Capanema

Capanema-PA
banner

Bem-vindo a Capanema!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Capanema, informações e fotos da maravilhosa Capanema. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Capanema, recomendadas por internautas.

A cidade de Capanema, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1902. A localidade está em uma altitude de 24m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.690 habitantes. A área total de Capanema é de 613,4km², e sua densidade demográfica é de 90,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capanema-PA é 68700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capanema

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Capanema, originalmente denominado de Quatipuru, foi desmembrado do Município de Bragança, em 1879.O marco inicial do povoamento de Quatipuru é atribuído ao sítio de Joaquim da Silva, pois foi onde, posteriormente, se localizou a sede municipal. A Lei nº 934, de 31 de julho de 1879, elevou Quatipuru à categoria de Vila e criou o respectivo Município. O Capitão Raymundo José da Trindade Marinho foi o primeiro presidente da Câmara de Quatipuru, instalada em 1º de julho de 1883.
Dentre os principais atos que afetaram a circunscrição legal do Município, convém salientar: a constituição de Quatipuru em Distrito de Paz, de acordo com a Lei nº 432, de 31 de dezembro de 1863; a elevação de Quatipuru à categoria de freguesia, pela lei nº 591, de 26 de outubro de 1868; a criação do Município de Quatipuru, segundo a Lei nº 934, de 31 de julho de 1879, cuja instalação ocorreu em 1º de julho de 1883; a extinção da Câmara Municipal, em 1890, através do Decreto nº 83, de março desse ano e, na mesma data, a criação do Conselho de Intendência Municipal pelo Decreto nº 84, fatos esses ocorridos durante a vigência do Governo Provisório do Estado, advindo do regime republicano; a extinção do Município de Quatipuru e a anexação do seu território aos de Salinópolis e Bragança, mediante a Lei Estadual nº 729, de 3 de Abril de 1900; o restabelecimento do município com seus antigos limites, pela Lei nº 823, de 24 de outubro de 1902; a transferência da sede municipal para Mirasselvas, de acordo com a Lei Estadual nº 1052, de 28 de outubro de 1908, por causa da localização geográfica dessa vila em relação à Estrada de Ferro de Bragança que, na época, se encontrava em construção.
O retorno da sede Municipal para Vila de Quatipuru, em 1913, pela Estadual nº 1327, de 21 de outubro do mesmo ano; a transferência da sede municipal para a Vila de Capanema, segundo a Lei nº 1802, de 4 de novembro de 1919, a alteração da denominação do Município para Siqueira Campos, de acordo com o Decreto Estadual nº 68, de 27 de dezembro de 1930, nome esse que permanecera até 1938, quando lhe é restabelecido o topônimo Capanema, através do Decreto Estadual nº 2.972, de 31 de março desse ano; a tentativa de desmembramento territorial de Capanema para constituir o Municipal de Quatipuru, segundo a Lei Estadual nº 1.127, de 11 de março de 1955, ato esse que resultara anulado, devido à inconstitucionalidade da Lei, decretada pelo Supremo Tribunal Federal; e o desmembramento de parte do território de Capanema para a criação do Município de Primavera, pela Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961.
Quatipuru foi o primeiro nome dado ao Município, devido à abundância de roedores - coatipuru ao acutipuru sciurus aestucus - existentes na região.
Posteriormente, recebeu a denominação de Siqueira Campos e, a partir de 1938, passou a ser designado de Capanema.

Significado do Nome

A origem real do nome Capanema, se deu por ocasião da construção da da rede telegráfica construida pelo engenheiro Guilherme Schücho, mineiro da freguesia de Antônio Pereira, município de Mariana, nascido em 17 de janeiro de 1825, filho de austríacos. Estudou engenharia na Escola Politécnica de Viena, e voltou ao Brasil com todas as credenciais que a moderna formação científica lhe permitia. Sob os auspícios do imperador, em 11 de maio de 1852 fundou o Telegrapho Nacional, do qual foi o primeiro e único diretor. O nome Rio Capanema foi dado também em homenagem a ele, pois era a beira do rio que Guilherme Schücho e sua equipe paravam para descansar nos intervalos de trabalho. Também  na língua indígena, significa Mato Infeliz. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

capanemense

População

63.628 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar ótimo pra passar as férias. Um lugar de beleza exuberante. Local paradisíaco com um povo acolhedor. Encanta à primeira vista!

Clima 

Equatorial

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste Paraense

Limites

Tracuateua, Peixe-Boi, Ourém, Primavera.

Acesso Rodoviário

BR-316 - Belém a Maceió

BR-308 - Capanema a Viseu

PA-124 - Capanema a Salinópolis

Distâncias:

Da Capital:

149 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Marujada

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA

E-mail:

Telefones: (91) 3462-2056 / 1690

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (91) 3462-4748

Site: http://www.portalcapanema.net/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (91) 3462-1594

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Capanema

Já morei em Capanema 17 anos atrás, e um dos locais que eu gostava muito era o balneário caeté.
Por: Jadson Gomes do Nascimento

moro em sao paulo mais pretendo ir passear e conhecer a cidade de capanema
Por: marcos alves da silva

moro na cidade ah 16 anos.. é uma cidade amrvilhosa..calma..segura..animada.e tem vários locais onde as pessoas possam se divertii.. tem muitas coisas na cidade q vcs poderiam colocar no siteeeee.. bjusss espero encontrar novidades..
Por: thamires

morei um ano na decada de 80.hoje sinto muitas saudades, mais espero poder visita-la. a cidade e maravilhosa
Por: erivan salviano

capanema é uma cidade maravilhosa e eu conheço muito bem,inclusive sou de lá. Amo capanema.
Por: joelma

Eu amoo essa cidade terra do cimento cidade tranquila capanema é a melhoor cidade de todo pará!
Por: Ana izanar

eu sou capanemense e amu muito minha terra natal...saudades mil!
Por: rogerio pareira

Desejaria conhecê-la mando abraços para todos desta cidade,inclusive p/ meu amigo Silvestre q é daqui do meu estado Piaui. cidade de Jose de Freitas.
Por: Anatonio Carlos ( C a l i c a )

um dia vou ti conhecer terra do cimento. e as mulheres bonitas e maravilhosas que comcerteza esta linda cidade tem....
Por: junior

Moro em Capanema desde a minha infância,me formei,hoje sou aposentada pelo estado e trabalho na Prefeitura desta querida cidade à 20 anos, sinceramente,não troco ,não vendo e nem dou esta querida cidade ela é linda e maravilhosa para se viver,venha conhecer, uma cidade hospitaleira e pacata.
Por: MDSA

Eu AMO Capanema se pudesse iria morar nesta linda cidade cheia de gente bonita e acolhedora. Adoro as festas de forró sempre quando posso dou um pulinho em Capanema só para matar a saudade. Beijos AMO vocês!!!!!
Por: MARIA DE NAZARE FERREIRA LOPES

cidade linda já morei ai . um dia com certesza voltarei para visitar.
Por: expeditodias

Esta cidade é maravilhosa e não deixe de visitar o balneário caeté.baneário do sr tomézinho.pessoa muito humilde e hospetaleira
Por: Joao Miranda

bom pra comesar eu sou natural desta. foi por um acaso que eu encontrei esse. hoje ja nao moro mais ai,resido em sao paulo. entao resolvi deixar este.. capanema e tudo de bom pra quem mora ai e pra quem visita esta cidade maravilho,e indico um pointer pra uem quer ter suas feria repletas de diverçoes... e isso ai..... pra tds um forte abraço..... tchauuuuuuuuuuu........
Por: daniel sena

falar dessa cidade maravilhosa é um grande orgulho. Mesmo não sendo natural dessa cidade tenho maior orgulho, pessoas simples e simpaticas, festas maravilhosas e clima agradavel........ E uma das MLHORES Cidades que o pará possui e sem duvida é aterra dos forrozeiros, mulheres bonitas e a terra do cimento. ah! Eu não posso deixar de citar que o melhor forrozão do pará sem duvida e na ARENA CARLOS GOMES... VISITE CAPANEMA!
Por: TONY

