Algodoal

Algodoal-PA
banner

Bem-vindo a Algodoal!

banner

Comece planejando a sua viagem para Algodoal utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Algodoal e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Algodoal.


Situada a 182 km da capital, pode-se dizer que Algodoal é um paraíso escondido. Só se pode chegar à ilha de Algodoal através de barco. A viagem dura cerca de 40 minutos e vale muito a pena. Chegando a Algodoal, o visitante vai desfrutar de um verdadeiro paraíso, onde a simplicidade e a natureza reinam. A ilha é afastada e pouco habitada e, além da comunidade de pescadores que habitam o local, só são encontradas algumas pousadas e restaurantes bem simples.

Algodoal é destino certo para quem quer fugir do estresse e relaxar. A simplicidade do local aproxima todos e faz com que as diferenças deixem de existir. A abundância de natureza faz com que as pessoas se preocupem menos com coisas banais. Lá, é comum ver pessoas andando com pés descalços, e quase todo mundo se conhece, já que ficam hospedados nos mesmos lugares, participam das mesmas festas, o que faz com que o lugar tenha um clima de amizade e aconchego.

O maior movimento da ilha acontece em épocas de temporada, por isso, para quem procura sossego, essas épocas não são muito recomendadas. Na temporada, a ilha de Algodoal atrai muitos jovens que aproveitam para curtir e fazer novos amigos. A ilha oferece muito lazer para os turistas. A noite é bastante agitada e conta com vários bares e festas, sendo que o ritmo dominante é o reggae e o carimbo. Entretanto, é possível curtir também pagode, MPB e baladas tecnobrega. Muitas dessas festas usam a praia como palco, como em um luau.

E não são só os jovens que têm diversão garantida em Algodoal, já que a ilha oferece opções de lazer para toda a família. Além dos passeios em algumas das mais belas praias do país, ainda é possível fazer passeios de veleiro no mar, trilhas que levam a praias vizinhas de Algodoal, além de passeios de canoa nos manguezais.

Acredita-se que Ilha de Algodoal tenha esse nome por causa de suas dunas de areia branca que, vistas ao longe, lembram muito uma plantação de algodão. Todavia, existem também outras versões a respeito da origem do nome da ilha, e uma delas diz que o nome foi inspirado numa espécie de planta que tem na ilha, cujas sementes lembram o algodão.

Informações de Algodoal

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Seu nome é Ilha de Maiandeua mas todos a conhecem por Ilha de Algodoal. Maiandeua tem origem no Tupi e significa Mãe da Terra. Quem primeiro a apelidou desta forma foram os pescadores que lá chegaram na década de 1920. Algodoal é também o nome da maior vila das quatro que existem na ilha. As outras três são Fortalezinha Camboinha e Mocooca. A vila de Algodoal é a principal por ser a maior a que possui a melhor infraestrutura para acomodação de turistas e conseqüentemente a que recebe mais visitantes. Estas quatro vilas são separadas entre si por porções de manguezais e seccionadas em alguns pontos por canais de maré. Os 19 km² da Ilha de Algodoal são marcados pela tranqüilidade pelos cenários maravilhosos que atraem turistas de todo o mundo que nunca se decepcionam com a sua natureza bucólica bela e dadivosa. A comunidade da ilha é formada por pessoas simples e receptivas que vivem basicamente da pesca da agricultura de subsistência e ultimamente do turismo.  A energia elétrica somente foi introduzida na ilha em janeiro de 2005 e o abastecimento de água é realizado por meio de poços artesianos que fornecem água de excelente qualidade.  Os meios de transporte existentes são a bicicleta o barco (a motor ou a remo) e a carroça puxada por cavalo. Veículos terrestres motorizados não podem entrar na ilha

Significado do Nome

A ilha é chamada de Algodoal em virtude da abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda ainda presente na região cujas sementes com filetes brancos são dispersas pela planta e ao flutuarem ao vento lembram o algodão.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Algodoal é, também, o nome da maior vila, das quatro que existem na ilha. As outras três são Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. A vila de Algodoal é a principal por ser a maior, a que possui a melhor infraestrutura para acomodação de turistas e, conseqüentemente, a que recebe mais visitantes. Estas quatro vilas são separadas entre si por porções de manguezais e seccionadas em alguns pontos por canais de maré.

Clima 

Quente

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

O principal acesso à Ilha de Algodoal se dá por Belém do Pará. São 163 quilômetros das rodovias BR-316, PA-136 e PA-318 (todas em bom estado de conservação) até o porto de Marudá. De lá, toma-se um barco que leva cerca de 40 minutos para chegar à ilha. Então, você estará no paraíso. 

