Nazareno

Nazareno-MG
banner

Bem-vindo a Nazareno!

banner

Comece planejando a sua viagem para Nazareno utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Nazareno e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Nazareno.

A cidade de Nazareno, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 935m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.393 habitantes. A área total de Nazareno é de 324,4km², e sua densidade demográfica é de 22,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nazareno-MG é 36370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nazareno

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com cerca de oito mil habitantes, Nazareno encanta por sua história, iniciada na Minas setecentista. Período colonial em que prevalece a intensa extração de minérios, a influência da doutrina católica e a mão-de-obra escrava.
Um passado que explica a origem do nome Nazareno, uma homenagem à Virgem de Nazaré; o atual crescimento do município, ainda marcado pela extração mineral, com destaque para as reservas de tantalita, cassiterita, manganês, tântalo e columbita; e sua fama internacional na produção de imagens sacras.
Com a chegada do 1º Vigário, Padre Firmino José Custódio de Souza, vieram a construção da Capela de Nossa Senhora de Nazaré do Ribeiro Fundo e pouco depois, a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, da irmandade dos negros. O desenvolvimento urbanístico do município se dá justamente em torno deste eixo viário que faz a ligação entre a duas igrejas, delimitando o atual núcleo básico urbano, hoje centro da cidade.
Do período escravista, Nazareno preserva seus dois quilombos, Jaguara e Palmital. E sob as influências da música sacra e clássica, tornou-se referência cultural na região, com a Banda do Rosário, Banda Municipal de Nazareth e Orquestra da Banda Municipal de Nazareth , que além do rico repertório e execução, destacam-se pelo grande número de jovens músicos. O encontro anual de bandas e liras e o Festinaza – Festival da Canção de Nazareno são destaques do seu Calendário Cultural, enriquecido ainda com a promoção da Exposição Agropecuária e Cavalgada.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

nazarenense

População

7.593 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Nazareno é uma cidade maravilhosa para morar e passar férias. Venha passar momentos agradáveis na cidade.  

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campos das Vertentes

Limites

São João del-Rei, Lavras, Ibituruna, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, São Tiago.

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Congonhas até Joaquim Murtinho. Virar à direita na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada até chegar em São João Del Rei. Entrar na BR 265 sentido Rio das Mortes e após passar por São Sebastião da Vitória, entrada para Conceição da Barra de Minas, entrar à direita na MG 332 chegando em Nazareno.

Distâncias:

Da Capital:

226 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Bom Retiro

Localizado a 12 km da cidade, de fácil acesso, o poço é usado para pesca.
 
Cachoeira da Usina

Primeira usina da cidade (antiga) com cachoeira, poços, trilhas, de fácil acesso e localiza-se a 20 km da cidade. Seguir em direção a São Tiago, estrada de terra por cerca 17 Km, passar a pinguela de cabo de aço e andar mais 500 m.
 
Caverna da Usina

Localiza-se perto da usina, uma caverna bem grande, ela está para ser explorada.
 
Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Construída em 1863, estilo colonial, da ordem Secular, está sempre aberta aos fiéis. Junto à Igreja a Capela do Santíssimo, estilo rococó, com talhas em madeira pintada a ouro.
 
Represa de Camargos

Conservada pela CEMIG está aberta à prática de natação, pesca, caiaque, jet-squi, veleiros, wind surf, etc. Possui águas cristalinas. Várias festividades são realizadas em torno do lago. Fauna e Flora abundantes formam um lindo cartão postal sob qualquer ângulo. Seguir em direção a São João Del-Rey, aproximadamente 12 km de asfalto e mais 4 Km de terra, chega-se à pousada das Graças que fica na beira da represa. Outra opção é seguir em direção a Itutinga por cerca de 20 km.
 
Rio Grande

Com corredeiras, descida de bóia, pesca, poço para nadar e fácil acesso, o rio passa entorno da cidade.
 
Trilha da Cachoeirinha

Trilha que vai para o rio Grande. Tem um rancho na chegada possibilitando pernoitar.
 
Voçorocas

Voçorocas, da época da extração do ouro. A origem das voçorocas na região teve início no séc. XVIII com a descoberta do ouro.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

08 - Festa do Padroeiro Nossa Senhora de Nazaré.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZARENO

E-mail:

Telefones: (35) 3842-1100

Sites: http://www.nazareno.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Terminal Rodoviário de Nazareno-MG

Telefone: (35)  3842-1845

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (35) 3842-1161

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

BRADESCO: (35) 3842-1303

BANCO CREDIVERTENTES:
(35) 3842-1315

BANCO ITAÚ:
(35) 3842-1436

CÂMARA MUNICIPAL:
(35) 3842-2001

CARTÓRIO:
(35) 3842-1161

CASA LAR DO IDOSO:
(35) 3842-1863

CONSELHO TUTELAR:
(35) 3842-1651

CORREIOS:
(35) 384-1135

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Nazareno tem, entre seus filhos ilustres, dois dos mais famosos artistas da arte barroca mineira, cuja projeção é internacional. As esculturas de arte sacra esculpidas em madeira pelos artistas Dito Santeiro e João Santeiro ganharam o mundo e seus ateliers em Nazareno atraem turistas de vários países. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Nazareno

