João Monlevade

João Monlevade-MG
banner

Bem-vindo a João Monlevade!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em João Monlevade, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de João Monlevade, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 732m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.638 habitantes. A área total de João Monlevade é de 99,4km², e sua densidade demográfica é de 640,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de João Monlevade-MG é 35930-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de João Monlevade

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1817, aos 28 anos, chega ao Brasil o francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade. Ao aportar no Rio de Janeiro, ele segue viagem para a província de Minas Gerais, estado que ele aponta como um grande campo de estudo na área de mineralogia e geologia, visto que ele era engenheiro de Minas.
Em Minas, Jean nota que o Estado está repleto de forjas para a produção de ferro e percorre várias comarcas como Sabará, Caeté e São Miguel de Piracicaba, onde adquiriu algumas sesmarias e construiu uma forja Catalã, além de sua moradia, o Solar Monlevade.
Com o vasto conhecimento que Jean de Monlevade adquiriu através de seus estudos e a aquisição de vários equipamentos comprados na Inglaterra, a fábrica criada por ele prosperou. Tornou-se um das mais importantes no período imperial com uma produção diversificada, produzindo desde enxadas até freios para animais.
Na década de 1930, houve a construção da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira definitivamente implantada em 1935 com a ajuda de outro pioneiro, o engenheiro Louis Ensh.
Logo,  o Distrito começou seu ciclo de evolução, desenvolvendo-se no entorno da próspera usina siderúrgica que atraia um número de pessoas cada vez maior, visto que já alcançava âmbito nacional. Com isso, o lugar tornou-se propício para a entrada e novos comerciantes, consequentemente a criação de novos bairros ao redor da indústria.
Hoje, a usina é considerada uma das mais importantes do Brasil, sendo uma das fontes de renda mais relevantes para a cidade e região.
Até a década de 1960, as antigas terras de João Monlevade, então centro Industrial do Distrito de Rio Piracicaba e Carneirinhos, progrediram de forma surpreendente, com a construção civil aquecida, um comércio emergente, nova paróquia e a construção do moderno Colégio Kennedy.
Toda essa movimentação suscitou o empenho das grandes lideranças locais em prol da emancipação político/administrativa do distrito de João Monlevade. A partir da emancipação o município progrediu de maneira significativa. João Monlevade de hoje guarda muito pouco das antigas sesmarias do francês Jean Monlevade.
O Velho Solar, relíquia preciosa de nossa história cuidadosa e inteligentemente preservada pela ArcelorMittal, testemunhou o desenvolvimento urbano da cidade que cresce para frente, para os lados e para cima. Testemunha silenciosa, o Solar viu espalhar-se através da topografia irregular de suas terras o casario numeroso, marcado pelas avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga, Armando Fajardo e Alberto Lima, os novos caminhos do progresso e do desenvolvimento.
Constituída inicialmente de colônias provenientes de muitas cidades da região, a população vai gradativamente assumindo uma nova identidade: o “Ser Monlevadense”, cristalizado nas novas gerações que aqui nasceram e aqui se desenvolvem, construindo cultura e tradições próprias, sem se esquecer de preservar a memória de um passado tão rico e variado. Estas novas gerações já produzem seus líderes e mentores, destacando-se em diversos segmentos como: saúde, educação, administração pública, arte em geral, cultura e política. É a cidade que cresce, se solidifica e se eterniza.
A Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje, ArcelorMittal, imperou sozinha durante várias décadas e assistiu ao aparecimento de inúmeros outros estabelecimentos industriais de pequeno e médio porte.
Aliados a um comércio que cresce a cada dia, nossos estabelecimentos industriais impulsionam o desenvolvimento do município, através do trabalho atuante da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade.
Sintonizados com os novos tempos a iniciativa privada se desenvolve e investe no município e surgem clínicas médicas e odontológicas, escolas e instituições culturais com as mais variadas opções de crescimento pessoal. Pequenas empresas e novos hotéis se estabelecem, fazendo uma profissão de fé no futuro e no crescimento da cidade.
Destaque-se, ainda, a consolidação do ensino superior, representado pelos diversos cursos do IES-Funcec, Faculdade Kennedy, Universidade Federal de Ouro Preto, e Universidade do Estado de Minas Gerais, além de uma unidade da Universidade Aberta do Brasil.

