Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São João Batista do Glória?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São João Batista do Glória

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Circuito Turístico da Canastra

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município surgiu há quase dois séculos, com a chegada, na região da serra da Canastra dos irmãos Daniel e Joaquim Goulart, vindos de Candeias e atraídos pelas férteis terras do local. O marco inicial da fundação foi a construção de uma capela dedicada a São João Batista, da igreja da Glória, em terras doadas pelos irmãos Goulart. O povoado foi elevado a distrito com o nome de São João do Glória. Posteriormente, em 1911, passou a ser designado por São João Batista do Glória. O município localiza-se às margens do rio Grande, onde foi construída a barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Junho

Gentílico

gloriense

População

6.890 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

São João Batista do Glória é um verdadeiro paraíso escondido na região sudoeste de Minas Gerais. A cidade guarda trilhas cheias de beleza, muitas quedas d’água, poços, tobogãs naturais e riachos. Exemplo desta beleza é o Vale do Céu, localizada em Delfinópolis, perto de S.J.Batista do Glória, que surpreende os exploradores com lagos naturais, quedas repartidas e formações rochosas belíssimas. Já no Ribeirão do Furnal pode-se acompanhar as corredeiras por mais de 4 quilômetros de canyon.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

De Belo Horizonte, pela MG-050 até 5 km depois da represa de Furnas; siga à direita, numa estrada de terra, por mais 19 km. De São Paulo, pela Bandeirantes até Campinas e pela Adhemar de Barros até Mococa; siga em direção a Passos e pegue a balsa para chegar a São João Batista do Glória.

Localização

Região sudoeste do estado de Minas Gerais 

Acesso Rodoviário

MG-050 

Distâncias:

Da Capital:

362 km 

Outras:

415 km de São Paulo

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Filó

Com uma queda d’água volumosa caindo sobre um poço ótimo para banho, esta cachoeira fica a 22 km do centro da cidade. Localizada na MG 050 – km 300, é uma boa opção para refrescar nos dias quentes.

Cascata

Um riacho de água límpida corre e, em alguns trechos, forma poços naturais. Um pouco mais distante que a Cachoeira do Filó, também, na MG 050 – km 300, é uma das opções mais bonitas da região. O melhor período para a visitação é entre agosto e abril, quando a temperatura é mais quente e as chuvas deixam o riacho mais cheio.

Paraíso perdido

O nome faz juz à beleza do lugar. Pequenas cascatas formadas com água límpida e gelada são um convite à momentos relaxantes. Localizada na MG 050 , no km 315, tem acesso por estradas pavimentadas e uma pequena trilha.

Cachoeira da Capivara

Saída para Esmeril, a 26km da cidade a cachoeira da Capivara em conjunto com Alto Vale do Fumal é sem dúvida um dos mais belos e selvagens pontos turísticos do Glória. A Cachoeira forma várias quedas e piscinas naturais que valem o esforço do acesso um pouco difícil, pois reúnem ótimos motivos para  fotografar, caminhar, meditar e passar um dia inteiro admirando os caprichos da natureza!

Cachoeira da Grinalda

Localiza-se no Vale dos Canteiros, à 25 km da cidade. Seus principais  atrativos são as piscinas naturais que se formam com as quedas e seus  remansos com praias. Ótimo para caminhadas. Sombra, tranquilidade e lindas paisagens além de outras cachoeiras próximas como a Cachoeira da Capivara, do Oratório e a  Gruta do Lobo Guará.

Cachoeira do Barulho

Localizada na região Canteiros, à  apenas 20 km da cidade. Cachoeira com pouco volume de água, porém, uma boa opção para quem procura um local para a prática de rapel e observação de paisagens. A cachoeira parte de um penhasco com 40m de altura, de onde se avista uma boa parte do Vale dos Canteiros. Região de rara beleza onde o silêncio faz despertar emoções e sensações...

Cachoeira do Esmeril

Região Esmeril a 13,5km da cidade. Lugar fascinante cheio de poços estreitos e profundos, em magnífico cânion e belas cascatas de águas cristalinas, que reserva uma bela Cachoeira de 50m de altura, somente para os que têm medo de se aventurar em descobrir os seus mistérios.

