Milho Verde

Milho Verde-MG
banner

Bem-vindo a Milho Verde!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Milho Verde, fotos, informações, os principais hotéis de Milho Verde, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


Uma verdadeira viagem no tempo. Essa é a sensação do visitante que chega à Milho Verde, simpática acolhedora cidade situada entre Serro e Diamantina, na histórica região mineira. Fundada ainda no século 18, o vilarejo abrigava mineradores de ouro e diamantes da região, e foi esquecida pela Coroa Portuguesa, permanecendo praticamente intocada até os dias de hoje. Preservada, mantém as ruas de terra e a arquitetura simples, dando ao povoado um ar bucólico e nostálgico.

Milho Verde: paisagem cinematográfica e tradições vivas

A cidade, um dos distritos do município de Serro, possui cachoeiras importantes, como a do Piolho e a do Moinho; e trilhas a serem exploradas, como as trilhas da Pedra Redonda e a da Pedra Partida. A memória sua moradora mais ilustre, a lendária Chica da Silva, está preservada entre os moradores, que fazem questão de acolher os visitantes com simpatia e cordialidade. Entre as atrações, está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que está localizada no topo de uma colina e ressalta a arquitetura da época. Erguida por escravos livres ao longo do século 19, está estrategicamente posicionada, dando vista ao vale do maciço do Pico do Itambé.

Outra demonstração da religiosidade dos habitantes locais está na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Erguida inicialmente como uma capela provisória, prática comum na época em que foi construída, é tombada pelo IEPHA de Minas Gerais, e tem como fato histórico importante o batizado de Chica da silva.

O lugarejo foi redescoberto a partir dos anos 1980, com visitantes interessados em sossego e tranquilidade. Suas festas populares preservam tradições folclóricas típicas, entre elas o Congada, e anualmente, em julho, acontece o Festival Cultural, que resgata e apresenta toda essa riqueza cultural. Outro destaque é a culinária, que preserva a utilização do fogão à lenha, e é especializada em doces como a marmelada e a goiabada, produzidos de maneira artesanal e com todo o carinho.

Milho Verde é um cenário fantástico, onde as tradições são preservadas e o contato com a natureza valorizado, trazendo aos visitantes, sossego e conforto, além do tempero caseiro e da hospitalidade que os moradores locais sabem oferecer como ninguém.

Informações de Milho Verde

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Milho Verde é uma pequena vila, sede de distrito no município do Serro, no estado de Minas Gerais, situada na região do Alto Jequitinhonha, próxima à nascente deste rio. Arraial criado no início do século XVIII, originou-se da lavra de minerais preciosos de Manuel Rodrigues Milho Verde, natural da Província do Minho, em Portugal, e abrigou um posto de fiscalização da entrada e saída no Distrito Diamantino.
A história do lugarejo é enriquecida por fatos como a descoberta dos primeiros diamantes da região e o batizado de Chica da Silva. Apresenta bela paisagem, com ampla vista de vales, serras e do Pico do Itambé. A vegetação é de campos rupestres e de altitude, além de cerrado, típicos da região, entremeada por inúmeros cursos de água. As casas são simples e as ruas estreitas, muitas totalmente invadidas por grama verde durante a maior parte do ano.

Significado do Nome:

Quanto ao nome, existem duas versões: uma faz referência a um certo português de nome Rodrigo Milho Verde, que durante muitos anos teria morado no local. A outra versão conta que os primeiros bandeirantes que alcançaram a região encontraram uma comunidade indígena e esta lhes teria oferecido uma grande quantidade de milho verde. 

Aniversário da Cidade:

09 de Julho

Gentílico:


População:


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Passar alguns dias em Milho Verde é se deixar levar por uma vida simples, sem horários e compromissos, aliás, os únicos compromissos que se pode ter em Milho Verde são: tomar banhos de cachoeiras de águas límpidas ou experimentar uma comida feita em fogão à lenha, saborear goiabadas e marmeladas, tudo muito autêntico.

