São Lourenço

São Lourenço-MG
banner

Bem-vindo a São Lourenço!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São Lourenço, informações atualizadas sobre a cidade São Lourenço, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São Lourenço.

A cidade de São Lourenço, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1927. A localidade está em uma altitude de 874m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 36.221 habitantes. A área total de São Lourenço é de 57,2km², e sua densidade demográfica é de 633,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Lourenço-MG é 37470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


São Lourenço é um município do estado de Minas Gerais, ele é um dos menores do país em termo de extensão cerca de 60 quilometros de área. Esta localizada na Serra da Mantiqueira.

O turismo da cidade cresce especialmente pelo local ter se firmado como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do país. Não é a toa que tem a 2º maior rede hoteleira de Minas Gerais. A cidade também está na 2 º colocação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e por isso tem recebido visita de aproximadamente 700 mil visitantes por ano.

Para quem procura uma cidade onde as belezas naturais beneficiem a saúde, encontra em São Lourenço um ambiente perfeito para melhorar diversos tipos de patologias, além da tranquilidade e maravilhosas águas minerais.

Na cidade tem eventos como Carnaval de Rua, o conhecido Verão Férias onde muitas pessoas divertem-se nas ruas de São Lourenço. Há o famoso campeonato de voo livre da cidade, o encontro de balonismo, exposições de orquídeas pelas ruas, entre diversos outros festivais.

Para quem curte voo livre, existe o espaço Rampa de Voo Livre da Fazenda Santa Helena. Este local é apropriado para realizar voos seguros, todos os profissionais são qualificados e treinados para transformar o voo dos visitantes seguro.

Há ainda os Centros Comerciais, o renomado ' shopping Center' onde muitas marcas locais e outras conhecidas no cenário nacional e internacional são vendidas para os moradores da cidade e visitantes.

Tem também parques como, por exemplo, o Parque das Águas. Este conta com águas minerais que beneficiam a saúde das pessoas, trazendo mais qualidade na vida. Ela está apta para atender a milhares de clientes que buscam ter o dia mais saudável.

Já quem ama artesanato, a Aldeia Vila Verde tem várias artes de artistas da cidade. Muitos desses artesanatos são inspirados na história e cultura de São Lourenço, tem ainda nas noites da cidade locais para sentar e bater um papo entre amigos como os restaurantes e bares.

Os imóveis de São Lourenço são muito valorizados, devido à qualidade de vida local ser apontada como uma das melhores do país. Desta forma, diversas pessoas de outros estados e até do exterior estão escolhendo a cidade para morar e trabalhar.

Para quem procura fazer uma viagem de qualidade e com diversos atrativos, São Lourenço é ideal para conhecer, se divertir e ralaxar. Confira essas informações e faça um plano de viagem na cidade agora mesmo!

Informações de São Lourenço

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Estâncias do Sul

 

 

Circuito Turístico das Águas 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

0 lugar era conhecido anteriormente como Água do Viana, em virtude da descoberta num brejal, de uma fonte de água cristalina, por Antônio Francisco Viana, o famoso caçador. Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o formoso caçador que, ao visitar algumas terras herdadas nesta região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes. Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que esta fonte produzia a quem provasse suas águas. Logo, os efeitos miraculosos da nascente fizeram com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura. O local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana. Inaugurada a estação ferroviária próxima à nascente, o fluxo de visitantes passou a aumentar, e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região. Pouco depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga, de família tradicional de Campanha, adquiriu o terreno onde hoje localizam-se as termas. Ali foi inaugurada a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço. Em 1927, São Lourenço é elevado a município. Uma das principais estâncias hidrominerais do país, a cidade tem como atração o Parque das Águas - com sete fontes de água mineral, quadras de esporte, solarium, bosque, lago e grande variedade na fauna e flora.

Significado do Nome:

Nome dado em homenagem a Lourenço Xavier da Veiga.

Aniversário da Cidade:

01 de Abril

Gentílico:

sãolourenciano

População:

44.037 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Lourenço, o menor e um dos mais jovens municípios mineiros, alegre e encantador de solo abençoado e benfazejas águas minerais. Situado no sul de Minas Gerais, ao pé da Mantiqueira, às margens do Rio Verde, com 867 m de altitude e um clima seco ameno, de temperatura média de 23 graus no verão e 11 graus no inverno, é considerada por muitos o centro mágico de poderosas vibrações espirituais. Possui numerosas fontes de águas minerais com reconhecidas propriedades terapêuticas. Lugar ideal para a saúde do corpo, da mente e do espírito. É considerada uma das mais importantes Estâncias Hidrominerais do País, tem sua origem assim descrita pelos historiadoreS. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira.

