Serra dos Aimorés

Serra dos Aimorés-MG
banner

Bem-vindo a Serra dos Aimorés!

banner

As melhores pousadas em Serra dos Aimorés podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Serra dos Aimorés, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 209m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.232 habitantes. A área total de Serra dos Aimorés é de 216,0km², e sua densidade demográfica é de 38,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra dos Aimorés-MG é 39868-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serra dos Aimorés

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município está ligada à instalação de depósitos e serrarias para extração da madeira, riqueza natural da região. Foram seus fundadores Arnô Schaper e Hermann Júlio Reuter. Inicialmente, o povoado formado ao redor dos depósitos recebeu o nome de Km 158, passando a ser chamado, em seguida, Artur Castilho. A denominação Serra dos Aimorés, recebida posteriormente, deve-se à sua localização na serra em que habitavam os índios aimorés, ao nordeste do Estado de Minas Gerais. Emancipou-se em 1962.

Gentílico

Serrense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

18 de Setembro

População

24.969 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade turística cheia de maravilhas. Confira!

Clima 

Tropical atlântico e de altitude

Temperatura Média

23,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Baixo Guandu (NE), Laranja da Terra(L), Afonso Cláudio(SE), Brejetuba (S) estes no Espírito Santo. Itueta(N), Santa Rita do Itueto (NE), Pocrane(O) e, Mutum (SO) estes no estado de Minas Gerais.

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, BR-418

Distâncias:

Da Capital:

621 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Como atrativo, apresenta o Horto Florestal, com 20 mil m2, árvores de pequeno porte e uma represa que completa o cenário.

Estação Ferroviária

E. F. Bahia-Minas (n/d-1912)
Chemins de Fer Federaux de lEst Bresilien (1912-1936)
E. F. Bahia-Minas (1936-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966)

ARTUR CASTILHO

Município de Serra dos Aimorés, MG
E. F. Bahia-Minas - km 157,130 (1960)   BA-3559
Inauguração: n/d
Uso atual: biblioteca   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de LEst Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 
A Estação: A estação de Arthur Castilho foi aberta como km 158, situada na cidade de Serra dos Aimorés. Estação muito bem cuidada, tendo sido usada como agência do correio e hoje serve como biblioteca. O Engenheiro Castilho foi diretor do Departamento Nacional de Estradas de Ferro. (Fontes: Jean Albuquerque, 07/2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DOS AIMORÉS

E-mail:

Telefones: (33) 3267-1671 / 1603

Sites: http://www.aimores.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3625-1275

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra dos Aimorés

AMO, AMO, AMO.SE PUDESSE VOLTARIA AO TEMPO DE CRIANÇA, SÓ PARA PODER ESTAR EM SERRA, CIDADE EM QUE VIVI ATÉ MEUS 12 ANOS. ACHO QUE A CIDADE PAROU SE VOCÊS OBSERVAREM O QUANTO NÓS AINDA AMAMOS ESTA CIDADE COM CERTEZA ALGUÉM PODERIA INVESTIR EM ALGO PARA QUE PUDESSEMOS RETORNAR DEFINITIVAMENTE Á SERRA. ABRAÇOS.
Por: LEIDE

Morei em Serra dos Aimorés na infância, onde fui muito feliz! Sou turismólogo e guia de turismo. Moro no Rio de Janeiro e gostaria que a prefeitura entrasse em contato comigo para tentarmos ajudar a comunidade alguma forma. Me proponho ensinar turismo para estudantes de professores. Quero fazer contato com moradores da cidade. Divulguem meu e-mail, por favor.
Por: dário de oliveira

Uma bela cidade que conheci em 1995, passei admirar a tranquilidade do local,pena que está um pouco abandonada pelas autoridades, mais foi lá que conheci minha linda esposa e estamos casados à 12 anos, amor a primeira vista, temos saudades dos velhos tempos de Serra dos Aimorés,nos divertíamos muito com forrós, papo de esquina com amigos, peço à autoridades competentes que lembrem de Serra, bom lugar para descansar com a família.
Por: Alessandro

Nasci em uma faenda em Serra dos Aimorés. Estudei na escola Deputado Castro Pires.Diretoras da época= D. Êde e Vanda Reuther.Tenho saudades prof= Olga, esposa de Joaquim dentista. Maria Aurea. Lindinéia,D. Vilma e a irmã do Leir. Fiz até a quarta série (quarto ano). Hoje sei mais do que muitos que tem faculdade. Aprendi ,disciplina, obediência, respeito, cidadania etc. Vendi muita muqueca na estação p/ os passageiros do Trem.Vendi verduras,galinhas,farinha na feira de Serra.Já fui muito ao Matinê.D. Vilma morava na casa do senhor Fraz schaper e fazia passaeios c/ nós alunos p/ a fazenda. P/ conhecer bois de raça, a fábrica de manteiga.Fui muito feliz em Serra.Hoje moro em S.P. mas uma vez p/ ano visito Serra.Até compramos uma casa na rua Piracicaba. Prefeito,vereadores de Serra não deixe esta cidade acabar.AMO SERRA DOS AIMORÉS.
Por: Elizabeth

moro em anapu .pa. mas amo esta cidade pois foi ai que nasci e me criei nesta maravinhosa serra dos aimores mg . sou filho de katia e genivaldo ou melho preto.
Por: ronaldo

amo serra sinto saudades dos tempos de criancas que vivi em serra!!!!!!!!!!!!
Por: wanny

Toda minha historia,desde a infancia ate a fase adulta foi em Serra dos Aimores,tive meus tres filhos lá .Hoje moro na Bahia mas não posso esquecer minha Serra querida. Amo esse pedacinho de chão.
Por: Ademildes Reboucas

