Pocrane

Pocrane-MG
banner

Bem-vindo a Pocrane!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pocrane, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pocrane. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pocrane para programar a sua viagem.

A cidade de Pocrane, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 225m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.646 habitantes. A área total de Pocrane é de 693,5km², e sua densidade demográfica é de 13,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pocrane-MG é 36960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pocrane

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Após a volta da expedição de catequização e colonização do francês Guido Marlipre, em 1824, o índio Pockrane resolveu se converter ao catolicismo. Aceitou ser batizado e passou a trabalhar na catequização de outros índios. Quando o francês abandonou o trabalho de catequização, Pockrane passou a viver com a tribo dos coroados, tornando-se seu chefe. Em 1843, Manoel Antônio de Souza chegou a região e tomou posse das terras ali localizadas, atingindo os domínios de Pockrane. Mesmo com a invasão de suas terras, Pockrane não hostilizou os brancos, passando a fornecer-lhes mantimentos e a prestar-lhes ajuda. Em 1879, a região foi elevada a freguesia paroquial pertencendo a Vermelho Novo, da paróquia de Ponte Nova. Um ano depois, recebeu a categoria de distrito policial, com o nome de Nossa Senhora da Penha do Pockrane, passando a fazer parte de São Lourenço do Manhuaçu. Em 1911, o nome foi alterado para Pockrane e, em 1887, para Pocrane. Em 1948, foi criado o município, desmembrado do município de Ipanema.

Gentílico

Pocranense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


População

8.986 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Pocrane é uma cidade acolhedora muito sossegada. Estar em Pocrane é estar na paz... Têm várias cachoeiras, lagos e lagoas e pedras enormes para quem gosta de aventuras. Venha conferir!

Clima 

 

Temperatura Média

24,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Rio Doce 

Limites

Santa Rita do Itueto
Conselheiro Pena
Alvarenga
Inhapim
Ipanema
Taparuba
Mutum
Aimorés

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-262, MG-111, MGT-474, MG-108

Distâncias:

Da Capital:

394 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- Pocrane realiza em Julho a famosa festa do Virakopos idealizada por um grupo de jovens com intúito de se enconcratrem nas férias escolares, festa esta que já tornou tradição na região,no mês de maio é comemorado a festa do trabalhador, sua exposição agropecuária na primeira semana de setembro, com rodeios, leilões, concurso leiteiro e de marcha, shows e barracas.          

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POCRANE

E-mail:

Telefones: (33) 3316-1251

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3316-1400

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pocrane

Em que região está localizada a cidade de Pocrane? Por exemplo, Sudeste de Minas ou Leste de Minas!..
Por: Osmarina P. P. Santos

Pocrane pra min , nao tenho o que falar...ja morei em varios lugares no Brasil e no exterior tbm,mas este lugar pequeno lindo ainda vive no meu coraçao.
Por: julio cesar soares

nasci em pocrane mas moro em bhte nossa cidade é maravilhosa apesar de nao termos grandes oportunidades de empregos é um lugar que voce vai ser sempre bem recebido
Por: antoniojose

Passei a minha infância em Pocrane, dos quatro aos quatorze anos. Tirei meu diploma primário no Grupo Escolar Anita Garibaldi, mesma escola onde minha mãe foi professora. Conheci figuras emblemáticas da região como Padre Ricardo Bunzel. O falecido Dr. João. A diretora escolar Dona Edir. Poderia citar dezenas de nomes de pessoas que talvez ainda morem nessa cidade. Considero-me pocranense de coração sem ter nascido nessa cidade. Minha infância, como por certo da maioria das pessoas, foi a fase mais bonita da minha vida. E essa infância está intrinsecamente ligada à essa cidade. Se for possível, gostaria de receber, por e.mail, fotos da cidade de Pocrane. Abraços LCM
Por: Luiz Carlos Magalhães