Clima:

Tropical de Altitude, ameno e seco

Temperatura Média:

19,1ºC - No inverno as temperaturas chegam à 0ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte: Rodovia Fernão Dias ( BR-381 ) até Cambuquinha e depois BR- 267 ou BR- 365, até Juiz de Fora e depois pela BR- 267.

Localização:

Sul de Minas

Limites:

Soledade de Minas
Carmo de Minas
São Sebastião do Rio Verde
Pouso Alto

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 395 Km

-Brasília/DF - 982 km

-São Paulo/SP - 294 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São Lourenço, como estância hidromineral, coopera para a cura de diversas patologias com o clima, a mudança de ambiente, a vida ao ar livre, a presença da natureza, tranqüilidade, repouso, assistência medica especializada além dos benefícios das águas minerais.

Principais Pontos Turísticos:

-O Parque das Águas de São Lourenço

  -Nosso principal ponto turístico e cartão de visitas é o. Em sua totalidade são 430 mil m2 de alamedas e gramados, um lago com 90 milm2 de água cristalina para passeios de barco ou pedalinho e áreas de recreação ao ar livre. O Parque é um contato direto e permanente com a natureza. São seis fontes de água mineral, cada qual com propriedades terapêuticas definidas.

-Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço

  -Leva o turista do centro da cidade ao Mirante, onde o turista pode desfrutar de uma belíssima paisagem da cidade e descansar ao ar livre e puro das montanhas, onde também funciona uma lanchonete. Funcionamento diário.

-Parque II

  -Ampliação do Parque das Águas, conta com várias opções de lazer, como: quadra de vôlei, futvôlei, futebol society, peteca, passeios de bicicletas, espaço para ginástica, pista para cooper, lanchonetes e duchas de água mineral sulfurosa para que nossos turistas e população possam desfrutar dos banhos e se desintoxicar em contato direto com a saúde e a natureza.

-Mirante

  -Um dos pontos mais altos da cidade, onde encontramos uma lanchonete e uma área aberta. O acesso se faz por teleférico ou de carro e, chegando, pode-se desfrutar de muitas belezas naturais.

-Memorial Tancredo Neves

  -Torre e Mirante de São Lourenço, o edifício foi inaugurado em 1989 pelo Dr. José Maria Ribeiro, idealizador que deu aos murais da parte externa do prédio figuras abstratas simbolizando a vida política de Tancredo Neves. São 8 andares cultuados a alguns homens que fizeram parte da história, representados em quadros pintados com óleo em tela pelo artista plástico José Benigno Ribeiro. Através do elevador panorâmico e do mirante no topo da Torre , pode-se observar toda a cidade e região.

-Montanha Sagrada

  -Situada no ponto mais alto da cidade, local onde encontra-se instalada nossa torre de transmissão de emissoras de TV e onde os seguidores da Sociedade Brasileira de Eubiose acreditam ser a entrada para outros mundos subterrâneos e portanto consideram São Lourenço a capital espiritual do mundo.

-Sociedade Brasileira de Eubiose

  -Fundada em 1924 pelo Prof. Henrique José de Souza, que tem como lema A esperança da Colheita está na semente e tem seu significado (EU+BIO+OSIS): EU significa BEM, BOM, BELO, etc;BIO , cuja raiz é grega e quer dizer VIDA e OSE do grego OSIS que significa AÇÃO. Portanto, Eubiose é uma vida boa, útil, equilibrada e bela. Construíram um templo em estilo dórico, semelhante aos templos gregos.

-Funcionamento: Sábados e Domingos das 14:00 às 16:00 h - Palestras todos os sábados às 20:00h, à Av. Getúlio Vargas, 481

-Fundação Cimas e Horto Medicinal

 -Fundação que trabalha com meninos carentes, ensinando-os a plantar e cultivar ervas medicinais, visando a prevenção de doenças. Em seu departamento cultural mantém uma exposição permanente de quadros do gênio surrealista Salvador Dali. Ali também pode-se visitar a Cápsula do Tempo e a Fundação também faz eliminação das manchas senis com uma única aplicação de produtos naturais.

-Ermida Bom Jesus do Monte

  -Primitiva Capela da Estrada, foi o primeiro santuário improvisado em 18 de novembro de 1892 e concluída em 1903 e considerada hoje nosso maior patrimônio histórico.

