Peçanha

Peçanha-MG
banner

Bem-vindo a Peçanha!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Peçanha e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Peçanha.

A cidade de Peçanha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1875. A localidade está em uma altitude de 780m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.624 habitantes. A área total de Peçanha é de 998,8km², e sua densidade demográfica é de 17,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Peçanha-MG é 39700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Peçanha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A centenária cidade de Peçanha, fundada no dia 07 de janeiro de 1881, surgiu com a chegada da bandeira do Guarda-Mor João Peçanha de Falcão, que partiu da Vila do Príncipe (hoje é a cidade do Serro) junto com o vigário Francisco Martins, com o objetivo de pesquisar minas de ouro e também catequizar as tribos indígenas que ali habitavam: Monoxós, Panhames, Malalis, Capaxós e Maxacalis.
A descoberta do ouro de aluvião, no Córrego das Almas, marcou o início do povoado em 1758, que passou a se chamar Descoberto do Peçanha e com o passar dos anos, Santo Antônio do Peçanha. Este período não foi marcado por um grande desenvolvimento, devido aos perigos que os moradores da região enfrentavam com tribos indígenas ferozes (Os Botocudos) que ali habitavam e que tinham fama até de serem canibais.
Foi instalado um quartel com um destacamento militar comandado por Januário Vieira Braga, que conseguiu expulsar estas tribos do local.
Assim, a região progrediu e em 1772 o povoado recebeu o nome de Santo Antônio do Bom Sucesso do Descoberto do Peçanha. Em 1875, foi elevada a Vila, com o nome de Rio Doce.
Em 1881, foi elevada a cidade, passando a se chamar Suaçui. Voltou a se chamar Santo Antônio do Peçanha até 1911, quando adquiriu finalmente o seu nome atual.

Significado do Nome

Homenagem ao seu fundador João Peçanha Falcão

Aniversário da Cidade

07 de janeiro

Gentílico

peçanhense

População

17.270 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município de Peçanha, situado no Vale do Rio Doce, é cercado por uma linda mata. Suas ruas são sinuosas, irregulares e acidentadas. Possui edificações coloniais e prédios públicos tombados pelo Patrimônio Histórico. Por ter um formato de panela, seus filhos são carinhosamente chamados de “paneleiros”. A festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, no dia 13 de junho, com o seu rico folclore (marujos, caboclos, bonecos gigantes) atrai turistas dos mais diferentes cantos do Brasil. O carnaval reúne tradicionais e inúmeros blocos, como o bloco do Sujo, Maluco Beleza, Esponjas da Panela, Quenta Sol, Caça Cervejas, Gambá Dopado etc. E a Escola de Samba Liberdade desce as ladeiras levando a alegria para os peçanhenses e para os inúmeros turistas que visitam a cidade nesta data.

Clima

Tropical Ameno

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

DE BH SENTIDO VITÓRIA: pela BR 381, até o km 68 – trevo de Itabira à esquerda, passando pelas cidades de Santa Maria de Itabira, Guanhães, São João Evangelista e Cantagalo. Trecho todo asfaltado - 310 km

DICAS DE PARADAS: Lanchonete da Tia Eliane - em Santa Maria de Itabira e Lanchonete Cachoeira – 15 km de Santa Maria de Itabira.

DE BH A PEÇANHA VIA SERRA DO CIPÓ: 314 km

Se você estiver com tempo e com vontade de percorrer um caminho com lindas paisagens, a opção é passar pela Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Senhora do Porto. Trecho asfaltado de BH até Conceição do Mato Dentro. De Conceição a Senhora do Porto são 52 km de estrada de terra.

DE VALADARES SENTIDO SALVADOR: pela BR 116 fazer a conversão à direita – trevo Guanhães/ Peçanha e pegar a MG 259 até o entroncamento de Coroaci/ Peçanha, pela MG 314. Este trecho tem 52 km de terra e 58 km de asfalto.

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Cantagalo, São João Evangelista, Virgolândia, São Pedro do Suaçui, Santa Maria do Suaçui, Divinolândia de Minas, Sardoá e Virginópolis.

Acesso Rodoviário

BR 381, BR 120, MG 314, MG 259 e MG 416

Distâncias:

Da Capital

310 km

Outras:

Governador Valadares          110 km

Guanhães                               62 km

Conceição do Mato Dentro    147 km

Serro                                      131 km

Diamantina                             217 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

PARQUE DA MÃE D’ÁGUA

Criado em 1886, possui árvores centenárias como o pau-brasil e fauna diversificada. Em seu interior, foi construído um estádio de futebol, cercado por uma lindíssima floresta. Possui um antigo chafariz de água mineral puríssima.

