Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Itapecerica?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Itapecerica

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Rota dos Tropeiros

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itapecerica teve sua origem ligada à passagem da  bandeira paulista de Lourenço Castanho Taques, primeira a chegar nas minas auríferas dessa terra. Mas, no caminho, muitos se perderam e, então, muitos dos índios Candidés, que habitavam o local, foram aniquilados pela ambição dos bandeirantes.
Em 1733, depois da passagem de Lourenço, Feliciano Cardoso Camargo, à procura das minas, veio com sua bandeira  desbravar o que viria a ser Itapecirica. Nessa expedição, descobriram um ribeirão ao qual deram o nome de Tamanduá, por ser este o animal nativo dessa terra. Sete anos depois, estava formado o arraial que, em 20 de Novembro de 1789 tornou-se São Bento do Tamanduá. São Bento do Tamanduá era compreendido por 34 distritos e tinha como fonte de renda a pecuária.
Em 19 de Outubro de 1882, a cidade ganhou o nome de Itapacerica. Em 1891, a via férrea chegou à região, marcando sinais de progresso.
As manifestações culturais que são conhecidas nacionalmente, como o Festival de Inverno e o carnaval de rua, considerados um dos melhores do estado, marcam a vida cultural de Itapecerica. O Festival, realizado no final de julho, consiste em uma manifestação de artistas locais, que se expressam através de suas mãos e de cantos ao som de violinos e orquestras. O carnaval nos leva a uma animada viagem ao passado, com as marchinhas que rarissímas vezes escutamos.
A história de Itapecerica é contada através de seus casarios que guardam as tradições locais. A crença e a religião não poderiam faltar. As festas religiosas são as mais importantes e de maior freqüência. A Semana Santa é comemorada em todos os seus dias, sendo a procissão do enterro, na Sexta-Feira da Paixão, uma das mais belas de Minas Gerais.
Com toda essa história e atrações, a Velha Tamanduá, como é carinhosamente chamada, espera o turista.

Significado do Nome

Itapecerica, que na língua dos índios quer dizer pedra lisa e escorregadia.

Aniversário da Cidade

20 de novembro

Gentílico

itapecericano

População

21.377 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo.   

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Divinópolis, Formiga, Oliveira, Cláudio, Camacho, Pedra do Indaiá.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

180 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ermida Nossa Senhora das Mercês 

Não existe documentação sobre a data da construção da igreja, supõe-se que seja uma construção da primeira metade do século XVIII.

Igreja de São Francisco 

Construída em 1801, a Igreja de São Francisco pode ser caranterizada pela sua antiguidade, beleza e imponência. Os santos de olhos tristes com túnicas, capas coloridas, coroas, resplendores com pedras brilhantes, franjas, perucas, asas e auréolas são o destaque.

Igreja Ermida de Nossa Senhora dos Dores 

Esta igreja está localizada no povoado de Sucupira e se caracteriza pela simplicidade e singeleza de sua construção.

Igreja Nossa Senhora das Graças 

Uma das mais recentes igrejas de Itapecirica, foi concluída e inaugurada em 1949.

Igreja Nossa Senhora do Desterro 

Considerada uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais. Sua construção antecede a da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto. A edificação permitiu a expansão da área física do arraial, fixando ali sua povoação.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Sobre a construção dessa igreja não existe documentação, só se sabe que foi construída pela confraria dos irmãos do Rosário, integrada por negros e escravos.

Matriz de São Bento 

Destacada na paisagem de Itapecirica a imponente matriz recebeu a benção em 1904 e teve suas torres concluídas em 1912.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Reinado do Rosário-Itapecerica. Há quase dois séculos, comemora-se na cidade de Itapecerica o famoso Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Essa tradição herdada dos negros da África dos países Congo e Moçambique, cujas danças e ritmos formam e denominam os grupos desta festa, incluindo o Vilão; mantém-se sólida em nossa cidade até os dias de hoje. De um batuque feito pelos escravos nas senzalas comemorando a coroação de seus reis e rainhas. Dançando e fazendo exibições de fé, originou-se a festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora das Mercês, que se tornaram os patronos do Reinado do Rosário de ltapecerica.
Por serem miraculosos, os santos da irmandade, recebem durante o ano as promessas que serão cumpridas nessa festa Adultos como também crianças, dezenas deles, vestidos de mordomos, reis, rainhas, príncipes e princesas, são buscados em suas casas pelos ternos e levados até o palanque do Rosário, na Praça Santa Cruz, juntos com o santo de sua devoção, para que cumpram suas promessas, juntamente com os festeiros convidados.

O carnaval já não ocorre mais no Parque de Exposições e sim nas ruas da cidade, como é tradição no carnaval mineiro. Destaque para os blocos Mal Dormidos e Suvaco de Cobra;

- Semana Santa - Bênção dos Ramos na Igreja de São Francisco e caminhada em direção à Igreja Matriz, pelas Ruas Cônego Cesário e Rodrigues Pereira, com encenação da entrada de Jesus em Jerusalém.

- Festival de Inverno

Festival de Gastronomia Rural, que teve sua terceira edição realizada este ano

- Giramundo - Itapecerica  -Um dos contos de fadas mais conhecidos em todo mundo, A Bela Adormecida, ganha nova remontagem do Giramundo Teatro de Bonecos e será apresentado dia 29 de Julho, às 20h30 na Praça Alexandre Szunty, em Itapecerica. A entrada é franca. Por integrar o projeto Teatro Móvel Giramundo é necessário adaptar todo o espetáculo para o caminhão. A estrutura utilizada na construção da cenografia é de madeira e todo o revestimento em bambu. Como aconteceu com a remontagem do Auto das Pastorinhas, no final do ano passado, o artesanato mineiro será utilizado com colchas, patchwork, fuxicos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECERICA

E-mail: prefeituramunicipal.itapecerica@bol.com.br

Telefones: (37) 3341-8500

Sites: http://www.itapecerica.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartorioitapecerica@yahoo.com.br

Telefones: (37) 3341-1925

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Itapecerica e pousadas em Itapecerica para visitar Itapecerica.

Promova a cidade de Itapecerica no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!