Localização

Situada na Amazônia Atlântica litoral nordeste do estado do Pará e norte do município de Maracanã a Ilha de Maiandeua faz parte da microrregião geográfica do Salgado.

Limites

Ao Norte o Oceano Atlântico ao Sul o furo da Mocooca a Leste a Baía de Maracanã e a Oeste a Baía de Marapanim.

Acesso Rodoviário

Os meios de transporte existentes são a bicicleta, o barco (a motor ou a remo) e a carroça puxada por cavalo. Veículos terrestres motorizados não podem entrar na ilha.

Distâncias:

Da Capital:

200 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A ilha de Algodoal/Maiandeua recebe muitos turistas. A maior parte deles é brasileira mas há visitantes de todo o mundo na ilha. Durante o ano percebe-se as seguintes peculiaridades entre os seus visitantes:

Em janeiro fevereiro julho dezembro e nos feriados regionais – Alta temporada para os turistas brasileiros;

Em agosto e setembro – Alta temporada para os turistas estrangeiros.

Nos demais períodos – Baixa temporada na ilha com presença constante de poucos turistas estrangeiros e paraenses.

Normalmente o visitante busca conhecer a rusticidade da sociedade nativa e a abundante beleza natural da ilha. Além das caminhadas que podem ser praticadas livremente pela região há opções de passeios de carroça puxada por cavalo.

Os destinos recomendados são as lagoas da ilha que são muito bonitas tal como a Lagoa da Princesa e as demais vilas como a de Fortalezinha que preserva a primitividade da sua organização social e mantém intactos os belíssimos recursos naturais da região. Há ainda a possibilidade de passeios de barco pela Região do Salgado.

Pode-se praticar a pescaria artesanal de canoa ou de barco a motor dependendo do peixe que se quer pegar. A pescaria deve ser realizada sempre em companhia de pescadores locais que conhecem muito bem a região.

Principais Pontos Turísticos

Lagoa da Princesa

A Lagoa da Princesa é uma das principais atrações da ilha e tem como características a vegetação de cajueiros e ajurus as dunas que a circundam suas águas doce-escuras cuja cor lembra coca-cola e suas areias claras e finas. Nos períodos de alta temporada oferece bares em funcionamento. Como o acesso ao local é feito através de pequenas trilhas recomendamos a utilização de carroças que gastam cerca de 30 minutos para ir da vila de Algodoal à Lagoa.

Vila de Fortalezinha

Areias brancas e finas águas verdes pequenas piscinas naturais formadas ao baixar da maré manguezais gaivotas guarás... Assim é a praia da vila de Fortalezinha. Com 7 km de extensão o local é ótimo também para a pesca esportiva. O acesso à vila se dá por meio de barco a motor (20 minutos de ida) ou de carroça (50 minutos de ida).

Casa de Pedra

Trata-se das ruínas de uma pequena fortaleza construída pelos Jesuítas. Tempos depois um grupo de cearenses tentou reconstruí-la com as mesmas pedras do local mas utilizando cimento. O local está cercado de arame e já pertenceu a várias pessoas. O dono atual reside no Rio de Janeiro. A importância desse patrimônio histórico-cultural é muito grande para a vila de Fortalezinha.

Ilha do Marco

Deserta a Ilha do Marco já abrigou uma fábrica de vidro que exportou para São Paulo. Depois a fábrica deu lugar a um engenho que produziu cachaça e posteriormente nas mesmas instalações se produziu verniz. Suas praias são muito belas e apresentam grande variedade de animais. Durante o passeio que atravessa o furo da Mocooca passa pela frente da Vila de Fortalezinha e segue no oceano rumo ao Marco o visitante pode ver botos cardumes de peixe garças guarás e a riqueza dos manguezais. A viagem de ida dura cerca de 2 horas.

Praia da Marieta

Com cerca de 26 km de extensão a Marieta é bastante visitada por surfistas. Durante o passeio que atravessa o furo da Mocooca passa pela frente da Vila de Fortalezinha e segue no oceano rumo à Marieta o visitante pode ver botos cardumes de peixe garças guarás e a riqueza dos manguezais. A viagem de ida dura cerca de 2 horas e a permanência na ilha depende da vontade do visitante.

Salinópolis

A 3 horas de barco a motor encontra-se Salinópolis a região mais desenvolvida do litoral paraense. Salinas tornou-se o paraíso das classes A e B de Belém conta com altos edifícios e tem suas areias utilizadas como salão de exposição dos luxuosos automóveis que quase dividem o guarda-sol com seus proprietários.

