Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
Município criado por força de Resolução Régia de 28.04.1727 com o nome de Vila de São João Batista de Água Fria. Posteriormente, Decreto Imperial de 1832 fez mudar sua sede para o arraial de Purificação (atual Irará), não tendo, porém, sido executado. Em 1842, Resolução Provincial extinguia o município e criava o de Purificação de Campos (atual Irará). O município foi restaurado por Lei Estadual de 13.07.1962, com território desmembrado de Irará. A sede, criada freguesia pelo Alvará Régio de 11.04.1718, o nome de São João Batista de Água Fria, foi elevada à categoria de cidade quando da lei que restaurava o município.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade:
Gentílico:
água-friense
População:
15.726 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz. É também a oportunidade de desfrutar a natureza. Venha conferir.
Clima:
sub-úmido a seco
Temperatura Média:
28º C
COMO CHEGAR:
Saindo da Capital BR 324 Sentido Feira de Santana entra em no Posto São Luiz sentido Conceição do Jacuipe, Coração de Maria, Irara, Água Fria.
Localização:
Feira de santana
Limites:
Irará, Santanópolis, Ouriçangas, Inhambupe, Sátiro Dias, Lamarão, Serrinha e Biritinga
Acesso Rodoviário:
Vindo de Feira de Santana BR 116 norte entra à direita após o posto Trevo Sentido Santanopolis, Irara.
Vindo de Serrinha BR 116 sul entra na Muribeca sentido Lamarão Água Fria
Vindo de Alagoinhas Sentido Aramari, Ouriçangas Irara Água Fria.
Distâncias:
Da Capital:
146 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Igreja Matriz
Foi construída por índios domesticados e escravos vindos da África nos porões dos navios negreiros no inicio do século XVI, época em que também vieram colonos portugueses para colonizar a nova terra. Terras onde hoje é o atual Município de Água Fria, eram habitadas por índios tapuias, cuja aldeia foi encontrada por Padres da Companhia de Jesus – Jesuítas – que, encantados com a fertilidade de suas terras e abundância de água e densa floresta, aqui se instalaram em meados de junho de 1562, razão pela qual, escolheram como Padroeiro São João Batista, iniciaram a catequese dos índios e iniciaram também a construção da Igreja que ainda hoje domina a paisagem e impressiona pela imponência.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA FRIA
E-mail:
Telefones: (75) 3294-2439
Sites: http://www.aguafria.ba.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário São Domingos
Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
(71) 3431-7355
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail:
Telefones: (75) 3294-2077 Particular
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
(75) 3294-2296
Câmara Municipal
(75) 3294-2060
Conselho Tutelar
(75) 3294-2171
Correios
(75) 3294-2225
Hospital de Pronto Socorro - HPS
(75) 3294-2396
Polícia/Delegacia
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: