Monte Santo de Minas

Monte Santo de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Monte Santo de Minas!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Monte Santo de Minas, fotos, informações, os principais hotéis de Monte Santo de Minas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Monte Santo de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As raízes históricas de Monte Santo de Minas remontam à época das famosas lavras de Jacuí. Dessa comarca partiram bandeiras em busca de novas lavras. Assim, se formou, ao redor de uma capela construída em homenagem a São Francisco de Paula, o povoado de São Francisco de Paula do Tejuco, em 1820. Com o seu desenvolvimento, o povoado passou à categoria de paróquia, com o nome de São Francisco do Monte Santo. Com essa denominação, foi elevado a município em 1890. Em 1911, com a nova divisão administrativa, o município teve seu nome alterado para Monte Santo e, posteriormente, em 1948, para Monte Santo de Minas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de Junho

Gentílico

monte-santense

População

21.246 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura: a economia de Monte Santo de Minas é predominantemente rural, se destacando principalmente a cultura do café, com longa tradição na região. Com terras boas e com altitude muito propícia para o cultivo do café arábica, a qualidade dos grãos é muito boa, competindo com as melhores regiões produtoras do Brasil.

Clima

Temperado

Temperatura Média

21° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul do Estado de Minas Gerais

Limites

Itamogi e São Sebastião do Paraíso (N), Jacuí (NE), Guaranésia (SE), Arceburgo (S), Mococa (SO), Cássia dos Coqueiros e Santo Antônio da Alegria (O).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

420 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Apesar de ser uma sossegada cidade, pequena com ares de pacata, Monte Santo vem se despontando como uma ótima opção turística, devido principalmente ao famoso carnaval da cidade, no qual as duas escolas de samba: Braz e Belém lutam para se superarem, mobilizando a cidade inteira. Graças ao engajamento popular, esse tradicional carnaval de rua conseguiu superar uma fase crítica na qual quase se extinguiu, e vem se tornando, a cada ano, mais profissional e badalado. As belezas naturais de Monte Santo também devem ser mencionadas, destacando-se as cacoeiras e sua maravilhosa paisagem.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Itambé

A Cachoeirinha, dista cerca de 5 Km da cidade

Cachoeira da Retífica

Localizada no município de Monte Santo de Minas-Minas Gerais, é um dos pontos turísticos que a cidade tem a oferecer aos seus visitantes. É formada por duas cachoeiras naturais, cada uma com cerca de 15 metros de altura. Dista cerca de 15 Km da cidade de Monte Santo em direcâo aos Dois Irmâos. É relativamente difícil de ser encontrada, pois é necessário descer por uma trilha pela floresta para acessá-la.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SANTO DE MINAS

E-mail: [email protected]    

Telefones: (35) 3591-5100

Sites: http://www.montesantodeminas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3591-1088

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Monte Santo de Minas

ja visitei mais era ainda criança mas nao vai faltar oportunidade pois a familia de minha mae era dai acho que ainda tenho alguns antescedentes beijos sou de matao
Por: beatrizaparecidalattarogonçalves

EU NASI EM MONTE SANTO I LOVE TIS CITY GOSTO MUITO DA COMIDA MINERIA . O QUE TEM DE MELHOR ESTA REGIAO E A PAZ A TRANQUILIDADE PARA QUE POSA TER FERIAS BEM TRANQUILA LONGE DA VIOLENCIA E AGITACAO DAS GRADES METROPILIS E SAGRADO CADA ANOS MINHAS FERIAS PREFERIDAS E EM MONTE SANTO AMO ESTE LUGAR
Por: neusa da silva corrin

eu ja visitei monte santo de minas e linda muito legal.a comida de la e maravilhosa principalmente a comida do estaçao"! adorei!
Por: matheus

Cidade pequena, muita tranquilidade, sossego,gente simpatica e hospitaleira. Lindas cachoeiras e um trilha no morro que é inesquecível. vale apena visitar !!!!
Por: joão

Euu amOoOO eternsmente esta cidade nasi ai e morei ai até os meu 7 anos naum perco se quer uma ferias minhas ai amOoO MONTE SANTO MINHA FAMILIA mora ai Alcir André Ana ....
Por: fabiana teixeira

Monte Santo,cidade onde nasci Uma curiosidade. Foi lá em um casarão antigo,que o então governaodor Antonio Magalha~es assinou o decreto´,dando a mulher odireito ao voto . O casarão ainda esta lá.
Por: Yeda Tavares

Hoje matei a saudade vendo fotos da minha cidade natal. Parece pouco, mas já se foram 40 anos que a deixei. Como o tempo passa, mas não nos esquecemos onde tivemos bons e verdadeiros amigos. Irma
Por: Irma Freiria Leite

