Tupaciguara

Tupaciguara-MG
banner

Bem-vindo a Tupaciguara!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Tupaciguara e muitas outras opções de hospedagem na cidade Tupaciguara. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Tupaciguara.

A cidade de Tupaciguara, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 865m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.563 habitantes. A área total de Tupaciguara é de 1.836,6km², e sua densidade demográfica é de 11,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tupaciguara-MG é 38430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tupaciguara

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Triângulo Mineiro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Tudo começou quando, em 1722, estas terras, habitadas por índios caiapós, foram atravessadas pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, “o Anhanguera”. Para se proteger dos ataques dos índios caiapós, o bandeirante Anhanguera edificou 18 aldeias em sua rota, alojando nelas índios de várias tribos, principalmente, os “Bororós”, oriundos do Mato Grosso. Desbravada, assim, a região, iniciava-se a colonização, com a divisão das terras em “Sesmarias”.
CASA TIAS POLVEIRAS

Aproximadamente em 1841, graças aos esforços de D. Maria Teixeira, devota de Nossa Senhora da Abadia, esposa do fazendeiro Manoel Pereira da Silva, juntamente com a cooperação de outros fazendeiros como, Francisco José de Santana, Felisbino Pereira Azora e Manoel da Costa Marques, teve início a construção da capela de Nossa Senhora da Abadia, a qual esteve subordinada à freguesia de Monte Alegre, e sempre esteve provida de Capelão. Concluída a obra, em maio de 1842, foi “benta” em 11 de junho do mesmo ano, pelo Vigário de Monte Alegre, Pe. Júlio Luís Mamede. Seu primeiro capelão foi Pe. Joaquim José de Souza Neiva, provisionado em 1843; como capelão funcionou em 1859. A povoação que se formava em torno da capela passou a ser chamada de “Abadia do Monte Alegre” ou “Abadia do Bom Sucesso”.

IGREJA MATRIZ - Nª. Sª. ABADIA - 1950

Após poucos anos da conclusão da capela, já estava, ali, o arraial, bastante florescente. A Lei n.º 533, de 10 de Outubro de 1851, elevou o Curato a Distrito, com o nome de “Nossa Senhora da Abadia do Bom Sucesso”. A Lei Provincial, de 08 de Junho de 1858, confirmada pela Lei Estadual n.º 02, de 14 de Setembro de 1891, criou o Distrito de “Abadia do Bom Sucesso”. Ainda com este nome, foi criado o Município, pela Lei Estadual n.º 556, de 30 de Agosto de 1911. A Sede foi, então, elevada à categoria de Vila, em 1.º de Junho de 1912 e, neste mesmo dia, foi instalada a Câmara Municipal. Daí em diante,  Município e Câmara passaram a viver e a crescer juntos, enfrentando grandes problemas e transformações do começo do século. Somente em 07 de Setembro de 1923, pela Lei Estadual n.º 843, foi adotado o nome de “Tupaciguara”.

Na década de 20, alavancou-se o lugarejo, em amplo progresso. Com o desenvolvimento da lavoura e da pecuária, formaram-se grandes fazendas, que produziam arroz, feijão, milho, etc. e que tinham enormes rebanhos de gado “vacum e eqüino”, atraindo grandes negócios para o município. Com isso, os fazendeiros, na sua maioria, foram morar na “cidade” onde construíram casas confortáveis, obrigando, assim, uma certa ordem no seu traçado, com arruamento disciplinado, criação de praças, melhoramento na igreja, etc.

O município não foi afetado pelas revoluções de 22 e 24, e os acontecimentos políticos restringiram-se a comentários nos alpendres das casas dos “coronéis”, chefes políticos poderosos, detentores de enormes fortunas, que ostentavam o título de Coronel da Guarda Nacional, outorgado pelo Governo Federal, para contar com seu apoio político-eleitoral. O Governo não perdia a  eleição, o voto não era livre, imperava o voto de “cabresto”, ganhava quem os coronéis escolhiam. A Revolução de 1930 alterou a vida da pacata cidadezinha. Os aliancistas (adeptos da aliança liberal), andavam pelas ruas com seus lenços no pescoço, símbolo dos seguidores do Dr. Getúlio Vargas, contando bravatas, fazendo discursos.