Ilha dos Pássaros

Deserta a ilha é chamada dos Pássaros porque abriga ninhais de várias espécies. A viagem que atravessa o furo da Mocooca passa pela frente da Vila de Fortalezinha e pela ilha do Mota até chegar ao destino é agradabilíssima. Durante o percurso é comum avistarmos botos e cardumes de peixes. O tempo de ida é de 1h30.

Praia da Romana

O passeio à Praia da Romana oferece vistas privilegiadas. Já na praia encontramos também um igarapé de água salgada. Vale a pena conhecer esta que é uma das principais atrações da região do Salgado. A viagem de ida dura cerca de 3 horas.

Pedra Chorona

A Pedra Chorona faz parte do folclore da Ilha de Algodoal. Os nativos

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

ILHA DE MAIANDEUA /ALGODOAL

E-mail:

Telefones: (91) 3448-1438

Sites: [email protected]

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625      

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.algodoal.com.br/content/view/13/29/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

ARCON: (91) 0800 911 17 17 / 3213-3403 / 3241-1717 / 3213-3418 (fax)

PROCON:
(91) 4009-2722 / 2723 / 2744 / 2700

CAP. DOS PORTOS:
(91) 0800 280 72 00 / 3218 3950

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

De ônibus ou van:

Horários de partida dos ônibus (Companhia Rápido Excelsior: (91) 3249-6365 )
Belém / Marudá - 6h, 9h, 12:30h, 14:30h e 16:30h;
Marudá / Belém - 7h, 12h, 15h e 17h.

Partida do Terminal Rodoviário de Belém, em São Brás. Passagem a R$ 16,70.


As vans que fazem o transporte Belém/Marudá também partem do terminal rodoviário sem previsão de horário.
De automóvel

Quem vai de carro próprio até Marudá, deve utilizar os estacionamentos que existem próximo ao porto de Marudá. Basta chegar por lá para ser abordado por seus funcionários em busca de clientes (a diária sai por uma média de R$ 5,00).
Horários dos barcos (passagem a R$ 6,00)

Marudá/Algodoal:
de 2ª a 5ª feira - 9:00, 11:00, 13:30 e 17:00h.
6ª feira - 9:00; 10:30; 12:30; 14:30; 17:00 e 20:30h.
Sábado - 9:00; 10:30; 12:30; 14:30 e 17:00h.
domingo - 9:00; 10:30; 12:30; 14:30 e 17:00h.

Algodoal/Marudá:
de 2ª a 5ª feira - 8:00; 9:00; 10:30 e 13:30h.
6ª feira - 6:00; 8:00; 10:30; 13:30 e 15:00h.
sábado e domingo - 6:00; 8:00; 10:30; 13:30 e 15:00 e 17:00h

Via Maracanã:
Outra alternativa de acesso a Algodoal é seguir de Belém até o município de Maracanã (cerca de 3h de viagem), de onde parte, diariamente (por volta das 11:00h), um barco com destino a Algodoal (normalmente o barco só parte depois da chegada do ônibus).

A estrada Belém/ Maracanã está em bom estado de conservação e a viagem de barco Maracanã/ Algodoal, apesar de mais demorada (cerca de 3 horas), é bem tranqüila e oferece encontros com muitos botos, além de passar em frente às vilas de Fortalezinha e de Mocooca e pelo belíssimo Furo do Mococa.

Comentários de Algodoal

É um paraíso! Pena que está sendo destruído! Vamos preservar a ilha!
Por: Rosângela Costa

Algodoal um pedaço do paraíso bem aqui no Pará!!!!
Por: danielly souza

Morei em belem de 84 a a 98 sou de sampa, visitei a ilha muitassss vezes quando ainda o bar do tralhoto era tudo que tinhamos ,tive uma palhoça na princesa, perto do poço disputei agua doce com vaca brava,vi desova de tararuga,carcaça de boto..enfim tenho muitas fotos antigas ...querendo .. escrevam... luiz..
Por: LUIZ ROWLANDS

e aí pessoal td bem , tive o prazer de passar um carnaval nesta cidade maravilhosa , e por aí que tem o jegue eletrico , e a lagoa da coca cola , por favor me respondan , um forte abraço e obrigado . SOU DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL
Por: AUGUSTO WINKLER

algodoal conheci na minha infância quando ainda não tinha ponte, sei que hoje esta muito bonito, espero que meus conterraneos, pense em relação a essas mudanças, pra esse lugar não perder a magia, o ar puro que se respiramos. o que faz algodoal ser proucurado para andar de qual quer jeito, lugar é hospitaleiro, pacato é encantador. bjs atodos de lugar maravilhoso.
Por: candida teixeira modesto

sem dúvidas, algodoal é lindo a melhor praia que já fui!!!cheia de encantos e belezas naturais!!!
Por: nilda monteiro

