Morada Nova de Minas

Morada Nova de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Morada Nova de Minas!

banner

Comece planejando a sua viagem para Morada Nova de Minas utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Morada Nova de Minas e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Morada Nova de Minas.

Informações de Morada Nova de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Lago Três Marias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento inicial do município veio do Norte, via São Romão. Mais tarde, migraram moradores de Pitangui, completando esse povoamento.  A barra do Paraopeba, em 1737, obteve o seu primeiro morador: José de Faria Pereira. Em 1738, a região passou a conter duas sesmarias: a primeira foi concedida, em 7 de novembro, a Manoel Moreira, na foz do Paraopeba, em uma fazenda denominada da Barra, onde o habitante havia se fixado, com grande criação de gado; e a outra, foi cedida no dia 14 de novembro do mesmo ano, ao lado das terras de Tomé Rodrigues da Fonseca. Este, estabeleceu-se na região do Extrema, justamente ao sul da atual cidade Morada de Minas, e obteve sesmaria em 1739. Em 1741, delimitou-se mais uma sesmaria de três léguas quadradas, para os lados do Indaiá. Uma outra sesmaria foi obtida em 1744, também de três léguas quadradas, que ia do Indaiá até a sua primeira fazenda da Barra. Há declarações indicando que o primeiro morador da região do Sucuriú é Antonio da Costa Madureira, que obteve sesmaria em 1747. Seu sítio se chamava Palmeiras. Entretanto, outros afirmam que  o pioneiro foi o Coronel Bernardo de Souza Vieira. Afirma-se, também, que Dionísio Pereira de Castro foi o primeiro morador na região do Indaiá. Porém, há relatos de que outros povoadores, antes destes, já habitavam a região que fica entre o Sucuriú e o Indaiá. Na região do Sucuriú, mas do outro lado do São Francisco, estabeleceu-se José Nunes Pinto, com sesmaria obtida em 1760. 0 povoamento foi-se intensificando, mas, a maior parte dos povoadores não se preocupou em retirar o diploma de Sesmaria. Muitas foram concedidas de 1801 a 1804, nas imediações do Borrachudo, a Manoel Inácio da Fonseca, João Dias da Rosa, Vicente Teixeira, Antonio da Costa, etc.  

Significado do Nome

 


Aniversário da Cidade

17 de Setembro

Gentílico

moradense

População

8.256 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Morada Nova de Minas é uma cidade cultural. Artistas de diversas áreas, como os artesãos, que utilizam de matéria prima local e regional para criarem suas obras; e cantores, músicos, dançarinos, que encantam a todos com apresentações nos eventos da cidade. Confira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Centro Oeste no Estado de Minas Gerais

Limites

Biquinhas, Felixlandia, Cedro do Abaeté, Três Marias, Pompeu

Acesso Rodoviário

BR-040, MG-415

Distâncias:

Da Capital:

292 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Lago de Três Marias

O Lago de Três Marias foi formado com a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo - Barragem de Três Marias - que teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do Rio São Francisco, a utilização do potencial hidrelétrico, o fomento da industria e da agricultura, o desenvolvimento da irrigação, a modernização dos transportes e a exploração das riquezas do vale. Iniciada em 1957, a grande obra só foi concluída em janeiro de 1961.
Em condições normais, as águas do lago são tranqüilas e límpidas, com temperatura oscilando em torno de 20ºC, favorecendo a prática da pesca e esportes náuticos.
Como Chegar: Partindo de Belo Horizonte, tomar BR 040 sentido Sete Lagoas, até a MG 415 (aproximadamente 270 quilômetros). Atravessar o Lago por balsa em Porto Novo (três quilômetros). Tomar novamente a MG 415, seguindo aproximadamente por 36 quilômetros até a cidade.

Praça Agemor Soares dos Santos

A Praça Agenor Soares dos Santos é o ponto central da cidade. De forma quadrangular a praça possui várias ilhas ajardinadas com frondosas árvores, coqueiros, roseiras, etc.
Em toda sua área encontram-se diversos bancos em alvenaria para descanso. Na outra extremidade estão o coreto, de cor marrom e escada em tijolos, e o play-ground, em quadra de areia.
A iluminação da praça é feita por globos.

Rio Sao Francisco

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, Minas Gerais, no município de São Roque de Minas, e uma altitude de aproximadamente 1.200 metros. Percorre 2.700 Km, recebendo vários afluente e tornando-se cada vez mais caudaloso ate desaguar no Oceano Atlântico, entre os Estados de Alagoas e Sergipe. Sua largura varia entre 500 e 1000m e apresenta uma profundidade média de 6 m.

