Ilicínea

Ilicínea-MG
banner

Bem-vindo a Ilicínea!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ilicínea, informações e fotos da maravilhosa Ilicínea. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ilicínea, recomendadas por internautas.

A cidade de Ilicínea, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 857m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.529 habitantes. A área total de Ilicínea é de 383,1km², e sua densidade demográfica é de 27,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ilicínea-MG é 37175-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ilicínea

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Lago das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Como decorrência das lutas entre as bandeiras de Fernão Dias Paes Leme e os Indígenas para conquista e desbravamento das terras banhadas pelo célebre Rio Grande, criou-se a lenda de que um riquíssimo tesouro havia sido enterrado nas margens do Itaci e que por motivos diversos lá ainda se encontrava, mesmo 100 anos depois, mais ou menos nos meados do século XVIII. Essa lenda serviu para despertar a cobiça de alguns aventureiros, dentre eles João de Sousa Bueno e Constantino de Albuquerque, que se embrenharam mata a dentro, à procura do tão falado tesouro, chegando às margens do Itaci onde a desilusão os esperava. Sem o que ambicionavam, trataram de aproveitar as terras que ainda sem dono certo poderiam compensar-lhes, em partes, as canseiras da viagem. Formou-se daí um pequeno povoado distante 24 quilometros do Rio Grande e 18 do Rio Sapucaí, que mais tarde se transformaria na atual cidade de Ilicínea. No início do século XIX, quando já era grande o número de fazendeiros locais, Inácio de Andrade e Antônio Cassimiro Monteiro doaram terras a Nossa Senhora Aparecida. Edificou-se uma capela em torno da qual o povoado que, em 1938, como distrito, recebeu o nome de Ilicínea. Em 1953, desmembrando do Município de Boa Esperança, foi elevada a igual categoria de cidade. Na atualidade se tornou numa próspera cidade pertencente à Comarca de Boa Esperança.

Significado do Nome

A origem do nome da cidade vem do latim. Em alusão ao antigo nome do distrito Congonhas (espécie de planta encontrada na região) adotou-se Ilice do latim e o sufixo inea, formando assim Ilicínea que somente em 1953 deixou a condição de distrito emancipando-se como município.

Gentílico

Ilicinense

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

ilicinense

População

11.488 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Venha conhecer os pontos turisticos de Ilicínea. Se você quer muito lazer, venha para cá!

Clima

Tropical

Temperatura Média

21° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Guapé, Carmo do Rio Claro, Boa Esperança

Acesso Rodoviário

BR-265, MG-050, BR-381, MG-389

Distâncias:

Da Capital:

351 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Buracão

É uma bela cachoeira, com 4 quedas dágua naturais. Não há poluição e nenhum tipo de agressão ao meio ambiente, visto que começou a ser explorada há pouco tempo.
Localiza-se a 25Km de distância do centro da cidade.

Cachoeira do Coronel

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cruzeiro do Serrote

Categoria: Atrativos Histórico - Culturais

Mirante da Serra do Serrote

Rampa de Vôo Livre

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

12 - Padroeira Nossa Senhora Aparecida 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILICÍNEA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3854-1319  

Sites: http://www.ilicinea.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3854-1407 / 9939-1196

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ilicínea

ilicinea, lugar aconchegante e de natureza exuberante;lugar que tem sua história ligada a história do monsenhor que foi brutalmente assasinado em sua casa e também tem o mirante da serra do serrote e a rampa de voo livre na serra da urtiga propicia para voo de pára pente, enfim, Ilicinea é um ótimo lugar para se viver.
Por: lucinea santos siqueira

Vou conhecer Ilicinia dia ,12,13,14 de dezembro na grande festa de encontro dos triciclista depois deixarei minha opinião até lá aguardo com anciedade.
Por: Augusto Starling Mosci

Conheço, me sinto mto bem aí, povo mto legal e educado..no carnavalestarei aí...
Por: Rogério Torres

