Santo Hipólito

Santo Hipólito-MG
banner

Bem-vindo a Santo Hipólito!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santo Hipólito, informações atualizadas sobre a cidade Santo Hipólito, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santo Hipólito.

A cidade de Santo Hipólito, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 526m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.665 habitantes. A área total de Santo Hipólito é de 432,1km², e sua densidade demográfica é de 8,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santo Hipólito-MG é 39210-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santo Hipólito

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Serra do Cabral

de Minas e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tem como origem a fazenda de nome Santo Hipólito, com uma capela. Em 21 de Dezembro de 1910 estabeleceu-se a estação de trem, e junto com ela formou-se o povoado, por este período a firma Irmãos Moreira construiu uma nova capela no terreno doado para este fim. Primeiro foi uma localidade do distrito de Senhora da Glória, então no município de Diamantina. Em 7 de Dezembro de 1923 é criado o distrito já no município de Corinto e em 30 de Dezembro de 1962 foi criado o município com três distritos: Santo Hipólito, Senhora da Glória e Vale Fundo. Localiza-se na zona do Alto São Francisco.

Gentílico

 

Significado do Nome

Fazendo as escavações para a edificação dos pilares de sustentação das duas pontes, às margens do rio das Velhas, os trabalhadores encontraram uma imagem de Santo Hipólito, o que deu o nome ao povoado.

Aniversário da Cidade

1º de Março

População

3.240 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município tem sua economia baseada na agricultura e pecuária.

Clima

desértico árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira

Limites

Corinto, Monjolos, Augusto de Lima

Acesso Rodoviário

 

Belo Horizonte - BR 040 sentido Brasília, chegando em Paraopeba. Após 28 Km, virar à direita na BR 135 sentido Curvelo até Corinto. Entrar na MG 220, percorrendo 27 Km até Santo Hipólito.

Distâncias:

Da Capital:

241 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

APA do Vale Fundo

Área de preservação ambiental onde se encontra a Lapa do Lameirão da Serra, algumas nascentes, cachoeiras e matas virgens onde se pode encontrar animais como a onça pintada e o porco do mato (queixada).
 
Cachoeira do Lameirão

Próxima à Gruta do Lameirão, possui algumas quedas dágua, poço para banhistas. Fica em local de difícil acesso ao público. Também distante 31km da cidade.
 
Fazenda do Brejo

Antiga fazenda localizada no distrito de Senhora da Glória, onde ainda se encontram objetos da época da escravidão, tais como senzalas e troncos para açoite. Também existem na fazenda roda dágua de engenho e moinho de pedra. Propriedade particular.
 
Gruta do Lameirão

Cavernas de formação calcária com grandes galerias que apresentam muitas estalactites e estalagmites. Local ainda praticamente virgem que fica distante 31km da cidade.
 
Igreja Senhora da Glória

Construída pelo Major Maurílio da Glória, que foi proprietário da antiga usina de cachaça que ali existiu.
 
Ponte Férrea da ECB

Ponte de ferro construída pela Central do Brasil; cruza o rio das Velhas em dois lances de aproximadamente 200 metros. Interliga a cidade de Sto. Hipólito a Corinto.
 
Praça da Estação

Local onde está localizada a antiga estação da Central do Brasil.
 
Rio Pardo

Local onde se dá o encontro dos rios Pardo Pequeno e Pardo Grande. É um local bastante freqüentado por banhistas, pois forma belas praias com águas cristalinas e despoluídas. 

Estação Ferroviária

E. F. Vitória a Minas (1910-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994)
SANTO HIPÓLITO
Município de Santo Hipólito, MG
Ramal de Diamantina - km 891,175 (1928)   MG-1250
Inauguração: 21.12.1910
Uso atual: sede da EMATER   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: O ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela Refesa em 1994, mas segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso...
 