cidade linda.... lugares inesqueciveis... e pesssoas marcantes..
Por: glaziela

eu amo essa cidade morava la e posso dizer q e muito bom la
Por: angelica

Conheço esta linda cidade, tenho tios que moram aí, sou sobrinho de Alipe Rocha, meus Avos foram fundadroes deste lugar, sou neto de Emídio Garonci, atualmente moro em RO, sou advogado. Fernando Rocha direito p/ o Portal
Por: Fernando Ferreira da Rocha

pocrane e uma cidade acolhedoura.muito sossegada,estar em pocrane e estar na paz... tem varias cachoeiras,lagos e lagoas,tem tambem pedras enormes para quem gosta de aventuras. voõ de asa delta.sem contar nas grandes festas da cidade , como: virakopos,festa do peão,festa da primavera,festa da padroeira e grandes leiloes de gado leiteiros... quem gosta de viver bem vem conhecer......... vai gostar...
Por: carlos alcides

Que saudade da minha querida terrinha. Não tem como esquece-la. Beijos no coração de todos os pocranenses. ILDEU(filho do Sr. Raimundo Coletor). Até breve
Por: ildeu lopes machado

passei férias ,ano passado em pocrane ,me apaixonei por esse lugar ,se deus quiser ainda vou morar lá ,rogério rodrigues=mangaratiba,rio de janeiro.
Por: marlon

Cidade maravilhosa de um povo gentil com seus visitantes.
Por: Giuliano

Adoro a minha cidade, vivi nela até os 20 anos, sinto muita saudade, terra de gente pura e boa, abraços a todos.
Por: JOAQUIM VALÉRIO DE ARAUJO

Pocrane a princesinha do leste do Vale do Rio Doce. Sou filho desta cidade maravilhosa meu apelido na época era "Folha Seca ." Os mais velhos me conhecem Um grande abraço a todos amigos. BH, 03/06/2010
Por: Joaquiim Valério de Araujo

Eu nasci nessa cidade, tenho um Orgulho muito grande em dizer isso, sempre que posso vou para lá...que saudades desse lugar!!! cahoeiras lindas, rios para pescar casa de tios em sitios para visitar...uaiii!!! que lugar bom sô!!!
Por: ANA GARCIA

Nasci em pocrane, sou neta do quinca dirceu, filha da catarina, moro em sp, gosto muito dessa cidade, so tem gente boa , quem não conhece, indico pra conhecer, abraços a todos os pocranenses.
Por: Sindalva da Silva Araujo

Nasci nesta cidade, moro em SP. gosto muito dela, ja tem algum tempo que não visito, mas tenho noticias sempre . tenho muitos amigos da minha infancia e adolesencia, sou neto do chico acassio, abraços a todos pocranenses.
Por: francisco dos reis de campos

Nascido e criado nesta linda cidade, penso nela todo mento. Corrego bom Retiro lugar de minha infancia e adolecencia, jamais esquecerei a linda cachoeira, as frondosas Mangueiras e claro o Amor de todos dali.Á minha querida Mae Geralda Cadoso. digo em breve voltarei.
Por: Antonio Marcos Cardos

Ja mais te esquecerei!... Luga de gente maravilhosa, lindas cacchoeiras e comida exelente.Parabens Pocrane.Toninho Cardoso .Jcarei SP
Por: Antonio Marcos Cardoso

chamar essa cidade Pocrane, de cidade maravilhosoa, é pouco. Essa cidade é tudo de bom, pessoas maravilhosas , bate-papo na pracinha linda no centro... SAUDADES do meu povo!!! Assim que puder , é pra lá que eu vou.
Por: cida silva

