Pedra Dourada

Pedra Dourada-MG
banner

Bem-vindo a Pedra Dourada!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pedra Dourada, fotos, informações, os principais hotéis de Pedra Dourada, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Pedra Dourada, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 741m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.722 habitantes. A área total de Pedra Dourada é de 70,6km², e sua densidade demográfica é de 24,39hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedra Dourada-MG é 36847-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedra Dourada

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Depois de morar por muito tempo na região, José de Souza Lima resolveu doar 66 hectares de terra para o patrimônio de uma igreja a ser construída em honra a São João. Ao seu redor, cresceu o povoado, que recebeu o nome de São João do Soca. Em 1939, passou o arraial a Vila de São José de Pedra Dourada. A emancipação deu-se em dezembro de 1962. 

Significado do Nome

O nome Pedra Dourada é devido aos reflexos do sol numa gigantesca pedra que fica a 1.200 metros de altitude, sendo atração turística da região por sua rara beleza. 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

douradense

População

2.187 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município é constituída basicamente da atividade cafeeira e agropecuária.

Clima

Temperado 

Temperatura Média

18,8º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites

Faria Lemos, Carangola, Vieiras, Eugenópolis, Tombos, São Francisco do Glória 

Acesso Rodoviário

 

BR-040, BR-267, BR-116 

Distâncias:

Da capital:

390 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Sítio Cachoeira

Na propriedade não tem hospedagem. Tem plantação de café, milho, arroz, bovino, mata de árvore nativas, cachoeira, piscina natural, gruta, trilha na mata, quadra de areia e campo, peteca, jogos e estacionamento.
Oferece somente lanches, queijo e cachaça típica do município. Os visitantes ainda podem conhecer a Pedra Dourada - 1.379 m de altitude com mata nativa ao redor, diversidade de árvores, flores e animais (Tatu, Macaco, Tamanduá, Paca, pássaros diversos, etc). Própria para caminhada ecológica, trilha, acompanhamento, vôo livre, pedra do pontal, pedra redonda, pedra do sumbuco, próprias para vôo livre, rapel e acampamento.
Possui ainda 05 vagas para barracas, 01 vaga para treiler e 02 banheiros coletivos. Endereço: Fica a 1 km da sede do município, estreada para o córrego da Jacutinga Telefone: (32) 3748-1019 Horário de Funcionamento: Funciona de 9:00 às 20:00 horas. Como Chegar: Está localizado a 1 km da sede do município, estreada para o córrego da Jacutinga.

Caminho da Luz

No segundo dia, o destino é a Pedra Dourada. Pela manhã, passa-se pelo Balneário da Comunidade da Igrejinha e, dali, segue-se pelo Lombo do Burro, pelo Vale do Silêncio, que proporciona uma visão esplendorosa das montanhas e encanta com a variedade de tons e seus mistérios, e pelo Distrito de Água Santa, onde as mulheres da comunidade fazem do crochê e da renda seu meio de subsistência.

Santuário da Água Santa

Do alto da montanha que abriga o Santuário da Água Santa, é possível avistar todo o vale e beber da água que jorra de dentro da pedra. A água, cujas propriedades curativas atraem pessoas de todo o país, foi descoberta pelos primeiros desbravadores da região e é considerada milagrosa por muitos que já alcançaram a cura de diversas enfermidades, numa demonstração de que a fé é a alavanca que impulsiona todos os sonhos, fazendo o homem superar os limites do que é possível para alcançar o que era tido como impossível.

Alto da Jacutinga

Continuando a peregrinação, o caminhante ruma para o Alto da Jacutinga (aproximadamente 1.058 metros de altitude), iniciando, então, uma descida que dura dois dias (estendendo-se até Carangola). O caminhante, então, pernoita em Pedra Dourada, cidade que recebeu esta denominação por abrigar uma pedra que reflete a luz do sol, espalhando um tom dourado especial na atmosfera do lugar. Na pedra, cujo formato é semelhante ao da Pedra da Gávea (Rio de Janeiro), é encontrada uma grande variedade de plantas, animais, cavernas e nascentes de água cristalina. Segundo a lenda, na Pedra Dourada, mora a Mãe do Ouro, entidade fantástica que vive num palácio submerso, mas passeia, luminosa, pelos ares. A luz sempre foi vista pelos habitantes do lugar, principalmente pelos retireiros que saem de madrugada para ordenhar o gado leiteiro da região. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA DOURADA

E-mail:

Telefones: (32) 3748-1004

Sites: http://www.pedradourada.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.caminhodaluz.org.br

www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

CHALÉS NAS MONTANHAS - COMIDA CASEIRA:

