANHAL, BREVEMENTE ESTAREI VOLTANDO...! ABRAÇO.
Por: HORLANDO FERNANDES DA SILVA

Não só conheço, nasci nesta cidade maravilhosa, até os 18 anos meu mundo , minha vida estava toda focada neste lugar... que ficou mais bonito como passar dos anos , graças a Deus,saudades do clima, das chuvas no fim da tarde, dos banhos de rio, a das amaravilhosas comidas típicas da região, do açaí... Um abraço em minha cidade
Por: Roberta Viana

Bem achei essa cidade super legal ,tenho muita vontade de conheçela uma dia quem sabe adorei a cidade . Bruno Alves Juarez Távora pb
Por: Bruno Alves

Cidade linda que muito marcou minha vída.amo castanhal de coração.as ruas ,a beleza dos rios,castanheiras enormes, o ibirapuera,apeu e tudo mais.Gostaria de ver castanhal em videos e que suas fotos fossem recentes.vivi aí em 1996.
Por: socorro

PARA MIN É A MELHOR CIDADE DO MUNDO... LINDA, A CIDADE MODELO, O QUE VOCÊ QUER LÁ ENCONTRA FÁCIL, DE TUDO TEM, MUITAS LOJAS O COMERCIO É MARAVILHOSO.E NÃO PODE DEIXAR DE VISITAR O CRISTO REDENTOR, A PRAÇA DO TREM, QUE TEM MUITAS VARIEDADES DE LASER E LANCHES DE TODOS OS GOSTOS E PRINCIPALMENTE AS QUE VC PROVA A CULINÁRIA PARAENSE...
Por: POLYANA

Ei fui em castanhal duas vez e adorei....meu amor mora nessa linda cidade.....E isso faz com que eu ache ela mais linda ainda.....rsrsrsrsrsrsrsrs
Por: N@y@R@

ohando essas fotos de Castanha me dá uma saudaaaaaaade do tempo em que eu morava lá. É bom ver que a cidade continua arrumadinha como há 2 anos a trás Bom já que eu deixei o meu recadinho vou saindo de mansinho.... rsrsrsr... ..Sabrina..
Por: sabrina telles

castanhal cidade de deus tenho orgulho de ser castanhalense
Por: cassio

não sou de castanhal sou de obidos mais castanhal é minha cidade que eu amo e nunca esqueci,no momento estou em manaus mas tenho fé que um dia irei voltar para a minha cidade querida te amo castanhal...
Por: Darla lorena

Saudades dessa terra maravilhosa,como o hino dela mesmo diz:cidade simples e hospitaleira,cidade orgulho do nosso Pará. felizes foram o que com tanta certeza colocaram essa afirmação no hino castanhalence,ja tive o privilegio de mora nessa cidade que dentre outros recebeu o titulo de cidade "modelo" e dificil dessa cidade por cada dia melhora o desenvolvimento e a melhoria de habitação saúde e educação dos moradores.Hoje moro em uma cidade totalmente diferente de castanhal,mas posso dizer com toda certeza que cidade iqual a essa não existe.
Por: Rodrigo torres

quando eu entro nesta pagina a primeira coisa que eu sinto é saudade da minha terra,OBS espero que mais pessoas enriqueção este site.
Por: Diego

eu gosto muinto de castanhal .adoro minha cidade tem inumeros baneareos; mais os cidadãos ifratores [badidoagem] não estão de bricadeira.
Por: allandyer

sou de castanhal, mas estou em manaus, estou com muita saudade dessa terra maravilhosa, desse povo acolhedor e desses balnearios, da comida paraense de tudo de castanhal e principalmente das mulheres bonitas. um abraço pro povo de castanhal saudade dessa terra maravilhosa, me aguardem que um dia eu voltarei fui....
Por: sergio rocha

melhor lugar do mundo tudo de bom e de pessoas otimas
Por: naldo santos

conheça o forró do didi, forro da altamira, conheça o vila nova e taboquinha e a praça do estrela com o forrozão dos sete bares
Por: naldo santos

adora essa cidade maravilhosa eu moro a mais de dez anos e maravilhosa visite vc tanbem a praça do estrela os forro a loja de som
Por: lucas fernandes

olá,antes d + nada agradeço a Deus pela oportunidade e previlégio d conhecer e estar morando em castanhal, muitas coisas boas acnteceram desde 1995, quando eu e minha família viemos de cametá para castanhal, pois a mão de Deus stá sobre este lugar. PESSOAS MARAVILHOSAS, OPORTUNIDADES, PAZ etc..parabens castanhal.
Por: Boaventura Lopes

nunca fui em castanhal,a vontade de conhecer foi tão imensa que resolvi prestar prova pra entrar na faculdade de lá... eu sou de moju! rrss
Por: lanna

CASTANHAL MINHA CIDADE LINDAAAAAAAAAAAAA ONDE NASCI. AGORA MORO DISTANTE.....+ESSA CIDADE E TD DE BOMMMMM.... SAUDADESSSSSSSSSSS DO MEU PARÁ...
Por: MARIA DO CÉU...

