Guarará

Guarará-MG
banner

Bem-vindo a Guarará!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Guarará, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Guarará, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 558m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.369 habitantes. A área total de Guarará é de 88,8km², e sua densidade demográfica é de 49,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guarará-MG é 36606-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guarará

                                                     

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e a instauração do Governo Provisório republicano, o Presidente e marechal Deodoro da Fonseca, nomeou para o governo provisório de Minas Gerais, o Sr. Crispim Jacques Bias Fortes e foi pelo decreto número 278, de 5 de dezembro de 1890,[19] por uma proposta do vereador Padre Manoel José Corrêa, que a freguesia do Espírito Santo do Mar de Espanha, com território que abrangia Bicas, Maripá, Santa Helena e Forquilha, foi elevada à categoria de Vila e passou a denominar-se Vila do Espírito Santo do Guarará e em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual nº 343, a Vila passou a denominar-se "Vila do Guarará". O Município foi emancipado em 5 de dezembro de 1890, mas a então Vila de fato foi instalada em 1 de fevereiro de 1891, na residência, em Guarará, do 2º Barão de Catas Altas, foi instalada a câmara da vila do Guarará e era onde funcionava a sede da divisão administrativa, que compunha então de de Guarará, do distrito da sede de Bicas, (que estava nascendo) e de Maripá, antigo Córrego do Meio, ratificada depois em 1911 (outra divisão territorial de significância histórica para a região, depois de 1911, ocorreria em 1 de junho de 1960.
Em 14 de setembro de 1891, a Vila do Guarará, é desmembrada de Mar de Espanha, através do decreto-lei estadual nº 2 e a qual são agregados os seguintes distritos: Guarará, Forquilha, Maripá (antigo Córrego do Meio),[20] Bicas e Santa Helena. Três anos depois, o nome é novamente mudado para Espírito Santo do Guarará e em 1903, cria-se o município que passa a figurar com o nome definitivo, e até hoje conhecido, de Guarará.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Dezembro

Gentílico

guararaense

População

3.929 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Após o longo período de extração mineral, no período colonial, pela coroa portuguesa e, dado o esgotamento visceral das jazidas, houve-se por bem mudar o rumo das atividades econômicas na região. Ocorreu então as sesmarias, ou seja, a distribuição de terras aos colonos que se tornaram em pouco, grandes fazendeiros.

Clima 

Tropical de altitude    

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Bicas, Mar de Espanha, Maripá de Minas e Pequeri.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

233 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL GUARARÁ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.guarara.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, 1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3264-1230 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guarará

Fui a Guarará na década de 80 (1982/1984), por ocasiões da Páscoa, Dia da Crianças e Natal. Erámos uma turma de amigos do trabalho e ficávamos hospedados e um orfanato (não sei se ainda existe) administrado por um professor chamado Irineu. Nessas ocasiões fazíamos a festa pra s crianças, sempre levando donativos. As refeições eram feitas na pensão da dona Aparecida. Nós nos divertíamos muito nos baile de forró que sempre tinha por lá. Bons tempos. Depois que o tal professor faleceu e nosso contato saiu da empresa, não fomos mais lá. Mas lembro de algumas criança, que hoje ão adultas (Carlos Roberto, Regininha e uma menina altista que não lembro o nome).
Por: Vanda Cristina

GUARARA E UMA CIDADE BONITA E PACATA . EU MORO AQUI , E PRETENDO CRIAR MEUS FILHOS AQUI .
Por: VANUSA DA SILVA MARIANO

Meu marido tem parentes no Guarará,eu sou do RIO DE JANEIRO conheci essa cidade no ano de 2002, é uma cidade calma e maravilhosa para passar ferías, to com saudades! Todos me receberam muito bem!!!
Por: vanilza marques

amo essa cidade e maravilhosa nasci e fui criada e tenho orgulho de mora nela
Por: aline

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guarará
Fundação:
1890
Altitude:
558m
População:
4.369 habitantes
Área:
88,8km²
Densidade Demográfica:
49,20hab/km²
CEP:
36606-000

Envie seu comentário sobre Guarará

banner