Eu sou de Serra dos aimorés sou nacida ai e moro em Brotas SP a 10 anos mas sempre que posso estou ai.minha familia ainda continua ai sou filha de ananias nery o famoso (candango)eu falo muito de serra para os meus amigos aqui pena que e muito longe, para ir ai vc tem que ficar pelo menos 30 dias para compensar a viajem mas quando meu marido aposentar eu voltarei a morar ai pois tenho muita saudade fico contando ao dias para chegar odia da viajem,no final do ano estarei ai.
Por: jandira pereira nery

Sou filha de Serra Dos Aimorés, Amo a minha terrinha,moro em Araruama RJ mas sinto muita saudade de Serra. Lá vivi 25 da minha vida,
Por: JIUDETE

CONHEÇO MUITO BEM É UMA BELA CIDADEZINHA DE INTERIOR O QUE ACHO DE MELHOR NELA É A RECEPITIVIDADE DO POVO MUITO GENTIL A POPULAÇÃO É UMA BÊNÇAO FOI QUE CONHECI MINHA ESPOSA SAUDADES DE LÁ ESTAREI VOLTANDO EM BREVE.
Por: ALESSANRO

Nasci nesta cidadesinha, ela é pequena, cerca de 7500 habitantes, como toda cidade pequena do interior do Brasil, é bem pacata, um povo bem humilde e acolhedor. Muito boa para passar férias, eu por ex. a visito todos os anos. Amo de verdade essa cidade.
Por: Josué Domingos de Farias

morei em serra ate os meus 12 anos hoje moro atualmente no triangulo mineiro mas sempre que posso vou passear la porque la e tudo de bom boa recepccao boa comida boas festas...serra e tudo isso e algo mais. visite vc tambem....
Por: ademir

cidades lindas e maravilhosas um estado turistico cheio de maravilhas
Por: jose souza rocha

Sinto-me comovido ao rever fotos dessa cidadesinha maravilhosa, nasci e vivi ali até os meus 19 anos. conheço ali rua por rua em detalhes. Estudei no grupo escolar Deputado Castro Pires de 68 a 70. Tenho uma enorme saudade desse lugar,minha vida começou ali, moro em S. Paulo desde 1975 mas sempre que posso volto lá para matar a saudade e posso indicar aos amigos. Abraço pra você minha Serrinha dos Aimorés.
Por: Josué Domingos de Farias

serra e a melho cidade do mundo eu sou mais serra serra e o poder
Por: antoniel

minha familia tem raiz em serra,pretendo voltar por eles mas tenho medo do futuro... a saudade do passado e da familia em serra é grande!
Por: CLEUSA

EU GOSTO DE SERRA DOS AIMORES NASCI EM NUCURI BA COM CINCI ANO DE IDADE TEVI OPORTUNIDADE DE CONHCER ESSA CIDADE MARAVILHOSA Q E SERRA DOS AIMRES TENHO FAMILIARES Q MORAN AI ESTIVI AI FINAL DE 2010 FOI MARAVILHOSO Q ABENCOE A TODOS E SEU POVO FELIZ 2011 AZ A TODOS
Por: MARIA SONIA

VISITO SEMPRE TENHO PARENTES E GOSTO MUITO DESSE SOSSEGO.
Por: FABIANE POMBO DOS SANTOS

, tenho tios que moram em serra, morei ate os 12 anos.
Por: jose carlos souza de oliveira

amo serra dos aimores tive o prazer de viver em serra ate doze anos, tenho muita saudade dos amigos e da minha famia
Por: jose carlos souza de oliveira

Boa tarde, Sou filho de Marquinhos, neto de dona eva e seu alcides, Sinto muitas saudades..
Por: Gabriell

EU LIA fui criada em SERRA DOS AIMORES,saúdades bjs a tdos.
Por: lia

a cidade de serra dos aimorés tem condições de ser destaque no turismo, desde que seja reativada a estrada de ferro bahia minas. No contexto atual, é a unica cidade no brasil (salvo um grande engano meu) que tem nomes de rios brasileiros nas ruas... há necessidade de um museu comunitário que valorize a cultura local e deixe legado para as geraçoes futuras. pode atrair um público interessado exclusivamente em sossego para estudar, escrever livros ou trabalhos academicos, ou simplesmente para descanço, pois eu a considero a cidade mais silenciosa do país. Estou á disposição caso as autoridades queiram alavancar o turismo na localidade. Um abraço para toda a comunidade local. Dário de Oliveira Turismólogo e guia de turismo. telefone (21) 8821-9777. Rio de Janeiro \ RJ
Por: dário de oliveira

serra dos Aimres, lugar onde eu cresci com meus amigos. lugar que eu vivir minha infansia jogando bola,estudando e trabalhando. tem sAudade de serra dos Aimores porque deixei amigos por lá. mas quero voltar um dia se Deus mim permiti. Quero deixar um abraço para todos de serra dos Aimores.
Por: roberto vieira lopes

serra dos Aimres, lugar onde eu cresci com meus amigos. lugar que eu vivir minha infansia jogando bola,estudando e trabalhando. tem sAudade de serra dos Aimores porque deixei amigos por lá. mas quero voltar um dia se Deus mim permiti. Quero deixar um abraço para todos de serra dos Aimores.
Por: roberto vieira lopes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra dos Aimorés
Fundação:
1962
Altitude:
209m
População:
8.232 habitantes
Área:
216,0km²
Densidade Demográfica:
38,11hab/km²
CEP:
39868-000

Envie seu comentário sobre Serra dos Aimorés