Usina Hidrelétrica de Tres Marias

Coube a Cemig a construção e operação de Três Marias, iniciando as obras em maio de 1957, 11 meses após a assinatura do convênio com o Governo Federal. O empreendimento exigiu a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo, o que constituiu na época, um grande desafio tecnológico, e transformou Três Maria em um marco nacional. Iniciada em 1957, a grande obra foi concluída em janeiro de 1961.
A barragem de Três Marias tem 2.700 metros de extensão e altura máxima de 75 metros, formando um reservatório de 1.040 Km² de superfície, o que permite o armazenamento bruto de 21 bilhões de metros cúbicos de água.
Como Chegar: Partindo da praça da Matriz, seguir ruas Rio Grande do Norte e Matosinhos até a praça Castelo Branco. Seguir em linha reta até o viaduto que passa por cima da BR 040, percorrendo aproximadamente três quilômetros.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORADA NOVA DE MINAS

E-mail:

Telefones: (38) 3755-1100

Sites: http://www.moradanova.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3755-2409

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Morada Nova de Minas

Conheço e tenho parentes nesta cidade maravilhosa! Morada Nova é uma cidade para quem gosta de viver em tranquilidade e ´próximo da natureza. Sempre que tiro férias vou pra lá, lá tem várias cachoeiras e bastantes rios para que gosta de pescar e nadar.
Por: Cintia

eu nuca fui en morada nova mas meu namorado foi e midis que morada nova e um lugar muito bonito ele tiro muitas foto da cidadi e midici que vai compra uma casa para ele ai en morada nova
Por: poliana

a mais de 8 anos curto uma semana de muito pas e sussego na pousada visney que e de propriedade de tania. ja da para notar que a cidade e nota 10 obrigado por existir morada nova de minas. barbacena mg
Por: jari trindade mendonça

Terra de clima bom, gente boa, simples...lugar bom demais para descansar, pescar, caminhar, viver!!!!!!
Por: Ana Maria

visitei Morada em fevereiro de 2009 pela primeira vez amei tanto que pretendo ir de vez habitar nessa cidade de pessoas tao gentis, enfim gostei de tudo.
Por: zorileia

a cidade e linda eu adorri por que as pessoas sao muito educado
Por: eduardo mendes da silva

sou de morada mas moro em brasilia essa cidade e tudo de bom as festas;o povo;e agora melhor ainda com esse jovem prefeito faz a diferença morada nova eta lugarzinho bom.
Por: vaneide aparecida melo

A CIDAE E MARAVILHOSA O CLIMA E OTIMO PARA QUEM GOSTA DE CURTIR A REPRESA E COMER UM DELICIOSO PEIXE,AS PESSOAS SAO SUPER ACOLHEDORAS TRATAM MUITO BEM QUEM ESTA DE VISITA A CIDADE.EU APROVO E JA ESTOU COM SAUDADES!
Por: marcone prado

tenho o orgulho de ser de morada nova,adora a cidade, envio abraços a todos. sapinho.
Por: geraldo magela

Morada Nova de Minas é um verdadeiro paraíso, uma cidade de gente hospitaleira e simpática, sou neto do Inácio pereira e da Dona Miquita(ambos falecidos), tenho muito orgulho de visitar meus parentes e amigos de Morada se pudesse moraria lá pois sou apaixonado por esta cidade maravilhosa, que possui um potencial turístico muito grande e onde já passei férias, carnaval e também visitei a cidade quando ocorre a Expô-Morada umas das melhores festas da cidade. Um grnde abraço, a todos os moradenses!
Por: Ignácio de Loyola Sousa Lage

Nossa que cidade linda, estou com saúdade. Um abraço a todos.
Por: Roberval Eduão

A Cidade é maravilhosa!!! Preservar a natureza e importantissimo.
Por: JULIANE PASSOS

sou natuaral desta cidade,mas faz muitos anos que nao vou ai. mas tenho saudades, nasci ai dentro de uma pensao que era de meus pais.PENSAO SAO GERALDO. na av, frei orlando. parabens aos administradores da cidade.
Por: ORIVALDO ANTONIO DE NORONHA

que cidade linda , hospitaleira, toda essa gente boa moradanovense; eu sou de morada
Por: geraldo magela

ja visitei em morada nova de minas o recanto das bourganvilhas, e maravilhoso!
Por: cleber ribeiro

minha mae morou em morada nova de minas o povo amigavel e um lugar maravilhoso para passar as ferias quero deixar um abraço forte para um morador da ir que e o osmano estou com saudades um abraço de toda a nossa familia
Por: judite teixeira

Tem um povo muito amigo um biscoito de queijo q e de comer rezando vale a pena conhecer e se deliciar na colinaria desta cidade
Por: sheyla portela campos

É quase uma veneza,hospitaleira e de rara beleza. Tem um riso de menina moça,que encanta o olhar, um sonho que se põe a sonhar.
Por: hanilto jose da silva

É luz de cachos de estrelas é sorriso sorrindo, adoro-vê la.
Por: hanilto jose da silva

É um poema nascendo,água por entre as rochas escorrendo,doce como o favo de mel.Inconfudivel como o aroma das flores,meiga como os amores. Hanilto
Por: hanilto jose da silva

Já faz 2anos que frequento Morada Nova,mas na verdade quando vou para lá quase não vou a cidade,porque fico hospedada em um lugar maravilhoso que se chama Pousada Wisner,o nome da proprietária é Tânia,uma pessoa extraordinária.Quem não conhece indico e tenho certeza que vão amar.A pousada fica localizada ao lado do porto novo.
Por: Rosiane

fui em morada nova de minas varias vezes passar carnaval. cidade linda.
Por: dirlene

ja estou com saudade até breve.morada nova de minas lugar de gentes receptivas aqui fica um abraço de um fiel visitante.barbacena mg.
Por: jari mendonça

Saudades de Morada Nova d Minas eu voltarei se Deus quizer
Por: Eduardo Campos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Morada Nova de Minas

Envie seu comentário sobre Morada Nova de Minas