E então pocranenses? vamos divulgar nossa cidade para o turismo! Ela é linda e tem tudo de bom. Onde estão meus amigos? Delosmar, Renan do pedro Pinto, Lucimar do Vandico,Ismael, e Edson linhares, Esdras e Muitos outros, Zezinho Bilisquete, Abraços a todos.
Por: francisco reis campos

não nasci em pocrane,mas foi la que passei toda a minha infancia,ate os 15 anos. que saudade dos banho no ribeirão do sr natan.do periodo de escola ,que saudade de d alcina,a melhor professora que conheci .noe .farmacia da letinha do wilma tempos que não voltam mais .sou neto de Anacleto correa de faria,sobrinho do sr lino correa abraço a todos.
Por: noe de oliveira correa

Eu sou filho desta terra maravilhosa, amo minha mãe na fé, igreja batista renovada com seus mebros. sou mais conhecido pelos mais antigos por apelido de ziley,zila. agora resido em BH. um abraço a todos pocranenses.
Por: wesley gonçalves de souza

Que bom poder matar a saudade da terrinha,parabens vcs estão cuidando bem de pocrane;
Por: LIERTE BRAGA

conheço pessoas que moram em pocrane ainda não há conheço mas gostaria muito de ir á cidade,vejo as fotos via internet e fiquei encantada c/ as montanhas rios e com a própria história dessa cidade espero muito ir conhecê-la e seus moradores abraçoss...
Por: zilene

sou dessa cidade hoje moro em sao paulo mais jamais a esquecerei o nosso pocrane,cidade maravilhosa,povo acolhedor,e hospedeiro.abç a todos os pocranenses.
Por: antonioselsoda rocha

Já são tantos anos distante de Pocrane que, realmente, não saberia dizer nada com relação ao progresso de minha Cidade Natal, contudo, lembro-me muito bém, de minha infância, eis que sou nascido em 20/01/1,946 e, e naquela época a felicidade era constante, nada a reclamar. A Cidade, ainda, estava pendente de muitas coisas, tais, como rede de água e esgoto, energia elétrica, saúde, enfim, A Cidade não tinha vida própria, o que certamente, imagino, não ocorre nos dia de hoje. Sinto saudade e, espero, quém sabe, vê-la novamente e recordar o quanto amei Pocrane e, ainda, mais intenso atuaalmente. Hoje moro Na Capital do Estado do Rio de Janeiro. Acredito que alguns parente ainda vivem em Pocrane, mas, nunca mais tive notícias.
Por: JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA

é uma cidade maravilhosa,acolhedora.um lugar simples, de pessoas sinples.moro em rondonia , mais nasci nesta cidade, eu sinto muita saudades de pocrane. espero que em 2011 estarei ai, com a minha mãe , (nensinha). abraços de lucimar, jurandir e nelita . ate breve !!
Por: lucimar gomes da silva

Nasci em Pocrâne em setembro/57.Morei nesta cidade até meus 12 anos.Estudei no Grupo Escolar Anita Garibaldi:Minha professora Maria do Nascimento e outras...Amigos:Idê da Padaria e seu modesto peso,Sr.Jordam e filhos,Dr.João,Padre Ricardo, Altina e Edson que comandavam a Igreja Católica na época e outros tantos amigos.Nunca mais voltei a Pocrâne; são exatos 41 anos de muitas saudades e boas lembranças; lembro com saudades de descer o morro da Igreja com troler, a gente se arrebentava, mas ficava tudo bem...Tenho certeza que tudo mudou, mudou para melhor. No proximo fevereiro estarei realizando um sonho de 41 anos... estarei de volta a Pocrâne por 10 dias de férias.Coloquem cerveja para gelar. Emiliano Alves da Silva - Jacareí/SP
Por: Emiliano Alves Da Silva

Que bom, alguns internautas, viram as mensagens, e estão enviando tambem, comentarios sobre si, e seus familiares!Tambem fui aluno da professora maria do nascimento,dna vanda, maria helena ferreira e outras.Fiz muitas brincadeiras com Edson da Altina, e muitas brincadeiras com filhos do sr. jordam, abraços a todos.
Por: francisco dos reis de campos