Gentílico

monlevadense

Significado do Nome

Homenagem ao fundador Jean Monlevade

Aniversário da Cidade

20 de Abril

População

74.141 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em João Monlevade você encontra a tranquilidade que procura. Venha passar momentos agradáveis nas férias com sua família.

Clima

Tropical

Temperatura Média

21,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Itabira, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital:

116 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Seara

Cachoeira localizada na Serra do Seara.

Casa de Cultura

Casa de Cultura Municipal.

Feira Municipal

Feira Municipal de produtos da roça.

Floresta Clube Dr Henry Meyers

O Floresta Clube Dr. Henri Meyers localiza-se ao lado da Igreja São José Operário, dentro do Cinturão Verde da RPPN da Belgo - Grupo Arcelor, na bacia do Rio Piracicaba, no município de João Monlevade, Minas Gerais, Brasil. Considerado uma das últimas reservas intocadas de Mata Atlântica (10 hectares) de Minas, o Floresta Clube oferece as seguintes opções para visitantes e associados: trilhas, playground, nascente e pesca esportiva. Possui também riquíssimo ecossistema para apreciação e grande variedade de espécies de fauna e flora.

O Floresta Clube possui um parque aquático composto por quatro lagoas límpidas (Aguapé, Jacaré, Almecega e Barra) onde é possível praticar a pesca esportiva e o ecoturismo, o objetivo da administração é buscar a sua sustentabilidade através do recursos naturais. Telefone para informações ou agendamento de visitas: (031) 3851-1787
 
Gruta de São Jose Operário

Localizada na Serra do Seara. Pegar estrada sentido Usina da Belgo por cerca de 7 a 8 Km. Do lado da Igreja São José Operário.

Gruta do Seara

Gruta localizada na serra do Seara.

Gruta dos Escravos

Localizada na Serra do Seara.
 
Igreja São José Operário

Foi Fundada em 25/09/1948. Construída pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e doada à comunidade. A arquitetura em formato de V disfarçado, faz alusão à Vitória, saudando o fim da 2ª Guerra Mundial entre 1942 e 1945.
O Programa da Festa de inauguração, lembra o arquiteto Iaro Burian, deixou perpetuado o V disfarçado de Vereda, Verdade e Vida.
O primeiro pároco da igreja foi Padre Almir de Rezende Aquino e o pároco que ficou por 30 anos, foi Cônego José Higino de Freitas.

RPPN da Belgo Mineira

Em fase de Plano de Manejo.
 
Trilha do Seara

É uma trilha localizada na Serra do Seara. Vista muito bonita da região.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE

E-mail:

Telefones: (31) 3851-6122

Sites: http://www.pmjm.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3851-2881

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de João Monlevade

Conheci JM em 23/12/08, é uma cidade maravilhosa as pessoas são simpáticas e muito hospedeiras foi muito bom espero voltar com a minha familia logo logo.
Por: HUMBERTO

essa cidade é maravilhosa eu sou natiral de iptonga e moro em jm a 5 anos e não largo essa cidade por nada... viva a joao monlevade uma das melhores ciddes de mg
Por: lucas martins

bem joão monlevade city uma cidade e ferro ,onde todos são bem recebidos , espero que tembem e receba bem ,poisvou ter de mudar pra lá .
Por: thiago jonatan

Nasci, cresci e vivo em João Monlevade, amo minha cidade.
Por: Rosangela Drumond

Clima frio, povo hospitaleiro, uma boa alimentação, cidade limpa, simplesmente adorável.
Por: Rogério Barroso

Cidade que nasci e cresci,e que nao quero sair! Tendo o bairro carneirinhos como centros dos dias e das noites dos monlevadenses.
Por: Mayla Fonseca

