Piedade do Paraopeba

Piedade do Paraopeba-MG
banner

Bem-vindo a Piedade do Paraopeba!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Piedade do Paraopeba e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Piedade do Paraopeba.

Informações de Piedade do Paraopeba

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Vededas do Paraopeba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pela data da chegada dos bandeirantes, pelos idos de 1674, que a Vila de Piedade do Paraopeba é mais antiga que Ouro Preto, Mariana, Sabará e todas as outras cidades históricas de Minas Gerais e que possui uma igreja pré-barroca, do período missionário – jesuítico, inaugurada em 1713. Piedade do Paraopeba continua a fazer história, pois foi em seu território e cachoeiras, a primeira reunião de hippies do País, contestadores e pioneiros da nova ordem social, pelos idos dos anos 60.

Significado do Nome

Paraopeba, de origem indígena, na língua tupi, significa rio do peixe chato.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Distrito de Piedade do Paraopeba está localizado ao Sul de Belo Horizonte, no sopé da histórica Serra da Moeda, no município de Brumadinho. Hoje, todo o entorno do Distrito, passa por muitas transformações, mas ainda preserva áreas de mata atlântica e se prepara para receber turistas, mostrando sua história, cultura e as belezas e riquezas naturais. Um local que vale a pena ser visitado!

Temperatura Média

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte, pegar a BR 040 até a Lagoa dos Ingleses e, daí, subir a Serra por estrada de terra, 7 kms. Partindo de Brumadinho, pegar a Estrada Municipal.

Localização

Sul de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais 

Acesso Rodoviário

BR-040 

Distâncias:

Da Capital

35 Km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O Distrito dispõe de rampa para salto de asa delta, e circuito de moutain bike.Somando-se a isso, existem vários haras de criação de cavalos para hipismo rural, além de escolas de equitação.Entre muitas outras atrações para agradar aos visitantes. Piedado do Paraopeba é também rico em Destilarias, destacando-se a Destilaria Pedra do Cedro, fabricante das cachaças Segredo do Patriarca e Domina Suave, a primeira cachaça feminina do Brasil. Hoje, todo o entorno do Distrito, passa por muitas transformações, mas ainda preserva áreas de mata atlântica e se prepara para receber turistas, mostrando sua história, cultura e as belezas e riquezas naturais. É possível fazer caminhadas pelas trilhas históricas, passeando pelas belas montanhas e pelos vales dos vários ribeirões, além de poder tomar refrescantes banhos de cachoeira.

Principais Pontos Turísticos

Parque Nacional do Rola Moça

Situado dentro da região metropolitana, ele proporciona ao visitante gostosas oportunidades de desfrutar a natureza junto a uma vegetação muito especial, com paisagens características de Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude e Campos Ferruginosos. Em alguns pontos, a topografia possibilita vistas panorâmicas de execelente apelo visual. É o caso do Mirante Morro dos Veados, situado na metade do percurso na estrada que corta o parque para chegar ao distrito de Casa Branca, em Brumadinho. O Parque possui seis importantes mananciais de água, é habitat de várias espécies da nossa fauna ameaçados de extinção, possui relevo peculiar de colorido especial e uma bela vegetação.

Ruína da Fundição Clandestina de Ouro

No alto da Serra da Moeda, construída em 1730, onde se cunhavam moedas de ouro no intuito de sonegar o quinto real. Originou-se daí o nome da Serra.

Fazenda Martins

A meio caminho das barrancas do Rio Paraopeba, resiste ao tempo, mesmo abandonada pelo poder público que a tombou, mas não honrou nem conservou, a bela e histórica Fazenda Martins, com sua capela barroca, a senzala e o pelourinho e, por ali mesmo, bem pertinho, existe um povoado ainda hoje chamado de quilombo, cujo nome é Sapé, que guarda alguma identidade com os antigos povoamentos de escravos fugidos, pois mantém costumes próprios de sua raça e cultura, até os nossos dias.

Fazenda do Paraopeba - Solar da Ponte Alta

Lá pelos altos do Córrego da Areia, ficava a Fazenda do Paraopeba, chamada Solar da Ponte Alta, onde o poeta inconfidente Coronel Inácio Jose de Alvarenga Peixoto e sua esposa e musa, a Bárbara Bela, Dona Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, criavam gado. Infelizmente, hoje apenas podem ser vistas suas ruínas.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

É importante ressaltar que em 1729 foi instituída a paróquia de Nossa Senhora da Piedade, sendo o povoado elevado à Freguesia em 1832, por Decreto Regência Trinta Imperial e, em 1912, por Bula Papal foi consagrado o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, que é celebrado anualmente no dia 8 de setembro.

Imagem de Nossa Senhora da Piedade

Conta-se que Dona Bárbara Heliodora, muito devota de Nossa Senhora da Piedade, mandou esculpir na França, uma imagem que doou à Matriz de Piedade do Paraopeba. A escultura da madona, em peça inteiriça de madeira de lei, carvalho branco talvez, guarnece o altar-mor da igreja. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Julho

15 e 16 - Festival da Laranja

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO - DISTRITO DE PIEDADE DO PARAOPEBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3571-3015

Sites: http://www.artecomunicacao.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (31) 3575-3129 / (31) 9688-4480 

Site: http://www.portaldebrumadinho.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (31) 8524-4346 / 8524-4347

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piedade do Paraopeba

bom dia estive em uma festa nesta belisima cidade e gostaria de promover um evento junto a esta cidade, poi sou trilheiro e gostaria de uma nesta cidade, esta cidade e muito linda e para esta pratica de esporte e muito movimentado e gostaria do apoio das autoridade civil e como poderia fazermos este evento obrigado agurdo uma resposta
Por: luiz souza

Alem da sua beleza natural, cercado entre as montanhas da serra da moeda, o distrito de Piedado do Paraopeba, localizado a 42 Km da Praça sete, Proximo a lagoa dos Inglese, Br 040 sentido Rio de Janeiro. La vc nao faz passeio e sim constroi historia, Cachoeiras, Cavalgadas, bares restaurantes, Voo de Asa de Delta, Pousadas, Igreja Historica, e lembrando que Piedade é mais Velha que a cidade de Ouro Preto e Mariana, passaram por la os Bandeirantes, e é cometido um equivoco onde la nao faz parte da Estrada Real. Melhores informaçoes, pelo telefone 31-9948-3038
Por: Marcelo Medrado

Lugar maravilhoso para se viver.Lugar de paz e descanso.
Por: Angela Maia

FALAR DE PIEDADE, E FALAR DE AMIZADE, PASSATEMPO, CAVALGADA PELAS ESTRADAS E ENTORNOS. E FALAR DE FE, DE DESCANSO E DE GENTE SIMPLES E ACOLHEDORA, E AINDA MAIS COM O NOVO ASFALTO LIGANDO A LAGOA DOS INGLES PASSANDO POR PIEDADE ATE INHOTIM. NAO ESQUECENDO DAS 7 VIAS DE NOSSA SENHORA(CAPELAS COM MOSAICO) QUE ENRIQUECEU ESSE CHARMOSO POVOADO.
Por: AMARILDO ROSA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piedade do Paraopeba

Envie seu comentário sobre Piedade do Paraopeba

banner