Lajinha

Lajinha-MG
banner

Bem-vindo a Lajinha!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Lajinha, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Lajinha. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Lajinha para programar a sua viagem.

A cidade de Lajinha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 470m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.337 habitantes. A área total de Lajinha é de 430,9km², e sua densidade demográfica é de 35,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lajinha-MG é 36980-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lajinha

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Águas do Cerrado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Teve como núcleo inicial a antiga fazenda São Domingos, de propriedade de Francisco Tomás de Aquino Leite Ribeiro - o Comendador Leite.
Em 1882, o fazendeiro deu início ao patrimônio que, legado aos descendentes, veio mais tarde a formar a cidade de Lajinha. Após a morte do comendador e em decorrência da abolição da escravatura, a fazenda esteve em estado de abandono. Nos primeiros anos deste século, restava apenas uma cultura de café sem tratos.
Segundo a tradição, foi Francisco Mateus Laranja quem dirigiu os trabalhos de derrubada da mata onde viria a crescer o povoado. Em 1910, o desbravador, junto com José Lucas de Barros, recebeu de Antônio Pedro Garcia, genro do Comendador Leite, um alqueire de terra onde foi erguida uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré.
Em 1916, a sede do distrito de Santana do José Pedro - atual município de São José do Mantimento, conforme lei Estadual N. 556, de 30 de agosto de 1911 - foi transferida para a povoação do Lajinha do Chalé. A redução do nome para Lajinha deu-se em 1929. Passou `a município em 1938, desmembrando-se de Ipanema, com parte de território do Município de Mutum.    

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

22 de Junho

Gentílico

lajinhense

População

19.616 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia da cidade é baseada na agricultura (cultivo de café) e no comércio. A exposição agrícola municipal é uma festa tradicional da cidade, para a qual vêm artistas nacionalmente consagrados.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Chalé, Ibatiba, Mutum e Iúna

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

246 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

A cidade conta com grandes fortalezas de rocha como cercanias naturais que podem ser exploradas como turismo ecológico. No centro da cidade encontra-se a o Santuário de N. S. Aparecida instalado sobre a "Pedra da Baleia". O Santuário é visitado anualmente.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Outubro

Cerca de 5.000 pessoas de diversas partes da região, em uma verdadeira romaria fazem homenagem à padroeira do Brasil. O marco da cidade é a "Pedra Torta" que com sua beleza pode ser vista de vários pontos da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJINHA

E-mail:

Telefones: (33) 3344-2006     

Sites: http://www.imam.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3344-1298

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lajinha

adoro esa cidade vivi boa parte da minha aihoge moro em boston a 9 anos mais estou vrtando breve
Por: gilmar valetin

Minha mãe é de Lajinha, mora no Rio há 46 anos quando pode vai ver o irmão que ainda mora aí, estou planejando no fim deste ano leva-la para matar as saudades da sua terra natal. Já estive aí por 2 vezes e sinceramente me apaixonei por tudo.
Por: Elania Dias

fui nessa linda cidade vezes,è a melhor cidade para se passar as fèrias clubes,cachoeiras e muito mais para se curtir là ,mora os primos da minha maee as tias dela espero que esse ano eu possa voltar là para ver os meus novos priminhos
Por: milena victoria vasconcelos santos

nasci em crisciúma,moro no Rio de Janeiro,sempre que vou a crisciuma, faço questão de um passeio por Lajinha pois essa cidade é muito linda e tem aquela essência da minha infãncia pois sempre que meus pais podiam era pra Lajinha que nós íamos,enfim um beijo pra todos aí.
Por: elma alcantara moreira de souza

morei em lajinha,e uma maravilha sinto falta do clima de la quem sabe um dia volto a morar ai quero muito isso.
Por: karina palermo

Se conheço Lajinha? E como conheço! Essa é a minha segunda terra, depois de Mutum. Há 23 anos que não visito essas plagas, onde vivi por muito tempo. Fui agente dos Correios e Telégrafos de Lajinha. Que saudades dos meus queridos amigos: Antônio Alvim, Sílvio Alvim, Iolanda Maroni (minha irmãzinha), e tantos outros, como Robertinho do Dr. Adalmário etc.- Não dá para falar mais, pois conheço toda a cidade. Um abraço carinhoso para todos vocês. - Manuel. - Niterói/RJ, 06.05.2010.
Por: Manuel José de Souza

minha cidade querida essa cidade e cidade das minhas raizes do meu coração onde nasci tenho muita vontade de voltar mais como a vida e corrida,to deixando o tempo passar...mais amo de coração minha terra natal lajinha
Por: gleice

eu naci nessa cidade a zona rural e amelhor coisa q tem
Por: romariofortunatovauna

ela e uma cidade boa de si morar quem conhesi nunca mais esquese
Por: romario fortunato vauna

eu naci nessa cidade a zona rural e amelhor coisa q tem
Por: romariofortunatovauna

É com grande emoção, aliado ao prazer, poder falar da bela Lajinha. Nasci lá em 1957. Morei no município até os meus 9 anos de idade. Vim para o Paraná, atualmente resido em Maringá. Parabéns a todos os lajinhenses pela linda cidade!
Por: Valtair Delfino Soares

Lajinha tem a essencia do povo mineiro, simples e hospitaleiro. O que tem de bom ? Seu clima e seu povo gentil, seja bem-vindo !!!!
Por: Eliziário

Morei e trabalhei em Lajinha (MG) entre 1985 e 1991. Foram anos maravilhosos, com muitas amizades e festas.
Por: Valdecy Jose Rocha

lajinha e magica so quem conhese sabe que maravilha de cidade que e !
Por: romario fortunato vauna

sou dai gosto de ver sempre os videos para matar saudade,esta cidade é cheia de gente boa.faça video pelas ruas para a gente ver como esta.bjs e abraços para toda essa gente da minha terra natal
Por: luiza soares arruda

é uma cidade encatadora princepalmente a pedra torta que fica localizada santo antonio da pedra bonita a cidade so esta precizando de uma reforma para volta como era antes e isso precisa que a populaçao ajuda nâo depende so da prefitura se formos olhar a cidade nâo vai pr frente sobre os cartoins portais da è encantador
Por: mônica joaquim sobreira

Passei toda minha adolecencia no Areado, sempre estava em Lajinha, nos finais de semanas e nos Eventos Realizados na cidade, amo de paixão está Cidade que é lindissima,e também porque meus Avós nasceram nesta cidade, e meus sobrinhos, e varios amigos, está CIDADE tá e sempre estará em meu coração e de minha familia, envio um beijo e um forte abraço á todas as familias da minha Cidade adorada LAJINHA. desta
Por: Edson Neves

também ja moramos em Lajinha, eu e meu marido Carlos Alberto Veiga de Almeida, lá crescemos, estudamos, casamos e fomos muito felizes nesta cidad.E desejamos tudo de melhor para todos.
Por: neia berbert

meus avós eram de lajinha... adorável cidade... que saudades...
Por: Tamires

Não ha conheço mas tenho pretenções pois o meu avo paterno e desta cidade, e gostaria de conhecer alguns parentes.
Por: Claudio Henrique de Moura

lugar maravilhoso minha terra natal amo minha lajinha de coraçao !
Por: romario fortunato vauna

eu sou Zenilda nasci em Ibatiba ES mais conheço toda a regiao. ta tudo lindo amei ven pro Estado do PR em 1970
Por: ZENILDA MARTINS DIAS DE OLIVEIRA

Lajinha é um maximo,um otimo lugar pra quem quer descansar.amo essa cidade. eu recomendo.bjus
Por: aline barbosa

Nasci em Lajinha onde passei os melhores momentos de minha vida.Meu apelido é Oreco, joguei futebol no união futebol clube.Gostaria muito de voltar pois saí daí com 19 anos indo para belo horizonte e hoje resido em osasco-sp.Gostaria de receber noticias de meus primos, Lineu, Ligio,Tatão,dos meus amigos Cleber, Jorge(com quem eu me dava muito bem).Quem se lembrar de mim meu apelido é oreco.Sou filho de Antonio Trindade e Regina Trindade.Muitas saudades das lindas montanhas que cercam a cidade,da garota que eu tanto gostava e que morava em Areado.Enfim,quem quiser entrar em contato comigo meu email é [email protected] Me dêem noticias daí. Antonio Alvim,Silvio Alvim,Chaquibe etc.saudades.
Por: Domingos José Trindade

EU AMO LAJINHA DE PAIXÃO E ATUALMENTE RESIDO EM AFONSO CLÁUDIO ES A 08 ANOS SOU SIMPLISMENTE O SEBASTIÃO A`NTÔNIO DA SILVA VULGO ( CABEÇÃO ).
Por: SEBASTIÃO ANTÔNIO DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lajinha
Fundação:
1938
Altitude:
470m
População:
15.337 habitantes
Área:
430,9km²
Densidade Demográfica:
35,59hab/km²
CEP:
36980-000

Envie seu comentário sobre Lajinha