Vila Bela da Santíssima Trindade

Vila Bela da Santíssima Trindade-MT
banner

Bem-vindo a Vila Bela da Santíssima Trindade!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Vila Bela da Santíssima Trindade, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Vila Bela da Santíssima Trindade

Roteiros do Brasil

Região Vale do Guaporé

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros foram os descobridores das Minas do Mato Grosso, nas margens do Rio Galera, no Vale do Guaporé. Na expedição se depararam com uma mata grossa, fechada, com altas árvores, quase impenetrável, que se estendia por quase sete léguas. Denominaram-na de Mato Grosso.
Posteriormente, em 1746, através de Carta Régia, D. João V determinou a fundação de uma vila nessa região, para servir de ponto de apoio administrativo e militar aos vários pequenos garimpos pulverizados por todo o Vale do Guaporé. Com a criação da Capitania de Mato Grosso por Carta Régia de 7 de maio de 1748, a nomeação do primeiro Capitão General, D. Antônio Rolim de Moura, para consolidar a posse portuguesa no Vale do Guaporé, este governante recém nomeado fundou Villa Bela da Santíssima Trindade a 19 de março de 1752. O nome do local onde foi fundada a vila, nas margens do Rio Guaporé era Pouso Alegre, no ponto mais ocidental possível do então reino português, escolhido como sede da Capitania pelas condições propícias de terreno, solo e possibilidades de defesa. Foi a primeira sede da Capitania de Mato Grosso. Com o passar dos tempos, Vila Bela da Santíssima Trindade, ao perder a condição de capital para Cuiabá, passou a chamar-se Matto Grosso. A decadência da cidade Matto Grosso foi tão sensível, que a Assembléia Legislativa editou, em 1878, uma lei extinguindo o município, que foi, no entanto, vetada a 11 de dezembro do mesmo ano, pelo presidente da Província dr. João José Pedrosa. A Lei Estadual nº 4.014, de 29 de novembro de 1978, devolveu a denominação antiga ao município: Vila Bela da Santíssima Trindade.

Significado do Nome: 

A escolha do nome provinha do costume da época colonial de designar por Villa a sede municipal e expressão de admiração pelo lugar - bela.

Aniversário da Cidade:

08 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma localidade belíssima com cachoeiras e paisagens paradisíacas. A natureza é um dos pontos mais marcantes da cidade. Confira!

Clima: 

Seco

Temperatura Média:

22º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste Mato-grossense

Limites:

Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Conquista do Oeste, Comodoro, Porto Esperidião e Bolívia                  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

562 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

Igreja Matriz da Santíssima Trindade - ruínas e Palácio dos Capitães Generais 

Trata-se das ruínas da antiga capital da província do Mato Grosso, situada no extremo oeste do Estado, às margens do rio Guaporé. Região descoberta em 1730, logo o governo português percebeu a importância de conservar as jazidas de ouro e a possiblidade de introduzir manufaturas anglo-portuguesas no Peru construindo na fronteira, ao longo do rio, uma rede administrativa e militar destinada a rechaçar eventuais ataques dos espanhóis. Esta rede, ao longo do Guaporé, se comunicaria com o Pará através de Guajará.Mirim e o rio Amazonas. Fundada em 17 de março de 1752, para a fixação de um núcleo urbano na fronteira ocidental, permaneceu como capital até 1820, quando esta foi transferida para Cuiabá. Em 1752 o governador Rolim de Moura e comitiva chegaram ao povoado e, em 1771, foi iniciada a construção da Matriz da Santíssima Trindade. Tem-se notícias que, em 1775, houve uma primeira reconstrução face a desmoronamento anterior, seguida de outra em 1793. No início do século XX, quando o Gal. Rondon passou pela região, a Matriz ainda estava de pé assim como o Palácio dos Generais localizados, ambos, em uma grande praça no centro de Vila Bela. Pouco a pouco, ambos os edifícios foram se deteriorando e a Matriz ganhou o aspecto de ruínas, com seus espessos muros de taipa de pilão sendo, pouco a pouco, destruídos pelas intempéries. O Palácio teve melhor sorte pois foi recuperado na década passada e, hoje nele funciona a Prefeitura Municipal.

Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco

O Parque está localizado nas terras altas da Amazônia Ocidental, no chamado Vale do Guaporé, entre os estados de Mato Grosso e Rondônia. Ricardo Franco faz divisa com o Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara e com o Parque Noel Kempf, na Bolívia. A região do Guaporé possui um dos mais ricos ecossistemas do estado com áreas de transição entre a Amazônia, Cerrado e o Pantanal, concentrando alto grau de diversidade biológica e endemismo. Animais ameaçados de extinção como a onça-pintada, tamanduá-de-colete, preguiça-real e o boto-cor-de-rosa vivem no vale.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Até hoje a população mantém suas tradições e costumes. As festas populares quase sempre estão unidas às religiosas. A dança do Congo e a do Chorado são exibidas durante a festa de São Benedito, em julho, e têm origem nas manifestações dos escravos africanos, trazidos forçosamente ao Brasil pelos portugueses.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

E-mail:

Telefones: (66) 3239-1522 / 1554

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório de 1º Ofício:

E-mail:

Telefones: (65) 3259-1120

Sites: http://www.telelistas.net/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Vila Bela da Santíssima Trindade

olá,olá,olá minha querida gente de vila bela da santissima, que bom te encontrar...que povo maravilhoso!! envoltos em ruinas e guapore, povo valente da beira do rio onde soltei todo meu corpo nas suas borbulhas...saudades de ti nos anos 70. Permita-me beijá-los a todos...aí vivi os momentos mais belos da minha vida: os profetas da cruz, os fernades leite, bringsken e muller e tantas outras familias...me perdoem pela ausencia ou me matem dentro de voces!!!Ave, Vila Bela!!! Candinho, o nhanbiquara ingrato.
Por: jose candido leal(prof. candinho)

Amo essa cidade linda k saudades...... CIDADE MARAVILHOSA
Por: HATANI BIANCHI

Essa sim, é uma cidade linda e boa de se morar quem vai não quer + voltar
Por: Eliel

AMEI CONHECER VILA BELA É A CIDADE MAIS LEGAL QUEE EU JÁ FUI
Por: KELRIA GONÇALVES DE SOUZA

Eu ñ conheço vila bela,+ é um sonho conhece-la, pois meu pai e minha vó conheceram a gostaram mt,tem lindas paisagens..
Por: Gil Liany

Nasci em Vila Bela, mas há quase 15 anos não apareço por lá. Lugar maravilhoso, rios e cachoiras de tirar o fôlego. Sem contar a culinária irresistível.
Por: Aldo

E tantas coisa que tenho a dizer desssa cidade maravilhosa, morro de saudades,nasci nessa cidade,mas tive que mudar p/ o tocantins,si deus quezer vou aparecer em preve ai...bjos p/ todas as minhas amigas de infancia.....sauuuuuudadessssssssssss, muito mesmi........
Por: pamella

Amo vila bela.... suas´paisagens, seus povos humildes, la é tudo de bom.....
Por: leydilene

oque tem de melhor essa cidade è seus habitantes, pessoas maravilhosas, abraço a todos, atè julho de 2010 nas festanças de sâo benedito.
Por: osvaldo m . azambuja

Sou vilabelense, atualmente moro em Campo Grande, Mas sou apixonada pela beleza,historia de Vila Bela, quem não conhece, por favor, conheça e não vai se arrepender
Por: Marlene Gauto

Eu nunca visitei a cidade,mas meus pais sempre vão passar uma temporada ai na casa de minha tia. Meus pais todas as vezes que foi passear ai deu trabalho para ele vim embora de tando que gostaram, E se Deus quizer em 20 de dezembro eu vou estar queimando uma picanha por ai. Deixo aqui minha adimiração por esse povo que é tão hospitaleira..abraços a todos
Por: adilso andrade

Ich war in Vila Bela vor ca. 6 Jahren mit meiner Gattin und es hat uns sehr gefallen. Vor allem die wunderschöne Natur und die Freundlichkeit der Leute. Mich hat es sehr gefallen, mit dem Bus von Cuiaba nach Vila Bela zu reisen. Der Bus war sehr bequem ausgestatte. Eine Reise nach Vila Bela kann ich nur weiter empfehlen.
Por: Frederico Horn

Vila Bela eu considero minha casa, conheço há quase ou mais de 40 anos, moro em Salvador vou todos os anos para a Festança (Congo e todas outras) tenho muitos amigos(as) como tenho. O povo realmente eu acho fora do comun adoro. Sou devoto de São Benedito. Saudades, Logo estarei ai, até mais.
Por: geraldo de oliveira gonçalves (GÊ)

cidade bela maravilhosa, com um belo rio guapore, na cidade, ruinas cento da cidade, com varias cachoeiras parque estadual ricardo franco...cidade tem q mudar principalmente com, vereadores politica gananciosa e não faz nada...só pensa neles é não pensa nessa bela cidade q temos..........
Por: luizão