CASTANHAL CIDADE QUE AMOOOOOOOOOOOOO MINHA CIDADE AI QUE DA MINHA TERRA QRD... MORO MT LONGE DAI PENSO MT EM VOLTAR.AI TD É LINDOOOOOOOOOOOOO.
Por: CEÚ...

É uma linda e maravilhosa cidade. Já morei aí no ano de 1983. Adorei!! Tenho familiares que residem aí. Sou de Peixe-Boi Um forte abraço à todos de Castanhal!
Por: Rubenita

essa cidade ela e a cidade mais bonita ,ate jente de fora ver a cidade linda , mais se todo mundo ajudar a nossa cidade vai ficar senpre LINDA.
Por: thiago

cidade de tanta saudade como esta linda nossa cidade. um dia irei voltar pois estou a mais de de 25 anos fora. um grande abraço aos meus conterraneos a saudade e imensa. marcio serra espirito santo. que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Por: marcio alan sampaio vasconcelos

MOREI EM CASTANHAL NA DECADA DE 80, FUI GERENTE DO EXTINTO BAMERINDUS, HOJE RESIDO EM LARANJEIRAS DO SUL PR,UM ABRAÇO A TODOS EM ESPECIAL PARA FRANCISCO BENITES ENCISO E FAMILIA.
Por: JOSÉ LUIZ SCARPIN

Castanhal, a cidade q eu amo de coração. a cidade onde foi muito feliz. só saudade. e nuita.
Por: Márcio

ja morei em castanhal,PA e adoro esta cidade.beijos.
Por: sheila furtado kimura

morei nesta por muinto tempo e realmente ela e á cidade modelo tenho 2 anos q estou moramdo pedreias ma mas tenho muinta saudade
Por: weliton

castanhal e uma cidade maravilhosa tenho muitas saudades saudades principalmente de tudo que se tem la teamo minha cidade apesar esta em belem castanhal vida
Por: franklin alves da cunha

estive em castanhal ,gostei da cidade!! achei linda!!! esta cidade tem tudo de bom!!realmente e a cidade modelo do pará!!! eu sou de goias e voltei mais meu coraçao ficou em castanhal pará...............
Por: marcelene silva

ok tem de melhor castanhal pra mim tudo as prças a maria fumaça e o cristo redentor pra mim a cidade mas bonita do para
Por: nilson teixeira d mendonça

hoje eu moro em e trabalho em sao miguel do guamar mais ainda tenho muitas soudades de castanhal aonde morei 14 por 14 anos eu e a minha esposa e os meus dois filhos estamos pranejando em nome de jesus que no final do ano 2011 nos vamos voltar para castanhal cidade modelo do para aonde tenhos muitos amigos.
Por: MANOEL DE LIMA PENICHE

gente bárbaro sou cearense mas de coração amo essa cidade já morei aí duas vezes me sinto filha do pará....sinto muita saudades das pessoas da culinaria do açaí nossa eu era viciada engordei p caramba bom eu fui muito feliz no periodo que aí morei
Por: silvia

Sou de Castanhal, atualmente moro em Piracicaba/SP, mas todo ano vou visitar minha familia e esta cidade maravilhosa, que é Csatanhal,conheço varias cidades no Brasil, mas Castanhal é muito calorosa, povo hospitaleiro, um dia ei de voltar. bjs Castanhal.
Por: Inalda Araujo Viana

Nunca conhecir castanhal,mas adorei conhecer pela foto e uma cidade bonita
Por: Marcio silva santos

eu vim conhecer castanhal mas me apaixonei e fikei de ves.parabens pela cidade
Por: jaiane silva

pow!! fala serio nasci em castahal.nao troco minha cidade que eu amo muito por nem uma outra.e vc preçisa colheçere nao irar se arrenpeder vai-la!!!!!!!!
Por: geandre soares monteiro

Moro em Barretos-SP a 10 anos.Mas a cidade modelo não me sai do pensamento.
Por: Fábio Gilleno O. Rodrigues

Castanhal é a Cidade dos meus sonhos espero em poder morar nomente nesta linda cidade pra mim sempre cidade Modelo.
Por: Jorge Andrade

muito bela de mas mas que cidade numca vi ingual mas com certesa eu vou visita esa cidade bela de mas carsnba em
Por: douglas dodo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Castanhal
Fundação:
1932
Altitude:
41m
População:
127.634 habitantes
Área:
1.029,4km²
Densidade Demográfica:
123,99hab/km²
CEP:
68740-000

Envie seu comentário sobre Castanhal

banner