O mesmo aconteceu em 1932, com  a revolução constituinte. Desta vez requisitaram o Grupo Escolar, único estabelecimento de ensino do lugar, para quartel do 4.º B.C. – Batalhão de Comando, sediado em Uberaba, a fim de aquartelar a tropa que deveria lutar contra paulistas e goianos, que desejavam uma constituinte, a qual se opunha o Governo de Getúlio Vargas.

Entretanto, a revolução deixou lembranças da movimentação dos “legalistas”, dos treinamentos dos soldados, dos discursos inflamados, dos tiros disparados, para o chão ou para o ar, em ruidosas demonstrações  de hipotética coragem e duvidoso idealismo.O comércio local dos anos 30, limitava-se às “vendas” do Seu Vêda , Sr. João de Barros, Sr. Quincas de Barros e, mais tarde, do Sr. Joaquim de Paiva, Sr. José Maria, Sr. Bolívar (chamada Vendão). Essas vendas tinham de tudo: botões, linhas, tecidos, cachaça, rapadura, açúcar mascavo, fumo de rolo, rapé, arroz, feijão e outros, enfim, o que se precisava, procurava-se na venda.Apesar da diversidade de artigos, o principal produto destes estabelecimentos, o mais procurado, era, sem dúvida alguma, o gostoso bate-papo, prosas intermináveis, “causos”, contados, preguiçosamente, entre um gole de cachaça e uma pitada no pito de palha!

Nas décadas de 40 e 50, aos sábados e domingos, quase todos os tupaciguarenses iam para o centro da cidade, na rua Cel. Joaquim Mendes. Lá estava o cinema (Cine Teatro Helena), o bar Glória e o “Vai - Vem”. Os jovens passeavam nas calçadas da referida rua, bem em frente ao cinema. Chamava-se Vai - Vem porque, enquanto as moças vinham voltando de lá pra cá, os rapazes iam em sentido contrário, voltando em seguida, quando atingiam um imaginário limite. Não tinha horário para começar, nem alguém para tomar a iniciativa; simplesmente começava... Nessas idas e vindas, longos e lânguidos olhares eram trocados pelos jovens enamorados. Os mais atrevidos arriscavam uma piscadela, um discreto sinal ou, até mesmo, um pequeno encontro.

O Vai - Vem terminava quando começava a sessão cinematográfica. As moças entravam primeiro no cinema, e tratavam de reservar um lugar para o seu bem amado, que só tomava o assento quando as luzes se apagavam, pois ele não era bobo de arriscar sua pele à sanha nervosa dos pais da eleita. Aqueles que não iam ao cinema, iam para os bares, principalmente o “Bar Glória”. ( Fonte de pesquisa: obra “Reminiscências de Tupaciguara” – Sílvio Mamede) Por volta de 1960, destacavam-se duas grandes instituições educacionais: o “Ginásio Imaculada Conceição”, que funcionava sob a orientação das Irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário, estando instalado num confortável edifício que atendia a todas as exigências pedagógicas da época; e o “Ginásio Tupaciguara”, que era uma expressão brilhante na vida educacional do povo da “Terra da Mãe de Deus” no ensino secundário masculino.

Destacavam-se, também, várias empresas de todos os ramos, dentre as quais, pode-se citar: Sapataria Morena, Armazém Lopes, Móveis Boa Vontade, Rádio Tupaciguara, A Nova América, Caninha “Quero Mais”, CASEMG, Cine Teatro Helena, A Royal, Cerealista Triângulo Ltda, Cerealista Ceres Ltda, Cerealista Vilela Ltda, CITUSA – Comércio e Indústria de Cereais Tupaciguara S/A. Essas empresas contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da cidade, algumas ainda se apresentam em plena atividade até os dias de hoje.

Durante muitos anos, a comunidade tupaciguarense sonhou com uma ponte na zona rural, que ligasse os estados de Minas Gerais e Goiás. Foram tantos  e tantos encontros, reuniões e lutas, políticos indo e vindo da capital, Belo Horizonte. Depois de tudo aprovado, a ponte foi construída, aí veio uma nova ordem geral na cidade, o fechamento da represa de Tupaciguara (FURNAS). A tão sonhada e batalhada ponte foi submersa pelas águas da represa, e, hoje, vive na lembrança dos mais velhos que assinaram os abaixo-assinados em busca da referida obra. Em 1978, o município de Tupaciguara passou por grandes transformações em função do fechamento da Represa Hidrelétrica de Furnas com a desapropriação de grandes propriedades de terras, de excelente qualidade. Por outro lado, essa perda nos proporcionou a criação da grande represa de Tupaciguara, a qual se destaca pelo seu potencial turístico.

