Lagoa Dourada

Lagoa Dourada-MG
banner

Bem-vindo a Lagoa Dourada!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Lagoa Dourada e muitas outras opções de hospedagem na cidade Lagoa Dourada. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Lagoa Dourada.

A cidade de Lagoa Dourada, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 1.080m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.744 habitantes. A área total de Lagoa Dourada é de 479,3km², e sua densidade demográfica é de 24,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lagoa Dourada-MG é 36345-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lagoa Dourada

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de Lagoa Dourada, já estava bem povoada, por volta de 1717. A capela de Santo Antônio da Lagoa Dourada foi fundada por Dom Frei Antônio de Guadalupe, e benta em 1734, pelo Padre Manuel da Encarnação Justiniano, que era vigário de Prados.
Em 14 de julho de 1832, foi elevada à freguesia, com o decreto da regência. Foi a paróquia instituída canonicamente, em 1834; seu primeiro vigário colado foi padre Antônio Rodrigues Chaves.
Em 30 de agosto de 1911, foi elevada à categoria de vila e assim a criação do município de Lagoa Dourada. O território foi desmembrado do município de Prado.
Lagoa Dourada recebe o título de Capital Mundial do Rocambole (frase veiculada em algumas lojas que comercializam o quitute), é uma tradição culinária centenária, receita que foi sendo aprimorada e passando de pai para filho. Assim diz a história!

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Junho

Gentílico

lagoense

População

12.267 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município possui a maior pecuária leiteira da Região do Campo das Vertentes e é forte produtor de hortigranjeiros. Na equinocultura, destaca-se o Jumento Pêga, que é uma raça de asininos brasileira, formada em Lagoa Dourada, na Fazenda do Váu. Os jumentos são utilizados para obtenção de híbridos (burros e mulas ), a partir de cruzamentos com as éguas. Os muares são animais ágeis, dóceis e resistentes, sendo de grande utilidade no transporte de cargas, tração, lida com gado, passeios, cavalgadas, concursos de marcha e enduros. A raça Pêga é hoje , o orgulho da pecuária nacional.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes 

Limites

Carandaí, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves e Prados.

Acesso Rodoviário

BR 383

Distâncias:

Da Capital:

150 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Bom Retiro

Descrição: Se localiza a aproximadamente 8 km do centro. Está localizada bem próxima à BR-383 cerca de 5Km em direção à Belo Horizonte.

Casarão Antigo

Descrição: Antigo casarão construído no século XVIII.

Fazenda do Engenho

Descrição: Construída no séc XVIII, possuindo senzala. O Imperador D. Pedro visitou algumas vezes. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DOURADA

E-mail:

Telefones: (32) 3363-1434

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3363-1952

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Lagoa Dourada

INFELIZMENTE NAO VIVO EM LAGOA DOURADA...MAS JÁ VIVI..MINHA INFANCIA FOI NESSA CIDADE QUE TANTO AMO..MINHA FAMILIA É DE LAGOA DOURADA..NASCI EM BELO HORIZONTE..QUE POR SINAL...NAO CONHEÇO AINDA..FUI PARA LAGOA DOURADA COM DIAS DE VIDA ...E SOU FELIZ POR ISSO...FORAM OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA..COM 5/6 ANOS MINHA MAE DECIDIU IR MORAR EM SAO PAULO..NESSA EPOCA NAO ME IMPORTOU MUITO,POIS ERA UMA CRIANÇA...E TUDO QUE ERA NOVIDADE ERA BOM...MAS MESMO ASSIM MINHA ADORADA MAMAE..QUE SE CHAMAVA CECILIA,..ME LEVAVA DE FERIAS EM LAGOA..EU AMAVA ESSAS CIDADE..AI EU TINHA LIBERDADE..AMIGOS..AMORES..FAMILIA..PAZ..NATUREZA..SE EU FOR ESCREVER TUDO QUE EU AMO DE LAGOA DOURADA...PASSARIA DIAS E DIAS AQUI...MUITAS COISAS PASSARAM DURANTE ESSES QUASE 45 ANOS DE MINHA VIDA...HOJE ESTOU TAO LONGE DE TUDO..DE TODOS ...HOJE JÁ NAO TENHO MINHA ADORADA MAMAE...ATUALMENTE VIVO EM ESPAÑA ..ESTOU AQUI FAZ 10 ANOS...QUE SAUDADE DA MINHA TERRA TAO QUERIDA..QUE SAUDADE DO CHEIRO DE MATO MOLHADO PELA MANHA...QUE SAUDADE DO CAFE...DO ROCAMBOLE...DE MEUS PAIS...DA MINHA CASA...ENFIM...HOJE DIGO UMA COISA A TODOS ...IREI ESSE ANO A BRASIL..ESPECIALMENTE EM LAGOA DOURADA...JA É TEMPO DE VOLTAR A PISAR NA TERRA QUE UM DIA EU COMEÇEI A DAR MEUS PRIMEIROS PASSOS...PENA QUE EU FUI PARA TAO LONGE...LAGOA DOURADA AQUI VOU EU DEPOIS DE 26 ANOS..UM ABRAÇO...FÁTIMA
Por: FÁTIMA CAMPOS

lugarzinho bom demais,venham nos conhecer aposto que seram bem vindos
Por: dejo

lagoa dourada e um lugar maravilhoso eu amo esse lugar pois vivi momentos maravilhsos ai nessa cidade ... meu irmao mora ai com a familia sendoo ele casado com a clelia do vivi saudades .. hoje eu moro no japao mas sempre ki vou ao brasil nao deixo de ir em lagoa dourada ... beijos a todos ... saudadessssssssssssss
Por: auzimeria bahiense kage

assa cidade e muito bonita famosa pelo jumento pêga e o seu rocambole,tem muitas lendas.Uma e a de que existia uma cobra gigantesta onde hoje fica o que restou da lagoa de antigamente.Seu rabo ficava no fim da cidade e a cabeça ficava abaixo da igreja matris da cidade.O morador mais famoso da cidade e W.César(Weverton César)um grande cartunista de apenas 13 anos. è isso espero ter ajudado
Por: Pequenino

Minha cidade natal. Sempre que posso, volto lá com minha família para curtir sua tranquilidade.Famosa no Brasil inteiro pelo seu Rocambole e também pela festa do peão, uma das melhores da região.
Por: Giovani de Sousa Resende

Lagoa Dourada é bom demais, pois é lá que vou sempre nas férias passear e rever meus primos. Valeu!!!!!!!!!!
Por: Vinicius Rocha Resende

Conheço a cidade a 20 anos, amo de paixão, pela tranquilidade, e por ser perto dos pontos turisticos: S.J. del Rey, Tiradentes, Congonhas, etc. Épocas boas: Carnaval, semana santa, festa do peão, fim de ano. Gosta de tranquilidade: vale a pena conhecer.
Por: MARIA REGINA VERGARA RAMOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa Dourada
Fundação:
1911
Altitude:
1.080m
População:
11.744 habitantes
Área:
479,3km²
Densidade Demográfica:
24,50hab/km²
CEP:
36345-000

Envie seu comentário sobre Lagoa Dourada

banner