Jutí

Jutí-MS
banner

Bem-vindo a Jutí!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Jutí, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Jutí. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Jutí para programar a sua viagem.

Informações de Jutí

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A vila foi fundada entre 1912 e 1915 por influencia do progresso da extração da erva-mate. O primeiro morador foi Sérgio Maciel de Oliveira, que chegou nos campos de Santa Luzia em 13 de dezembro de 1898, onde construiu uma paragem provisória, para daí, seguir em direção leste, margem do rio Laranjaí, ou margem esquerda do rio Amambai. Seus irmãos (Cassimiro e Genésio Maciel) resolveram ficar em Santa Luzia, e foram para a costa do rio Amambaí, no porto Palermo, onde se fixaram definitivamente. Genésio ficou nas cabeceiras do São Lucas, onde ergueu a Fazenda Belo Horizonte. Anos depois começram a chegar novos moradores tanto para morar quanto para montar seu comércio e a vila foi se desenvolvendo, e entre 1912 e 1920, construiu-se um amontoado de ranchos de capim, tabuinha ou de zinco. A partir de 1920 a vila cresceu assustadoramente, a ponto de se tornar o maior centro comercial da Região, com exceção da Campanário, chegando a ter em média 2.500 casas, entre residências e casas comerciais. O Distrito de Paz de Santa Luzia ou de Juti, como ficou denominado, foi criado para a Vila de Caarapó, pela lei Estadual nº 1.021, de 21 de setembro de 1929, no governo de Mário Correia, governador do Estado de Mato Grosso. A Lei nº1.021 entrou em vigor, na data do seu veredito, no dia 13 de janeiro de 1930. O cartório foi instalado, na vila de Caarapó, em 16 de março de 1930, com a posse das primeiras autoridades: Juiz de Paz, Francisco Serejo e para escrivão de Paz foi nomeado Antônio Batista Júnior. Aníbal Toledo, até então presidente do estado de Mato Grosso e descontente com a perda do mandato, em 30 de novembro de 1930, pouco antes de ser destituído do poder, expediu um ato ou decreto, transferindo a sede do Distrito de Juti, da Vila de Caarapó, para a Vila de Santa Luzia alegando ser um lugar de maior progresso. Ele também era Presidente da Companhia Mate Laranjeira, empresa contrária a toda espécie de ocupação de terras, no sul do Estado de Mato Grosso. A região foi por muitos anos sustentada pelo apoio da Companhia Matte Laranjeira, que nos fins de semana permitia que os seus peões pudessem fazer compras em Santa Luzia. Isso ocorria principalmente nos dias de Semana Santa e nos dias de Carreiradas (Corridas de cavalos), uma das poucas diversões na época. Entre novembro e dezembro de 1930, o cartório foi levado para a Vila de Santa Luzia.
Com a queda do Território Federal de Ponta Porã, em 18 de setembro de 1946, e a decretação do contrato de arrendamento dos ervais pela Companhia Mate Laranjeira no mesmo ano, a Vila entrou em decadência e perdeu a maior parte de sua população. O cartório foi parar em Santa Luzia e a Vila de Caarapó perdeu sua jurisdição de Vila. A condição de distrito e passou a pertencer a Santa Luzia até seu desmembramento, em 1948, com a criação do Cartório ou Distrito de Paz de Caarapó pela Lei nº188 em 16 de novembro de 1948. A vila de Santa Luzia (ou Distrito de Juti), era apenas um ponto de paragem de carreteiros das barrancas dos rios Paraná, Amambaí e Laranjaí que seguiam para Campanário, Ponta Porã, Aquidauana, Nioaque, Porto Murtinho ou Concepcion, no Paraguai. Muito viam na região um recanto, onde a pastagem era abundante e rica em espécies e variedades em teor alimentício. As dificuldades na região eram enormes, visto que a atenção e o auxilio governamental era deficiente, com exceção da ajuda que recebeu da Prefeitura Municipal de Caarapó. A Vila de Santa Luzia, em 1950, estava arruinado e fora ainda mais prejudicado por causa de guerras, pela fome e pela peste.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul e em 14 dezembro de 1987, pela lei numero 800, foi criado o município de Juti, pelo, então, governador Marcelo Miranda Soares, ficando o mesmo, pertencendo a comarca de Caarapó.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:

14 de Dezembro

Gentílico:

jutiense

População:

5.971 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade de pessoas acolhedoras e com vários lugares para passear. Venha passar suas férias em Jutí.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sudoeste do Mato Grosso do Sul

Limites:

Caarapó, Amambai, Vicentina, Jateí, Naviraí, Iguatemi

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

306 km

Outras:

Federal: 1.332 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUTÍ

E-mail:

Telefones:  (67) 3463-1110 / 1105

Sites: http://www.juti.ms.gov.br/juti/index.php

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3463-1119

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Jutí

Bom,JUTI e uma cidade boa de se viver, as pessoa soa legais ,e um povo acolhedor,moro emCG mais sou JUTIESE d coracao.JUTIe minha paixao...
Por: VERA

juty e uma cidade muito bonita, um povo acolhedor, gente honesta,tenho saudade deste lugar em breve vou visita-lo
Por: osvaldo

cidade querida,onde nasci e estou aqui ate hoje, campo para todos, aqui se cultivam o bicho da seda, mandioca, cana de acucar, laranja, ovos, frangos,etambem a agropecuaria, rico tambem no ramo moveleiro e muito mais, venha conhece-lo
Por: osvaldo

Jutí, para mim é um lugar bom de vivier de passear, e de conhecer, as pessoas lá são acolhedoras, falo isso, por que sou de lá e hoje moro em campo Grande, tenho algumas fotos de jutí que vou postar para ser divulgada. obrigado
Por: Mario Bueno

cada dia q passa juti ta crescendo.... bom conheço juti e sei q essa cidadeé muito gostosa de morar apessar de eu ter ficado poucotenpo; mais nesse pouco tenpo gostei de lá . um abraço e até mais;;;;
Por: thiago martins

nasci em juti e muito me orgulho dessa cidade minha cidade, cidade de SANTA LUZIA
Por: orlando de oliveira bueno

Desde dos meus 5 anos de idade morei em Juti, de onde sai para estudar, pois na época não havioa o 2° grau nas escola dai. Me formei, casei, voltei a morar em Jutí em 1992 com um comercio de gaz, não deu certo. Retornei a Campo Grande e de la para Brasília/DF e hoje moro em Goiânia/GO. Mas sempre que posso procuro estar informado sobre Jutí, pois gosto do lugar e sempre bom lembrar o passado, pois não retorna jamais.
Por: Anselmo D. cardoso de souza

Moro em Juti desde 14 de Outubro de 1969 cheguei a essa Cidade aos 10 anos posso dizer que essa é minha terra natal hoje em Juti somos uma familia onde todos se conhecem.
Por: Jercino dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jutí

Envie seu comentário sobre Jutí

banner