sou nascido em capanema e hoje moro em são paulo ha muitos anos e sinto saudades da minha terra. principalmente das maravilhas que existe como as festas tradicionais,rios,jazidas,e a localização proximo das praias que o maximo
Por: gildo francisco silva

oiiiiiiiiiii sou andreia sou dai mesmo de capanema pará,mas estou em pedro afonso to,so qqueria dizer que eu amo muito minha cidade e estou com muita vontade de voutar beijos munha cidade te amo muito amoooooooooooooooooo de mais
Por: andreia rodrigues da silva

adorei a cidade,nunca tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente mais um dia realizarei este sonho. eu sempre tive uma imenssa vontade de conhecer a cidade de capanema. Não sei por que!!! deve ser pela extenssa beleza que á acompanha. um hiper beijo de uma fã numero 1 da cidade de capanema Ramires.
Por: ramires barreto da silva

Não sou filho natural de Capanema mas fui adotado por esta cidade há mais de 20 anos e pretendo ficar o resto da minha vida por ká. Assim como toda cidade, tém seus contrastes como desemprego e violência, porem a sua maior riqueza é a beleza e hospitalidade de sua gente e isso fez eu me A P A I X O N A R por essa cidade. O seu povo é o seu maior patrimônio. Parabens Capanema que esse ano completa 100 anos.
Por: Cláudio França

claro que conheço e tenho saudades dos anos que morei nesta linda cidade,foi um tempo muito bom aquele,tenho vontade de retornar,estou me programando para voltar no proxumo ano,isso depois de 30 anos ausente,quero rever a cidade e as pessoas queridas que ai deixei.
Por: franci muniz

minha terra querida amo nao vou ai ha 40 anos q saudades
Por: walquiria queiroz

é claro q conheço nasci nessa cidade linda amo capanema e estou morrendo de saudades
Por: eliene

e uma maravilha de cidade eu ja estive ai
Por: valter soares

é uma das melhores cidade que tem para se morar no estado do para!conheça e você vera que estou falando a verdade
Por: francisco

Eu sou de São Paulo, da cidade de Vargem Grande Paulista, e quando criança fiquei 3 anos nesta cidade que eu já não reconheço mais. Que saudades doída que aperta o meu peito.
Por: william

visitei capanema,nas ferias de julho de 20009. conheci pessoas hospitaleiras, amigas e que jamais serao esquecidas por mim. me senti em casa, e maravilhoso como as pessoas dai recebem os visitantes. bjs CRISTHINA TUCUMA, SUL DO PARA.
Por: cristhina hiugrennf mariano

E uma otima cidade para passar ferias, tem muitos pontos de diversão, as jasidas que e uma parque aquitico de aguas azues e limpa, recomendo
Por: Sandro Messias Brito de Oliveira

Nasci em capanema, e morei até os 18 anos, estudei no Colegio São Pio X, amo minha cidade, e amigos que deixei .Hoje moro em Manaus.Tenho muitas lembranças maravilhosas da cidade e pessoas.
Por: EIDA CRISTINA SIQUEIRA QUEIROZ

EU AMO CAPANEMA MELHOR CIDADE DO MUNDO, UM CIDADE COM PESSOAS LEGAIS E MUITO BACANAS
Por: fabricio

capanema e uma cidade bonita,tem igarapes de agua geladinha,tem um comercio agitado e bons hoteis
Por: joao vitor

sou filha da terra,hj resido em sao paulo e morro de saudade da minha familia,do forro da arena,dos rios,dos meus amigos,do meu bairro,quem nao conhece o bairro sao pio x ne.bjs a todos.
Por: virginia

