Governador Valadares

Governador Valadares-MG
banner

Bem-vindo a Governador Valadares!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Governador Valadares e muitas outras opções de hospedagem na cidade Governador Valadares. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Governador Valadares.

Informações de Governador Valadares

 

Roteiros do Brasil

Região Circuito Trilhas do Rio Doce

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Remonta a 1573 a primeira tentativa de penetração no Médio Rio Doce, a partir de Porto Seguro, na Bahia. Entretanto, só no século XIX se iniciou, efetivamente a colonização do Vale do Médio Rio Doce.
Como um dos fatores que contribuíram para a fixação do homem na região, pode-se citar a Carta Régia de 13 de maio de 1808 que criou as seis Divisões Militares do Rio Doce.
A partir de então formou o povoado que mais tarde, em 1.884, se viu transformado com a criação do Distrito de Santo Antônio da Figueira. Dois elementos geográficos teriam influenciado na opção por este local: o Rio Doce, ligação com o litoral do Espírito Santo e o Pico do Ibituruna, marco referencial para os que penetram na região. Ao longo do tempo o lugar foi chamado por muitos nomes: Porto de Dom Manuel, Porto de Figueira do Rio Doce, Santo Antônio de Bom Sucesso, Porto do Figueira dos Botocudos, Baguari, Santo Antônio de Figueira, Figueira do Rio Doce, Figueira e finalmente, Governador Valadares.
Em 1909 a ferrovia Vitória-Minas chegava nas proximidades de Figueira do Rio Doce e em 15 de agosto de 1910 era inaugurada a Estação Ferroviária, que deu características de entreposto comercial ao distrito.
Em 1936/37 a conexão Vitória-Minas com a Central do Brasil, colocou Figueira em ligação com grandes centros consumidores, consolidando sua situação privilegiada na região.
As idéias de emancipação tomaram corpo em 1937, o Partido Emancipador de Figueira concretizou seus objetivos com a criação do município, emancipando-se de Peçanha. Em 17 de dezembro de 1938, com o Decreto Estadual Nº 148, o município passou a se denominar Governador Valadares.

Significado do Nome

Homenagem ao Governador Valadares 

Aniversário da Cidade

30 de Janeiro 

Gentílico

valadarense

População

263.594 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município do leste do Estado de Minas Gerais, situado no Vale do Rio Doce, Governador Valadares é uma cidade privilegiada
A sua estratégica localização geográfica, a sua completa infra-estrutura urbana, a sua vocação para o turismo e o espírito empreendedor do seu povo, fazem desta cidade parada obrigatória no caminho de quem planeja investimentos no futuro com absoluta segurança.
Considerada das mais destacadas Cidades do Estado sendo o centro de polarização econômica do Leste Mineiro, Governador Valadares vem se apresentando como a melhor opção para receber investimentos industriais.
Conhecida como a Plataforma Mundial do Vôo Livre, graças ao Pico do Ibituruna que é o palco de diversos campeonatos de vôo livre, tanto nacionais como internacionais, e pelo intenso comércio de pedras preciosas.

Clima 

Quente 

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-381

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Sardoá, Açucena, Periquito, Coaraci, Marilac, Mathias Lobato, Frei Inocêncio, Jampruca, Nova Módica, Divino das Laranjeiras, Galiléia, Tumiritinga, Alpercata e São Geraldo da Piedade.

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital:

342 km

Outras:

 

 

 

 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Pico do Ibituruna

O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, ele avista, ainda na estrada, o Pico do Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso rio Doce, ela é ponto de referência para todos que por aqui passam. Com uma altitude de 1.123 metros, o Pico pode ser avistado de todos os bairros urbanos. De sua parte mais alta se tem uma das vistas mais bonitas. O pôr do sol no Vale do Rio Doce é um momento de rara beleza. A magia do entardecer se enche de brilho quando as luzes da cidade se acendem e transformam Governador Valadares numa cidade progresso.

