Alcinópolis

Alcinópolis-MS
banner

Bem-vindo a Alcinópolis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Alcinópolis, fotos, informações, os principais hotéis de Alcinópolis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Alcinópolis, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 443m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.308 habitantes. A área total de Alcinópolis é de 4.413,7km², e sua densidade demográfica é de 0,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alcinópolis-MS é 79530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alcinópolis

Roteiros do Brasil

Região Rota Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 22 de abril de 1992, pela Lei nº 1.262, foi criado o município de Alcinópolis, pelo, então, governador  Pedro  Pedrossian,  ficando o mesmo pertencendo a comarca de Coxim.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

22 de Abril

Gentílico

alcinopolense

População

4.637 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Além da soja, que é a cultura dominante no município, a região investe alto em pecuária, plantação de algodão, milho, sorgo, Feijão, girassol. Milheto, Soja e Milho de pipoca.Na área da pecuária contamos hoje com Trezentos e cinquenta mil cabeças no município, com várias produtores investindo na qualidade genética como na, raças nelore PO, POI e várias outras raças de inseminação.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Norte de Mato Grosso do Sul

Limites

Pedro Gomes, Coxim, Camapuã, Costa Rica e o estado de Mato Grosso.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

255 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Casa de Pedra

É convidativa a grande angular visão panorâmica proporcionada por este atrativo. Parques e florestas que se esparramam serra abaixo, fartura de verde e outras cores. A Casa de Pedra traz mais do que magia em suas paredes e no que oferece aos olhos e a alma. Localizada na fazenda Turmalina, que tem também grande potencial para Turismo rural, esse sítio fica a 400 metros da sede. O caminho é a estrada da Serra do Bom Sucesso. Endereço: Fazenda do Zé Pertile.

Gruta do Pitoco


Conhecida pela arquitetura natural e as misteriosas passagens subterrâneas, a Gruta do Pitóco, repleta de pinturas rupestres, é de fácil acesso e uma das mais completas da cidade. Densas e variadas vegetações do entorno, bem conservada, garantem um status de sítio preservado. A serra é repleta de vestígios dos antigos habitantes, que datam de até 11 mil anos. Gravuras feitas nos paredões internos com sangue de animal e vegetais macerados intrigam pela sua inexplicável origem. Endereço: Serra do Bom Jardim

Mão de Deus

Com morros de fácil acesso e escalada, a serra é um convite aos olhos e ao corpo. Possui nascentes nos entornos, sítios arqueológicos compostos de cavernas com inscrições de milhares de anos atrás, excelentes visuais panorâmicos, paisagens naturais, extraordinária riqueza vegetal e ornitológica. Observatórios naturais de aves raras e curiosas formações rochosas também compõem a paisagem. O local possui inúmeras inscrições rupestres nas paredes e desenhos de animais e cenas de sua realidade como Mão de Deus e Cara do Bezerro, quando ali viveram em períodos que variam de dois a 12 mil anos. Endereço: Barro Branco

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

Com uma área de 26.800 hectares no município, o encantamento paisagístico fica por conta do incomparável Cânyon do Engano. Com suas formas e desenhos que desafiam a imaginação, a mata intocada por ser de difícil acesso, cachoeiras, vales, paredões, ninhais de araras e grandes pássaros, tornam o local um vasto e inexplorado filão turístico quase desconhecido e um dos mais belos do país.

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares

Provocante, Belo e Soberbo - 40 km. Por sua magnitude e dimensão, é considerado um dos mais importantes da cidade e até mesmo do país. O Templo dos Pilares é único por suas características, cânyons, cerrados preservados, fragmentos, vales com vegetação virgem, paredões, ninhais de araras e corujões entre várias outras espécies de aves. O Parque é repleto de vestígios dos antigos habitantes, que datam até 11 mil anos. Gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formações curiosas compõem o local. Endereço: Serra do Bom Jardim.
Templo dos Pilares

sítio arqueológico localizado na Estrada Buriti, com várias inscrições rupestres.

Engenho Movido a Cavalo

Engenho tocado a cavalo, poucas regiões no Brasil possuem essa cultura. Endereço: Chácara do Senhor Buava

Transporte por gado

Ainda na região de Alcinópolis o meio de transporte de gado é usado por comitiva.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Marculina: Um festa tradicional na região, onde é servido gratuito o churrasco e doces. É encerrado com um grandioso terço (reza). Endereço: Fazenda da Marculina.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCINÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (67) 3260-1516

Sites: http://www.alcinopolis.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barăo de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678      

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (67) 3260-1745

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIOS: (67) 3260-1145

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Alcinópolis

morei ai quando começou quando o alcino fundou a cidade hoje minha irma mora ai um abraço a todos
Por: samoel

vou ai o Més que vem conhecer as beleza natural o meu esposo e filho da ai. gostei de ver . as foto da ai. muito linda . obrigado
Por: maria aparecida o sousa

olâ adorei as fotos muito lindo , la por dia 20 /11/2010 vou ai com duas amigas , queremos conhecer pessoalmenti essas belezas . mara projetos arquitetônicos coxim /ms
Por: mara araujo

hola,,vivi ai nesta ciudad,, ahora vivo en Uruguay,,na verdad amo esta beleza de ciudad,,,para el mes que viene voy de vuerta,,,sinto muita saudade,,,bso,,,Marta,,
Por: marta da silva

logo vou a alcinopolis meu primo mora ai ,,,,,,o antonio e a angelita ferras ,,,,,,,,abraço a todos
Por: celso campos de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alcinópolis
Fundação:
1993
Altitude:
443m
População:
3.308 habitantes
Área:
4.413,7km²
Densidade Demográfica:
0,75hab/km²
CEP:
79530-000

Envie seu comentário sobre Alcinópolis