Cachoeira do Oratório

Localizada na região Canteiros, à 25km da cidade. Resguardada no alto de um dos ramos do Vale dos Canteiros está a Cachoeira do Oratório. Apesar do pequeno volume de água, oferece uma boa condição para banho em sua  piscina  e também um ótimo ponto para observar e fotografar o belo vale existente ali. Aproveite este magnífico cenário incluindo-o na sua lista de lugares à visitar em suas próximas férias!

Cachoeira do Quilombo

Região Canteiros, à 36km da cidade. A Cachoeira do Quilombo nos deslumbra pelo seu porte. Oferece poços grandes e profundos de águas cristalinas e grandes corredeiras onde se praticam o bóia-cross e a tiroleza. Se tiver fôlego, tope o desafio de subir a trilha que levará até a cabeceira da cachoeira...

Cachoeira do Rafael Vilela

Localizada na região do fumal, a 25 km da cidade. Seu acesso final é feito com uma caminhada leve através de uma trilha. Possui uma seqüência de várias corredeiras e piscinas onde é possível banho e natação.

Cachoeira do Tamanduá

Distante 21km da cidade, é uma bela cachoeira, como poço profundo, e seu percurso final de acesso é feito com caminhada pelo Córrego do Tamanduá entre paredões.

Cachoeira do Tapete

Região fumal a 24,5 km da cidade, a cachoeira do tapete com 15m de altura com corredeiras e um poço de 4 metros de profundidade e mais à frente varias piscinas naturais de águas cristalinas, que só se mostram para os aventureiros com grande respeito e admiração pela natureza.

Cachoeira Maria Augusta

Considerada uma das mais belas cachoeiras da região, localiza-se na região Mata do Ribeirão Grande ou Mata do Engenho, distante 30 km da cidade. Faz-se uma caminhada média até chegar nela, quando então encontramos a cachoeira com aproximados 50m, praia, sombra, grande volume de água e piscina natural.

Córrego da Garrida

Região das Palmeiras a 15 Km da cidade, descendo pelo cânion, proporciona um dia inteiro de descobertas,alem do Córrego da Garrida existem duas cachoeiras do Beco com enorme poço que chega mais de 6 metros de profundidade e a cachoeira do Rasga Saco (esse nome deve ser dado pelo fato que la existem várias camadas de pedras pontiagudas), bem como trilhas de 4kms para jipeiros e motoqueiros.  Existem várias  nascentes  que dão origem ao córrego do Tamanduá e o da Garrida (cujo nome oficial é Corrego da Mata do Engenho).

Córrego do Lajeado

Região Fumal - 25 km da cidade, o córrego do Lajeado é uma ótima opção para uma boa caminhada os lugares são muitos bonitos, pequenas quedas de água e piscinas, entre paredões de pedra ou sob a mata ciliar.

Gruta do Lobo Guará

Região Canteiros, à 26km da cidade. Uma das poucas grutas conhecidas na região. A Gruta do Lobo Guará  leva este nome por servir de abrigo a animais silvestres, inclusive o lobo guará. Fica a beira de uma matinha ciliar, com um pequeno córrego de águas cristalinas. Caminhando pela mata, chega –se a uma singela cascata de 10m de altura, envolta pela vegetação que derruba suas águas em um pequeno e raso poço.

Mirante Lagoa Azul

Sentido Furnas. Acachoeira Lagoa Azul descortina majestosa entre as rochas para terminar seu curso entre brancos pedregulhos que repousam na água cristalina do lugar.

Poço Bicaime

É uma seqüência de 3 grandes piscinas localizadas na região do Fumal, a 22km da cidade. Propício à prática da natação.  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA

E-mail:

Telefones: (35) 3524-0900

Sites: http://www.gloria.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: zsimone@portaldascachoeiras.com.br

Telefones: (35) 3524-1277

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em São João Batista do Glória e pousadas em São João Batista do Glória para visitar São João Batista do Glória.

Promova a cidade de São João Batista do Glória no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!