Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Guapé?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Guapé

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Lago das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras referências da origem do município datam de 1825, quando se deu a construção da primeira capela. Somente trinta anos depois o povoado é elevado a freguesia, com o nome de São Francisco de Aguapé, fazendo parte do município de Boa Esperança, com o nome de São Francisco do Rio Grande. Em 3 de fevereiro de 1924, o distrito foi elevado a município, passando a chamar-se Guapé.
A construção de uma represa, para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek no fim dos anos 50, provocou a inundação de 206 quilômetros quadrados do município, um terço da área total.
Porém a inundação pelas águas de Furnas provocaram um atraso no desenvolvimento da cidade. Pontes e estradas hoje submersas foram substituídas por balsas, e das cinco estradas de acesso a cidade, apenas uma é pavimentada.
Furnas inundou Guapé e a má administração da cidade dos tempos da inundação até hoje não soube correr e exigir de Furnas, e dos governos Federal e Estadual, obras de infra-estrutura, como pontes e estradas pavimentas.
O café, que é sua maior riqueza, foi roubado, quando uma quadrilha de ladrões desviou o café da [Coocafeg (Cooperativa dos cafeicultores de Guapé)] deixando vários produtores lesados e com grande prejuízo.
O município, situado entre os rios Grande e Sapucaí, teve grande parte de suas terras e sua própria sede inundadas. Foi, então, construída uma nova cidade em local mais alto. Hoje o município possui, para entretenimento de sua população e dos visitantes, o Ipê Clube Campestre Guapé, próximo à represa de Furnas, o Parque Municipal do Paredão com três cachoeiras de rara beleza.

Significado do Nome

Que é, na língua indígena, uma planta aquática que recobre a superfície dos lagos e rios com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde.

Aniversário da Cidade

03 de Fevereiro

Gentílico

guapeense

População

13.838 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia local esta baseada na agricultura, com a predominância do café para exportação, leite, gado de corte, cachaça artezanal e milho, dentre outros produtos. A indústria da pedra decorativa (arenito) vem se sofisticando a partir da década de 90 e na entrada do século XXI despontou a indústria do vestuário.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Oeste

Limites

Capitolio, Formiga, Pimenta, Boa esperança, Cristais, Ilicinea, Carmo do Rio Claro, São José da Barra

Acesso Rodoviário

MG-050 /MG-170/Br-381

Distâncias:

Da Capital:

290 km

Outras:

Cidade     Distância (km)

Belo Horizonte       293
São Paulo             438
Rio de Janeiro       516
Brasília                806
Goiânia                800
Curitiba                847
Capitólio                26
Varginha              125
Passos                 103

hspace=0 TURISMO

Resumo:

A cidade de Guapé é dotada de belas cachoeiras, as quais você pode desfrutar da beleza durante os dias em que passar na cidade. Divirta-se pescando Tucunarés, Lambaris, Piaparas, Dourados, Traíras, Piau, Mandi, Tilápia Nilótica e Rendali e várias outras espécies!

Principais Pontos Turísticos

Barragem de Furnas

A Barragem de Furnas, construída na garganta do Rio Grande, a jusante da sua confluência com o Rio Sapucaí, tem 127m de altura, 550m de comprimento e 15m de largura na sua Crista.
A característica mais notável do Lago de Furnas é o seu tamanho. A área inundada é de 1440 Km², estendendo o Lago por 240 Km no bravo do Rio Grande, cruzando a rodovia Federal 381 entre Belo Horizonte e São Paulo, nas proximidades de Ribeirão Vermelho. Estende-se também por cerca de 170 Km no Bravo do Rio Sapucaí, alcançando as proximidades de Varginha. O Lago tem a cota máxima de operação de 772m e a cota mínima de 750m. O volume de terra e enrocamento é de 9.450.000m².
No reservatório, o nível dágua máximo normal é de 768m, o nível mínimo dágua normal é de 750m, sendo o volume total de água de 22590 x 106 m³. Os objetivos primários da Barragem e do Lago de Furnas são a produção de eletricidade e a regularização da vazão do Rio Grande.
A terra que circunda o Lago de Furnas é caracterizada por uma variedade de aspectos físicos, sendo alguns de grande raridade. Topograficamente, tal região varia de terrenos razoavelmente planos para Colinas onduladas e de montanhas. Esta topografia determina a variedade de relações terra-água na área do Lago.
Endereço: Sudoeste do Estado de Minas Gerais
Como Chegar: Partindo de Belo Horizonte tomar MG 050 em direção ao Sudoeste do Estado. 

