São Gonçalo do Rio Preto

São Gonçalo do Rio Preto-MG
banner

Bem-vindo a São Gonçalo do Rio Preto!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Gonçalo do Rio Preto, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Gonçalo do Rio Preto. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Gonçalo do Rio Preto para programar a sua viagem.

Informações de São Gonçalo do Rio Preto

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira capela, dedicada a São Gonçalo, e que deu origem à formação do arraial de São Gonçalo do Rio Preto, foi erigida por iniciativa do sargento-mor Manoel Jácome Soeiro, conforme provisão de 27 de Novembro de 1769. O patrimônio dessa capela foi constituído, em 1802, pelo Alferes Joaquim José da Silva Reis.
Em 1808, o português Vitoriano da Rocha idealizou erguer uma capela, na margem direita do rio Preto, mas o proprietário do terreno se opôs. Vitoriano tratou de erguê-la na margem oposta. Iniciou a construção, mas faleceu antes de terminá-la. Gonçalo Pereira de Carvalho concluiu o templo e constituiu o patrimônio. Ao redor da capela, formou-se o arraial de São Gonçalo do Rio Preto.
Em 8 de Outubro de 1820 foi instituído a paróquia de São Gonçalo do Rio Preto.
Em 7 de Setembro de 1923 a denominação foi mudada para Felisberto Caldeira.
Em 30 de Dezembro de 1962 foi elevado à categoria de cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1° de Março

Gentílico

riopretano

População

3.039 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Quem é adepto da natureza não pode deixar de conhecer a cidade. É um lugar de águas cristalinas. Confira!

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

23,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha

Limites

Senador Modestino Gonçalves, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte - BR 040 sentido Brasilia, chegando em Paraopeba. Após 28 Km, virar à direita na BR 135 em direção de Curvelo. Entrar na BR 259 para Inimutaba, passando por Ribeirão e Gouveia. Após 7 Km, entrar na BR 367 sentido Diamantina, passando por Mendanha, Couto Magalhães de Minas. E de lá, mais 8 Km entrando na MG 214 e percorrer mais 9 Km até São Gonçalo do Rio Preto.

Distâncias:

Da capital:

345 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Alto de Santa Cruz

Uma cruzinha pequena, de madeira envelhecida, no alto da montanha. Toda a cidade de Rio Preto pode ser observada do Alto da Santa Cruz. A vista é realmente linda mas chegar lá exige disposição.
O acesso inclui a subida de uma montanha através de uma trilha pouco utilizada e, por isso, com obstáculos naturais como lapas e vegetação fechada de cerrado.
A Cruz de Santo Antônio está localizada na chácara do José de Santinho, que tem sua entrada a menos de 500 metros do centro.

Capela Senhor Bom Jesus

Construída em 1789, altar ornamentado e rendado.

Casa de Cultura

É uma pequena casa de exposição de artesanato e também possui livros com historia da mudança da cidade de são Gonçalo do Rio Preto.
 
Gruta Lapa de Alberto

É uma gruta localizada na Pousada Canto das Águas a 2 km da cidade, na estrada que leva ao povoado do Rio das Pedras. Recebe este nome por causa do seu antigo dono Alberto, ali ele fazia funcionar um moinho de fubá.
 
Igreja Matriz São Gonçalo

Localizada no centro da cidade. Construção recente, anos 60, estilo colonial.
 
Parque Estadual do Rio Preto

O Parque Estadual do Rio Preto encontra-se temporariamente fechado por conta de obras de melhoria das condições de acesso. Está programada a reabertura para visitantes na semana santa de 2006.
Em 1991 o Rio Preto foi declarado Rio de Preservação Permanente, concretizando o grande interesse da comunidade de São Gonçalo do Rio Preto. Esta ação culminou na necessidade de proteger sua nascente. Dois anos depois foi sancionada a lei que autorizou a criação do Parque Estadual do Rio Preto, através do decreto Nº 35.611 de 01 de Junho de 1994, com uma área total de 10.755 hectares.
O Parque conta com inúmeros atrativos turísticos, destacando-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre - Viva, as pinturas rupestres e os mirantes naturais que permitem a contemplação de toda a área da Unidade e do entorno.
O Rio Preto possui como cobertura vegetal nativa os campos de altitude, os campos rupestres, os cerrados, os cerradões e as matas de altitude, tipologias vegetacionais, que cobrem mais de 99,5% da área.
Na área do Parque predominam espécies vegetais importantes do estrato arbóreo como o pau-dóleo, a sucupira, o ipê, o cedro, o jatobá, o ingá, a candeia, esta última bastante freqüente em áreas de transição entre a mata e os campos de altitude.
A diversidade florística e a abundância de recursos hídricos e de abrigos em rochas, relaciona-se uma fauna bastante rica. Ocorrem animais já escassos em grande parte do Estado, alguns dos quais em processos de extinção constantes da lista oficial de animais ameaçados de extinção, como o tatu-bola, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.
Vale ainda ressaltar a presença de afloramentos rochosos, formações vegetais exuberantes, várias cachoeiras e piscinas naturais e a importância da ocorrência de inúmeras nascentes e cursos de água, vertentes para o rio Jequitinhonha, um dos mais importantes sustentáculos de sobrevivência da região.
A distância do Parque à cidade de São Gonçalo do Rio Preto é de 15 km.
 
