Serra da Saudade

Serra da Saudade-MG
banner

Bem-vindo a Serra da Saudade!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Serra da Saudade, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Serra da Saudade. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Serra da Saudade para programar a sua viagem.

A cidade de Serra da Saudade, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 738m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 827 habitantes. A área total de Serra da Saudade é de 348,6km², e sua densidade demográfica é de 2,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra da Saudade-MG é 35617-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serra da Saudade

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo a tradição, o município caracteriza-se pela tenacidade com que seus primeiros habitantes lutaram para domar o agreste da serra. A fundação do povoado, antes denominado Melo Viana, foi motivada pelo desdobramento da ferrovia inaugurada em Dores do Indaiá, no ano de 1922. No entanto, por força da crise econômica decorrente da 2ª Guerra Mundial, as obras foram paralisadas e, anos depois, sendo considerada antieconômica pelos governos locais, a estrada de ferro Melo Viana teve seus trilhos arrancados. Tornou-se distrito em 1948 com a denominação de Comendador Viana. Recebe a denominação de Serra da Saudade em 1962, quando passa a município.

Significado do Nome

Serra da Saudade é banhada pelos rios Indaiá e Funchal, que formam lindas cascatas, muito visitadas durante o verão. 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

serrano

População

815 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É o município menos populoso de Minas Gerais e o segundo menos populoso do Brasil (o menor é Borá, São Paulo).

Clima 

Tropical

Temperatura Média

22,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Quartel Geral
São Gotardo
Estrela do Indaiá
Dores do Indaiá

Acesso Rodoviário

BR-262, MG-176, MG-235

Distâncias:

Da Capital

230 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

É um lugarzinho aconchegante e lindo! É o menor município de Minas Gerais e possui pouco menos de 900 habitantes. É um lugarzinho mais perto do céu. Possui trilhas off-road maravilhosas, excelentes e lindas cachoeiras e um povo pra lá de receptivo. É banhada pelo Rio Indaiá e também pelo Rio Funchal. Possui acesso por uma tortuoza e bela estrada de asfalto (excelente por sinal).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DA SAUDADE

E-mail:

Telefones: (37) 3555-1112

Sites: http://www.serradasaudade.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra da Saudade

Serra da Saudade é um lugar para chegar, conhecer as pessoas, se enturmar, alugar um quarto na casa de alguém e curtir toda a natureza e cultura dessa cidade considerada a de menor habitantes do Estado de Minas Gerais. Vale a pena conhecer a Barra do Funchal entre tantas outros lugares.
Por: Adriana de Oliveira

Serra da Saudade,menina dos meus olhos,lugar melhor nao ha,a que saudade das montanhas,dos lagos e dos rios,cidade onde o sol parece morar.
Por: Nado

NÃO MORO,MAIS TEM DUAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE MORAM AI:IVAN HERNANE E SEU LINDO FILHO.E ME FALARAM SOBRE SERRA DA SAUDADE,QUE ELA É MUITISSIMO LINDA E DAS MARAVILHAS QUE ELA TEM.AGORA EU TENHO MUITA CURIOSIDADE EM CONHECE-LA.SE DEUS ME PERMITIR IREI UM DIA AI,
Por: ione do nascimento

PESQUISEI E IMPRIMIR COISAS MARAVILHOSA DAI,COMO PREDIO DA ESTAÇAO FERROVIA DA BARRA DO FUNCHAL,FESTA DO PEAO,CASA ANTIGA DA BARRA DO FUNCHAL,PREDIO DA ANTIGA PREFEITURA DE SERRA DA SAUDADE,ETC......SAO LUGARES QUE EU FIQUEI BABANDO E REALMENTE QUERENDO CONHECER MAIS E MAIS ESSE LINDO LUGAR.QUEM DIRIA QUE NESTA PEQUENA CIDADE EXISTE DENTRO DELA GRANDES MARAVILHAS,EU POSSO DIZER QUE DESCOBRIR UM TESOURO.
Por: IONE DO NASCIMENTO

sou pernambucano,moronm paaraiso,caldas-barabalha,acisti a uma rreportagem e fiquei com muita vontade de ir morar nessa pequena cidade mineira,e agora virou meu sonho tornarme mineiro de sta cruz d minas,mas não posso ir por que sou casado tenho duas filhas pqnas e minha esposa é tecnica em saude e é concursada trabalha em um psf, e eu trabalho em de recepcionista em um hotel qui mesmo no distrito do caldas, veja que lugar também lindo.www.balneariodocaldas.com.br. queria muitovender minha casa e comprar sitiosinho em minas gerais onde eu podesse criar umas vaquinas,abços
Por: luis silvan

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra da Saudade
Fundação:
1962
Altitude:
738m
População:
827 habitantes
Área:
348,6km²
Densidade Demográfica:
2,37hab/km²
CEP:
35617-000

Envie seu comentário sobre Serra da Saudade