Cachoeira de Água Limpa

A Cachoeira de Água Limpa é formada pelo córrego de mesmo nome, que deságua na represa de Furnas.
Este córrego possui mais de seis quedas de águas cristalinas, que caem de um cannyon de aproximadamente 4 Km de extensão, formando várias piscinas naturais, próprias para o banho.
No local onde localiza-se a cachoeira, encontra-se área para camping e pesca. A região é cercada de altas montanhas, com vegetação densa de campos, possuindo matas ciliares ralas.
A fauna é rica e variada: capivaras, lobos-guará, macacos suá e monocarvoeiro, micos sagüi, raposas, tucanos e pica-paus. Os peixes mais encontrados são o mandi e a traíra.
Endereço: Serra da Rapadura
Como Chegar: Seguir até a saída para Passos e Boa Esperança. Tomar estrada que leva à comunidade de Jacutinga. Seguir até a Usina do Dr. Passos Maia e tomar estrada que leva a Carmo do Rio Claro até a divisa com o município. Após, seguir o curso do rio até o atrativo.
 
Cachoeira do Capão Quente

A Cachoeira do Capão Quente é formada pelas águas do Córrego da Jacutinga, com uma pequena queda de aproximadamente 6 metros de altura. Desaguando em uma piscina natural com cerca de 5 metros de profundidade, possui águas cristalinas, com temperatura em torno de 22ºC, apropriada para banhos e mergulhos.
A vegetação circundante é formada por árvores de grande porte, como a massaranduba, sendo encontradas várias espécies de pássaros e pequenos animais silvestres.
Endereço: Fazenda do Capão Quente
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção à comunidade de Jacutinga. Tomar o acesso que leva à Fazenda Capão Quente, virando à direita na estrada que dá ao córrego da Jacutinga. Caminhar aproximadamente 700 m.
 
Cachoeira do Inferno

A Cachoeira do Inferno é formada pelas águas do Córrego da Anta, possuindo um salto de aproximadamente 35 metros de altura.
Ela corre por entre as pedras, desaguando em uma pequena piscina natural que, posteriormente, deságua em um poço impróprio para mergulho. A água é límpida e a temperatura encontra-se em torno de 20ºC.
A vegetação circundante é de mata de galeria, rala e rasteira.
A fauna consiste em variados pássaros e pequenos animais silvestres.
Endereço: Divisa de Município de Guapé/Ilicínea
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção à comunidade de Monteiros. Após, tomar estrada que leva ao ponto de Fernandes até o córrego da Anta (aproximadamente 13 km).
 
Cachoeira do Macuco

A Cachoeira do Macuco é formada pelo Córrego da Empreitada, nascendo a 1.200 metros de altitude, com uma queda livre de 46 metros.
Suas águas cristalinas formam uma piscina natural, própria para saltos e mergulhos, com temperatura em torno de 20º C.
Ao redor desta piscina, a área é livre, com vegetação rala, servindo ao camping selvagem. Atrás da queda dágua, há um abrigo natural formado pelas rochas, com vegetação de mata-galeria, que permite atravessar de um lado para o outro.
Pássaros e pequenos animais silvestres formam a fauna da região.
Endereço: Estrada Guapé/Passos, próximo ao Parque do Paredão
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção ao trevo que leva a Passos. Após, seguir aproximadamente 13 km à esquerda do Parque Paredão.
 
Cachoeira do Moinho

A Cachoeira do Moinho é formada pelas águas do Córrego do Palmital, possuindo uma queda de aproximadamente 22 metros de altura.
Deságua em uma pequena piscina natural, de águas límpidas, com temperatura em torno de 20ºC.
O acesso ao local da cachoeira é difícil, sendo feito margeando-se o córrego.
Endereço: Distrito de Araúna
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção a Santo Hilário (antiga estrada Santo Hilário - Guapé), até a Fazenda Cachoeira. Após, caminhar aproximadamente 500 metros, margeando o córrego.
 
Cachoeira do Paredão
 
A Cachoeira do Paredão é formada pelo córrego do Paredão, que nasce na Serra da Rapadura a 1.300 metros de altura. A cachoeira forma várias quedas d’água que deságuam em grandes piscinas naturais e permitem banhos e mergulhos. As quedas possuem alturas variadas de 5 a 15 metros, tendo a principal aproximadamente 25 metros. As piscinas possuem em torno de 8 metros de profundidade, devendo o usuário tomar cuidado com pedras escorregadias que existem no local. A água é cristalina e sua temperatura está em torno de 20ºC. A paisagem circundante é composta por grandes paredões íngremes de quartzito, cercados por vegetação não muito densa e flora e fauna diversificadas.
Endereço: Parque Municipal do Paredão
Como Chegar: Partindo da praça Dr. Passos Maia, tomar avenida Brasil e rua Três de Fevereiro até a saída para o trevo de Passos e Boa Esperança. Andar 1.300 metros até o trevo e virar à direita, no sentido de Passos. Seguir aproximadamente 10 Km até o atrativo.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O município mantém ainda hoje um animado carnaval e grupos que mantém a tradição do congo, moçambique e a folia de reis.          

 Outubro 

04 - Padroeiro São Francisco

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPÉ

E-mail: contato@guape.mg.gov.br

Telefones:  (35) 3856-1250 / 1522   

Sites: http://www.guape.mg.gov.br/home

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO E REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS DE JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (35) 9966-0049 / 9803-9727   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Guapé e pousadas em Guapé para visitar Guapé.

Promova a cidade de Guapé no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!