Sou desta querida, da Comunidade São José, atrás da Serra do Serrote, ponto turístico e visitado principalmente pelos grupos de motocros. Volto nas férias e a cada dois meses para ver meus parentes e amigos. Nesta cidade,será acolhido, orientado e apoiado em qulaquer necessidade. Há cachoeiras, hoteis, risos. Estando ali, ajude a proteger a natureza, sabendo que a consciência ecológica faz parte de todos os moradores urbanos e rurais. Visite nossa cidade. Sem esquecer, a atual Reitora da Univerdidade de São Paulo Dra Suely Vilela é ilicinense, assim com muitos de nós, que construimos outras cidades pelo espírito forte e amigo desta terra querida. Abraço. Vicente de Paula Alves, atualmente morando em São Paulo com meus quatro filhos e esposa.
Por: vicente de paula alves

Essa cidade e maravilhosa, venha conhecer nossos pontos turisticos.
Por: Maryene justino

eu moro aqui e aqui é muito bom, ao longo do campeoneto de voo livre e muito legal e sempre acontece nos meados de agosto e setembro, o motocross é muito apreciado temos otimos pilotos, e a festa de peão é considerfada a melhor da região, aqui é muito bom e ainda tem as varias cachoeiras, vale a pena.
Por: abnner damasceno costa

sou de boa esperança mas todos os meus familiares moram ai amo d+ essa cidade e odeio quando falo dela pra alguem e eles começam a rir na minha cara dizendo que ilicity e invençao da minha cabeça....sou da familia corrêa e louca por essa cidadezinha essa pequena notavel.... e isso ai vou ficando por aqui pois chego a me emocionar bjao e obrigada pela oportunidade.....fuizzzz
Por: maria cristna correa

é Ilicinea que eu e todos que passam por aqui ama, lugar de gente acolhedora e povo hospitaleiro, turismo natural, cachoeiras, montanhas,igrejas,história do povo na casa da cultura e de bom pastor com sua trágica morte. venha conhecer, você não vai se arrepender, aqui o povo chega e não quer mais ir embora.
Por: LUCINEA SANTOS SIQUEIRA

eu ja estive em ilicinea e depois eu mudei para esta cidade maravilhosa
Por: luiz edu

Ilicínea minha terra natal, a melhor cidade do mundo.
Por: Matozalem Miguel Curi

Ilicínea é minha cidade natal adoro morar aqui, fui morar fora uns tempos mais voltei agora pra ficar. É um povo aconchegante com muitos lugares bonitos e natureza pra se ver. Quem bebe desta água sempre volta rsrsrsrsr.Tenho orgulho de ser Ilicinense
Por: Edmar Vilela Alves

grande cidade onde naci e vivi até meus 15 anos sou filho do sebastião silvestre munto conhecido na cidade temos terra no viradouro lugar lindo hoje estou em são paulo mas estou todo feriado em ilicinea abçs com mt paz a todos conhecidos robertinho/bar do toizinho/ze lau/bar do naidson amo ilicinea
Por: joão batista ferreira

Não só conheço com nasci nessa Cidade maravilhosa, amo de paixão pena que moro longe no Rio de Janeiro. Sou filha de Maurílio Resende e Nagib Zacharias Resende. Irmã do Magno, Vera Cruz, Lamara, Catulio e João. Gostaria de ver novamente uma placa na saída de Ilicínea para Boa Esperança com dizeres assim NÃO FAÇA DE ILICÍNEA UMA SAUDADE, VOLTE SEMPRE. Nessa Cidade tem tudo de bom parentes, amigos, colegas, cachoeiras, bons bares e tudo de mais valioso se encontra nessa Santa terrinha. Deixo meu abraço fraterno com aromas de alecrim com jasmim a todos os Ilicinenses e até a próxima.
Por: Lucia Helena Resende Barbosa

Fiquei feliz em ter podido ajudar um pouco a divulgar as belezas de nossa pequena mas, acolhedora Cidade de Ilicínea.Tenho outras fotos mas preciso procurá-las com mais tempo. Abraços fraternos.
Por: Lucia Helena Resende Barbosa

Ilicinea e uma cidade maravilhosa!!! E inpuciveu alguem num gostar daqui!!! Eu moro em Ilicinea e tenho muito orgolho daqui!!! bjx Gaby
Por: Gabrielle Andrade Costa