-Escola Dr. Melo Viana

  -Ensino do primeiro grau e supletivo, além de outros programas municipais de educação, fundada em 1927, construída em estilo colonial. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, devido aos combates na Serra da Mantiqueira serviu de hospital para os soldados feridos que lutavam pelo nosso Estado. Foi municipalizada em 1998, e está localizada no centro da cidade.

-Vila Sorriso

  -Foi uma das primeiras construções requintadas que remonta ao início do tempo de progresso e prosperidade incessante de nossa cidade. É um dos mais notáveis edifícios deste período, do qual resta também o Palacete Cardoso.

-Estação Ferroviária

  -Único espaço de São Lourenço que tem preservado o estilo europeu do início do Século, através das construções que compõem o bairro denominado Estação. O prédio da Estação Ferroviária foi construído em arquitetura colonial inglesa com azulejos originais até hoje preservados e madeiramento de lei importado da China.

-Bebedouro para cavalos e burrinhos

  -Parada obrigatória para os burrinhos que no início do engarrafamento da água mineral puxavam os pequenos bondinhos, uns com engradados de água para levá-los à estação ferroviária , para comercialização em outras cidades e Estados e outros com turistas que acabavam de chegar para conhecer e se tratar com nossas águas.

-Horto Municipal

  -Destinado a futuras instalações de um Parque Municipal, onde o turista pode sentir o ar puro das montanhas rodeado de belezas naturais, como um pequeno lago com patos, marrecos, tucanos, macacos, pássaros exóticos e plantas ornamentais. É também destinado a produção de espécies vegetais para arborização, árvores frutíferas e ornamentais, e ocupa adolescentes da Casa dos Meninos para trabalho e aprendizado. O Portal em construção é de autoria do grande paisagista Babuska, polonês residente em São Lourenço e discípulo de Burle Marx.

-Caminho do Artesanato Rural

  -O Caminho do artesanato rural visa resgatar os velhos caminhos que levavam-nos à pequenas casas em sítios e fazendas, onde admirávamos e comprávamos os produtos exclusivamente artesanais rurais, como : bolsas de palha, entalhos em madeira, cestas de bambu, *sabão de cinzas, *bolos, *doces, *bolinhos, *broas, queijos, mel , tricote, crochê, malhas, material reciclado, plantas ornamentais e sem dúvida o contato com a natureza, conhecendo nossas reservas florestais, sítios, currais, moinhos, cachoeiras e muitas outras fontes de águas naturais.

-FEIRART - Feira de Artesanato

  -Continuação da Aldeia Vila Verde, local onde se concentram nossos artesãos, onde o turista poderá ver e conhecer os trabalhos que cada um executa manualmente, como: panos de parto, tricote, crocê, malha, porcelana, cristais, tapetes, bonecas de trapo e muito mais. Funcionamento aos sábados, domingos e feriados.

-Fonte Magnesiana - Andrade Figueira

  -Utilizada em problemas hepáticos e da vesícula biliar, e em certas alterações do intestino grosso. É contra-indicada em úlcera péptica. A água desta fonte é engarrafada e comercializada.

-Fonte Alcalina - Vichy

  -Utilizada para problemas gástricos, da vesícula biliar e renais. No mundo há somente duas. Uma está aqui em São Lourenço e a outra se encontra na França, na cidade de Vichy. Há informes de que a representante francesa secou, o que daria à cidade de São Lourenço o privilégio de ser a única cidade do planeta a possuir uma fonte Vichy.

-Fonte Ferruginosa - Primavera

  -Utilizada para o tratamento de Anorexia, Anemia, Astenia. Seu uso deve ser cauteloso.

-Fonte Alcalina - Alcalina

  -Utilizada no tratamento de úlceras gastroduodenais e uricemias, hipercloridrico, auxiliando a eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

-Fonte Sulfurosa - Jaime Sotto Maior

  -Utilizada em distúrbios do intestino grosso, em problemas alérgicos, diabetes e doenças do colágeno.

-Centro Hidroterápico

  -Localizado nas margens do lago, o Balneário, com uma completa aparelhagem de fisioterapia, duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infravermelho, ultravioleta e ultra-som. Os banhos com a água carbo-gasosa é indicado no tratamento de hipertensão arterial, arritmia, angina de peito, artrite obliterante dos membros, insuficiência cardíaca, perturbações vasomotoras, além de estimulante ação sobre as funções da pele e do sistema respiratório.

-Ilha dos amores

  -Local agradável. Uma pequena ilha no centro do lago de 90.000 m2 , onde os turistas se depararão com uma enorme variedade de pássaros exóticos, como pavões e outras espécies coloridas.

