Roteiros do Brasil
Região Baixo Araguaia
HISTÓRIA DA CIDADE
A primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.
A Colonizadora Confresa era dirigida por José Carlos Pires Carneiro e José Augusto Leite de Medeiros, mineiros estabelecidos em São Paulo. Vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região.
Com o passar dos tempos, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que posteriormente foi acatada oficialmente.
A empresa colonizadora vendeu inúmeros lotes, mas teve que enfrentar invasões, tanto urbanas quanto rurais, principalmente nas glebas Independente I, Independente II, Cantagalo e Jacaré Valente. Nas áreas rurais o Incra desapropriou parte das terras, legalizando-as mais tarde. Na área urbana, os lotes invadidos continuam com a documentação irregular, pois a companhia colonizadora está atuante, e não permite negociações sem sua interveniência.
Em 17 de Abril de 1990, pela Lei Estadual nº 5.908, foi criado o distrito de Confresa. O município foi criado pela Lei nº 5.908, de 20 de Dezembro de 1991.
Significado do Nome
O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva (Colonizadora Frenova Sapeva). Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam inúmeras propriedades agropecuárias, além de uma destilaria. Atualmente a empresa denomina-se Frenova Agropecuária Ltda.
Aniversário da Cidade
20 de Dezembro
CARACTERÍSTICAS:
O município tem uma economia baseada na agricultura, na qual, encontra-se uma usina de Etanol denominada de GAMELEIRA, pecuária e comércio.
Clima
Tropical
Temperatura Média
24° C
COMO CHEGAR
Partindo de Cuiabá: MT–413
Localização
Nordeste Mato-grossense
Limites
Vila Rica, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu.
Acesso Rodoviário
Está cortada pela BR 158 que liga a regiao Sul/Sudeste passando em Jataí, Barra do Garças, Água Boa, Ribeirão Cascalheira e seguindo-lhe ate o norte do Brasil, possivelmente em Marabá.
Distâncias:
Da Capital:
1.165 Km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Aldeia Indígena Tapirapé
Dentre as inúmeras belezas confresenses, não poderíamos deixar de citar as cachoeiras, os rituais e as pinturas do Povo Tapirapé. Este povo indígena, pertencente ao tronco lingüístico Tupi-guarani, tem uma população de aproximadamente 650 pessoas. Onde a maior parte desta população está concentrada na Aldeia Indígena Urubu-Branco - Confresa/MT. São 4 aldeias organizadas com caciques, comprometidos com sua comunidade de forma coletiva.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONFRESA
E-mail:
Telefones: (66) 3564-2089
Sites: http://www.confresa.mt.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá
Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
CARTÓRIOS E REGISTROS:
E-mail:
Telefones: (66) 3564-1160
Sites:
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
http://www.cnm.org.br/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: