Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece João Monlevade?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

João Monlevade

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1817, aos 28 anos, chega ao Brasil o francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade. Ao aportar no Rio de Janeiro, ele segue viagem para a província de Minas Gerais, estado que ele aponta como um grande campo de estudo na área de mineralogia e geologia, visto que ele era engenheiro de Minas.
Em Minas, Jean nota que o Estado está repleto de forjas para a produção de ferro e percorre várias comarcas como Sabará, Caeté e São Miguel de Piracicaba, onde adquiriu algumas sesmarias e construiu uma forja Catalã, além de sua moradia, o Solar Monlevade.
Com o vasto conhecimento que Jean de Monlevade adquiriu através de seus estudos e a aquisição de vários equipamentos comprados na Inglaterra, a fábrica criada por ele prosperou. Tornou-se um das mais importantes no período imperial com uma produção diversificada, produzindo desde enxadas até freios para animais.
Na década de 1930, houve a construção da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira definitivamente implantada em 1935 com a ajuda de outro pioneiro, o engenheiro Louis Ensh.
Logo,  o Distrito começou seu ciclo de evolução, desenvolvendo-se no entorno da próspera usina siderúrgica que atraia um número de pessoas cada vez maior, visto que já alcançava âmbito nacional. Com isso, o lugar tornou-se propício para a entrada e novos comerciantes, consequentemente a criação de novos bairros ao redor da indústria.
Hoje, a usina é considerada uma das mais importantes do Brasil, sendo uma das fontes de renda mais relevantes para a cidade e região.
Até a década de 1960, as antigas terras de João Monlevade, então centro Industrial do Distrito de Rio Piracicaba e Carneirinhos, progrediram de forma surpreendente, com a construção civil aquecida, um comércio emergente, nova paróquia e a construção do moderno Colégio Kennedy.
Toda essa movimentação suscitou o empenho das grandes lideranças locais em prol da emancipação político/administrativa do distrito de João Monlevade. A partir da emancipação o município progrediu de maneira significativa. João Monlevade de hoje guarda muito pouco das antigas sesmarias do francês Jean Monlevade.
O Velho Solar, relíquia preciosa de nossa história cuidadosa e inteligentemente preservada pela ArcelorMittal, testemunhou o desenvolvimento urbano da cidade que cresce para frente, para os lados e para cima. Testemunha silenciosa, o Solar viu espalhar-se através da topografia irregular de suas terras o casario numeroso, marcado pelas avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga, Armando Fajardo e Alberto Lima, os novos caminhos do progresso e do desenvolvimento.
Constituída inicialmente de colônias provenientes de muitas cidades da região, a população vai gradativamente assumindo uma nova identidade: o “Ser Monlevadense”, cristalizado nas novas gerações que aqui nasceram e aqui se desenvolvem, construindo cultura e tradições próprias, sem se esquecer de preservar a memória de um passado tão rico e variado. Estas novas gerações já produzem seus líderes e mentores, destacando-se em diversos segmentos como: saúde, educação, administração pública, arte em geral, cultura e política. É a cidade que cresce, se solidifica e se eterniza.
A Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje, ArcelorMittal, imperou sozinha durante várias décadas e assistiu ao aparecimento de inúmeros outros estabelecimentos industriais de pequeno e médio porte.
Aliados a um comércio que cresce a cada dia, nossos estabelecimentos industriais impulsionam o desenvolvimento do município, através do trabalho atuante da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade.
Sintonizados com os novos tempos a iniciativa privada se desenvolve e investe no município e surgem clínicas médicas e odontológicas, escolas e instituições culturais com as mais variadas opções de crescimento pessoal. Pequenas empresas e novos hotéis se estabelecem, fazendo uma profissão de fé no futuro e no crescimento da cidade.
Destaque-se, ainda, a consolidação do ensino superior, representado pelos diversos cursos do IES-Funcec, Faculdade Kennedy, Universidade Federal de Ouro Preto, e Universidade do Estado de Minas Gerais, além de uma unidade da Universidade Aberta do Brasil.

Gentílico

monlevadense

Significado do Nome

Homenagem ao fundador Jean Monlevade

Aniversário da Cidade

20 de Abril

População

74.141 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em João Monlevade você encontra a tranquilidade que procura. Venha passar momentos agradáveis nas férias com sua família.

Clima

Tropical

Temperatura Média

21,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Itabira, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital:

116 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Seara

Cachoeira localizada na Serra do Seara.

Casa de Cultura

Casa de Cultura Municipal.

Feira Municipal

Feira Municipal de produtos da roça.

Floresta Clube Dr Henry Meyers

O Floresta Clube Dr. Henri Meyers localiza-se ao lado da Igreja São José Operário, dentro do Cinturão Verde da RPPN da Belgo - Grupo Arcelor, na bacia do Rio Piracicaba, no município de João Monlevade, Minas Gerais, Brasil. Considerado uma das últimas reservas intocadas de Mata Atlântica (10 hectares) de Minas, o Floresta Clube oferece as seguintes opções para visitantes e associados: trilhas, playground, nascente e pesca esportiva. Possui também riquíssimo ecossistema para apreciação e grande variedade de espécies de fauna e flora.

O Floresta Clube possui um parque aquático composto por quatro lagoas límpidas (Aguapé, Jacaré, Almecega e Barra) onde é possível praticar a pesca esportiva e o ecoturismo, o objetivo da administração é buscar a sua sustentabilidade através do recursos naturais. Telefone para informações ou agendamento de visitas: (031) 3851-1787
 
Gruta de São Jose Operário

Localizada na Serra do Seara. Pegar estrada sentido Usina da Belgo por cerca de 7 a 8 Km. Do lado da Igreja São José Operário.

Gruta do Seara

Gruta localizada na serra do Seara.

Gruta dos Escravos

Localizada na Serra do Seara.
 
Igreja São José Operário

Foi Fundada em 25/09/1948. Construída pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e doada à comunidade. A arquitetura em formato de V disfarçado, faz alusão à Vitória, saudando o fim da 2ª Guerra Mundial entre 1942 e 1945.
O Programa da Festa de inauguração, lembra o arquiteto Iaro Burian, deixou perpetuado o V disfarçado de Vereda, Verdade e Vida.
O primeiro pároco da igreja foi Padre Almir de Rezende Aquino e o pároco que ficou por 30 anos, foi Cônego José Higino de Freitas.

RPPN da Belgo Mineira

Em fase de Plano de Manejo.
 
Trilha do Seara

É uma trilha localizada na Serra do Seara. Vista muito bonita da região.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE

E-mail:

Telefones: (31) 3851-6122

Sites: http://www.pmjm.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriodorenato@yahoo.com.br

Telefones: (31) 3851-2881

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em João Monlevade e pousadas em João Monlevade para visitar João Monlevade.

Promova a cidade de João Monlevade no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!