Manhuaçu

Manhuaçu-MG
banner

Bem-vindo a Manhuaçu!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Manhuaçu, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Manhuaçu. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Manhuaçu para programar a sua viagem.

A cidade de Manhuaçu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1877. A localidade está em uma altitude de 635m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 59.695 habitantes. A área total de Manhuaçu é de 629,1km², e sua densidade demográfica é de 94,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Manhuaçu-MG é 36900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Manhuaçu - MG

Manhuaçu, a princesinha do Leste, é uma cidade mineira que fica a 290 km da capital do estado, Belo Horizonte. A cidade de origem indígena se desenvolveu e cresceu devido ao plantio de café e, principalmente, durante o ciclo do ouro, na época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Depois disso, a agropecuária se desenvolveu e o café acabou se tornando a principal fonte de renda dos moradores da região. O desenvolvimento do grão se deu devido suas terras férteis e de clima satisfatório.

O que fazer em Manhuaçu?

A simpática cidade de Manhuaçu tem muitas belezas naturais. Dos pontos mais altos da cidade é possível avistar suas lindas matas e terras ocupadas pelo plantio do café. Uma vista bucólica e doce, perfeita para quem deseja escapar do stress do dia-a-dia.

Manhuaçu faz parte do Circuito Turístico do Pico da Bandeira, do qual fazem parte mais outras 13 cidades que também ficam localizadas na mesorregião da zona da mata. A cidade fica localizada bem próxima ao terceiro pico mais alto do Brasil, o famoso Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó. Do alto dele, o turista tem a sensação mágica de estar dentro de um mar de vales, morros e planaltos e a trilha até o Pico e a subida nele, é um dos passeios mais apreciados pelos visitantes. Dizem que o pôr do sol visto do Pico da Bandeira é uma das visões mais belas do planeta.

O circuito foi criado para que as pessoas pudessem conhecer todas as belezas da natureza mineira, durante todas as estações do ano. E além das maravilhas naturais, os turistas podem aproveitar as delícias da culinária mineira, a tranquilidade e a famosa hospitalidade das cidades do interior de Minas Gerais.

Lugar que deve ser visitado pela família toda, não há quem não se apaixone pela cidade de Manhuaçu. O lugar ainda conta com os melhores hotéis do Circuito Turístico do Pico da Bandeira, excelentes restaurantes e fácil acesso. Os ônibus vindos da capital tem destino certo até Manhuaçu. A cidade tem um aeroporto, porém por enquanto, é usado somente para voos particulares.

Informações de Manhuaçu

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Maygaçu é a primeira nomeação que se faz da região que posteriormente fica conhecida como sertão do Rio Manhuaçu. No início do século XIX, o desbravador Domingos Fernandes de Lana, autorizado pela curadoria dos índios, estabelece com os índios puris o comércio da ipecacuanha. Impondo-se ao gentio, Lana rompe pela matarana, desfazendo dificuldades, enfrentando as adversidades, improvisando passagens, abrindo trilhas que mais tarde se transformariam em caminhos permanentes para os mais diversos pontos.
Após alguns anos, chegam ao lugar, representando o governo provincial, o Guarda-Mor Luiz Nunes de Carvalho e o Alferes José Rodrigues de Siqueira Bueno. Constróem uma fortificação nas margens do Ribeirão de São Luiz, e organizam os primeiros estabelecimentos agrícolas. Por volta de 1830, militares ocupam terras da região por estabelecimento de sesmarias ou apossamento. Surgem conflitos entre povoadores e os habitantes naturais diante dos excessos cometidos pelos colonizadores. Forma-se então um aldeamento de índios em terras do Ribeirão São Luiz em 1843.
Por este tempo surge o sertanista Antônio Dutra de Carvalho que se estabelece nas cercanias da Cachoeira da Mata, primeira propriedade de um grande latifúndio que se formaria, cujos limites se estendiam por três léguas de largura em cada margem do Manhuaçu, por nada menos de outras três léguas de fundos. Em 1846, o sertanista aluga índios junto à curadoria e abre a primeira estrada da região. Os caminhos de carros se alongam por toda a região onde cruzam gente indômita em busca de terras e comércio. A ipeca, extraída pelos índios, é mercadoria disputada. Ativa-se a criação de suínos e os gêneros de subsistência. Inicia-se o cultivo de café. A região ganha novo impulso para seu desenvolvimento com a chegada de colonos suíços, alemães e franceses. Toscas habitações se erguem por entre três povoados que passam a centros de convergência para os posseiros dispersos: o arraial de Santa Margarida, mais antigo, e as povoações de São Lourenço e de São Simão. O Governo Provincial, diante do progresso da região, cria, em 5 de novembro de 1877 o município do Rio Manhuaçu, destinando como sede o povoado de São Simão. É o bastante para fazer insurgir um movimento emancipacionista no arraial de São Lourenço do Manhuaçu, que reivindicava ser a sede. Organizados e reunidos em torno do Tenente-Coronel Antonio Rafael Martins de Freitas, veterano da Guerra do Paraguai, a população requer a emancipação como também introduz melhoramentos na vila, construindo um autêntico programa de obras públicas. Finalmente as autoridades estaduais se rendem à pressão e em 13 de janeiro de 1880, promulgam a lei 2.557 transferindo para a Vila de São Lourenço a sede do município de Manhuaçu. No ano seguinte lhe é concedido o foro de cidade.
Extraordinária história é contada pelo professor Sylas Agripino Heringer a respeito de Manhuaçu. Trata-se da famosa revolta de 1896, comandada pelo Coronel Serafim Tibúrcio da Costa. Opondo-se à tenaz perseguição de que era vítima, Serafim Tibúrcio rompe à mão armada o cerco à sua residência, e mobilizando os seus incontáveis amigos expulsa da cidade todas as autoridades, dominando-a manu-militair com cerca de oitocentos homens. Dizem outros que proclamou a República de Manhuaçu, fato registrado na capital do país por apenas um jornalista: Machado de Assis. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Novembro

Gentílico

manhuaçuense

População

80.530 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura: Policultura, destacando-se o café das montanhas.
Pecuária: galináceos, bovinos, suínos. equinos.

