Olhos D' Água

Olhos D' Água-MG
banner

Bem-vindo a Olhos D' Água!

banner

As melhores pousadas em Olhos D' Água podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Olhos D' Água

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história das origens da Paróquia Sant'Ana de Olhos d’Água é meio complexa, uma vez que está diretamente ligada ao Regime Imperial, chegada e instalação dos Bandeirantes nos terrenos norte-mineiros no findar do século XVII, perpassando o contexto da “Independência” do Brasil e da mudança de províncias imperiais para estados (COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. 6 ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999). Sendo assim, fica indissociável a história da criação da paróquia e as origens do município de Olhos d’Água. Dado à condição de ser pouso dos tropeiros, o apoio dos Bandeirantes, sertanistas e mineradores, o primeiro nome do vilarejo foi Pasto das Éguas. Por volta de 1840, as irmãs portuguesas Carlota de Souza e Maria Eleutéria Carneiro, proprietárias das terras e primeiras habitantes, levadas pela fé e devoção a Senhora Sant’Ana, além de soerguerem suas casas, construiram, com ajuda de escravos, a igreja de Sant'Ana, a qual se tem até os dias atuais, tendo-lhe sido acrescentada anos depois a torre. “O altar, segundo uma antiga moradora, construído por um marceneiro de Bocaiúva, foi doado por uma senhora chamada Maria Margarida para pagar uma promessa e custou 200 mil réis, que foi pago com a venda das cabeças de gado que possuía. O altar todo feito em madeira segue o estilo barroco e permanece até hoje. Conta-se até que os mais velhos das famílias mais tradicionais e devotas eram enterradas sob o chão da igreja, e havia datas iniciais pregadas com tachinhas douradas nas tábuas do assoalho, que desapareceram com o tempo.” (CÉLIA MARIA ALVES e SILENI LOPES OLIVEIRA.Dentre aqueles que foram enterrados sob o assoalho da Igreja Sant’Ana, pode ser citado aqui, datado em outubro de 1895, o Tenente Coronel Agostinho José Vieira de Mattos (Livro de óbito n° 1, folha 55, n°133- cartório de Olhos d’Água), filho do Sr. José Vieira de Mattos, primeiro morador da Comunidade Ribeirão, portanto, irmão do Dr. José Agostinho Vieira de Mattos, médico do Imperador Dom Pedro II. (BENSUASCHI, Marcio. Jornal de Bocaiúva. Ano 26 - n°149. Edição de Julho/2008. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro

Gentílico

olhos-d'aguense

População

5.264 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A agricultura é basicamente de subsistência, com produção de milho, mandioca, feijão, cana de açúcar. Na pecuária criação de galináceos, bovinos, suínos e eqüinos.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Diamantina, Bocaiúva

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

414 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Pinturas Rupestres / Cachoeira Lajeado

Cachoeira do Funil

Encontro do Rio Macaúbas com o Rio Jequitinhonha

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHOS D'AGUA

E-mail:

Telefones: (38) 3251-7127 / 7107

Sites: http://www.olhosdaguamg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3251-7118

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Olhos D' Água

estive em olhos dagua em maio de 2011.trata-se de uma cidade pequena, mas muito simpatica. tem uma cachoeira muito linda.adorei muito,pretendo voltar.minha esposa é milha dessa terra. os moradores são muito carinhosos. parabens. Rio, agosto 2011.
Por: jorge jose s. santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Olhos D' Água

Envie seu comentário sobre Olhos D' Água