Miradouro

Miradouro-MG
banner

Bem-vindo a Miradouro!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Miradouro e muitas outras opções de hospedagem na cidade Miradouro. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Miradouro.

A cidade de Miradouro, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 409m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.795 habitantes. A área total de Miradouro é de 302,4km², e sua densidade demográfica é de 29,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Miradouro-MG é 36893-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Miradouro

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serra do Brigadeoro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Miradouro é um município do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2007 era de 10.197 habitantes.
Miradouro situa-se na Zona da Mata Mineira, à margem da BR-116, mais conhecida como Rio-Bahia.
Região primitivamente habitada pelos índios Puris, por volta dos séculos XVIII e XIX, a região foi sendo desbravada com vistas à sua demarcação e povoamento.
Através do Brigadeiro Bacelar, enviado do Governo Provincial, que surge a história desse município. Ao chegar às margens do Rio Guarus, hoje Rio Glória, afluente do Rio Muriaé, o brigadeiro resolveu ir à sua nascente. Lá avistou algo que considerou uma Glória - "Isto aqui é uma verdadeira Glória", exclamou.
Já no início do Século XIX, começa a povoação com o surgimento de fazendas de criação de gado e plantação de café, instaladas por famílias vindas da reião das minas.
Assim como ocorreu na maioria dos municípios brasileiros, as primeiras povoações ocorreram em torno de capelas. Em Miradouro, a doação de terras para a contrução de uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, fez com que surgisse o povoado com o nome da santa.
Esse povoado pertenceu ao Município do Pomba de 25 de agosto de 1832 até 16 de março de1839, depois passando a integrar o município de São João Batista do Presídio, hoje Visconde do Rio Branco, até 16 de maio de 1855, quando passou a pertencer ao recém criado Município de São Paulo do Muriaé.
Em 1891 o povoado de Santa Rita do Glória deixou de fazer parte do Distrito de Nossa Senhora da Glória (hoje Itamuri), sendo elevado a condição de Distrito.
Em 1938 o povoado foi elevado à categoria de cidade com o nome de Glória, lembrando o nome do rio Glória. O nome foi mudado para Miradouro em 1943, em razão da existência de uma elevação de onde se tem explêndida vista. O município faz divisa com: Muriaé ( de onde foi desmembrado em 1938 ), Vieiras ( que foi seu distrito, alcançando a emancipação em 1953 ), Ervália e Fervedouro.
O município tornou-se comarca em 12 de dezembro de 1953 que foi extinta posteriormente, e reintalada em 15 de novembro de 1990.
Toda a região, que teve Muriaé como centro, começou a ser desbravada no início do séc. XIX, quando Constantino José Pinto, chefiando numerosa expedição, adentrou por aqueles sertões na busca de riquezas naturais e de terras para a lavoura e o pastoreio.
Depois de cruzar a serra das Perobas, junto ao ribeirão Fernando, o bandeirante foi atacado pelos índios puris. Por não combatê-los, conseguiu atraí-los, contando com a participação de muitos membros da tribo em sua expedição, que desceu até o rio Muriaé.
Subindo pelo Guarus, afluente do Muriaé e hoje rio Glória, os desbravadores foram instalando fazendas e povoados. Um desses povoados foi o de Santa Rita do Glória, que cresceu em volta de uma capela erguida na região.
Em 1938, com o nome de Glória, o antigo povoado foi elevado a cidade e, em 1943, ganhou a denominação de Miradouro, justificada pela existência, nas sua proximidades, de uma elevação de onde se descortina esplendida vista da região.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

miradourense

População

10.251 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade acolhedora, suas paisagens são tranquilizantes como a Serra do Brigadeiro a Cachoeira do Pai Inácio e a Serra do Gavião. Confira!

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites

Ervália, Fervedouro, Muriaé, São Francisco do Glória, Vieiras.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

342 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeiras da Serra do Brigadeiro

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRADOURO

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3753-1160

Sites: http://www.miradouro.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (32) 3753-1149

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Miradouro

Eu, fui nascido nesta cidade. adoro assim que posso eu aparesso ai, conheço muito a rapaziada da minha epoca, zè Geraldo (Mecanico) Paulinho do Bazar Powmel, e muitos outros. Sou Filho do saudoso Jacób Lopes de Faria.. eu dou a minha vida porisso ai. Hoje eu Sou um simples Radialista aqui no Rio.. tenho o meu programa na Radio Rio de Janeiro 1400Khz. am... mais não esqueço a minha cidade natal. .. no fim da minha vida eu irei residir ai, para sempre. se deus qujizer. um abração do amigo - Vicente. me responda por favor. Obrigado. Rio, 25/11/2008.
Por: Vicente B. Faria

não conheço MIRADOURO queria muito conhecer pois deve ser uma cidade fantástica
Por: Lukas pereira de olieira netto