Significado do Nome:

O Nome da cidade tem como Etimologia, Tupã-ci-guara – (a morada da Mãe de Deus). Quando da escolha do nome do município, foram citadas as seguintes possibilidades: Tupaciguara, Mataiguassu, Bela Flora, Buritirama, Itaquiçé e  Guararama.

Aniversário da Cidade:

01 de Junho

Gentílico:

tupaciguarense

População:

25.171 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tupaciguara, cidade pequena com um povo muito carinhoso e acolhedor. Além disso oferece vários atrativos ao turista como represa, lagoas, rios de água cristalina e chachoeiras, e um ótimo Carnaval de rua. Venha passar suas férias ou um final de semana em Tupaciguara.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte: BR-365, BR-452, BR-153

Localização:

Triângulo Mineiro

Limites:

Araporã (N), Uberlândia (S), Araguari (L); Monte Alegre de Minas (O).

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 621 km

-Brasília/DF - 471 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.072 km

-São Paulo/SP - 669 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O contraste do platô do Planalto Central, onde se assenta a sede do município, com as escarpas que descem ao Vale do Rio Paranaíba da a Tupaciguara, o privilégio de possuir mais de uma centena de cachoeiras e quedas dágua que adensadas por matas ciliares, criam um ambiente que contagia o turista, envolvendo-o num clima de êxtase misto de excitação decorrente do aumento de adrenalina e também da sensação de paz provocada pela conseqüente descarga de endorfina no corrente sangüínea.

Principais Pontos Turísticos

-Lago de Tupaciguara

  -Formado pela represa de Furnas, divide o município de Tupaciguara a noroeste com os municípios de Araguari - MG, Buriti Alegre - GO, Corumbaíba e Anhanguera - GO.

-Barragem

  -A represa, cuja barragem se localizado na divisa dos municípios de Araporã MG e Itumbiara - GO, tem 760 Km² de área e suas águas banham 14 municípios. O lago tem uma extensão de aproximadamente 180 Km, sendo um dos maiores lagos artificiais do planeta. Em alguns trechos, nos períodos de cheia chega a atingir a largura de 12 km.

-Ilhas

  -Além da Ilha dos Carneiros, há varias outras. Não podemos deixar de mencionar a Ilha das Pedras, muito visitada por turistas estrangeiros. Nesta, existe uma praia com areias brancas e águas límpidas, no seu interior rochoso, a natureza esculpiu monumentos líticos, desenhando esculturas intrigantes. Sua paisagem ao longo das praias, apresenta uma imensidão de água que se perde no horizonte. O por do sol compõe um cenário de extensiva e rara beleza.

-Atrativos - Cachoeiras

  -As riquezas e belezas naturais de Tupaciguara que vão muito além das potencialidades do Grande Lago, podem ser descritas por exuberantes cachoeiras e quedas dágua, mais de cem ao todo. Vale ser lembrado, a Cachoeira dos Costas, cujo segundo tombo tem 110 metros e a Cachoeira do Rio Bonito com 76 metros de altura, distante apenas 08 (oito) quilômetros da cidade. Essas duas cachoeiras reúnem todos os principais desafios que atraem a prática do queniomismo e do rapel. O Inventário da Oferta Turística, feito por técnicos da TURMINAS, órgão oficial de turismo do governo estadual, catalogou mais de 40 (quarenta) cachoeiras. A Fazenda Hotel Rio das Pedras é uma mostra do perfil hídrico do município de Tupaciguara. Apenas essa fazenda oferece mais de 20 (vinte) cachoeiras e quedas dágua, que formam poços cristalinos de várias profundidades e extensão.