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis, Presidente Kubitschek e Datas.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Capital:

312 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

De aspecto e modo de vida tradicionais, com casario e igrejas antigas cercados de montanhas de pedra e cachoeiras da Serra do Espinhaço, e afastada da velocidade e tecnologia do mundo moderno, Milho Verde veio a se tornar um dos cartões-postais de Minas Gerais, sendo muito visada pela atividade turística e atraindo um grande número de novos moradores, com impactos diversos para a população local. Distante poucos quilômetros de Diamantina, integra roteiros turísticos de cunho histórico, cultural e ecológico, tais como o da Estrada Real.

Principais Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída em barro e madeira, ao mesmo tempo uma atração e um símbolo. São várias as opções de cachoeiras e passeios pelas serras, além da tradicional comida caseira, queijos, doces, cachaças, vinhos e licores de produção artesanal, principalmente nas épocas das frutas típicas da região.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO - DISTRITO DE MILHO VERDE

E-mail:

Telefones: (38) 3541-1368

Sites: http://www.serro.tur.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3541-2775

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Milho Verde

Muito bom, maravilhoso!!!! Adorei!!! Espero que gostem como eu adorei!!!
Por: Walter

nao conheço milho verde,mas quero muito conhecer. hoteis, pousadas para passar o carnaval. jahouvi falar pela midia me aguade milho verde.
Por: jorge Ferreira

nossa velho fui em milho verde uma vez,mais na semana santa vou la de novo. cidade muito boa altas cachu file,pessoas muito tranquilas o lugar e tudo de bom... abraxxxx pra vcs ai...
Por: felipe

Não conheço, mas pretendo conhecer se Deus quiser, tenho colegas que vão deireto ai e me fala que ai é maravilhoso e realmente pelas fotos é mesmo. Pretendo passar minhas ferias ai para descansar.
Por: SONIA FERREIRA DA SILVA

Não conheço, mas pretendo conhecer. Ouço falar muito bem daí. Vou em janeiro e busco uma pousada boa e de preço razoável. Patrícia
Por: Patrícia Helena Bernardes Ferreira

EU VIAGEI P/ MILHO; FOI MAIS PARA TIRAR MINHAS CONCLUSÃO, POR TER OUVIDO MIL ELOGIOS DO LUGAR VARIOS CONHECIDOS VIAJARAM PRA LÃ,MASSS MILHO VERDE É TUDO DE BOM E MUITO MAIS,,NÃO DA PARA RELATAR AQUI TEM QUE IR LÀ TUDO É MARAVILHOSO AS ESTRADA DE TERRA A PAISAGEM É UNICA, AOS 52 ANOS SO VI LÁ O ASTRAL PURO DO LUGAR E DAS PESSOAS,NAS CONVERSAS COM UM E OUTRO VOCÊ MUDA O CONCEITO DO MATERIALISMO,EM SETEMBRO VOU ESTAR LÁ PARA CONHECER MAIS.SO DEU PRA IR EM UMA CACHOEIRA PORQUE ABRIL SO CHOVE.......
Por: Maria Salete da Silveira

É lindo sempre em contato com a natureza.Lugar de relaxar da correria dos grandes centros é uma paz.
Por: mardelym.m.castro

Fui com a minha familia agora em agosto de 2011 conhecer Milho Verde e realmente é um lugar mágico pelas suas paisagens, cachoeiras e um povo simpático. Valeu a pena o passeio e pretendo voltar em breve.
Por: ricardo r guirado

Distrito de Milho Verde, para quem ama a natureza é um paraíso em MG. Suas cachoeiras, paisagens, serra do espinhaço... é simplismente demais ; pude desfrutar deste lugar juntamente com minha familia em agosto de 2011 e em breve retornaremos neste santuário.
Por: ricardo r guirado

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Milho Verde

Envie seu comentário sobre Milho Verde