MINHA TERRA LINDA E QUERIDA. SAUDADES DESSA CIDADE!
Por: Josiane

a minha mae nasceu e foi criada ai em nazareno eu fui ai em 2000 e amei cidade mara..se pudesse voltaria pra quem pode..vao sempre visitar la e bom demais!!bjs tia sinhá abraços p/danyelle,nazaro,eduardo fiquem com deus..
Por: bruna

AMO NAZARENO!!!...minha mãe nasceu la....e desde de pequena sempre vou pra la,nas ferias escolares,e final de ano...qdo puderem visitem...é um lugar calmo...tranquilo,mas tbem com muita diversao...exposições agropecuarias,festas religiosas,e o carnaval entao!!!Bom d++++
Por: valeria de nazare santos

È a melhor cidade do mundo! as pessoas são muito hospitaleras,fora q a minha vozinha mora lá. tudo de bom... amo mto Nazareno
Por: vanessa teixeira

Amo NAZA! conheço desde pequena,meu sonho é mora lá! devido ao meu trabalho,moro em São João Del Rei,mas um dia irei morar lá sim! conheço muito tbm Coqueiros, meus pais eram de lá. sou filha de Benevides e Conceição.Eternos apaixonados por NAZARENO!
Por: sirley

Linda cidade, gente simples, lugar acolhedor. Sou de BH, mas sempre que posso vou à Nazareno, pois a cidade está incluída no meu roteiro de férias. Não existe lugar melhor para descansar, eu amo Naza City radicalmente.
Por: Erika

NAZARENO É "BOTIMO"VARIAS UM POVO ACOLHEDOR,QDO PUDEREM VISITEM,PRINCIPALMENTE NOS MESES DE JULHO,E SETEMBRO OTIMAS FESTAS APARECAM SERAO BEM RECEPIONADOS
Por: walmir lazaro

essa cidadee neh tem como deixar passar esse comentario essa cidade e maravilhosa, cheia de graça, melhores festas religiosas e outras.habitantes e visitantes maravilhosos pessoas que enriquecem nazareno essa cidadee eu posso considerar a melhor de minas gerais amo essa cidadee aee demaix onde minha familia inteira vive onde passei meus melhores momentos enfim onde e quando eu puder lembrarei dessa imper mega cidadee bjs:* de uma menina que admira e ama demaix essa maravilhosa cidadee ♥ essa cidadee aee sempre estara na minha memoria
Por: Elizamara Ribeiro

Cidade maravilhosa,como dizem "ó minas gerais quem te conhece não esquece jamais". Pena q uma das pessoas q eu mais amava de lá ínfelizmente nos deixou,mais Vózinha onde quer q a senhora estiver vai sempre estar olhando por nós. Obrigada por ter sido essa mulher guerreira e maravilhosa tanto como avó e tb como pessoa. Obrigada por tudo e saiba q onde quer q esteja,eu vou te amar para todo o sempre. Enfim Nazareno é Maravilhosaaaaaaaaa..... Bjs pra todos.
Por: Vanessa Teixeira da Silva

A CIDADE E LINDA!TEM TUDO A VER COMIGO ,NA CIDADE TAMBEM TEM UMA PESSOA ESPECIAL MEU ANJO.....SOU FA DO CARNAVAL,DO BLOCO RDM.TENHO QUE DIZER CONHECAM MINHA CIDADE VCS NA VAO SE ARREPENDER ...BJS
Por: BELTIMIDAS

ja morei nessa cidade amo,nazareno e um dia se deus quizer volta a visita essa cidade
Por: josana de paula tiburcio

Minha terrina querida que saudades de você.Há 3 anos n/ vou ai, mas um dia eu vou lhe abraçar.bjos a todos os nazarenenses.
Por: Nazare

eu amo nazare eu ,a cidade que eu nasci e cresci
Por: mayara

nazareno tem o ar mais puro do mundo. a cidade é suave e as pessoas são maravilhosas e eu amo morar aqui...
Por: renata santos

Mora nessa cidade fantástica acolhedora e que tenho muito orgulho de falar. Muito bem representada pelos seus protagonistas "Cônego Heitor e Nossa Senhora de Nazaré nossa padroeira e Nossa Senhora do Rosário
Por: Marcelo Roseno

Nasci e morei em Nazareno ate casar. Adoro la e pretendo voltar a morar . Tenho a maior fe em Nossa Senhora de Nazare e Alma do conego Heitor.
Por: Denize Andrade Santos

q saudade da minha cidadezinha terra natal, abraços pra tds. sao bernado do campo sp
Por: Dairthon heitor de carvalho

nazareno é uma cidade maravilhosa e o tempo que eu passei ai jamais esqueci mas um dia voltarei a passar ai denovo parabens pela cidade.
Por: lauro

É a melhor cidade do mundo; tenho ai muitos parentes e amigos. Estou chegando. Casinha, me aguarde!
Por: Carlos Alberto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nazareno
Fundação:
1953
Altitude:
935m
População:
7.393 habitantes
Área:
324,4km²
Densidade Demográfica:
22,79hab/km²
CEP:
36370-000

Envie seu comentário sobre Nazareno

banner