RUA DAS BANCADAS

Caminho para o Parque da Mãe D’Água e parada obrigatória para contemplar a cidade com suas inúmeras ladeiras, seus casarões coloniais e sua linda mata. 

MORRO DO CRUZEIRO

Ponto de romeiros e de fiéis que fazem suas orações, aos pés do Cruzeiro e do Cristo.

 ALTO DA CHAPADA OU CAMPO DE AVIAÇÃO

Local onde se consegue visualizar inúmeras cadeias de montanhas, como o Pico do Itambé, um por do sol maravilhoso e onde o céu parece ficar mais perto da gente.

LAGOA DO BAIRRO ALVORADA

Abastece a cidade de água e fica a 900m de altitude

CACHOEIRA DE SÃO ROMÃO (ANTIGA USINA)

Quedas d’água de 20 m, a 8 km da cidade.

PRAÇA DE ESPORTES

Piscinas, quadras, bares, saunas, playgrounds, sinuca, choupanas para churrascos ao ar livre e campo de futebol society.

COVA DO LEVY PEREIRA

Vítima de hanseníase e muito pobre, foi abandonado pela família, vivendo sozinho até a sua morte. Toda sexta-feira da paixão, inúmeras pessoas visitam sua cova para agradecer ou pedir uma graça. A 20 km

BAR DO RAFAEL

O melhor pé de porco do Brasil, pinga da boa, cerveja geladíssima e o alto astral do Rafael. Ponto de encontro dos paneleiros que gostam de uma boa prosa.

BAR DO NILTINHO

O melhor cardápio musical e ponto dos melhores músicos da cidade

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval, Festa de Santo Antônio, Cavalgadas, Exposição Agro Pecuária, Festa dos Caminhoneiros, Festa dos Peçanhenses Ausentes, Aniversário da Cidade, Encontros de Bandas, Encontros de Jipeiros, MotoCross, Feiras de Ciências e Artesanato.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEÇANHA

E-mail:

Telefones: (33) 3411-1546    

Sites: http://www.pecanhamg.hdfree.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3411-1550

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Peçanha

peçanha e uma cidade pequena ,mas possui muitas belezas a oferecer como por exemplo rios e cachoeiras ,tambem tem muitas festas como o carnaval que por sinal e um dos melhores de toda a regiao
Por: ricardo silva martins

morei lá alguns anos,é na verdade uma cidade maravilhosa! eu adoro peçanha!
Por: scárlete carvalho gonçalves

adoro peçanha;é uma cidademaravilhosa!tem muita coisa boa lá!
Por: catarina alves de almeida

há, Peçanha é linda é tudo de bom, o restaurante Passos e coreto em frente o hotel´são um shau de lugar bonito.
Por: Neca

cidade nota 10 nota10 nota10 maravihoza populasao lindas
Por: CLAUDIO

peçanha é uma cidade pacata possui pessoas ospitaleiras uma das festas mais badalas é o carnaval possui vários pontos turisticos venha visitar e confira
Por: Ricardo Silva Martins

Conheço e adoro. Sugiro visitar esta pequena cidade, localizada entre montanhas e cercada por uma linda mata.em datas como Carnaval, Semana Santa e a Festa do Padroeiro (Salve Santo Antônio !), no dia 13 de junho para conhecer as tradições dos Caboclinhos e Marujos.Deguste o melhor pé-de-porco no Bar do Rafael, com a melhor cachaça do Brasil.Visite tb o Parque da Mãe d"Agua e espere encontrar pessoas alegres e hospitaleiras.
Por: Gagaça

a melhor cidade de mg so tem gente boa mulheres bonitas.A melhor festa e de santo antonio o padroeiro da cidade.Tambem tem o grande amor da minha vida.
Por: dangelo willer de almeida silva

peçanha um lugar otimopra ce morrar adorei otemppo que morei ai principalmente emepoce de carnaval
Por: felipe nascimento

Esta pequena cidade é o sonho de consumo de quem quer paz, excelente clima, e um bem estar fora do comum. Peçanha é um Paraiso, no centro nordeste mineiro.
Por: jose simoes

pecanha tem o melhor carnaval de minas venha botar o pecamha pra tremer.
Por: Adevalda

