Paraisópolis

Paraisópolis-MG
banner

Bem-vindo a Paraisópolis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Paraisópolis, informações e fotos da maravilhosa Paraisópolis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Paraisópolis, recomendadas por internautas.

A cidade de Paraisópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1872. A localidade está em uma altitude de 931m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.513 habitantes. A área total de Paraisópolis é de 332,4km², e sua densidade demográfica é de 52,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paraisópolis-MG é 37660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paraisópolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tudo começou por causa do ouro. O bandeirante Gaspar Vaz da Cunha partiu de Taubaté e subiu a Serra da Mantiqueira à procura de veios de ouro. Gaspar tinha notícia das ricas minas de Itagyba, hoje Itajubá, que já no início do século XVIII estavam em franca produção. Outros seguiram os passos do bandeirante. Um deles foi o Guarda Mor Francisco Vieira Carneiro, que por aqui apareceu firmando suas sesmarias entre os anos de 1820 e 1830. Eram vastas glebas de terras férteis, que atraíram os colonos, além da existência do rio Sapucaí Mirim, que tinha águas generosas, onde a pesca era fácil e variada. Mas, aquele povo que colhia e pescava com fartura não tinha, ainda, padroeiro que os abençoasse. E a fé dos colonos exigia a construção de uma capela de São José, pois era o santo de devoção deles. Então, assim foi feito.
Porém, para rezar missa e fazer os serviços religiosos, era preciso pedir permissão a sua Majestade Imperial D.Pedro I. E assim fez o Guarda Mor Carneiro: delegou poderes ao seu procurador José Alves de Lima, fazendeiro local, que tratou da oficialização da capela junto ao Bispado de São Paulo. Então, o Imperador D. Pedro I concedeu, no dia 22 de Outubro de 1827, o alvará de aprovação e criação da Capela de São José da Ventania. Junto com a assinatura do Imperador, o vento começou a fazer parte da história da cidade.
O povoado crescia. Os nomes foram se sucedendo: Campo de Lima, São José da Ventania, Formiguinha, São José das Formigas, Vila Paraíso, São José do Paraíso. E, em 1914, a cidade ganhou o nome que traz até hoje: Paraisópolis. Mas, antes disso, quando era apenas uma Freguesia, pertencia ao município de Pouso Alegre. Em 1872, com a elevação do povoado a Vila, eles ganharam o território de Conceição dos Ouros. E, finalmente, no dia 25 de Janeiro de 1873, em sessão solene, tomaram posse os primeiros vereadores. A cerimônia aconteceu na residência do Coronel José Vieira Carneiro, que ficava exatamente onde hoje é o Grupo Escolar Bueno de Paiva. E, na véspera do Natal do ano de 1874, a Vila de São José do Paraíso virava cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Janeiro

Gentílico

paraisopolitano

População

19.392 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com aproximadamente 20 mil habitantes,  um Índice de desenvolvimento Humano de 0,70 e uma Renda Per Capita de R$ 3.359,62,  Paraisópolis é cortada pelos rios Sapucaí-Mirim e Ribeirão das Caveiras.

Clima

Temperado

Temperatura Média

17° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: MG-295, MG-173

Localização

Localizada no Vale do Sapucaí, Sul de Minas Gerais

Limites

Conceição dos Ouros
Consolação
Córrego do Bom Jesus
Gonçalves
Brazópolis

Acesso Rodoviário

MG-295, MG-173

Distâncias:

Da Capital:

440 km

Outras:

São Paulo -SP 210 km pela Airton Sena e Carvalho Pinto ou 187 pela estrada velha de Campos do Jordão (via Monteiro Lobato).

Distamos também 58 km de Campos do Jordão, 90 de São José dos Campos ou Taubaté.

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Pastel   

Festa do Produtor Rural   

- OPIS - Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade - Olimpíada que ocorre no mês de junho e envolve toda a comunidade local e de cidades vizinhas com a finalidade de arrecadar fundos para entidades assistenciais de Paraisópolis.

- Semana do Meio Ambiente - São realizadas palestras nas escolas da rede pública, exposição e apresentação de trabalhos e visitas à estação de reciclagem e compotagem. A semana é encerrada com uma Caminhada Ecológica ao Parque Municipal do Brejo Grande.

- Torneio de Vôo Livre - Acontece no mês de maio. O município está criando infra-estrutura adequada para sediar etapas do Campeonato Paulista e Carioca de Vôo Livre por se tratar de um local muito elogiado pelos praticantes do esporte.

- Motocross das Montanhas - Fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade, acontecerá o evento com a presença de pilotos da região e do Vale do Paraíba (SP).

- Carnaval - Durante o dia ocorre grande fluxo de visitantes e moradores na área rural, que conta com atrativos como o Clube Campestre, Área de Lazer Comunitária, Cachoeiras, Parque Ecológico e Mirante.
À noite, acontece os desfiles de escolas de samba. Na área central da cidade é montado palco com bandas, blocos e trio elétrico.