-Trilhas

  -As matas nativas de cerrado ainda conservadas, encerram aconchegantes trilhas, que dão ao turista o prazer do contacto direto com a natureza, onde o cheiro da terra úmida, das folhas caídas que apodrecem, do frescor do oxigênio que se desprende das folhagens das árvores, o canto dos pássaros e dos animais silvestres, levam o turista ao encontro de um mundo real, muitas vezes nem imaginado pelas pessoas dos grandes centros.

-Gruta da Lapa

  -Na Fazenda Bela Vista e a Casa de Pedras da Fazenda Água Branca, também fazem parte dos verdadeiros santuários ecológicos inscritos nas encostas das escarpas que levam ao Vale do Rio Paranaíba, fazendo parte de uma paisagem e de uma flora exuberante.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Freqüencia Anual:

- Festa do Peão de Boiadeiro   

-Carnaval de rua   

  - Desfile de escola de samba, desfile de blocos, área de alimentação, bandas da Bahia, banho de espuma, etc.

-II Encontro de Meio Ambiente   

  - No encontro acontecem shows, encontro de autoridades, soltagem de Alevinos, plantio de árvores, limpeza de lagos e cachoeiras, etc.

-XX Exposição Agropecuária Industrial   

  - É uma exposição geral de âmbito regional, com cerca de 120 expositores. Será aberta ao público com bilheteria das 12h às 24h.
No evento possui bares, restaurantes, rodeios, shows, leilões de elite, concurso de raças diversas, stands comerciais e industriais, etc.
Produtos/Serviços: Produtos industriais, agropecuários. Comércio.

-Aniversário da Cidade   

  - São realizados shows, bailes, concurso de pipas, concurso de poesias e exposições.

  - Festa em Louvor à Nossa Senhora DAbadia   

  - FEMUART - Feira Municipal de Artesanato   

  - Festa do Tupaciguarense Ausente   

  - Torneio de Pesca ao Tucunaré 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPACIGUARA

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3281-0045

Sites: http://www.camaratupaciguara.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (34) 3281-2288 / 2685

Terminal Rodoviário de Tupaciguara-MG

Telefone: (34) 3281-0023

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (34) 3281-2458

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (34) 3281-1022

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (34) 3281-2506

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (34) 3281-6080

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações :

-www.descubraminas.com.br

-www.achetudoeregiao.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tupaciguara

cidade linda otimo carnaval de rua. pessoas acolhedoras,represas,lagoas e cachoeiras de agua cristalina. tudo isso a poucos minutos da cidade. quem for ,com certeza voltara
Por: amarildo vieira dias

CIDADE ÓTIMA,PESSOAS FANTÁSTICAS,QUASE PLANA,TURISMO PERFEITO,FLORESTAS LEMBRAM UM POUCO O ESTILOEUROPEU,AMO TUPACIGUARA,MORO EM BEAGÁ,SOU DAQUI,MAS VIVI HÁ 14 ANOS AÍ...........................
Por: ELAM RIBRIRO

Eu passei a minha infância em Tupaciguara e até hoje conto aos meus filhos sobre a "cruz do mudinho". Me emociono até ao falar de Tupaciguara! O Grupo Escolar Raul Soares foi onde estudei!
Por: paulo sérgio ribeiro

morei em tupaciguara 30 anos. tenho 3 irmãos que ainda moram la. adoro tupaciguara,a melhor cidade do triangulo mineiro,muita agua linpa,cachoeiras,represas,rios. tudo de bom
Por: amarildo vieira dias

são lindas as fotos que vcs colocaram principalmente as cachoeiras uma pena que vcs não colocaram o nome delas e suas localizações
Por: agostinho

Cidade de povo acolhedor, onde passei férias na minha infância e juventude, com meus primos queridos: Mábia, Marlos, Marcione e Marivania; tios Aprígio e Tita. amigos Amiradel.. Cristina, Nildinha, Murilo... saudades de todos vocês...
Por: Marileze Lopes Ferreira

sou de guariba estado de são paulo, o meu sogro está morando nesta cidade o que eu achei bonito em sua cidaqde foi a praça central, a limpeza das ruas e a forma como o mineiro tratam os paulista nota mil, para vç, um abraço de Guariba SP, em breve retornarei denovo em sua cidade para passar as férias no final de ano.
Por: joão edson borges