-Passeios de barcos a remo e pedalinhos

  -São 30 minutos de passeio pelo lago, meio pelo qual se chega à Ilha dos Amores.

-Outras opções de Lazer

  -Salões de jogos, exposições de artes, artesanato, quadra de bocha a rink de patinação.

-Hidrografia

  -Rio Verde

 -Ribeirão São Lourenço

 -Ribeirão do Taboão

 -Córrego Esperança

 -Cóirrego Tijuco Preto

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Verão Férias

Data: Janeiro

Encontro Nacional de Automóveis Antigos

Data: Bienal, Maio

Viva o Inverno / Apresentação de Música Clássica, Popular Brasileira e Bandas Germânicas. Pista de Gelo ao ar Livre.

Data: Julho e Agosto

Festa do Padroeiro

Data: 1 a 10 de Agosto

Festival de Balonismo

Data: Agosto

Festa do Peão de São Lourenço

Data: Outubro

Volei de Praia nas Montanhas

Data: ...

Feira Mineira de Artesanato Rural

Localização: Quadra Lage

Data: Móvel

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO

E-mail:  [email protected]

Telefones: (35) 3332-4040

Sites: http://www.saolourenco.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3332-4040

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3331-1722

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Lourenço

Primeiro lugar o parque das águas de São Lourenço a feira de artezanato etc
Por: sara

cidade abençoada POR DEUS sou de lavras e gostei muito da ki!!!
Por: MANUEL CARVALHO

Estive em São Lourenço em 1982 e adorei a cidade, com certeza hoje deve ser melhor ainda, com mais atrações e pontos turísticos, vamos voltar em janeiro após 27 anos!!!!!
Por: João André Miranda de Almeida Prado

Amei esse lugar,passei minha lua de mel já fazem 2 anos,gostei tanto que já estamos programando de voltar em breve!!!!!
Por: Dede

Simplismente apaixonante conhecer São Lourenço eu tenho vontade de ir morar lá. Um dos poucos lugares que quero voltar dezenas de vezes...
Por: Ana Elisa de Mattos

Tivemos o privilégio d visitar São Lourenço em abril/2009. Gente, que lugar lindo!!! O clima de montanha é tudo. O Parque das Águas nos fez pensar que é uma réplica do paraíso. Toda a humanidade deveria conhecer São Lourenço. Somos cariocas e vale lembrar que é pecado ir à MG e não comprar manteiga de lá. A comidinha mineira, a manteiguinha e o pessoal mineiro são simplesmente fantásticos. Voltaremos o mais rápido possível!!!
Por: Antonio Carlos e Cláudia Regina

Vamos a São Lorenço entre apróximadamente umas 6 vezes no ano. Amamos essa cidade eu minha filha de 6 anos e meu marido.Quem nunca foi visitar essa cidade vale apena, com certeza você gostar.
Por: Zilméria

São Lourenço, Municipio Mineiro com vários lugares maravilhosos,como ( o mirante, memorial Tancredo Neves,feirart, Ilha dos Amores) parabens a todos desta Cidade.
Por: EDSON MENDES.

adorei demais conhecer essa cidade organizada limpa e charmosa
Por: alexandra caetano

Simplesmente apaixonante. Linda, acolhedora, maravilhosa, enfim por mais que escolha palavras, não conseguiria espressar tudo de bom que é São Lourenço. Só indo para ver, conhecer e se apaixonar.
Por: Lourival Leite Ferreira Filho

creci nesta linda cidade ;hoje moro em ipatinga;fico contando os dias das minhas ferias para visitar meus pais e que meus filhos aprenda a amar esta linda cidade
Por: dirceu de sousa freitas

AH q saudade !!! com certeza um dos melhores municípios do brasil.
Por: sandraesposito

Cidade muito aconchegante e acolhedora, adoro a paz e sensação de estar em um lugar que trransmiti coisas boas...quem nao conhece esta perdendo tempo e oportunidade de conhecer uma cidade tao gostosa dentro do nosso Brasil!
Por: Aline Calazans

Morei de 1992 a 1996 nessa cidade linda fiz mitos amigos, conheci pessoas maravilhosas assim que puder pretendo voltar, para matar a saudade.
Por: alexandre machado

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Lourenço
Fundação:
1927
Altitude:
874m
População:
36.221 habitantes
Área:
57,2km²
Densidade Demográfica:
633,23hab/km²
CEP:
37470-000

Envie seu comentário sobre São Lourenço