Lavra de Gol Conda

A lavra de Gol Conda, uma das mais antigas da cidade, atrai a curiosidade de turistas e pedristas de todo o mundo. Ainda que a mina seja um campo de trabalho, o orgulho valadarense não permite esconder do visitante as riquezas de sua terra.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Forró Comunitário - O evento tem como objetivo levar lazer à população mais carente. É realizado nos bairros da cidade com a participação de associações de bairros, grupos de jovens e entidades carentes, sendo a renda destinada aos mesmos.
Localização: Bairros da cidade

- Micareme - Festa popular realizada na quarta-feira de cinzas. Tem como objetivo tentar evitar a evasão de pessoas da cidade nesta data. É um evento que consegue unir toda a população num clima de muita alegria e total descontração.
Localização: Av. Minas Gerais

- Campeonato de Vôo Livre - Governador Valadares é sede de campeonato de vôo livre de âmbito nacional e internacional, por ser considerado o melhor local para a prática do esporte. Conta com a participação de 20 países.
A cidade é conhecida como a Plataforma Mundial do Vôo Livre e recebe todo ano centenas de pessoas vindas de diversas partes do mundo para a prática do Vôo Livre com asa-delta e paraglider.
Localização: Pico do Ibituruna
Informações: Fone: (33) 3221-4018 / 9989-3959

 Outubro

- Encontro Nacional de Veículos Antigos - Trata-se de um encontro de colecionadores de veículos antigos, dando à comunidade oportunidade de apreciar as relíquias que contam a história do automobilismo, além de possibilitar a troca de informações e a aquisição de peças para restauração de veículos.
Localização: Área livre, porém com infra-estrutura em volta (barzinhos, cobertura e etc.).

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES

E-mail:

Telefones: (32) 3279-7400

Sites: http://www.valadares.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3271-1388 / 5440

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Governador Valadares

sou nascido desta cidade mais não a conheço porque sai dai eu tinha 1 mes de nascido portanto gostaria que me envia-se algumas fotos da cidade.agradeço desde ja pela atenção de todos.
Por: sergio viana da silva

Nossa Goval uma cidade perfeita ainda mais quando e vista do alto do pico do Ibituruna ponto onde tem varios campeonado de voo livre. Cidade que se encontra gente bonita e legal nao sou de Gv mas minha cidade e perto e sempre vou la.
Por: Caroliny

OLÁ GOSTEI MUITO DE PASSAR POR GOVERNADOR VALADARES. E UMA CIDADE MUITO BONITA. GOSTEI TAMBEM DE UMA CIDADINHA PROXIMA A GOV. CIDADE DE MENTES PIMENTEL. MUITO BOM. ABRAÇOS PARA TODOS. ASS.SOUSA.
Por: FABIO DE SOUSA

varios lugares legais vcs tem qie conhecer o pico do ibituruna!!! os clubes/!!
Por: pamella

é a cidade mais linda de minas gerais.nasci lá,,minha familia ainda esta la.moro em uberlandia,mas valadares nao sai do meu coração.
Por: romilda

e uma cidade maravilhosa ja fui ai adorei tenho irmao ai e subrinos essa cidade e de se mostrar ao mundo todo
Por: helenir borges

Um cidade Maravilhosa cheio de festas morei 17 anos em Gv adora vale a Pena Ir Na Expoagro,Festa da Fantasia e também No Carnaval Fora de Época Gv Folia e Muito Bom Valadares E Outra só existe Gente Bonita e Educada há pra quem gosta de Calor lá faz o Ano todo não deixem de ir abraços Wilian atualmente moro na Região Metropolitana De Belo Horizonte em Betim Abraços.
Por: Wilian Lourenço

é uma cidade belíssima muito atrante,encatadora e possui um povo muito acolhedor sem falar na culinária peculiar,que é uma delícia.
Por: gaby