EM PRIMEIRO LUGAR QUERO DEIXAR REGISTRADO QUE JA TIVE A OPORTUNIDADE DE MORAR 3 ANOS EM VILA BELA,SINTO SAUDADES DO POVO QUE AI MORAM E NOS RECEBE3M DE BRAÇOS ABERTOS,ME SINTIA EM CASA QDO AI ESTAVA ADORO TODA ACIDADE, AS RUINAS QUE HOJE FAZEM PARTE DO PATRIMONIO ESTORICO.A CASCATA DOS NAMORADOS, A PRAINHA DO RIO GUAPORÉ,A INESQUECIVEL FESTA DO CONGO,AI DEIXEI VARIOS AMIGOS E UM DIA VOU VOLTAR PARA REVE-LOS.
Por: HILMA CARLA RESENDE DE SOUZA

Conheci a Vila Bela em 1979 com a instalação do Banco do Brasil e fiz parte dos primeiros funcionários do banco nesse município, uma época em que a cidade tinha menos de dois mil habitantes. Saí da Vila Bela em 1982, porém ainda tenho saudade do local e dos amigos que ficaram.
Por: Luis Carlos Dalla Corte

Eu achei essa citdade muto bonito, e maravilhoso!!!! Eu me apachonei muito por essa cidade.
Por: Gustavo da Silva Martins

Fui em vila bela pela primeira vez em 2004 e desde entao pretendo voltar....mas nunca sei a data correta da festa quando vejo ja passou
Por: marsellus cardousous

HOJE, EU MORO EM CÁCERES, MOREI MUITO ANOS EM FILA BELA AS ATÉ CHORO QUANDO ME LEMBRO DAS TRAVESSIAS DE BALSA QUE FAZIAMOS PRO JARDIM AÉROPORTO. TODO ANO VOU A VILA BELA, AMO DEMAIS ESSA CIDADE, GENTE EDUCADA, QUE TEM RESPEITO COM AS PESSOAS.TUDO QUE SOU, E QUE TENHO DEVO MUITO A VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE. BEIJO GENTE.
Por: vivaldo da paixão

estive duas vezes nesta encantadora e deslumbrante cidade e fui submetido a uma reflexao ao comtemplar estas ruinas...e a influencia afro neste local.como e linda e triste nosso passado...mas tudo que passamos serve de exemplo pra humanidade.e quer saber o importante e ser feliz....
Por: roberto supriano

não conheço mas tenho um irmão que é vereador e pretendo fazer uma visita a ele e claro conhecer a cidade de vila bela
Por: Gilberto Braz

Conheço Vila Bela da Santíssima Trindade/MT desde 1982. Já ouvia falar da Primeira Capital de Mato Grosso desde 1976, ano que comecei o meu namoro com minha esposa que por sinal é Vila Belense. Em outubro de 82 estava de férias e fui conhecê-la na companhia de minha sogra, pois minha namorada estava estudando nesse período. Adorei o povo, amigo, recepetivo. O Rio Guaporé te mostra o quanto DEUS EXISTE, lhe dá PAZ, REFLEXÃO. ADORO A NATUREZA. A água é tão limpa no período da seca que você VÊ o TUCUNARÉ ATACAR A SUA ISCA. É SÓ EMOÇÃO. O PREDADOR como é chamado o tucunaré; é brigador, fantástico. Temos as bebidas CANJIMJIM, ESQUENTA XERECA que são SUCESSO. A PRAIA MORENA FICA REPLETA DE LINDAS NEGRAS, NEGROS E POR NÃO DIZER BRANCOS E OUTRAS RAÇAS, POIS A NOSSA POPULAÇÃO JÁ ESTÁ BEM MISCIGENADA. No período de 16 a 23 de julho temos as tradicionais festas de São Benedito e Três Pessoas. Nessa semana Vila Bela passa a ser CAPITAL DE NOVO, POIS MUITOS TURISTAS DESLOCAM ATÉ lá e apreciam a Dança do Gongo, Chorado, Choradinho( grupo de crianças que estão no aprendizado do Chorado). Temos vários salões de BAILES com rítimos contagiantes. Venha CONHECER NOSSA VILA BELA.
Por: carlindo moraes

EU ESTOU LOUCA PARA CONHECER VILA BELA.MUITO OBRIGADO
Por: maria aparecida do nascimento

NAO CONHESO VILA BELA GOSTARIA DE CONHECER.EU QUERO IR PELO FILMAL DO ANO ATE VILA BELA.
Por: maria aparecida do nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vila Bela da Santíssima Trindade

Envie seu comentário sobre Vila Bela da Santíssima Trindade

banner