Rio Doce

Rio Doce-MG
banner

Bem-vindo a Rio Doce!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Rio Doce e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Rio Doce.

A cidade de Rio Doce, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 380m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2520 habitantes. A área total de Rio Doce é de 112,6km², e sua densidade demográfica é de 19,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Doce-MG é 35442-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Doce

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

“A procura do ouro levou os bandeirantes a devassarem todo o sertão das gerais”.Sertões do Leste” era como se chamavam as terras que, tendo como centro Vila Rica (Ouro Preto) e Mariana se estendiam em direção àquele ponto cardinal. Toda a vastidão dos Sertões do Leste foi cruzada por dezenas de bandeiras e povoados foram surgindo, de maneira irregular. Ora em torno das minas de ouro, ora a partir de fazendas produtoras de gêneros alimentícios. Existem ainda aquelas arraias que “brotaram” do desdobramento de simples “pousos” ou rancheiras que serviram às bandeiras. Cronologicamente também podemos observar certa irregularidade, pois temos aqueles povoados que surgiram ainda nos últimos anos do século XVII, como encontramos outros que apareceram muito mais tarde, já no limiar do século XIX. A maioria destas povoações tem sua história registrada a partir do momento em que se construiu uma ermida ou capela no lugar e feito o devido registro em livros oficiais da igreja católica. Nas terras do atual município de Rio Doce habitavam os índios Coroados, que reagiram violentamente à entrada dos primeiros homens brancos (seus índios cativos e escravos), no início do século VIII. Depois dos aventureiros vieram os povoadores. Francisco Bueno de Camargo foi um dos primeiros da região. Alguns anos depois, em 1743, Matias Barbosa organiza expedição e explora a matas do vale do Rio Doce. Passada mais de uma década, foi “criada por Dom Frei João da Cruz, por provisão de 28 de Setembro de 1745, a pedido de Manoel Rodrigues, José de Matos, José Lopes e Caetano da Costa”, a primitiva capela de Santana do Deserto, nas terras de Dona Luíza de Souza e Oliveira, viúva de Matias Barbosa.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

7 de Abril

Gentílico:

riodocense

População:

2.468 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar fantástico e inesquecível.

Clima:


Temperatura Média:

18,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Zona da Mata

Limites:

 

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

197 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE

E-mail:

Telefones: (31) 3883-5235

Sites: www.riodoce.mg.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3883-5284

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.riodoce.mg.gov.br

www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rio Doce

Rio Doce é mais um típica cidadezinha do interior de Minas com uma população de aproximadamente 2550 habitantes, com excelente qualidade de vida e uma organização administrativa municipal exemplar. Hoje, referência regional em administração pública, o município apresenta uma usina de reciclagem e compostagem de 100% do lixo e uma estação de tratamento de 100% do esgoto urbano. 100% das ruas calçadas e muitas delas já arborizadas. Hoje o município é divulgado através dos seguintes sites: www.riodocenanet.com ; www.bandasantoantonio.com.br ; www.serrasdeminas.org.br/serrasdeminas. Acessem os sites assim poderão conhecer melhor o nosso município
Por: Eduardo Carlos Real Pereira

Essa cidade é muito massa!!!!!O carnaval é demais.
Por: Frederico

Conheço Rio Doce, realmente o carnaval merece destaque como um dos mais animados do interior de Minas Gerais. Esse ano mais novidades. Acessem www.riodocenanet.com para maiores novidades dessa terrinha amada e jamais esquecida.Eu tô chegando Rio Doce!
Por: Valquíria Moura do Carmo

eu gostei muito da cidade , tive no carnaval e vou vouta na semana santa.
Por: eudes lourenaragao

a cidade é muito massa, o rio doce clube, fantástico, e o povo , ah o pova, sem igual.Abraços
Por: Marcia Guerra Sousa

Valeu terra amada. ...terra com essa não tem, aqui por perto outra igual, meu Rio Doce meu bem , é minha terra natal...
Por: Gabriela Mota

cidade onde aprendi a viver tenhos muitos amigos como pretinho o melhor professor pessoa que amo mt pessoas maravilhosa como a fatinha dodora marcal quilherme po sao muitas gente boas a saudade e d+ um abraço a todos um abraço especial para ustavo paulo cibele em fim abraço a todos desta cidade maravilhosa
Por: marcos jose rodrigues

bom conheço a cidade a muito tempo.mais ja tem 10 anos que nao vou ai mais pela as fotos ta linda.que bom ja era linda ficou melhor parabens ta pra tds vcs ta bjus
Por: rute eloisa martins

Nasci em Rio Doce, saí há muitos anos, tenho vagas mas boas lembranças de um povo hospitaleiro e festivo. Pretendo um dia retornar, as fotos retratam muito bem essa cidade que representa a simplicidade de um povo que trabalha e luta pelo seu bem estar e qualidade de vida. Sucesso Rio Doce, merecemos tudo de bom.
Por: Margaria Santos

Essa cidade é fantástica. Abaço aos amigos riodocenses
Por: Gabriel Stanislau da Silva

Rio Doce é mesmo uma cidade de beleza ímpar. Seu povo dispensa comentários, as boas festas inesquecíveis. Da-lhe Rio Doce, e os carnavais, simplesmente os melhores da região.
Por: Ricardo Nunes Gribel

Esa cidade é mesmo fantástica,bom revê0la na internet, que saudades
Por: Miucha Albergaria

Cidadezinha nota mil, amo essa terrinha . Que Deus esteja sempre presente junto aos riodocenses.
Por: Marli Penna

Parabéns riodocenses pela linda cidade, já estou planejando aí construir uma casa para morar. Abraçoa esse povo tão simpático e hospitaleiro
Por: Anita Fonseca

Essa cidade é muito boa, amoRio Doce, seushbitantes, suas extrordináriasfestas, o Rio Doce Clube, as cachoeiras, as fazendas....
Por: Tatiane

Adorei ver fotos da cidade de Rio Doce na internet. Muito bom saber que continuam cuidando muito bem dessa cidade que marcou minha infância e juventude, já acessei também o site da cidade de Rio Doce, vi muitas fotos de pessoas e lugares, saudades de verdadeiros amigos que muito em breve conseguirei rever pois brevemente mudarei pra mais perto. EStou em Chicago mas me mudo pra BH ainda em 2010.
Por: Lourival Resende Machado

qualquer dia desses faço uma visita,a cidade q vi nas fotos está muito bem cuidada.continuem assim.perabens
Por: olacir servio

Morei no interior do municipio, em Santana do Deserto. Cidade muito boa, Hoje ainda melhor com a chegada da Hidreletrica da Cemig.
Por: Denis corcini cortezao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Doce
Fundação:
1962
Altitude:
380m
População:
2520 habitantes
Área:
112,6km²
Densidade Demográfica:
19,80hab/km²
CEP:
35442-000

Envie seu comentário sobre Rio Doce

banner