A Estação: A estação de Santo Hipólito foi aberta em 1910. A cidade já teve um porto fluvial, onde o Barão de Guaicuhy tinha uma frota de vapores que seguiam até Sabará e outras cidades onde o rio era navegável. Hoje o rio das Velhas ali recebe o esgoto da cidade, está assoreado e está morto. A estação, sem trilhos está ali, conservada.  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

13 - Festa do Padroeiro Santo Hipólito

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO HIPÓLITO

E-mail:

Telefones: (38) 3726-1130

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3726-1231    

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santo Hipólito

Nasci nesta cidade,os anos que aí passei foram maravilhosos,são tantas as lembranças que não dá para conter a emoção.Um dia com certeza voltarei à santo hipólito para rever tudo aquilo que restaram da minha infancia.
Por: onilda augusta da silva

eu moro na cidade de sao paulo capital , como faço para ir santo hipolito , minas gerais?
Por: DEBORAH SILVA

meu comentario e que estou na eminencia de mudar para santo hipolito e convido a todas as pessoas a visitar a cidade,obs tem lugar para pescar no rio das velhas, pode visitar que voce vai gostar,moro em contagem mas log estarei em santo hipolito
Por: MARCIO DELABRIDA

Conheço e amo esta cidade, minha mãe é de Sra. da Glória, e prima do ex- prefeito. Pedro Chaves. Faz muito tempo q não visito a cidade desde o funeral de meu tio Eliziário da Costa Chaves. Ja frequentei muito o rio Das Velhas, nos bons tempos dele. Acho divina aquela ponte de ferro. Creio q ela poderia virar cartão posta de Minas. A cidade é limpa, com ruas largas, bem cuidadas, e povo é muito hospitaleiro. Gostaria q fosse criada uma comarca do judiciário lá, então eu me mudaria para lá.
Por: lusimar batista de almeida

passo ferias em santo hipolito e tenho familia para min esse lugar é o paraiso na terra é um lugar maravilhoso onde naum tem como naum ser feliz é tudo de bom tanto o lugar como seus habitantes moro em são paulo capital mais meu sonho é um dia morar nessa cidade que conquistou meu coraçao .....amo sh
Por: paula polliane soares de souza

Simplismente maravilhosa. Cidade de um povo hospitaleiro ligar bom de se viver.
Por: keite viviane

Cidade maravilhosa......facil de ser visitada, povo hospitaleiro e receptivo.
Por: Marcio Antonio Cardoso

Eu sou de Cristalina-goiás e não há conheço,gostaria muito de conhece-lá até porque os pais e parentes de minha sogra vivem aí e tem mais ou menos 33 anos que ela não vê seus familiares. Se Deus quiser qualquer hora eu e meu esposo vamos leva-lá para reecontar sua familia.Um grande abraço para todos aí,até breve.
Por: Renata

Ainda não conheço a cidade de Santo Hipólito, apenas meus marido, pois gosta muito de pescar. Antes mesmo de conhecer já me apixonei pela cidade e pretendo morar lá. Quando? Ainda não sei. Vou visitar a cidade algumas vezes e em uma destas visitas irei para morar. Só se não estiver nos planos de Deus.
Por: NEIRA JORGE DOS SANTOS MARTINS

vou constantemente e um paraiso para descansar epescar.e o local que mora minha qureida sogra
Por: jose carlos

Não sou nascida em Santo Hipólito, mas há dois anos aprendi amar como se fosse minha terra natal. Pessoas por demais hospitaleiras.
Por: Cida Borges

nasci nesta cidade,vivi um pouquinho da minha infância com a minha querida vovó.Voltei duas vezes depois.As recordações são muito grandes,lembranças da infância, saudades de tudo de bom que passei neste lugar maravilhoso. Meu querido Santo Hipólito ,um dia ainda voltarei. beijos.
Por: onilda augusta da silva

Olá Santo Hipólito e tudo de bom sou desta terra sempre que posso descansar e passear viajo para este local maravilhoso . Abraços João Fernande irmão de Fernando
Por: João Fernandes de souza

eu não conheço,em breve irei conhecer só de ouvir falar minha avó era de lá,mas eu já amo esta cidade
Por: Eunice santos moreno

eu sou de lá mas moro em bh,amu esta cidade maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Por: tayná

Fui pescar em Sto. Hipolito e gostei muito do local. Pretendo voltar mais vezes. Tirei fotos lindas.
Por: Simone Rocha

santo hipolito cidade pequena no tamanho mas grande no acolhimento, principalmente na casa da munha sogra maria das dores que tem um tempero maravilhoso, frequento a cidade desde 87 quando fui peddir sua filha em casamento depois da minha cidade natal carmesia , santo hipolito e a minha cidade do coração
Por: jose carlos