Peçanha é uma cidade salutar, clima excelente, onde reina a hospiotalidade de seu povo e o grande ideal de seus administradores. Vale a pena visitar Peçanha
Por: jose simoes

participei do campeonato regional de futebol em 76 jogando pelo malalis,foi uma epoca maravilhosa. jamais esquecerei desta linda cidade que mora no meu coracão.e sempre estou vendo pelo site, e espero um dia poder reve-la,abracos a todos . TÀO
Por: JOSE ANTONIO GOUVEIA

eu amo logo estarei ai de novo peçanha minha cidade querida
Por: antonio paulo de oliveira

estive em pecanha no ano 2000 e adorei o parque mae d´agua e ate joguei futebol no campo da cidade!!
Por: lenita de oliveira

cidade muito aconchegante as pessoas sao muito hospitaleiras tenho varios parentes la.
Por: ana cristina jackeline oliveira

pessoal de Peçanha divulgue melhor este site pois uma cidade tão maravilhosa como é peçanha tem que ser mais divulgada,ter mais fotos e mais notícias recentes.vamos movimentar este site e fazer dele um portal de notícias. Um grande abraço a todos kaiuri2uol.com.br.
Por: antonio

Minha terra natal. Cidade Maravilhosa.E u amo este lugar, onde nasci e me criei, estudei,tenho muitas saudades.
Por: Helena

Oiiiii eu nasci nessa cidade linda so que tem muitos anos que não vou ai vejo pelas fotos que esta cada dia mais bela... Tenho muita vontade de voltar e ver pessoalmente como está tudo beijosss a todos daiiii... Beijooooooo ... Camilla Peçanha Lino
Por: Camilla Peçanha Lino

Passei minhas melhores férias na fazenda do meu saudos tio Zé Mineiro, coisa boa café com queijo
Por: Willian Vieira da Silva

Trabalhei nessa cidade durante 5 anos. Nela passei bons momentos. Restaurante/Boate Cacique, mais tarde Quenta Sol (meu amigo Milton Perpétuo, Sãozinha), Restaurante do Juca (que comida deliciosa!), Bar do Rafael (onde às sextas-feiras iíamos dançar forró), Bar do Sabino (onde comíamos pé-de-porco com farinha). Meu grande amigo Amim. Abraços a todos dessa terra. Naime
Por: NAIME PAULO VIEIRA

Nasci em Peçanha fui criada na roça ,la nos cota em 1978 sai de Peçanha e moro em Mesquita RJ. as raizes sempre continuam amo Peçanha e graças a Deus Sou o que sou Hoje foi porque tive uma otima formação, com muitas lutas aprendi a valorizar tudo de bom que a vida nos proporciona. Tem muitos anos que não a visito mas indicarei como melhor opção para curtir ferias visitar amigos relaxar libertando do estresse da cidade grande.
Por: Marta Auigusta Cota de Oliveira

peçanha e uma cidade maravilhosa o carnaval de la e o melhor da regiao
Por: amanda

natural de peçanha melhor cidade do mundo! o melhor carnaval de minas esta em peçanha . cidade maravilhosa
Por: erika aparecida souto coelho

Eu moro em Peçanha(MG) e acho uma cidade muito tranquila,sem trânsito,assaltos...Aqui andamos tranquilamente pela rua e é muito raro violência neste munícipio.Se você procura um lugar em paz para visitar ou até morar,venha pra cá,você vai gostar!!!!!!!!!!!!!
Por: Priscila

Gosto muito desta cidade é bem tranquila e sempre está aumentando os comercios,hospitais,etc... Se você vier pra cá não vai nem querer sair de tão legal...
Por: Paula

nossa como peçanha ta meu deus!!lindo demais ne quando que vai mudar o visual.
Por: arminda gonçalves damiao

sou um filho de peçanha naci e me criei nesta cidade amo de coraçao este lugar hoje moro em sao paulo sou muito feliz ja mais esquecerei minha terra natal tenho muitos parentes e amigos que vivem morao aqui todos os anos nas minhas ferias eu venho para visitar e descansar.um forte abraço.,
Por: ALMIR ALVES DA ASSUNÇAO

Ola! Gostaria de conhecer mais um pouco da cidade de Peçanha, visto que , minha mãe é Peçanhense e está querendo ir visitar sua cidade natal. Ela nos conta de como é boas as festas que acontece aí. Queríamos saber maiores informações sobre a festa do Divino e Santo Antonio e outras ... Abraços. Rose.
Por: Roseli

sou apaixonado por esta cidade , , eu posso dizer isso , pois sou de familia umilde , moro bairro alvorada , ,tive um infarto,i, abaixo de deus , fui salvo pela bondade desta população, que fizeram ate campanha , pra adiquerir recurço financeiro , pra minha cirugia, amo ,minha peçanha!
Por: nonato do zuca

nasci em PEÇANHA hoje moro na PARAIBA, mas jamais esquecerei a minha cidade. em dezembro de 2009 fui ate lá mas achei que a cidade mudou muito. mas tem muita area de risco. naquela cidade que eu amo de coração. bjos a todos irmãos PEÇANHENSE
Por: Ilma nascimento de lima