E uma cidade acolhedora,suas paisagens sao tranquilizantes como a serra do brigadeiro,cachoeira do pai inacio,serra do gaviao,so precisa mais divulgaçao e explorar um pouquinho mais ha muitas coisas para ser descobertas nessas localidades.
Por: janice xisto veloso

Quantas lembranças boas e saudade dessa minha terra, deixada ha muitos anos.
Por: geraldo borges

ja visitei e adorei a praça enfrente a igreja no centro, e também o forro, é muito gostoso a hospitalidade das pessoas que vivem por lá
Por: veronica

moro aki a 14 anos e não me arrependo.aki nasci aki quero morrer.. conheço esse miradouro como a palma da minha mão..adoro viver aki.. muita paz i muita gente educada..que kiser visitar que seja muito bem vindo a minha cidade natal...
Por: igor ferreira

Claro que conheço essa Cidade Maravilhosa!!! Tenho parentes lá e sempre que posso, vou passar um final de semana. O clima é agradável, ar puro, muito verde e uma paz que não se encontra por aí. Vale a pena visitar, pois quem conhece se apaixona pela cidade.
Por: Marcelo

eu nasci nessa cidade miradouro moro em curitiba a30 anos tenho saudades de minha infancia estudei padre alfrd kobal sempre vou ai nao conheço mas todo mundo dai quem sabe um dia abraços.
Por: paulinho

adoro as cachoeiras do pai inacio conheço bem santa barbara essa cidade e muito tranquila da uma difeeça dessa curitiba mas ja conversei com varias pessoas que ja pelo menos passou por ai e conhece de passagm e diz que e bonita e tranquila.
Por: paulinho

cidade tipica do interior com populaçao graciosa e muito generosa. gosto demais desse pedacinho de chao. Povo hospitaleiro e gentil vale apena visita-la. Parabens Miradouro
Por: mauricio lopes

Adoro essa cidade, há quem fale que é uma cidade pequena que não tem nada de bom...pelo contrário...o fato de ser pequena e aconchegante que a torna tão charmosaaaaaa e especial...amooo o povo, o tempo, amooo muito tudo issoooo Bjokas =))
Por: Danubia N. de Almeida

eu virgilio fui nascido em miradouro em 12/11/1948 mim lembro de varias coisa boa dai como tomar na lajinha quando criança sou primo taxista otacilio tenho muita vonta de ai sou elieso que tinha uma venda na rua santo antonio enfrente a aniga delegacia tenho mita vontade de ir ai mais um dia eu irey se deu quizer
Por: virgilio jose campos

Adoro esta cidade parte de minha familia vive la,na cidade e na roça onde uma vez por ano alugo um onibus aqui no rio e somos acolhidos por essas pessoas carinhosas ,ar puro e uma paisagem deslumbrante,na cidade sempre paramos no trailler do amigo espirro,sempre alegre nao deixo de trazer a deliciosa caçarola que ele faz e recomendo a todos rsrsr,visitamos a igreja e o cemiterio onde estao alguns da familia ,sou da familia Teixeira la da serrania,em dezembre estarei la de novo ,se DEUS quiser nao deixem de visitar ,um abraço !!!!!!!
Por: Elson Denizete De Menezes

amo a cidade sempre que posso estou la minha familia e de la se tiver uma oportunidade conheca esta belissima cidade
Por: bruna da silva campos

adoro muito miradouro,moro em sao francisco mas minha vontade e ir para la...espero que continue assim,big bjos
Por: laryssa freitas

ola, quero relatar aqui o quanto eu gostei dessa cidade, não tive ainda a oportunidade de conhecel-a pessoalmente, mas em breve vou fazer uma visita a essa cidade linda de minas gerasi. sou de teuxeira de feritas bahia! abraço para tos!
Por: fernando muniz

EU Amo miradouro essa cidade é maravilhosa principalmente o carnaval é o melhor que tem .. miradouro sempre genti
Por: marcos ferreira

Adoro a cidade de Miradouro,passei boa parte da infância morando ai,atualmente moro no Rio de janeiro,as vezes passo alguns dias aí,retratando sobre hoteis na cidade,sempre sou muito bem tratado no hotel Miragem,sou muito bem recebido pelo meu amigo william.Abraços ao mesmo.Até mais.
Por: gleidison de soza

Oi, amigos de miradouro - mg. sou filho desta maravilhosa cidade, sou da familia Lopes de Faria. sair ainda criança desta cidade com destino ao Rio de J. me criei aqui no rio, más sempre que eu posso eu dou uma visintinha esta terra querida. Porisso que eu digo, quando eu sentir as cortinas fechando e nessa terra que eu quero morrer. Abraços do amigo Vicente B. faria. Rio, 01/5/2011.
Por: Vicente B. faria (Batistinha)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Miradouro
Fundação:
1938
Altitude:
409m
População:
8.795 habitantes
Área:
302,4km²
Densidade Demográfica:
29,08hab/km²
CEP:
36893-000

Envie seu comentário sobre Miradouro