Sou da cidade, e mesmo ausente, acho o melhor lugar para passar alguns dias. É um povo amigo, que sabe receber os visitantes e quem ja foi lá sempre quer voltar. Com muita saudade, meu abraço a voces de minha querida Santo Hipolito.
Por: edson ipe moreira

tenho interesse de conhecer Santo Hipolito, como obter mais informação. como hospedagem, restaurante,posseios etc... favor dar um retorno para meu e-mail pois tenho vontade de conhecer esta cidade. grato, carlos
Por: carlos albertoogando

tenhs parentes em santo hipolito e adoooooooro ir la as pesssoas de la sao muito legais......vou sempre la...precisa so asfaltar la,precisa tbm ter festividades,mais cormecios.adorei falar de santo hipolito...
Por: dayanny cristina

sempre que posso e tenho á oportunidade vou á esta cidade acolhedora, minha terra natal e onde mora meus pais e familiares. sds.
Por: REMILSON

Olá tudo bem , moro em Itaúna MG mas fui nascido e criado em Santo Hipolito onde guardo todas as lembranças de vida , navegando na internet aqui e vendo estas foto é como se voltasse no tempo que saudades .Por isso sempre quando posso estou visitando minha terra tão querido , a todos os meu conterrâneos auqle abraço João Fernandes Irmão de Fernando varejão
Por: João Fernandes de souza

adoro santo hipolito estou com saudade de vovo nana etambem de salobro
Por: junior marido de fia salobro

sou eulaniria de salobro mando um abraço para todos de santo hipolito ausente
Por: junior marido de fia salobro

Tudo bem conterrâneos ! Santo Hipólito não tem nem palavras para expressar o carinho que tenho por esta cidade , mora em Itaúna mas o meu coração e de Santo Hipólito , já estou com muita saudade já tem quase um ano que a visito , mas, brevemente irei passear . Um grande abraço a vocês , se tiverem uma oportunidade conheça irá gostar
Por: João Fernandes desouza

sou freguentador de santo hipolito desde 1991 ,adoro a cidade sua paisagem e a pesca.mas desde o falecimento de meu sogro Armando que era apaixonado com a cidade nao tive mais coragem de ir a cidade ,foi uma perca muito grande para seu filho roberto meu grande companheiro de pesca estamos tentando esquer a falta daquele que tudo nos encinou depescaria um abraço wellington DO RANCHO DO ARMANDO
Por: wellington luiz xavier

Adorooo, nasci lá e morei por 18 anos, apesar de ser uma cidade pequena tem uma ponte histórica na entrada e há também rios onde se é possível pescar e tomar banhos... Perfeito
Por: Valda Lemes Pereira

Recentemente nas ceu um Principe, de nome, Elias, filho de Ludimila e Rogerio; com certeza esse casal e filhos, muito irão orgulhar a população local, poís são filhos da Terra Hipolitana. Que Deus vos abençõe.
Por: Nilton L´cio de Lima

santo hipolito tem esporte da pesca passeio a cavalo e pra quem gosta de agua pode se banhar nos rios e cachoeira de monjolos que tem tambem um otima atraçao turistica
Por: viviane renata de castro

conheço e bastante, pois nasci, nesta pequena cidade, mais muito grande no meu coração. Moro em SP(SBCampo) ha bastante tenho, e sonho um dia voltar ai e lembrar da minha infância. Meu pai foi farmaceutico e exerceu a profissão, nesta cidade. A farmácia chamava-se SÃO SEBASTIÃO Perto da estação de TREM no centro da cidade.
Por: wanda jovernes de souza

meu pai tem um rancho em sto hipolito. Eu amo este lugar,e um paraiso!
Por: cleison renato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Hipólito
Fundação:
1962
Altitude:
526m
População:
3.665 habitantes
Área:
432,1km²
Densidade Demográfica:
8,48hab/km²
CEP:
39210-000

Envie seu comentário sobre Santo Hipólito

banner