Eu também estudei no "Colégio São Pio X",foi a melhor época da minha vida,hoje moro em Belém mas sempre que posso vou por lá matar a saudade. Capanema,que saudades e recordações maravilhosa tenho de vc!!!!!!!!
Por: Antonieta Guerreiro

nascí e me criei em capanema,mas á 10 anos estou fora da cidade,mas quando posso retorno para visitar familiares,para mim é a verdadeira ciadade maravilhosa..!!!
Por: nalvo costa

Moro em Capanema,e posso garantir é uma cidade maravilhosa quando se fala de sossego. Venham comprovar para ver de perto o que há de melhor nesta cidade
Por: Maria Celma da Silva Costa

A CIDADE DE CAPANEMA E LINDA EU JA MORREI LA UNS 10 ANOS TEM MUITAS MULHERES LINDAS E LUGARES MARAVILHOSOS.
Por: wildemberg lhamas

Falar o que simplesmente a melhor cidade do mundo... Visite e depois deixe a sua opnião... Valeu ... Pretinho Capanema
Por: Pretinho Capanema Pará

capanema e tudo de bom,ja morrei lhar ,tem muitas gatas,pricipalmente quando tem festa na arrena.
Por: carlos

morei 11 anos em capanema adorei esta cidade, estudei tambem em maria amelia e na escola padre sales. Estou com saudades !!!
Por: carmen figueiredo

ACIDADE DE CAPANEMA E A CIDADE DO MEU CORAÇÃO QUERO DESEJAR UM BELO NATAL A TODOS OS MEUS CONTERRANIOS QUERO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. DO RIO DE JANEIRO , NONATO SANTOS
Por: NONATO LIMA

Olá, Tenho muito orgulho por ter nascido em Capanema, esta linda cidade acolhedora, de mulheres bonitas e acredite não existe outra igual no mundo .
Por: Mauro Celson Freitas de Sousa.

gostaria muito de conheçer! tenha curiosidade!quem sabe um dia ainda irei visitar capanema
Por: cicera

Quando vc for visitar capanema conheca o bar do manoel, na rua pantanal, o pointe mais animado da cidade. Valeu
Por: Andre jonas

Eu amo capanema tou com muita saudade de todos meus familiares e amigos em 2012 apareço por aí
Por: Iranildo (Dildo)

Eu amo capanema tou com muita saudade de todos meus familiares e amigos em 2012 apareço por aí (PEDRINA) Anapólis Go
Por: Iranildo (Dildo)

saí desta cidade à 31 anos, lembro de poucas coisas, más meu amor por este lugar me trás saudades de minha infância.Moro em Porto Velho Rondônia e nunca me esqueci de minhas orígens. Beijos.
Por: aldicelia cunha sousa

NASCI EM BELEM, MORO NO AMAPÁ,MINHA FAMILIA A MAIORIA É DE NOVA TIMBOTEUA, SEMPRE QUE POSSO VOU A CAPANEMA, ACHO A CIDADE E AS MULHERES LINDA. GENTE SOU APAIXONADO POR ESSA CIDADE. UM BEIJO PRA TODOS.
Por: SEBASTIÃO TRAJANO

morei em Capanema no periodo de l9991 até 2000 amei. adorei, os vizinhos da Baltazar de Queirós são uma maravilhas beijos para todos.
Por: maria do carmo

{Poema criada pela gabriela} capanema minha terra capanema minha vida capanema minha história capanema minha vida! A cidade de capanema tudo de bom te amo minha cidade linda maravilhosa.ass:g@br¡€l@
Por: Gabriela lopes

conheci capanema,cidade de gente hospitaleira,amiga,pedaçinho do céu.um dia eu volto,pois quem eu amo mora ai, é so uma questaõ de tempo.bjs pra todos que eu tive a felicidade de conhecer;dona luisa, sr lisboa,saudades de todos.!!!!!!!
Por: cristhina mariano- tucumã sul do para

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capanema
Fundação:
1902
Altitude:
24m
População:
55.690 habitantes
Área:
613,4km²
Densidade Demográfica:
90,79hab/km²
CEP:
68700-000

Envie seu comentário sobre Capanema