Para se apaixonar basta visitá-la uma vez... Para amá-la para sempre precisa ter subido na serra da Urtiga...
Por: ANTONIO CARLOS DA COSTA

Cidade acolhedora, gente educada, mulheres bonitas
Por: Rogério Torres

Nasci em Ilicinea,sai de la em1988, praticamente nem conheço mais, deve estar tudo mudado,tenho muitas saudades.
Por: Maria Teresa de Andrade

É ILICINEA Q EU AMO.....LUGAR MELHOR NÃO HÁ.CIDADE HOSPITALEIRA DE PESSOAS HUMILDES E AMOROSAS.....
Por: angelica andrade santos

Não só conheço como nasci e cresci na cidade,e posso garantir que é um pedaçinho do ceu,eu Amo e sempre vou amá-la. Bjss a todos os ilicinenses.
Por: keila cristina cunha

ilicinea e tudo d bom,mas ainda melhor sao suas paisagens e serras, com calhoeiras lindas.
Por: fabiana

E A I Q CIDADE LOUCA MANO ENCANTEI COM ESSA CIDADE MUITO BONITA Q TEM VARIOS LUGATES PARA A GENTE IR
Por: SILAS

Eu adoro essa cidade ...pq ela é uma cidade que a gente conhece o povo todo .. e eles sao todos nossos amigos. Eu adoro as festas desta cidade.. Eu nunca vou esquecer desta cidade linda ...
Por: Taíssa Cabral

sou de Ilicínea,filho do saudoso João costinha,tenho parentes que mora aí.Deu uma saudade danada quando vi a foto da serra da urtiga.Lugar onde vivi uma parte de minha vida.Continue postanto fotos de Ilicinia,assim matamos a saudade aqui de longe.Moro em campinas sp há muitos anos.Parabéns pelo portal.
Por: francisco vilela costa

Como filho desta cidade recordo com muita saudade do tempo em que morei ai. Povo amigo e hospitaleiro. Meu irmão foi o melhor jogador de futebol da cidade o zé taquara..Abraços a todos do luiz r lima.
Por: luiz rodrigues de lima

essa cidade parece ser muito bonita tenho vontade de conhecer mais fica muito longe da minha
Por: mariana

ilicinea parece ser uma cidade muito gostosa de se morar.
Por: jamil

moro em são sebastiao estado de s.paulo,conheç o muito ilicinea,é uma cid ade maravilhosa,seu povo são muito hospitalei ros.tenho tios nascidos e moradores dessa cidade. um grande abraços ao po vo de ilicinea.Ari
Por: Jose de Arimatéia Ferreira

Ilicínea "Voce é uma cidade tão jovem, sua idade é de uma debutante, eu quero sempre com voce ficar pois voce é minha amada amante". (sandoval e mauro).
Por: nirlei

haa .. ilicinea é meu porto seguro .. so ai eu me desligo do mundo.! adoro passar minhas ferias nesse lugar tao aconchegante cheio de pessoas que levo sempre do lado esquerdo do meu peito .. haa se eu tivesse asas, estaria indo voando pra esse lugar nesse exato momento. Familia amo voces.!!
Por: Stelânia Cristina

conheça ilicinea pois ele é uma cidade calma e vc vai adorar... ela tem muitas coisas para te oferecer k
Por: gi

fui conhecer a cidade atraves de trabalho. em uma licitação na prefeitura.gostei muito fiu visitar justamente no frio e achei a ciadade muito aconchegante. parabens a cidade. muito bonita por ser um interior .
Por: teodora lacerda

nasci e residi em ilicínea até aos 19 anos.não dá para esquecer do berço natal. sempre estou visitando paentes e amigos nesta aconchegante e bela cidade.
Por: luiz antonio bernardes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilicínea
Fundação:
1953
Altitude:
857m
População:
10.529 habitantes
Área:
383,1km²
Densidade Demográfica:
27,48hab/km²
CEP:
37175-000

Envie seu comentário sobre Ilicínea