Tumiritinga

Tumiritinga-MG
banner

Bem-vindo a Tumiritinga!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Tumiritinga e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Tumiritinga.

A cidade de Tumiritinga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 138m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.311 habitantes. A área total de Tumiritinga é de 498,2km², e sua densidade demográfica é de 10,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tumiritinga-MG é 35125-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tumiritinga

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A tradição local não guardou o nome dos primeiros povoadores da região onde se localiza Tumiritinga. Até 1910, a área era pasto da fazenda do coronel Xandoca. Em 1911, o local ganhou uma parada da estrada de ferro Vitória-Minas. Trabalhadores da ferrovia em construção fixaram-se em torno ao núcleo, que recebeu o nome de Parada da Cachoeirinha, pela existência de pequena queda do rio Doce, nas proximidades. Agregados do antigo proprietário e famílias procedentes de Queiroga - atual Itanhomi, localizada a 50 km - começaram a procurar Cachoeirinha, onde já se estabelecera um comerciante de gêneros e tecidos grosseiros, para suas compras. Em 1934, o povoado passa a pertencer ao município de Itanhomi e, quatro anos mais tarde, foi elevado à categoria de distrito, subordinado ao município de Tarumirim. Em 1943, sua denominação é mudada para Tumiritinga, e é elevada a município em 1948.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

Tumiritinguense

População

6.291 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade aconchegante com riquezas naturais. A natureza é convidativa. Venha conferir!

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

24,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Governador Valadares
Alpercata
Capitão Andrade
Itanhomi
Conselheiro Pena
Galiléia

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-458, BR-116

Distâncias:

Da Capital:

381 km

Outras:

Rio de Janeiro: 570 km
São Paulo: 880 km
Brasília: 1.180 km
Vitória: 435 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativo Natural

A prainha do Jaó, situada às margens do rio Doce, é um dos atrativos naturais de Tumiritinga.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUMIRITINGA

E-mail:

Telefones: (33) 3235-1166

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3235-1445

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tumiritinga

la cidad de la tumiritinga es maravilossa es mui linda e mui rica em ouro e sem contar de la prainha que es maravilossa
Por: lucas ribeiro da silva

MOREI MUITO TEMPO E ADOREI O LUGAR TENHO SAUDADES.ESPERO VOLTAR PELO MENOS P/ PASSEAR.
Por: CLIGEN VIDAL

Minha mãe nasceu em Tumiritinga e aos 02 anos foi para o Rio de Janeiro, sempre tiva a curiosidade de conhecer, e ainda vou....pelas fotos ela parece muito bonitinha e aconchegante..vou fazer esse tour um dia com minha pretinha .
Por: Marcio Paschoal

tumiritinga e linda tem uma otima prainha uma estação e uma barquinha eu amo ela
Por: guillerme

Sou de B. hte e já passei carnaval em tumiritinga, Ano Novo, adorei muito hopsitaleira, a praia do rio é uma delicia. Vale a pena conhecer.
Por: Roberta Herculano

Eu nasci e fui criado em Tumiritinga. Passei muitos anos fora,mas, assim que tive oportunidade voltei correndo. Convido todos para visitarem esta cidade pequena, porém, aconchegante e hospitaleira.
Por: Adaías

tumiritinga eh marah..amuúh miinha ciidade..cresci akii e convido todos pra viim akii principalmente na prainha ...♥
Por: jussara

eu amo tumiritinga e a minha terra natal vivi ate´meus 8 anos de idade nesta maravilhosa cidade e tenho muitas saudades,em breve estarei visitando ai tem 9 anos que eu não vou fazer uma visita tumiritinga me espera!
Por: wagnerviniciusgomes

não só conheço essa cidade, mais ela mora no meu coração, tenho muita saudades dessa cidade.Morei aí muitos anos, praticamente me criei aí,joguei por muito tempo no Tumiritinga FC,
Por: rui vieira da silva