Amo esta cidade, foi onde nasci e vivi parte de minha vida.Sinto saudadees dos amigos que tenho aí e de meus familiares. Abraços para todos... Cris...
Por: CRISTIANA LUISA DE OLIVEIRA

sou nascida em pocrane filhade De dona TINTA ternho ótyimas recordações de pocrane,da avenida do jardim do salão de festas do zé \nenem e do bar do fábio,da casa em que morava edo colégio Anita Garibalde,e das missas na igreja do tempo dopadre Ricardo e do padre Alberto os professores que mais marcaram foram Moisés Taumaturgo,Dalva Monica e Maguito.Amo Pocrane
Por: Ana Gomes Couto

aqui, quem vos escreve é ziley(wesley) amo pocrane e todos que de forma direta ou indiretamente contribuiram para a minha formação de carater; pessoa que hoje sou; a final, nasci nesta cidade maravilhosa que guardo no meu coração um abraço a todos.
Por: wesley gonçalves

Eu amo essa cidade minha terrinha...glamurosa,terra de gente honesta, de valores....
Por: alexandra

Sou pocranense, apesar de ter nascido no hospital da cidade vizinha Aimorés. Minha família é toda de lá, meus pais eos dois irmãos ainda moram lá no Cantinho do Céu, que é um lugar que gosto muito, tenho muitos amigos lá, moro ha 5 anos em São Paulo , mas não esqueço Pocrane, foi onde passei toda a minha infância e juventude, sinto muita falta de lá, sempre que posso eu vou lá, mas gostava mais ainda quando tinha a festa de rodéio de Açaraí, era demais, porem agora temos em Pocrane, não é a mesma coisa mas vale a pena, também emos a festa de Virakopus, que é demais, incomparavel. obrigado Pocrane, por existir. E quem tiver a oportunidade de conhecer, vão lá ,não vão se arrepender.
Por: Geferson Mendes de Oliveira

SOU NASCIDO EM POCRANE NO CÓRREGO DE SANTA RITA, MORO EM SP DESDE 72, MAS ADORO POCRANE, VOU A POCRANE PELO MENOS 2 VEZES AO ANO. SOU APAIXONADO PELAS MONTANHAS, OS VALES VERDES, PRINCIPALMENTE NO TEMPO DAS ÁGUAS. AMO OS MEUS PARENTES QUE VIVEM LÁ. SE DEUS QUIZER AINDA HEI DE VOLTAR PARA MINHA TERRA AMADA. ABRAÇO.
Por: levi nolasco

sou pocranense adoro esta cidade minha turma delosmar - carlinhos do jordan paulinho marcio da odete - zezinho nunca esqueci ninguem desta linda cidade vejo direto fotos da festa virakopos onde esta vc gilmar nas fotos só da vc e o delosmar sou irmão do Helio bombril estarei ai em breve para a festa saudades de todos os pocranenses, moro em brasilia df
Por: hermes oliveira "pintinho"

tenho saudades de todos principalmente meus amigos de infancia delosmar carlinhos paulinho lucio gilmar torneirinha vou tentar ir na feasta virakopos abraço a todos estou morando em brasilia df
Por: hermes oliveira de souza "pintinho"

É UMA CIDADE MUITO BONITA, TRANQUILA, UM POVO BASTANTE ACOLHEDOR, HOSPITALEIRO, POVO ALEGRE. EU NASCI NESTA CIDADE EU AMO MINHA CIDADE . ELA ESTA NO MEU CORAÇÃO.MORO EM OUTRO LUGAR , MAS SINTO MUITAS SAUDADES DA MINHA QUERIDA CIDADE , DOS AMIGOS, OH! QUE SAUDADES!!!!!
Por: LUCIMAR GOMES DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pocrane
Fundação:
1948
Altitude:
225m
População:
9.646 habitantes
Área:
693,5km²
Densidade Demográfica:
13,91hab/km²
CEP:
36960-000

Envie seu comentário sobre Pocrane