NASCI NESTE LINDO LUGAR E FIQUEI ATE A MINHA JUVENTUDE DEPOIS MOREI EM OUTRAS CIDADES MINEIRAS HOJE MORO NO EST DO ESP SANTO . MAS SEMPRE VISITO A CIDADE DO PEÇANHA .
Por: MARIA GERALDA DA SILVA

Eu adoro Peçanha,principalmente um lugar chamado de mãe da água.
Por: Eduardo Dos Reis Goncalves

o site peçanhae pecanha.site.com.br moro em carapicuiba sao paulo mas adoro pecanha minha terra natal.
Por: antonio paulo de oliveira

Parabéns aos organizadores do portal . Sou Peçanhece e moro no Rio Janeiro, agora posso matar saudades através do portal.
Por: Eni Silva

essa com certeza é a melhor cidade do mundo eu amo td em peçanha carnaval exposição festa de sto antonio e muita gente bonita e os barzinhos vlw
Por: vanilson

EUU ADORO ESSA CIDADE DE CORAÇAO MINHA FAMILHA MORA AI .CARNAVAL E O MELHOR DE MG
Por: Alexandre Braga

uia nun tem lugar melhor pra morar pra nun falar do campo de futebol q è dentro da mata bao demais
Por: sabino

só não conheço,como sou natural de peçanha, amo demais essa cidade por mais que eu não more lá peçanha é magnífica as pessoas são hospitaleiras e reseptivas... vcs tem que conhecer lá é o melhor interior de minas!!
Por: joice ramos

cidade maravilhosa cheia de matas mil,linda e aconchegante pacata e tranquila para que busca descanso ou passeios em matas Peçanha é o lugar sou filha de pai e mae peçanhense e adoro este lugar.
Por: Lidiane Cristina Barbosa

eu sou filho de peçanha eu adoro minha cidade eu mando um abrço para todos peçanhense.ok galera.amo vocês.
Por: laurindo viera da silva filho

Só quem nasceu nessa cidade ,sabe,e pode sentir o que é Peçanha.É algo indescritivel.Por mais longe que estejamos,o amor só aumenta.Peçanha é simplismente maravilhoso.
Por: IVAIR

PEÇANHA É MINHA CIDADE NATAL HJ MORO EM ARACAJU-SE MAS PEÇANHA NAO SAI DAS MINHAS LEMBRANÇAS DE INFANCIA.PASSEI MTS CARNAVAIS LÁ.
Por: HILARINA

Conheço sim é minha Terra Natal.Cidade Maravilhosa, Terra Boa...
Por: Helena

PEÇANHA E MINHA CIDADE NATAL E EU MORO EM BELO HORIZONTE.
Por: LAURINDO

MEUS PAIS NASCERAM LA, TODOS OS ANOS EU VOULA EU ADORO
Por: LIGIA

sou filha dessa cidade.Eu a vejocom um aspecto de subdesenvolvimento,poi afinal é ela quem criou Goval, uma cidade maior que ela, tanto no seu aspecto físico como na área econômica. Mas ainda assim,eu a amo pois é minha ciade natal.
Por: mma

Sou filho desta terra,meus pais reside em Peçanha e maravilhoso Anacir Madeira
Por: antonio anacir madeira

essa cidade e linda,e minha terra natal,embora moro em são paulo,continuo amando essa cidade,onde mora meus tios
Por: gilmar pio dos santos

Nasci e morei aí por muito tempo e amo demais este lugar. Quem quiser entrar em contato comigo aí está meu e-mail, assim poderei me identificar melhor.Moro em São Paulo. Um grande abraço a todos.
Por: Antonio da Paixão

nasci nessa cidade linda vive alguns anos de minha em outra cidadezinha proxima chamada sem barra, a muitos anos vim embora hoe moro em vitoria es,mais apezar de tantos anos que nao vou ai ainda guardo grandes lembranças dessa cidade linda, espero um dia tornar a voltar ai para rever meus amigos, e principalmente minha professora, tomara que esse dia nao demore d++ .. Bjao a todos que tem a sorte de viver nesse lugar maravilhoso..
Por: valdirene pereira do nascimento

essa cidade e maravilhosa maravilhosa maravilhosa maravilhosa maravilhosa maravilhosa
Por: carolina