tumiritinga e tudo de bom principalmente a praia e melhor ir para tg do que viajar para outras cidades vale apena conhecer vao goster tenho certeza
Por: silmara

vendo as fotos de Tumiritinga, quantas lembranças vieram a minha mente..há exatamente 50 anos deixei esta cidade q/ME marcou eternamente...lembranças gostosas da MINHA INFANCIA INESQUECIVEL.Como é gostoso ser criança.Mas tambem as vezes sinto uma tristeza enorme, quando lembro-me q/foi aih EU ainda criança perdi uma pessoa q/EU AMAVA,AMO E AMAREI enquanto viver: MEU PAI.....Apesar de tudo isso EU CONTINUO AMANDO ESTA CIDADE...
Por: adair de souza

Eu vivo e amo esse lugar! Temos a prainha mais linda de Minas. A prainha do Jaó é maravilhosa onde podemos brincar com nossos filhos e amigos. Venha conhecer este lugar que encantaa todos.
Por: indira kelma

eu nasci nesta cidade da qual eu mudei para gov. valadares aos 02 anos de idade. nunca mais voltei, mas pelas fotos a cidade está linda; se deus quizer voltarei em breve, hoje moro em brasilia df. desde 1972.
Por: adiel p. bicalho

Muito bom rever a cidade natal e verificar vários recados de colegas que há tempo não o vimos. Obrigado!!Tumiritinga
Por: Adailson

eu estou louco de vontade de visitar esta cidade q/tanto me fascina...breve, muito breve irei matar as minhas saudades e rever minhas doces lembranças, de um inicio da minha adolescencia na minha cidade. Hoje moro no RIO.
Por: adair de souza

ainda me lembro como se fosse hoje, minha querida MÃE lavando roupas lá nas pedras na bira do rio.. quantos mergulhos eu dei aih na prainha...eu também brincando na calçada da IGREJA PRESBITERIANA, nós morava-mos em frente essa igreja. muitas saudades,breve estarei visitandominha TUMI....
Por: adair de souza

Eu simplismente amo a cidade e minha cidade natal
Por: elizabete moreira da silva

hoje voltei novamente a olhar as fotos de MINHA TUMIRITINGA, só assim posso recordar e matar um pouquinho dessa imensa saudade q/tenho de TI.
Por: adair de souza

TUMIRITINGA Na década de60, o então prefeito Jober França prometera construir uma tirolês sobre a cachoeira,e um museu na velha estação de trem que fica na região central, na época a professora Maria de Lemos do grupo escolar LUIZ DE CAMÕIS.Muitos objetos foram arrecadado;uma velha canoa, botes, espingardas livros, chapéu maquina de escrever um telégrafo foto da maria fumaça ,e da familia Medeiro e muitos outros( foi útil??).Conta a história e seu povo enobrecerá:povo nobre é povo feliz .(PARA BENS TUMIRITINGA MERECE .
Por: Hataíde Emídio

tumiritinga é 10, cidade gostosa de visitar,sua prainha do jaó,seu povo ,sua hospitalidade interiorana,tudo muito bom de curtir. visitem, é realmente um paraiso. amo muito esse lugar.
Por: maria do carmo ferreira magalhães

conheso tumiritinga desde 2 anos hoje tenho 24 anos meus parente por parte de mãe morão tudo ai é um municipio muito lindo hoje levo meus filhos e meu marido suas praça encanta a todos o rio fora as pessoas que trata a todos com muito carinho um municipio pequeno mais lindo quem não connhesi tenque conheser vai é leva a sua familia
Por: laninhna

Tudo em tga ,as pessoas sao amaveis,hospitaleiras,a praia,as igrejas,as pessoas que fazem parte da historia da cidade ,tipo Catitu,Corina,Naedio,Vera pe de boi,dispena marreco,Manuel pai do Eder,Sebastiao caraca,Joao morreu,as pes de pompo,e tantos outros que e impossivel enumerar,vc tem que ir a Tumiritinga pra conhecer........
Por: osmar

já morei e adoro essa cidade sempre indico para meus amigos q foram e adoraram e pretendem voltar novamente
Por: amanda cristina alves