óla pessoal!!!! eu sou nascida nesta cidade maravilhosa, cresci ai, e trabalhei muito ai,gosto muito do parque de exposição ja fui muito em show ´la .adoro o rio doce tenho muitas foto tiradas do rio.haaa!! a ibituruna nen se fale e a coisa mais bela .amo esta cidade fo fundo do meu coração.tenho parente morando ai ,beijos pra vc pessoal ,e ate final do ano estarei ai se Deus quizer.
Por: cida pereira dias

oi governador valdares,mg.olha que previlegio de poder ter morado nesta cidade tao querida e maravilhosa que apesar da distancia,continua na lembranca especialmente o nosso cartao postal que e a nossa ibituruna.preserva a nossa ibituruna porque ela representa goval na area de turismo .
Por: ernane sousa

que linda essa cidade parabens governador valadares
Por: franciane

linda maravihosa,minha cidade natal,morro em bh,mas sou apaixonado por gv,viajar?so pra la,parentes,amigos, eu amo valadares
Por: nelson leite da silva

conheço muito.....sou de lá...cidade linda!!ainda pretendo um dia voltar para la,tem como ponto principal o pico do Ibituruna .
Por: sandra vieira dias s

que cidade linda e enesquecivel lugar que eu fui criado e nao tem como esquecer
Por: andre luis

sim morei la de1964 a1974 e gostaria de rever novamente esta cidade do estado em que eu nasci
Por: icm

Sou natural de Galiléia MG, filho de MANOEL DAVID DE PAULA e MARIA ROSA DE JESUS, nos anos de 1959/60, mudamos de Galiléia para Gov. Valadares, estudei no Colégio Ibituruna, durantge os anos de 1960 a 1966, bacharelei-me em direito em 1976, EM vALADARES. gOSTO MUITO DE vALADARES, ATUALMENTE MORO EM iPATINGA MG, gosto do Cartão ||Postal de Valadares "IBITURUNA". UM ABRAÇO AOS VALADARENSES iPATINGA, EM 30/11/2010.
Por: FLORENTINO HENRIQUE DE PAULA

morei em GV ate 1994,hoje moro em Mucuri Ba. Valadares e tudo de bom,linda!!!! sinto saudades, desejo a toda cidade muita paz e muitas realizações.Em Minas tudo e dom tudo tem tom, no mínimo de minas á o máximo de brasil. amo minas
Por: Elza Ferreira Tomaz Santuzi

eu adoro essa cidade foi a ondi eu nasci agora estou longe espero um dia voltar a goval cidade linda.
Por: bianka

nasci nesta cidade belas de mulheres bonitas e pessoas legais a minha saudade de goval e grande por varios motivo a melhor coisa q eu tive ae e a amizade de meus brother q ate hoje eles lenbram de min a saudade dA minha cidade de ver o trem passar de zuar e fazer bagunça nas ruas vale apena conhecer a minha cidade parabens valadares por ser a melhor cidade e de um povo guerreiro qe nesse brasil ou ate mesmo no mundo qe existe
Por: lan

moei em valadares durante tres anos faz tempo que sai de la mais nunca esqueci a imagem do pico do ibituruna e do carnaval fora de epoca linda espero que continue
Por: roberta fernanda nunes da silva

esse lugar e muito lindo estou indo para ai em brever a minha prima mra ai bjs jesus ama vcs
Por: eliene g do carmo

essa cidade é simplesmente maravilhosa, tem orgulho de ter nascido aqui!
Por: lucas

essa cidade é simplesmente maravilhosa, tem orgulho de ter nascido aqui!
Por: lucas

Olá Sou Valadarense morei na cidade 17 anos ,uma cidade maravilhosa tempo de calor é calor mesmo viu muitas festas tem a expoagro no mês de julho; tem carnaval fora de epóca no final do mês de abril,tem também a Festa fantasia muito bom Valadares é Isso é muito mais
Por: Wilian Lourenço

SE GOVERNADOR VALADARES TIVESSE O CLIMA DE BELO HORIZONTE EU DIRIA QUE A CIDADE SERIA A MELHOR DO MUNDO PRA SE VIVER. MAS COMO É UM CLIMA MUITO QUENTE ACHO QUE NÃO É POR ISSO QUE DEIXA DE SER UMA DAS MELHORES. GOSTEI MUITO DE VALADARES. TORÇO PARA QUE SEMPRE O SUCESSO ESTEJA AO SEU LADO.
Por: Antônio Lourenço da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Governador Valadares

Envie seu comentário sobre Governador Valadares