Sou filha desta cidade, aí vivi minha juventude,estudei e me casei. Deixei grandes amigos. Recordo-me com saudades, desta terra hospitaleira de gente honrada.
Por: irma freiria leite

NASCI EM MONTE SANTO, ME MUDEI PARA SÃO PAULO EM 1960. NÃO CONSIGO ESQUECER ESSA CIDADE MARAVILHOSA. QUEM QUIZER TER PAZ, TRANQUILIDADE, SAIR NAS RUAS SEM MEDO DE ASSALTO, É PASSAR AS FÉRIAS EM MONTE SANTO DE MINAS. CIDADE MUITO LIMPA, ALEGRE, POVO BOM, POVO ABENÇOADO.
Por: CIDA PASSOS

Adoro esta cidade ,nasci e cresci ai,me casei tbm ai, depois vim embora pra Sumaré.Mas sempre estou ai,pois meus familiares estão todos ai.Um dia espero voltar a morar de novo ai. AMOOO esta cidade....♥
Por: tania ortolani alcnatara

Nasci aí em Monte Santo,agora moro fora ,mas sempre que posso dou um pulinho aí,nas cachoeiras e nos locais bom da cidade,pois é uma cidade tranquila.
Por: Mirena Aparecida da Silva

nasci em monte santo de minas.tenho muito orgulho de ser mineira, acho a minha cidade linda, maravilhosa.fui criada no lar de criança que não existe mais.hoje morro em caraguatatuba,no litoral norte se são paulo. beijos a todos os conteraneos. sou mineira uai.
Por: rosangela ribeiro de oliveira

sou de cansancao na bahia vizinhho da cidade de monte santo bahia terra de romaria onde foi gravado o pagador de promesas da rede globo tv ja pasei ai de caminhao
Por: evaldo pereira dos santos

ola meu povo de monte santo que amo muito!! saudades inesquecivel, minha mae, minhas tias, meus irmao e sobrinho, um dia eu volto!! portugal lisboa!! um grande beijo!
Por: marilena Bento da Silva Jesus

conheci a cidade de monte santo a 10 anos atras, quando tive uma namorada ai, gostei muito da cidade ,
Por: andre luis borghetti

Muita saudade do meu tempo de Grupo Escolar Wenceslau Bras, será que ainda existe?, Grandes Professoras, Dona Lizia, Dona Nicia e Dona Maria de Castrro Paiva, iniciei meus caminhos pela vida pelas mãos delas.Hoje vejo, como foi importante este começo.
Por: Antonio Correa

oi galera eu moro em santa rosa de viterbo adoro esse lugar meus parentesco sao dessa maravilhosa cidade,em dezembro estarei de novo na cidade,desejo um feliz natal e um prospero ano novo pra vcs.
Por: anthony josino de carvalho

vou conhecer a cidade minha mae é nascida na mesma apos anos vai rever com intuito de voltar a residir amei a cidade sera q vou me acostumar?
Por: GISLAINE DE SOUZA

Como conheço Monte Santo! Um mimo de cidade, onde nasceu meu pai, onde tive as melhores recordações da minha infancia e da minha adolescencia. Nunca morei em Monte Santo, pois meu pai saiu muito jovem de sua cidade natal, mas como curti esta cidade!!! Minha avó querida, tios, primos, amigos, quanta gente boa!! E os animados carnavais de salão, no Minas Clube?! Cada ano, pelo menos 3 fantasias, uma para cada noite... Como era bom!!! Hoje fica a saudade e alegria de rever este "presépio" de cidade, curtindo a sua tranquilidade e as pessoas que ainda por lá estão e que tanto amo...
Por: Regina Helena S. Navarro

Sou Montessantense,nato,estudei no Colegio Americo de Paiva,meu bisavô,jamais esquecerei esta terra,de onde sai a 38 anos,tenho muitas saudades dai e de todos com quem convivi. Gurgel
Por: JOSE ANTONIO GURGEL DO AMARAL

sou montessantense, amo minha cidade, embora quase ja n va ai... tenho amigos da epoca do colegio Americo de Paiva...ainda vou encontra-los p uma churrascada... abraços a todos...
Por: Horance Paulino

olá, estou feliz em saber que existe uma cantina na cidade, ainda não tive a oportunidade de conhecer. mas assim que vou visitar a cidade, com certeza terei o prazer de conhece-la. Tenho muita vondade de morar e trabalhar nesta cidade, e com isso aprender muitas coisas juntos.
Por: Valeria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Santo de Minas

Envie seu comentário sobre Monte Santo de Minas

banner