Clima

Tropical

Temperatura Média

22,7° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites

Manhumirim, Simonésia, Santa Bárbara do Leste, Vermelho Novo, Caputira, Matipó, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Reduto, Raul Soares.

Acesso Rodoviário

Distâncias

278 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU

E-mail:

Telefones: (33) 3332-3815

Sites: http://www.manhuacu.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3331-3632

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Manhuaçu

nasci nesta linda cidade;tenho muita saldade morava em frente a estaçao de trem hoje moro em brasilia.
Por: daniel de araujo ribeiro

Conheço e amo Manhuaçu que é a minha terra natal. É uma cidade agradável que está em franco e vertiginoso crescimento. Estou morando distante, mas nunca esqueci minhas raízes. Avante, Manhuaçu!
Por: Cícero Alvernaz

n vivo em manhuaçu mas nasci la e amooooooooooo manhuçu e um maravilha ci dade de deus
Por: eizangela

Moro em MANHUAÇU, é um lugar gostoso de se viver, ao redor do município temos varias cachoeiras, o pico da bandeira, vários pesque-pague, e uma história muito bonita da localidade. Encontramos varias fazendas de café, algumas em estilo antigo.
Por: FÁBIO DORNELAS

Cidade aconchegante de povo acolhedor. Me encanta os trevos da cidadde: floridos e bem cuidaddos.
Por: neide Sueli

amei a cidade uma ótima cidade para se morar apesar de só ter ido 2 vezes amei tudo que vi que as mãos do nosso Senhor Jesus possam estar sobre esta cidade sempre
Por: edivana aparecida

sou natural de manhuaçu,moro a 5 anos em vitoria-es /um dia volto pra ficar e respirar este ar que rejuvenece minha pessoa.amo manhuaçu.
Por: leverton roberto medeiros

Mnahuaçu é minha cidade natal. Saí daí com 10 aninhos e moro de saudades. Manhuaçu tem cheiro, gosto, sabor de minha infancia. Manhuaçu élinda, aconchegante, maravilhosa. Uma cidade onde a gente chega e dá vontade de ficar um pouco mais. SAUDADE...MUITA SAUDADES, MAS breve estrei aí.
Por: ROSEANE FERREIRA EMERICK

Fazem tantos anos que saí de Manhuaçu que passei a achar que tinha sido um sonho minha infância. Lembro do pátio da igreja, com um grande tanque com peixinhos, (ainda existe ?), lembro da praça, das plantas e do caramanchão (será que é assim que se escreve ?), coberto de rosas. Lembro do cemitério e da estação. Lembro da Rua Sete. ( Lá ainda é zona de baixo meretrício ? ) Meu Deus ! Meu Deus ! Que coisa linda, minha Manhuaçuzinha agarradinha neste estado maravilhoso. Ai coração, será que ainda vou te ver minha terrinha ? Te beijo, te beijo e te beijo. TE AMO !
Por: Solemar

manhuaçu era pra se chamar rio de janeiro o cidade maravilhosa,so
Por: nilson flavio inacio

a cidade é realmente linda,sou seu filho apaixonado.todos meus parentes moram aí.bjos a tdos
Por: guilherme-brasília df

Podem falar o que quiser, Manhuaçu é uma das melhores cidades que já conheci. Possui um encanto inexplicavel entre seus cafezais, serras, cachoeiras e moradores, algo que só conhecendo para saber. eita lugar bão !
Por: Humberto Do Lago Müller

amo minha cideade ela continua linda.estou morando no rio de janeiro.mas estou felis porque ela está crecendo.parabéns.estou com muita saudade!!!continue assim...
Por: andreia

nossa que emoção gente que fotos lindas o batalhão deu ate para ver a casa de pai que mora ai obrigago por colocar fotos para que posamos ver masmo que estejamos longe.amo esta cidade.Andreia
Por: andreia

A QUERIDA MANHUAÇU E A MENIA DOS OLHOS DE MINAS GERAIS AMOOOO.JELLO LAVAJATO R.FRANCISCO FIALHO BAIXADA,MANHUAÇU.
Por: MARCIO ANTONIO DE SOUZA

PARABENS MANHUAÇU! VC É UMA LINDA CIDADE! TENHO AMIGAS AÍ E SEI QUE A CIDADE É HOSPITALEIRA!
Por: ZAÍRA CABRAL-PATOS PB

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Manhuaçu
Fundação:
1877
Altitude:
635m
População:
59.695 habitantes
Área:
629,1km²
Densidade Demográfica:
94,89hab/km²
CEP:
36900-000

Envie seu comentário sobre Manhuaçu