Ola, Minha terra natal é João Monlevade,nasce no antigo bairro chamado "pedreiras", e morei em outro bairro "Cidade alta". Que saúdades daqueles tempos.Monlevade a cada dia melhor, tenho varias fotos de joão Molevade, moro do geo, e outras, Estou me esquecendo, morei no bairro metalurgico. Só posso dizer a "JOÃO MONLEVADE" e aos seus Governantes, que esta Cidade Mora em meu Coração. obrigado pela oportunidade. Atenciosamente Carlos Roberto (Beto)
Por: Carlos Roberto Moreira

NASCI E FIQUEI ATE MEUS 20 ANOS NA CIDADE. HOJE MORO E TRABALHO EM BRASILIA. MINHA FAMILIA TODA ESTA EM MONLEVADE. SAUDADES DEMAIS DE TUDO AI. GRAND MON - ASSIM CHAMAMOS JOÃO MONLEVADE AQUI EM BRASILIA. SOMOS A GALERA DE GRAND MON... ABRAÇO A TODOS !
Por: Renê Mendes

AMO DE MAIS JM,ESTOU COM MUITA SAUDADE ,HOJE MORO EM PORTUGAL,COM MINHA ESPOSA E FILHO A 8 ANOS,MEUS PAIS MORAM NO BAIRRO ALVORADA ,PROXÍMO A ACM,BREVIMENTE ESTAREI AI MATANDO SAUDADES.
Por: MARCOS

gosto muito dai tenho saudades desta cidade das ferias no rio das pacas ha como era perfeito tem qiue divougar mais esta cidade
Por: romildo batista da silva

Á melhor coisa do mundo é ser monlevadense eu tenho orgulho de ser mineira e morar em JOÃO MONLEVADE todos molevadeses são legais e simpaticos adoro viver em João Monlevde se puderem venha conhecer essa cidade maravilhosa tchau
Por: deisniele

João Monlevade uma cidade que já morei um ano em 2006 pois sou morador da cidade de Ibirité(região metropolitana de Belo Horizonte).Uma cidade hospitaleira,de gente harmonioza e simpática,com várias atrações para quem visita a cidade e ótima para se morar .Minha cidade de coração!!!!!!!!!VISITEM NO SITE A CIDADE DE IBIRITÉ.
Por: Maicon Henrique

João Monlevade minha querida cidade amo muito esta cidade não sairia daqui nunca pois acho que não encontrarei um outro lugar tão gostoso de se viver.
Por: Dorival Gregório

ainda não tive a felicidade de conhece-la mas conheço alguen que é dai e senpre me falava o quanto ela sentia saudades da cidade aonde nasceu,so que eu perdir o contato c/ esta pessoa .mas nunca é tarde pr rever or grandes amigos,o nome dela é vanessa silva e eu trabalhei c/ ela em guarapari (es)mas este ano vou até ai para conhecer a cidade e proucurar por ela.me aguardem!!!!!!!!!!!!chego ai em setembro.
Por: wanderlea c.costa

Tenho muitas saudades.Adoro esta cidade.Passo de vez em quando para relembrar a minha juventude.
Por: Conheço muito bem.Nasci e me criei.

Sou Monlevadense e amo essa cidade, Apesar de hoje morar fora, continua sempre em meu coração, ate porque as pessoas que amo, moram aí. Lugar bom pra se viver.
Por: Luciana

eu conheço joão monlevade como a palma de minha mão, pois, sou cria da cidade. é uma cidade calorosa, tranquila, etc., é só indo lá para conhecer.
Por: sandra elena da silva pereira hamelin