Tupaciguara. Cidade super acolhedora, onde fui recebido como nascido nela. Vale a pena ser visitada, povo super acolhedor e amigo. Obrigado Tupaciguara. MARCOS
Por: MARCOS A. L. CASTRO

GOSTO MUITO DESSA MARAVILHOSA CIDADE, É MINHA TERRA NATAL, MAS O MEU TEMPO ESTA POUCO PRA VISITAR. A QUALQUER MOMENTO ESTAREI POR AI.
Por: jarbas ferreira martins

Estudei em Tupaciguara até o 4º ano, hoje 5º ano. mudei-me para São Paulo em 1972 com minha família. Morro de saudade desta cidade.
Por: Ruth dantas dos Santos

amo di paixao tupaciguara terra da mae de deus amo amo muito um beijo para todos que moram em tupaciguara
Por: lorenarobertaalvesdasilvaisrael

sou de tupaciguara e por incrivel que pareça não a conheço, somente por fotos´, ela é linda e espero um dia poder visita-la
Por: roberto pereira da silva

Tupaciguara é uma cidade muito boa, pois têm muitos lugares turisticos ,um que se destaca é "o grande lago".
Por: ´Túlio Costa

Nasci em Tupaciguara em 58. Mudei para Brasília em 65. Depois de muitos anos estive em Tupaciguara em fev/10. Adorei a cidade, pois não me lembrava de muita coisa. A cidade está linda. Parabéns.
Por: vania marques

TAMBEM SOU DE TUPACIGUARA, MOREI LA ATÉ O ANO DE 1982, AMO ESSA TERRA, MINHA TERRINHA NATAL, HOJE MORO EM CUIABA/MT, MAS TENHO PARENTES EM TUPACIGUARA, SEMPRE QUE POSSO VOU VISITA-LOS. POVO MUITO ACOLHEDOR DA TERRA DA MAE DE DEUS, SINTO MUITA SAUDADE, ABRAÇOS A TODOS E FELIZ DE QUEM AINDA RESIDE LA,,,,,
Por: Gilson Alves Campos

nasci em tupaciguara e me mudei em 1976, mais até hoje tenho saudades desta terra onde passei a minha infancia, moro em Uberlândia desde então. Gosto muito dessa cidade
Por: maria rosa

sou tupaciguarence de coraçao cresci em tupaciguara hoje nao moro mais la mas assim gue posso vou visitala porgue la deixei meus pais irmaos parentes e muitos amigos sou felis com a familha gue tenho porgue foi morando la gue tirei osustento amo gosto de tupacigua abrços a todos
Por: carlos henrigue souza

as fotos sao lindas ;tenho saudades dai sou desta cidade hoje moro em olimpia sp. gostaria saber noticias da familhia medeiros choro quando vejo as fotos ..........saudades .........
Por: maria ap souza

Conheci Tupaciguara em 1986 e desde então trago no coração as pessoas que ai conheci. Cidade hospitaleira e que abriga pessoas maravilhosas!
Por: Maria do Carmo Gonzaga

tupaciguara aminha cidade linda como nunca esteja bem vinda a ela e esteja comigo bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj...................
Por: kelson rei de tupaciguara

eu sou de tupaciguara mas estou no pará ,mas cidade igual a tupaciguara ñ existe ,amo essa cidade ela sim é uma cidade q todos querem moram .amo tupaciguara
Por: JAQUELINE VIANA CARVALHO

cidade linda maravilhosa .povo acolhedor.so que o povo presisa dar valor ao bente-vi cautly clube pois epatrimonio da cidade
Por: silvia caetano

olha nasci em tupaciguara morei ai muitos anos mas mudei pra araguari so que eu odeio araguari e amo muito muito tupaciguara dimais da conta
Por: lorena roberta

eu estou morando no pará atualmente mas ñ é pq é minha cidade natal mas tupaciguara é a melhor cidade que ja conheci em termos de tranquilidade,hospitalidade,e tem um carnaval melhor de minas ,em breve estarei passeando ainda e ja estou lamentando minha volta.amo amo amo tupaciguara
Por: jaqueline

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tupaciguara
Fundação:
1911
Altitude:
865m
População:
20.563 habitantes
Área:
1.836,6km²
Densidade Demográfica:
11,20hab/km²
CEP:
38430-000

Envie seu comentário sobre Tupaciguara

banner