Ponte do Alecrim
 
Ao lado da ponte próxima à estrada que leva ao povoado do Alecrim, existe uma praia mais isolada e muito aconchegante. O lugar tem muitas lapas, areia branca e poços, onde é comum grupos de amigos ou familiares se reunirem para preparar churrascos ou até almoços em fogões improvisados em pedras.
A estrada de terra margeia o rio e oferece um espetáculo à parte, rodeada por matas, bambuzeiros e mangueiras. A ponte do Alecrim fica a aproximadamente 5 Km de Rio Preto.
 
Praia do Lapeiro

Um amontoado de lapas que resultaram em um relevo arquitetônico deram origem ao nome da praia do Lapeiro. Ela fica a apenas 800 metros da cidade e é a mais freqüentada por moradores e turistas. Sua grande faixa de areia clara abriga campos de futebol, vôlei e peteca.
O lugar oferece praias e poços de profundidades variadas que agradam a todos os gostos e idades.
Na área de grama verde, à margem direita do rio, há um grande rancho de palha com mesas espalhadas e bares que servem bebidas, porções, sanduíches e tira-gostos. O local também oferece infra-estrutura com banheiros, estacionamento e telefone público. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Agosto

14 - Festa do Padroeiro São Gonçalo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO RIO PRETO

E-mail:

Telefones: (38 ) 3546-1237

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Gonçalo do Rio Preto

Visitei o Parque ae e adorei foi demais espero voltar em breve cidade demais, pessoas legais. até em breve
Por: lINO

SIM. Eu conheço São Gonçalo do Rio Preto. É linnnnndo. Adorei. Fiquei impressionada com a preocupação das pessoas em preservar a natureza. A PRAIA do LAPEIRO é um lugar lindíssímo. Vale a pena conhecer.
Por: Rosy

Moro em BH mas nasci em Senador Modestino Gonçalves, município vizinho de São Gonçalo do Rio Preto onde tenho minha Tia Senhorinha, figura muito querida. O Povo de Rio Preto é muito acolhedor, simpático e festeiro. Entregam de corpo e alma e tudo que faz. Um abraço para todos.
Por: ELZA DE JESUS SPÍNDOLA

Lindo por inteiro... maravilhosa!!! ainda mais quando o rio tá cheio
Por: Karine

Sou nascido e criado, nunca sair pra morar fora daqui. Um lugar simples, mas com uma exeberância natural incrível. Belos lugares, gente simples e acolhedora. Venham conhecer!!! Dois pontos turísticos chamam a atenção! Parque Estadual do Rio Preto, 0 14 km da sede (16 anos de existência) e a Praia do Lapeiro, a simplesmemte 500 metros do centro da cidade. Além de outras mais como: Lapa de Alberto, Ponte do Alecrim, Comunidade do Santo Antônio, enfim, são vários os pontos para passeios aqui em nossa cidade. Uma cidade muito pequena, mas que acolhe como nenhuma outra, as pessoas que por aqui passam em visitação. Venham e conheçam...
Por: Mário Marciano Souza (vulgo Chatinho)

na minhas ferias passei por sao gonçalo do rio preto mg,confesso que fiquei encantado com a cidade e a simplicidade e cortesia das pessoas.sem contar com segurança por la.policiais de alto gabarito dao total segurança aos turistas.va conhecer essa cidade maravilhosa,vc vai se encantar.
Por: anderson ferreira ruas

Linda d+++. Povo super simpatico. É um dos pontos turisticos de minas que mais amei conhecer.
Por: Luka

este lugar é ótimo todos devem visitar bom passeio.
Por: jussara

Estou querendo conhecer S.Gonçalo do Rio Preto ainda este mês, e não consigo localizar nenhuma hospedagem, vcs podem me informar? Aguardo resposta urgente. Obrigada
Por: cybele

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Gonçalo do Rio Preto

Envie seu comentário sobre São Gonçalo do Rio Preto

banner