Dna. Rosângela e Sr. Paulo Almeida
Telefone: (32) 3748-1107

Comentários de Pedra Dourada

É uma pequena cidade na zona da mata de Minas Gerais. Tem belezas naturais: um lindo parque com cachoeira que alimenta uma piscina no parque. Um hotel em construção no topo de uma montanha, já com chalés prontos, dando suporte para os caminhantes DO CAMINHO DA LUZ (ver site: CAMINHO DA LUZ - Pedra Dourada. Visite e constatem a maravilha de cenário natural - rota dos caminhantes para o pico da BANDEIRA na serra do caparaó. Somos o proprietário do Hotel da Montanha em Pedra Dourada. Nós investimos porque acreditamos que o ser humano precisa viver e passar temporadas próximo de cachoeiras e animais e aves silvestres. maiores inforamçôes - fones (19) 38063830 ou (19) 92338484 -
Por: Odinovaldo S.A.Bueno

Conheci a cidade em 2007. Amei! Lindas cachoeiras, ar puro, passarinhos de várias espécies soltos na natureza. Lugar encantador!
Por: Mônica Vieira

Há uma boa POUSADA na cidade que esta na roda do CAMINHO DA LUZ. Existe pontos de beleza natural: grandes pedras com fissuras que são verdadeiras CAVERNAS. A cidade - mesmo pequena - tem um povo hospitaleiro e um hotel - num ponto alto - em construção com chalés já prontos. Devem divulgar a cidade de PEDRA DOURADA e suas belezas naturais - mormente as cahcoeiras da cidade vizinha - TOMBOS. Dirimindo dúvidas - examinem... WWW.CAMINHO DA LUZ... No aguardo de ter sido útil para a divulgação das belezas desse gigante adormecido e um povo que não valoriza as coisas nossas - muitas vezes - com a anuência da imprensa. Deixo aqui minha colaboração... Dino Bueno - (19)92338484
Por: Odinovaldo S.A.Bueno

Pedra Dourada tem beleza cinematográfica e é aconchegante, como uma boa cidade mineira!!!
Por: Elisabeth

Eu to chegando ae com todos daqui do Rio de Janeiro vamos passa o carnaval ae , nos vimos e adoramos o lugar ... espero conhecer e explorar os lugares ,paisagem e o turismos Nos tamos Chegando
Por: JESSIKA

Ciadade pequena e muito aconchegante, com uma administração moderna e uma cidade muito bonita com pessoas muito hospitaleiras, paisagens especiais, por lá estive muitas vezese muitas outras quero voltar...Pedra Dourada um lugar mágico e inesquecível....
Por: Rejane Fontes da Silveira Canazaro

Sou nascido e registrado em Pedra Dourada e sempre digo isso para meus amigos, como tenho orgulho dessa terra onde tenho muitos amigos e tambem parentes. Tenho visitado essa lida cidade e cada vez mais fico orgulhoso de que quando um politico quer fazer, ele faz. Parabens . Cada dia Pedra Dourada fica mais linda.
Por: Mario Lucio Almeida Adenes

Eu amo minha cidade, ela é muito bonita uma cidade onde todos sonham morar!!!Venham e conheçam esse paraísoooO
Por: Karolini

amo essa cidade!!!!!!!!!!!!bjssss e xau xau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!é a numero 1
Por: filipe de morais

maravilhosa parabens; fui nacida e criada esta- diferente,todos dias visito na internete muita saudades, EUNICE
Por: eunice rodrigues da silva

parabens lugar mais bonito, muita saudades tem cachoeiras lindas a pedra- dourada, pedra do pontal, vista lindissimas muito verdes; EUNICE;
Por: Eunice Rodrigues da Silva

CAramba sou do RJ e to animado pra conhecer essa cidade tao aconchegante !!!! espero q seja boa !
Por: Rodrigo Walter

moro aki, e amo esta cidade... sou muy feliz!!!!!! venham conhecer!!!!! bjssss!!!!!!
Por: fillipi de morais

EU,SOU DE MIRACEMA RJ ESTOU INDO AÍ EM PEDRA DOURADA PARA CONHECER ESSA LINDA CIDADE.
Por: ONEIDE GARCIA

visito esta cidade todo final de ano....tenho parentes la e é a cidade do meu pai.......vale apena conhecer
Por: Ana Kelly

nao ha luga no mundo mais belo um dia quero morar ai,sei que nunca consequirei ser um doradense mais tenho orgulho de ter sangue douradense. sou neta de jose olegario rodrigues;
Por: alcileia aparecida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedra Dourada
Fundação:
1962
Altitude:
741m
População:
1.722 habitantes
Área:
70,6km²
Densidade Demográfica:
24,39hab/km²
CEP:
36847-000

Envie seu comentário sobre Pedra Dourada

banner