Bom o que falar de AlgoBeach, é um lugar que quando você conhece percebe que realmente existe Deus, a tranquilidade, a maresia,a area que parece algodão, as dunas, a fauna, a hospitalidade... o lago da Princesa, nossa eu recomendo fora de temporada, pra quem nao gosta de badalação, mas quem gosta é bom final de ano, a ilha parece que vai afundar de tanta gente, logico que é expressao. O lugar é belissimo.
Por: Carla Santana

a famosa ilha dos amores nao existe lugar igual!!!!
Por: adriane costa

sou da ilha amuuuu esssa ilha do amor maravilha de algodoal maiandeua
Por: wanderson foguetty

sempre que posso, vou a ilha, la é um paraiso, nao tem lugar melhor para passear.
Por: soraia

pow-meu-ilha-maravilhosa-muitobom-de-se-viver-maior-massa......falow-meu-breve-estou-dentro-novamente......fuiii-
Por: brodinho

Já foi com a família em férias para lá, é um lugar lindo! Gente hospitaleira e praias de tirar o folego. Quem puder tem que conhecer...
Por: Jucileia Machado

Algodoal é um lugar lugar cheio belezas naturais,com praias de águas cristalinas,limpas e cheias de dunas e morros de areia bons pra se divertir.E o Lago da Princesa com suas águas escuras,cheias de mistérios e lendas populares,mas de beleza única,bom para se divertir,tomar muito banho,paquerar e tomar muito gelo.O povo é acolhedor e bem legal.
Por: Leandro Algodoal

algodoal e o paraiso aqui no pará tem dunas, lagos. praias e muito regee uoooo
Por: antonia carvalho fonseca

É o lugar mais lindo mundo!!!quem não conhece tem que conhecer essa ilha é mágica são tantas qualidades que não dá nem pra explicar só vendo pra crer
Por: tatiana

Achei esse lugar lindoooo, mágico quem ainda nao conhece precisa conhecer é espetacular..
Por: rosangela brabo paz

Algodoal pra mim é um lugar tão fascinante que eu e minha esposa decidimos conceber nosso filho lá e assim que ele podia caminhar o levamos para conhecer suas areias e suas belas praias
Por: Alberto Carloss Almeida

ALGODOAL ESSE LUGAR E LINDOOOOOOOOOOOOOOO E UM SONHO........
Por: MARIA DO CÉU...

desejo passar reeveillon em algodoal.ida 31/12/2010 volta 02/11/2011
Por: neide moraes

Eu amo Algodoal JHA RATAFARE. Tenho que leva minha vida que é minha filinha Augusta para conheser Algodoal e tentar vouta com a Paty ela tambem merese conheser a ilha maravilhosa e o lago da Princesa
Por: Augusto Emmanoel de c. Abbud

EU ADORO ALGODOAL E UMA ILHA SUP LEGAL EU VO PRA LA EU ME SINTO MELHOR LA E MUITO LEGAL EU ADORO A PRAIA DA PRINCESA LA E SUP LEGAL EU INDICO PESSOAS QUE NÃO CONHECEM DEVEM CONHECER LA E UMA ILHA MUITO LEGA LA TEM PESSOAS MUITO EDUCADA E GENTIL A PESA DA DEMORA QUE E A JIAJGEM + VALE A PENA IR PRA LA EU ADOROOOOOOOOOOOOOO
Por: stefany

e uma ilha inesquecivel, que encanta quem a visita com suas belezas inconfundivel.
Por: andreia carvalho costa valadares

fiquei uma sema na em algodoal e foram as melhores féris da minha vida,o lugar é paradisiáco.Pretendo voltar novamentde
Por: alexandra villas boas

algodoal continua sendo um paraíso , pois faz 20 anos que estive neste local maravilho . vendo as fotos vejo que continua encantador
Por: antonio dias

eu escutei o papai falar de algodoal, eu pensei que era qualquer praia mais não foi assim que eu pensei quando cheguei lá, lá pra mim é tudo .tem as praias paradisiecas, os meus colegas...é tudo não tem nada que não seja ruin, as prais são limpas, eu moro em Bélem e fico todo dia querendo ir pra lá
Por: savio cesar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Algodoal

Envie seu comentário sobre Algodoal