Itapecerica

Itapecerica-MG
banner

Bem-vindo a Itapecerica!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itapecerica, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itapecerica.

A cidade de Itapecerica, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1789. A localidade está em uma altitude de 835m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.827 habitantes. A área total de Itapecerica é de 1.045,0km², e sua densidade demográfica é de 20,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapecerica-MG é 35550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapecerica

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Rota dos Tropeiros

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itapecerica teve sua origem ligada à passagem da  bandeira paulista de Lourenço Castanho Taques, primeira a chegar nas minas auríferas dessa terra. Mas, no caminho, muitos se perderam e, então, muitos dos índios Candidés, que habitavam o local, foram aniquilados pela ambição dos bandeirantes.
Em 1733, depois da passagem de Lourenço, Feliciano Cardoso Camargo, à procura das minas, veio com sua bandeira  desbravar o que viria a ser Itapecirica. Nessa expedição, descobriram um ribeirão ao qual deram o nome de Tamanduá, por ser este o animal nativo dessa terra. Sete anos depois, estava formado o arraial que, em 20 de Novembro de 1789 tornou-se São Bento do Tamanduá. São Bento do Tamanduá era compreendido por 34 distritos e tinha como fonte de renda a pecuária.
Em 19 de Outubro de 1882, a cidade ganhou o nome de Itapacerica. Em 1891, a via férrea chegou à região, marcando sinais de progresso.
As manifestações culturais que são conhecidas nacionalmente, como o Festival de Inverno e o carnaval de rua, considerados um dos melhores do estado, marcam a vida cultural de Itapecerica. O Festival, realizado no final de julho, consiste em uma manifestação de artistas locais, que se expressam através de suas mãos e de cantos ao som de violinos e orquestras. O carnaval nos leva a uma animada viagem ao passado, com as marchinhas que rarissímas vezes escutamos.
A história de Itapecerica é contada através de seus casarios que guardam as tradições locais. A crença e a religião não poderiam faltar. As festas religiosas são as mais importantes e de maior freqüência. A Semana Santa é comemorada em todos os seus dias, sendo a procissão do enterro, na Sexta-Feira da Paixão, uma das mais belas de Minas Gerais.
Com toda essa história e atrações, a Velha Tamanduá, como é carinhosamente chamada, espera o turista.

Significado do Nome

Itapecerica, que na língua dos índios quer dizer pedra lisa e escorregadia.

Aniversário da Cidade

20 de novembro

Gentílico

itapecericano

População

21.377 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo.   

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Divinópolis, Formiga, Oliveira, Cláudio, Camacho, Pedra do Indaiá.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

180 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ermida Nossa Senhora das Mercês 

Não existe documentação sobre a data da construção da igreja, supõe-se que seja uma construção da primeira metade do século XVIII.

Igreja de São Francisco 

Construída em 1801, a Igreja de São Francisco pode ser caranterizada pela sua antiguidade, beleza e imponência. Os santos de olhos tristes com túnicas, capas coloridas, coroas, resplendores com pedras brilhantes, franjas, perucas, asas e auréolas são o destaque.

Igreja Ermida de Nossa Senhora dos Dores 

Esta igreja está localizada no povoado de Sucupira e se caracteriza pela simplicidade e singeleza de sua construção.

Igreja Nossa Senhora das Graças 

Uma das mais recentes igrejas de Itapecirica, foi concluída e inaugurada em 1949.

Igreja Nossa Senhora do Desterro 

Considerada uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais. Sua construção antecede a da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto. A edificação permitiu a expansão da área física do arraial, fixando ali sua povoação.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Sobre a construção dessa igreja não existe documentação, só se sabe que foi construída pela confraria dos irmãos do Rosário, integrada por negros e escravos.

Matriz de São Bento 

Destacada na paisagem de Itapecirica a imponente matriz recebeu a benção em 1904 e teve suas torres concluídas em 1912.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Reinado do Rosário-Itapecerica. Há quase dois séculos, comemora-se na cidade de Itapecerica o famoso Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Essa tradição herdada dos negros da África dos países Congo e Moçambique, cujas danças e ritmos formam e denominam os grupos desta festa, incluindo o Vilão; mantém-se sólida em nossa cidade até os dias de hoje. De um batuque feito pelos escravos nas senzalas comemorando a coroação de seus reis e rainhas. Dançando e fazendo exibições de fé, originou-se a festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora das Mercês, que se tornaram os patronos do Reinado do Rosário de ltapecerica.
Por serem miraculosos, os santos da irmandade, recebem durante o ano as promessas que serão cumpridas nessa festa Adultos como também crianças, dezenas deles, vestidos de mordomos, reis, rainhas, príncipes e princesas, são buscados em suas casas pelos ternos e levados até o palanque do Rosário, na Praça Santa Cruz, juntos com o santo de sua devoção, para que cumpram suas promessas, juntamente com os festeiros convidados.

O carnaval já não ocorre mais no Parque de Exposições e sim nas ruas da cidade, como é tradição no carnaval mineiro. Destaque para os blocos Mal Dormidos e Suvaco de Cobra;

- Semana Santa - Bênção dos Ramos na Igreja de São Francisco e caminhada em direção à Igreja Matriz, pelas Ruas Cônego Cesário e Rodrigues Pereira, com encenação da entrada de Jesus em Jerusalém.

- Festival de Inverno

Festival de Gastronomia Rural, que teve sua terceira edição realizada este ano

- Giramundo - Itapecerica  -Um dos contos de fadas mais conhecidos em todo mundo, A Bela Adormecida, ganha nova remontagem do Giramundo Teatro de Bonecos e será apresentado dia 29 de Julho, às 20h30 na Praça Alexandre Szunty, em Itapecerica. A entrada é franca. Por integrar o projeto Teatro Móvel Giramundo é necessário adaptar todo o espetáculo para o caminhão. A estrutura utilizada na construção da cenografia é de madeira e todo o revestimento em bambu. Como aconteceu com a remontagem do Auto das Pastorinhas, no final do ano passado, o artesanato mineiro será utilizado com colchas, patchwork, fuxicos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECERICA

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3341-8500

Sites: http://www.itapecerica.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3341-1925

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itapecerica

Nasci em Itapecerica e logo fui para Formiga. No entanto, nossas férias, feriados e finais de semana sempre foram em Itapecerica. Pra mim a cidade tem cheiro de férias, de descanso e convite a paz, ao encontro com os amigos, à prosa. Hoje moro em São Luís do Maranhão, mas pelo menos 1 vez por ano procuro voltar à minha terra natal.
Por: elaine augusto de azevedo

Já visitei fiz muitos amigos,e pretendo voltar novamente moro em São Paulo tenho parentes que mora ai e trabalha no grafite.
Por: Débora da Silva Amaral

Tenho alguns parentes que mora nesta cidade e tive a opurtunidade de conhece-la a um tempo atras.acho que tudo e realmente muito bonito;mas o melhor de tudo e o carisma das pessoas.volterei em breve!!!!
Por: flavia morgane melo do carmo

Itapecerica, cidade boa demais. Muito tranquila, gente hospitaleira, praças maravilhosas com muita limpeza e organização. Vale a pena viver em Itapecerica!
Por: Daniel Silva

adoro Itapecerica cidade das rosas bailes religiâo festas e eventos como festival de invernoe outrs mais como a igreija saõ francisco e n s das graçaspraça do coreto è o maior orgulho p Itapecerica , obrigada por este espaço abraços
Por: Lucilia silva de Morais

nasci nesta cidade mas moro há 18 anos fora, e sempre que posso volto pois é uma cidade linda, hospitaleira, festeira, sem violencia onde todos se conhecem. sinto sempre em casa em itapecerica
Por: leonardo

Nasci em Itapacerica há 62 anos e estive nesta linda cidade em 2005, fiquei encantada com desenvolvimento e a garra do povo de lá, quem não conhece deve incluir Itapecerica em seu roteiro turístico só assim vai conhecer os quitutes das mineiras.
Por: Maria Francisca Vaz Tostes

pequena e linda cidade historica,possui infraestrutura em hotelaria nos arredores 2 hteis fazendas de otimo nivel. recomendo para lazer e repouso. clima temperado ,um pouco frio no inverno.
Por: maria lucia oliveira

Cidade charmosa, pequena, mas respeitosa a nossa história. O carnaval é fantástico para adolescentes até 18 anos, acontece na rua principal, com trio elétrico, muita segurança e agradáveis opções de barzinhos para os pais. Muita gente bonita! Acontece também um festival gastronômico (maio) e um festival de inverno(Julho). Os habitantes da cidade são simples e ainda não aprenderam a conviver com turistas. Mas, apesar disso vale a pena conhecer mais esse pedacinho da nossa IMENSA GERAIS. Minas são muitas!
Por: Rozália

nasci, em itapecerica em 10/11/1951, vivo em sao paulo desde 1972, mas sempre que posso vou ate la , pois esta cidade me encanta d+, gostaria de receber o e-mail do AITA, grato
Por: carlos alberto da silva

Conheço Linda cidade , Povo bon e isso Uai!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Jose Jorge Filho

O que tem de melhor em Itapecerica-MG, são as festas tradicionais, como: Mês de Junho/2011 de 23 à 26, Festival da Gastronomia "Comidas da Roça". Em Julho, Festival de Inverno. Em Agosto, Reinado do Rosário, é festa o ano inteiro, iniciando-se com o Melhor Carnaval de Interior do Estado de Minas, em Fevereiro.
Por: denilson José de Medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapecerica
Fundação:
1789
Altitude:
835m
População:
21.827 habitantes
Área:
1.045,0km²
Densidade Demográfica:
20,89hab/km²
CEP:
35550-000

Envie seu comentário sobre Itapecerica

banner