Nasci e moro em Peçanha, aqui criei meus dois filhos. Morrerei aqui.Amo esta cidade. Quem gosta de comer bem, ser bem tratado venha passar uns dias conosgo.Não tem virada de ano e nem carnaval melhorem Mg.
Por: Carmem Silva dos Reis Ferreira

peçanha é uma cidade muito especial para mim,nasce e fui criado ai ,até os 27 anos.é uma cidade de pessoas boas tenho vontade de retorna para rever meus amigos e meus parentes.
Por: flavio de siqueira aiala

Minha terra natal ,sinto saudades da minha infância e adolescência,meus colegas de escola, das partidas de futebol que joguei no campo do Parque mãe-dágua e claro das festas .Hoje moro em Arujá-SP mas o não dá para esquecer esta cidade .Em breve visitarei meus conterrâneos junto com minha família .Abçs Magno .
Por: Magno Teodomiro da Silva

Peçanha é tudo de bom; meus pais nasceram e foram criados nesta cidade. Eu sou de VR-RJ mais me casei com um peçanhense, sou praticamente filha dessa cidade maravilhosa. Todo ano eu vou lávisitar meus familiares. Conheça vc tbm. BJS.
Por: Renatinha

Peçanha tem um carnaval belíssimo. Estive lá no ano de 2002, adorei. Povo acolhedor, educado, mineirada boa. Visitem, quem puder.
Por: Isac Lemos da Silva

Nasci em Peçanha, atualmente moro em Campinas (SP), mas nao consigo me afastar desta desta tranquila e agradavel e aconchegante cidade. Recomendo a todos sque queiram passar ferias tranquilo, pois não perco oportunidade qdo surge.
Por: adauto monteiro

estive traballhando nesta linda cidade a alguns anos, tenho miutas lembranças, e saudades deste povo que me recebeu de braços abertos ,muito em breve estarei voltando a esta linda cidade,não para trabalhar, mas para matar saudades deste lugar maravilhoso,desejo a todos um feliz 2011 abraços!!!
Por: renilton carlos dos santos

estive traballhando nesta linda cidade a alguns anos, tenho miutas lembranças, e saudades deste povo que me recebeu de braços abertos ,muito em breve estarei voltando a esta linda cidade,não para trabalhar, mas para matar saudades deste lugar maravilhoso,desejo a todos um feliz 2011 abraços!!!
Por: renilton carlos dos santos

nasci nesta cidade vivo em sao paulo mas meu coracao nao sai nunca de pecanha amo esta cidade quero um dia voutar para ai tenho muita saudade do galo de ouro quenta sol e muito mais sou o pedro irmao da neide e do edmar filho da fiinha e do ze do preto abracos a todos voces saudades
Por: pedro paulo da silva

ola meus amigos eu moro em sao paulo e minha familha e da cidade de peçanha adoro todos vc fique com deus.
Por: lindinelson

peçanha a cidade que ficara na historia parabens peçanha
Por: fabiano alves da silva

O predio da antiga biblioteca, hoje é Casa da Cultura Minervina Vieira (Tia Neva).Antiga professora da cidade.Lá na casa há um pequeno acervo que relembra a nossa história. Venha nos visitar e conhecer mais sobre Peçanha.
Por: Eliane

Peçanha nasci e morei la ate os 12 anos hoje vivo em SP mas não esqueci a minha terra natal porque Peçanha e tudo de bom sempre que posso la estou eu matando um pouco a saudade pode ter certeza quem vai la nao se arrepende palavra de mineiro
Por: Salvio Miligido

essa cidade é concerteza o berço mineiro..com sua populaçao simples e acalentadora..faz agente sempre querer voltar ,,, amo essa cidade de paixão... peçanha bão dmais
Por: JOICE

AMO PECANHA MINHA TERRA NATAL,SAUDADES DA MINHA TERRA
Por: REINALDO POLICARPO BARROSO

sou do municipio de peçanha adoro essa cidade e muito maravihlosa foi ai que nasce ai quero viver
Por: cristinagoncalves santos

Estive em Peçanha em Setembro de 2010 e gostei muito! Das pessoas, do clima, da gastronomia! Um sitio óptimo para estar! Calmo...relaxante!
Por: Joana Elisa Rodrigues

cidade linda maravilhosa o melho carnaval do mundo
Por: mateus

Eu nasci e morei em Peçanha ate meus 20 anos,hoje a quase 1.000km longe de Peçanha ,tenho orgulho de fazer parte de uma população tão acolhedora e humilde...
Por: Dico (filho da eunice)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Peçanha
Fundação:
1875
Altitude:
780m
População:
17.624 habitantes
Área:
998,8km²
Densidade Demográfica:
17,65hab/km²
CEP:
39700-000

Envie seu comentário sobre Peçanha