Não conheci lugar mais tranquilo prá se viver do em minha querida Tumiritinga-MG.Sinto muita saudade de lá, mas infelizmente, não tenho tempo prá visitá-la. Mando um abraço a todos de Tumiritinga.
Por: moacyr

eu amo Tumiritinga.. é uma das cidades mais lindas.. e tem muita mulher bonita é lugar chonado...
Por: jhow

Em tumiritinga eu não nasce,mas quando eu conhece.nunca mais sai daqui,cresce toda a minha infância casei com um filho de tumiritinga tenho dois filhos que também amam muito aqui.moramos perto da prainha do jaó.venham conhecer,uma abraço para todos de Rosemar,kenedy,meus filhos John Kenedy e Johny Devid. TUMIRITINGA TERRA QUERIDA QUEM A CONHECE JAMAIS TE ESQUECE.
Por: Rosimar e kenedy

Nasci nesta cidade, minha familia mudou para BH quando eu tinha 5 anos de idade, visitei-a algumas vezes na minha adolecencia, hj tenho 49 anos, quero passear e levar minha esposa e 2 filhas para conhece-la, porém todos os sites que visitei não consta numerero de tel., e nem endereço de hotel.
Por: edivaldo Freitas

MEUS AVOS, MAE PRIMOS MORAO AI SAI DE TUMIRITINGA COM 13 ANOS HOJE TENHO 32 ANOS A 12 ANOS NAO VOU AI TENHO VONTADE DE LEVA MEU 3 FILHOS PARA CONHECER ONDE PASSEI MINHA INFANCIA
Por: JENAINA DIAS DE SOUZA

eu amo esse lugr eu ainda vou voltar ai e um sonho...........
Por: nayara jauqeline

alô TUMIRITINGA, TÁ chegando a HORA de visita-la, estou ancioso, se DEUS quizer irei passar o carnaval /2011 na minha cidade NATAL..Irei matar as minhas saudades!!!!
Por: adair de souza

Eu nasci no Rio de janeiro,fui criado,e vivo em Tumiritinga. Convido todos para visitarem esta cidade pequena, porém, aconchegante e hospitaleira. Por José Mário Lessa Martins
Por: José Mário Lessa Martins

Eu nasci em tumiritinga é uma cidade maravilhosa, no estado não tem mar ,mas em tumiritinga tem praia no verão fica lotada é mesmo uma riqueza.
Por: paulo custodio domingos

ai tem o mehlor carnaval do enteriorestou indo de novo vou levar uma galera daqui de bhestou saindo dia 4/3
Por: celio arcanjo dos santos

que banda ira toca no carnaval ai em tumiritinga? to louco pra ir ai conhecer as festas dai
Por: linneker

CIDADE LINDA PRINCIPALMENTE COM UM MORADOR QUE NELA RESIDE AMO MUITO......ETO
Por: silvana

eu nasci em tumiritinga, mas moro em chargueada sp. mas não esquesso minhas raízes; em poucos dias estarei lá, nesta cidade maravilhosa.
Por: adenir gonçalves guimaraes

morei em tumiritimga e deixei muitas saldades de muitas amigas amo estelugar.silvana ,fifia ceir,luzia breve irei ai. .
Por: marli vamp

Tenho 49 anos e nasci em Tumiritinga. Moro há 27 anos nos Estados Unidos, atualmente em Miami e jamais esquecerei essa linda cidade e os meus amigos queridos. Abraços pra todos. Nelma Bragança
Por: Nelma Bragança

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tumiritinga
Fundação:
1948
Altitude:
138m
População:
5.311 habitantes
Área:
498,2km²
Densidade Demográfica:
10,66hab/km²
CEP:
35125-000

Envie seu comentário sobre Tumiritinga