- Festa do Padroeiro - São José - A festa conta com a participação das comunidades rurais que, no decorrer da semana, realizam procissões, missas e montam barracas com comidas típicas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISÓPOLIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3651-1500

Sites: http://www.paraisopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3651-2700

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paraisópolis

Morei 20 anos nessa cidade,maravilhosa! Ótima para passeios e caminhadas,lugares lindos para se divertir e passar o tempo. O Machadão é um lugar perfeito para turismo,mas para quem que não está a fim de ser cansar e de não ter que fazer trilha,o cruzeiro é uma boa opção uma vista da cidade e do meio ambiente espetacular!
Por: Marli R. Amorim

Boa tarde! Gostaria de saber ou buscar informações a respeito de contatos para que eu possa estar visitando a cidade de Paraisópolis no intuito de conhecê-la com objetivo principal de levantar todos aspectos para montagem de uma micro-empresa no setor de injeção plastico.
Por: Leodanto Neves Garcia

`Ó Paraisópolis,cidade de minha mãezinha,que saudades tenho de ti,sei que em breve starei aí,meu Deus quantos aí,isso é para mostrar o quanto amo ati.
Por: marcio l g

Conheci esta cidade fazendo bate volta de moto, e amei d+ e gostaria de poder conhecer as cochoeiras e todos os pontos turisticos desta cidade.
Por: ti@go Taubaté-SP

Moro em São José dos Campos, mais diariamente vou para paraisópolis ! Eu amo essa cidade amo tanto que fim de ano estarei morando ai ! Parabens pelo disempenho dessa cidade maravilhosa !!!
Por: Bruna Karolinne Bueno

Paraisopolis, como o proprio nome ja diz é um paraiso. Amo esta cidade pena que nao moro mais ai, mas sempre que da estou indo para visitar e nao tenho nem vontade de vir embora... PARAISO É TUDO D BOM....
Por: Elisangela Pereira da Silva

ADORO O CARNAVAL E TAMBEM A CIDADE. VOCÊS ESTÃO DE PARABENS.
Por: camila viana

aah,eu amo essa cidade,sempre vou praí.Lá é bem diferente da cidade grande,é um lugar calmo.E o melhor é o Carnaval.Muito Show!Curti muuito esse ano!Bjaum Galera.até +
Por: @naa15

Eu acho Paraisópolis uma cidade maravilhosa, pequena, tranquila e o clima muito agradável. Essa cidade na minha opinião, é tudo de bom.
Por: valéria Dutra dos Santos

Eu Valéria adoro morar aqui em Paraisópolis, acho uma cidade linda, tranquila e com muito vento, mas não mudo de Paraisópolis por nada. Ass: Marilia e Valéria
Por: Valéria Dutra dos Santos

as noites o sossego os moradores passeando na praça . as mulheres são bonitas mineiras.
Por: nelson moreira da silva

Cidade no sul de Minas Gerais encrava na serra da mantiqueira,bonita, clima agradavel o ano todo com muita beleza natural , povo alegre e gentil, Comida boa, queijos, doces e geléias deliciosa. 220 km de SP Vale a pena
Por: edison ferreira campos de souza

OI eu sou nacido ai mas faz muito tempo que eu não vou ai eu que queria saber se vai ter um corrida de rua ai na cidade que eu querir ir correr
Por: Paulo Alves

Paraiso quem te conhece não esquece jamais .amo essa terra
Por: rosemilia mendes (mila)

cidade linda !!!!!!!!!em breve estarei aí..........Vou conhece-la e ama-la ,com certeza.
Por: anilza aparecida de souza rodrigues diniz

è uma cidade muito acochegante, bem pacata, gostei muito de conhecer, gostei do povo, da praça para degustar a pipoca com pedaço de queijo, muito interessante.
Por: Edson A. Baptistella

Ainda nao conheco a cidade,mas ja visitei a pagina da cidade na internet e fiz pesquisas sobre a mesma e achei maravilhosa,em breve pretendo ir visita-la,pelo que tudo indica e depoimentos de quem ja esteve ai e um show de cidade,abracos a todos ai.
Por: Paulo Cesar Rodrigues dos Santos

ja estive em Paraisopolis durante o carnaval, acho q de 2007 e foi demais, é tudo de booommm. Estarei aí agora em 2011 para o carnaval de rua, q é maravilhoso. bjj a todos
Por: estela maria da silva

Amo esta cidade, isto sim é um Paraiso. Acredito que um dia ainda posso morar definivamente uai.
Por: Elizabete

Conheci e amei o lugar, tanto q estou de malas prontas para mudar para esse paraíso que é Paraisópolis... Amei o Hotel Serras de Minas, fui muito bem atendida. O povo é excelente! Enfim, o lugar é espetacular!!!
Por: Mísia

Nasci em Paraisópolis. Apesar de nunca ter morado lá , passei minha infânia e adolescencia nessa gentil cidade. Nas férias naturalmente.. Gente hospitaleira! Adoro!
Por: Wanilda Tieppo

Nasci em Paraisópolis e lá morei até 17 anos. Amo Paraiso, adoro o cheiro os lugares, as pessoas, tudo que lá existe. Volto sempre que posso, um dia que sabe eu fico. Wander
Por: wander almeida vasconcellos

Passe a minha infância e a minha adolescência em Paraisópolis... muitas recordações!!!!
Por: Kenya Costa Pinto dos Anjos

Nasci e vivi os primeiros seis anos de vida em Paraiso e as férias no restante de minha infância e adolescência. Cidade linda e povo acolhedor. Que saudade!
Por: Laura Penchel

estive nessa cidade no ultimo final de semana, e posso dizer com toda certeza que estive realmente no Paraíso. É uma das mais apraziveeis cidades que jáa conheci. suas belezas naturais me encantaram. Desejo inclusive adquirir inovel para veraneio aí. Parabens a todos os moradores de Paraisopolis. Voces são felizardos.
Por: cecilia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraisópolis
Fundação:
1872
Altitude:
931m
População:
17.513 habitantes
Área:
332,4km²
Densidade Demográfica:
52,69hab/km²
CEP:
37660-000

Envie seu comentário sobre Paraisópolis