A CIDADE ESTÁ LINDA!SABIA QUE EU NASCI AÍ? BJOS A TODOS. HOJE EU MORO EM SÃO PAULO-
Por: CELIUMA KÁTIA RAGONEZI SOUZA

Cidade onde cresci e a vi crescer também, onde tive meus melhores amigos. Cidade de povo humilde e hospitaleiro. Cidade de onde muitos saem para se aventurarem lá fora, mas acabam voltando. A inesquecível Monlevade..... As pessoas que convive fora diziam BONLEVADE, que não deixa de ser....
Por: Nilcy Lopes

parabéms pela adiministracão cidade maravilhosa valeu
Por: antonio de campos

nasci nesta cidade ,estou fora a mais 20 anos,estou louco para voltar pra minha terrinha.
Por: carlos roberto gregrio

ja morei em joao monlevade,hoje moro no Rio de Janeiro,mas vou sempre que posso em monlevade para passear,visitar todos os meus parentes e amigos que deixei.Vim embora em 97,a cidade continua muito aconchegante,porem ainda sem muita OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA QUEM QUER GANHAR MELHOR.mAS TEM UMA TRANQUILIDADE,UMA PAZ INTERIOR,QUE DINHEIRO NENHUM COMPRA.tEM MENOS VIOLENCIA,UMA CIDADE FAMILIA. TAMBEM CONTINUA SEM OPCAO DE LAZER,MAS AGENTE ACOSTUMA.cOMO SOU CARIOCA DA GEMA,NASCI NO RJ,APROVEITO TUDO DE BOM QUE A CIDADE TEM PARA DAR,AH QUANDO FUI AI ESSE ANO SENTI FALTA DE UMA BOATE,ADORO SAIR PARA DANCAR...CURTIR A NOITE.O COMERCIO MELHOROU MUITO,AS LOJAS ESTAO MUITO SOFISTICADAS.NO FUNDO SINTO SAUDADE DA CIDADE,DA TRANQUILIDADE,DA PAZ ,DAS PESSOAS QUE RECEBEM AGENTE TAO BEM...TAMBEM ADOROOOO AS COMIDAS,COMO SEM PENSAR SE VOU ENGORDAR,PORQUE SABE COMO E, PARA SER CARIOCA TEM QUE MANTER O CORPINHO EM DIA,MAS QUANDO VOLTO ENTRO NA DIETA.COMO RESISTIR AS COMIDAS MARAVILHOSAS?UM BEIJO A TODA GALERA MONLEVADENSE.QUANDO PUDER APARECEREI NOVAMENTE PARA CURTIR ESSA CIDADE DO INTERIOR TAO ESPECIAL QUE MORA NO MEU CORACAO.ANDREIA
Por: andreia

nasci em joão monlevade ,vim morar em santo com 2 meses de vida mas adoro passear em joão monlevade uma cidade muito gostosa e bonita
Por: carla cristina quaresma

SOU DE JM ,MAS MORO EM PORTUGAL,EU AMO JM ,DEPOIS Q AS PESSOAS SAEM DE SUA TERRA É Q DÃO VALOR ,EU AMO JOÃO MONLEVADE
Por: MARCOS

Ha cinquenta anos conheço esta Cidade de povo simples e hospitaleiro! É um pedacinho do Brasil que vive em meu coração. João Monlevade, Municipio do Rio Piracicaba, cujo nome foi dado à comunidade pela Companhia Siderurgica Belgo Mineira; com reservas de matas intocáveis, lindos recantos de paisagens inesquecíveis.
Por: Hildeth

João Monlevade é a cidade que mais rende no Brasil pois é linda!Tem otimos hotéis.
Por: Bernardo Trajano Silva

oiiiiiiii,cidade querida ,onde nasi mais n fui criada mais tenho avós,tios,primos é ate pai q mora em vc mais ja morei uma temporada em vc custei mi acustuma por ser uma cidade tranquila ,mais em fim meu sangue e joão molevadense tenho mais e que curte né beijos para meus parentesco é a todos que moram é curte minha cidade um abraço rafinha bju pai!!!!!!
Por: rafaela de oliveira anunciação

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em João Monlevade
Fundação:
1962
Altitude:
732m
População:
63.638 habitantes
Área:
99,4km²
Densidade Demográfica:
640,22hab/km²
CEP:
35930-000

Envie seu comentário sobre João Monlevade

banner